Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 48884 articles
Browse latest View live

"Fantasma" de Enrique Fraga foi o 32º toiro indultado na Monumental do México desde a sua inauguração em 1946

$
0
0


"Fantasma", o toiro nº 82 da ganadaria de Enrique Fraga, com 487 quilos, nascido em Julho de 2014, foi o 32º toiro a ser indultado na Monumental Plaza México desde a sua inauguração há quase 73 anos. Diego Ventura, ontem, foi o segundo rejoneador a indultar um toiro nesta praça, depois do espanhol Andy Cartagena também ter indultado um da ganadaria de Reyes Huerta, de nome "Copo de Nieve", em 18 de Fevereiro deste ano.
"Muñeco", da ganadaria de Ernesto Cuevas, foi o primeiro toiro a ser indultado, pelo matador mexicano Luis Procuna, na Plaza México - em 15 de Abril do ano de 1951, recorda hoje o site mundotoro.com, que lembra que desde a sua inauguração, em 1946, figuras de todas as épocas, nacionais e estrangeiras, lograram perdoar a vida a um animal neste emblemático recinto depois de faenas inolvidáveis.
Entre os toureiros mexicanos, Jorge Gutiérrez figura à cabeça desta particular lista de triunfadores, com três indultos nesta arena, o primeiro em 1981, o segundo em 1986 e o terceiro em 2001. Seguem-se Curro Rivera e Raúl García (dois matadores que nos anos 60 e 70 tourearam por diversas vezes no Campo Pequeno), com dois indultos cada.
Foram quatro os espanhóis que indultaram toiros na Monumental do México -"Niño de la Capea" (1986), "El Juli" (2005), Juan José Padilla (2014) e "El Fandi" (também em 2014).
Outros estrangeiros que indultaram toiros nesta praça foram o matador francês Sebastián Castella (2012) e o venezuelano Leonardo Benítez (1997).
No que respeita a ganadarias, a mexicana de Xajay ocupa um lugar de destaque com três toiros indultados

Fotos Pelayo Leal e D.R.



Ventura e "Fantasma": de novo frente-a-frente

$
0
0

Esta foto diz tudo e tanta coisa. Foi publicada há minutos no Facebook e mostra o reencontro de Diego Ventura com o toiro "Fantasma" de Enrique Fraga, que ontem indultou na Plaza México.
Estão ambos de novo frente-a-frente, depois de, pela sua bravura e grande comportamento, Ventura lhe ter poupado a vida ontem.

Foto D.R.


Ontem, 2ª feira: 14.922 leram o "Farpas"!

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
100
Visualizações de página de ontem
14 922
Visualizações de páginas no último mês
313 985
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 824 879

Cristina Sánchez toureia Festival em Quito (Equador)

$
0
0


A toureira Cristina Sánchez vai reaparecer nas arenas, por um dia, a 5 de Dezembro, na Plaza Belmonte em Quito, no Equador, no Festival "Virgen Esperanza de Triana".
Lidam-se novilhos-toiros de Huagrasi e Triana e o cartel está composto pelos matadores de toiros Cristina Sánchez, "El Fandi", Emílio de Justo, Joaquín Galdós e pelo rejoneador Álvaro Mejía.

Fotos D.R.



"El Payo" recupera da cornada na Plaza México

$
0
0


O matador de toiros Octávio García "El Payo" encontra-se em franca recuperação depois da cornada que sofreu no domingo na Monumental Plaza México, na corrida que inaugurou a Temporada Grande.
O toureiro sofreu uma cornada na coxa direita com duas trajectórias de 25 e 10 centímetros, que felizmente apenas lesionou músculos, não afectando nenhuma artéria.
"El Payo"(foto ao lado) está ainda internado no Hospital Mocel, na Cidade do México, mas o seu estado já não inspira cuidados.

Fotos Pelayo Leal e D.R./@"El Payo"/Facebook


Enrique Fraga fala ao "Farpas": "Ventura esteve soberbo e o meu toiro também!"

$
0
0
Enrique Fraga com Diego Ventura e Francisco Funtanet depois da tarde de
apoteose na Plaza México. Em baixo, mais fotos do reencontro de Ventura, ontem,
com o toiro "Fantasma", que indultou no domingo


"Meu querido amigo Miguel, foi uma tarde fantástica e estou-te muito grato por todo o destaque que foi dado no 'Farpas' ao triunfo do meu toiro e ao triunfo de Ventura. Foi uma coisa única, que jamais vou esquecer e que marcou a estreia da minha ganadaria na Plaza México. Ventura esteve soberbo e o meu toiro esteve soberbo!" - palavras emocionadas de Enrique Fraga esta manhã ao telefone com o director do "Farpas", do México.
O toiro"Fantasma", da ganadaria de Fraga, indultado por Ventura na corrida do passado domingo na Monumental do México - e que ontem se reencontrou com o toureiro (fotos) - ainda se encontra hoje nos currais da praça, a fim de prosseguir os tratamentos para regressar ao campo, informa o ganadero.
"Amanhã, em princípio, estará de volta à herdade", diz-nos Enrique Fraga, ainda não refeito da emoção que viveu este domingo na maior praça de toiros do mundo.
A ganadaria de Fraga regressa à Plaza México no próximo dia 30 de Dezembro na corrida de rejoneio em que actuam os Forcados Amadores de Montemor.

Fotos D.R.



PróToiro promete vigiar compromisso de liberdade de António Costa

$
0
0


PróToiro vai vigiar compromisso de liberdade de António Costa. Federação alerta em comunicado que aqui publicamos na íntegra que municípios estão legalmente impedidos de proibir touradas

A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia saúda a carta de António Costa em resposta à de Manuel Alegre, num diálogo franco e respeitador dos valores da pluralidade e da diversidade, herança inquestionável de Abril. Tal como António Costa, também nós somos respeitadores do pluralismo e amantes da liberdade e defendemos os“valores e direitos imanentes à condição humana, o primeiro dos quais a liberdade de consciência”.
É, pois, por isso, que a PróToiro não pode deixar de fazer as seguintes considerações:
- A Cultura Tauromáquica é parte integrante do património cultural português, com o respectivo enquadramento legal. Por isso é tutelada pelo Ministério da Cultura.
- A Cultura não é uma questão de gosto. Segundo a Constituição da República Portuguesa, a Cultura é um direito de cada cidadão, pelo que o Estado está impedido de a programar por questões de estética, políticas ou ideológicas. A Cultura é do Povo e não do Estado. Cabe ao Estado preservar e garantir que todos têm acesso a ela. Perante isto, a ideia de os municípios impedirem a realização de touradas viola a lei fundamental e não tem qualquer cabimento legal.
- Tal como o Primeiro-Ministro, podemos não concordar com algumas opiniões, mas defenderemos o direito de quem não gosta da Tauromaquia de o poder dizer. É por isso que reclamos de António Costa, o que escreveu na carta - respeito mútuo, tolerância e defesa da liberdade;
- Aplaudimos quando o Primeiro-Ministro se opõe à proibição da transmissão de touradas no serviço público de televisão, pois o inverso seria uma intromissão inaceitável na liberdade editorial do operador público. Seria impensável que o Primeiro-Ministro condenasse milhares de portugueses, já castigados por viverem em regiões afastadas dos grandes eventos culturais, a ficarem impedidos de aceder a esta manifestação cultural.
- Não aceitamos a qualificação feita das touradas como um espetáculo de violência. É absurda. Concordamos com a posição, subscrita por António Costa, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, quando distinguiu o forcado José Luís Gomes pela “sensibilidade e valentia próprios da arte taurina”.
- A Tourada à Portuguesaé, além de uma arte performativa, um património cultural único no mundo; uma cultura ecológica; salvou o toiro da extinção; uma cultura ética que promove valores humanistas; uma cultura socialmente responsável; uma cultura que gera riqueza e emprego e uma cultura de liberdade.
- A Tauromaquia não quer usufruir de benesses especiais. Exige um tratamento de igualdade e não discriminatório face às demais atividades culturais, como é seu por direito. O acesso ao sal ou o açúcar não são direitos fundamentais dos cidadãos, pelo que não se podem comparar com o direito à Cultura em termos de IVA. A PróToiro, aliás, na defesa da igualdade de direitos, foi a primeira organização a propor ao Ministério da Cultura a descida do IVA para toda a Cultura, numa reunião em janeiro de 2018.
- A PróToiro representa aficionados, empresários tauromáquicos, forcados, ganadeiros, toureiros, tertúlias e as misericórdias proprietárias de praças de toiros. Juntos damos emprego a milhares de pessoas que trabalham diariamente para levar esta arte a milhões de portugueses. É mais do que muitas outras formas de Cultura se podem orgulhar.
A Tauromaquia faz parte da identidade cultural de Portugal, em particular de mais de 3 milhões de portugueses que, todos os anos, participam em atividades taurinas nas ruas ou em praças de touros de Norte a Sul do Continente e Ilhas. Estes milhões de aficionados eleitores, e todos os que defendem os valores da democracia, dos quais o Partido Socialistaé um bastião, não se esquecerão do compromisso de liberdade agora assumido pelo Primeiro-Ministro e estaremos vigilantes e muito atentos, reiterando que pode sempre contar connosco na defesa da liberdade, da tolerância e da cultura para todos.

Federação PróToiro

Foto D.R.


Próximo sábado: mais um grande concerto no Campo Pequeno


Ontem, 3ª feira: 9.316 leram o "Farpas"

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
128
Visualizações de página de ontem
9 316
Visualizações de páginas no último mês
311 629
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 834 223

Sábado: todos a Coruche apoiar Nuno "Mata"!

6ª feira no Clube Taurino Vilafranquense: matadores em Colóquio

Moura Jr. e Rui Bento: o bom filho à casa torna...

$
0
0

Confirmado o primeiro dos falados apoderamentos de Rui Bento. O cavaleiro João Moura Júnior regressa para junto do seu antigo apoderado, de que se havia separado há cerca de um ano.
O próprio cavaleiro anunciou esta noite na sua página oficial do Facebook:"Comunico a todos que na temporada 2019 serei apoderado por Rui Bento Vasques. 'Bom filho à casa torna', Rui Bento dispensa apresentações enquanto gestor e apoderado e volta a uma casa onde já esteve durante três temporadas".
E acrescenta:
"Sinto que neste momento da minha carreira este será o passo mais acertado e que me ajudará a alcançar os meus sonhos. A temporada 2019 começa a ser desenhada hoje, com grande ilusão de grandes palcos e grandes triunfos".
Na última temporada, recorde-se, João Moura Jr. foi apoderado por seu primo Benito Moura.

Foto Emílio de Jesus/@João Moura Jr.


Lisboa e Sevilha na rota de Ventura em 2019

$
0
0

Lisboa e Sevilha foram as praças que faltaram a Diego Ventura neste ano fantástico em que comemorou duas décadas de alternativa e fez história nas Monumentais de Madrid e do México. Em 2019 não ficarão de fora do seu roteiro

No ano do 20º aniversário da sua alternativa, em que cortou um rabo em Madrid e outro na Plaza México, esgotando a maior parte das praças por onde passou e sagrando-se indiscutivelmente como o número um do toureio equestre mundial, Diego Ventura teve apenas dois nós na garganta: não toureou em Lisboa, a praça da cidade onde nasceu e não toureou em Sevilha, a praça da cidade onde cresceu e se fez toureiro.
À Real Maestranza não foi por se ter recusado a tourear os toiros de Bohórquez. habitualmente os eleitos pela empresa para a corrida de rejoneio. O empresário já disse que quer contar com ele em 2019.
Quanto ao Campo Pequeno, as negociações com a empresa estão bem encaminhadas e não está neste momento afastada a possibilidade de Ventura integrar o cartel de abertura da próxima temporada em Abril.

Foto D.R.


Calejo Pires alerta presidente Marcelo para a inconstitucionalidade das medidas fiscais contra a Tauromaquia

$
0
0

Manuel Calejo Pires, insigne advogado, antigo forcado e destacado ganadeiro, escreve esta Carta Aberta ao presidente da Repúblico, em que fundamenta a inconstitucionalidade das medidas fiscais contra a Tauromaquia e aconselha a que o Prof. Marcelo requeira ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da constitucionalidade das mesmas

Exmo Senhor Presidente da República
Excelência
O Senhor Primeiro Ministro, numa carta aberta em resposta a Manuel Alegre, além de várias considerações pessoais, surpreendente e ofensivamente, anti-taurinas, fez as seguintes declarações:
“A fiscalidade não se destina só ao financiamento do Estado. Deve ser também um instrumento de redistribuição de rendimentos e pode ser ainda promotor de políticas e indutor de comportamentos.”
Nada haveria a apontar a este conceito de fiscalidade se não fosse o contexto, pois logo a seguir, na mesma carta aberta e a este propósito, diz o Primeiro Ministro:
“Como homem da Liberdade tenho também de respeitar os cidadãos que, como eu, rejeitam a tourada como manifestação pública de uma cultura de violência ou de desfrute do sofrimento.”
Ou seja, o Senhor Primeiro Ministro entende que é legítimo utilizar a fiscalidade como indutor de comportamentos em desfavor da tauromaquia, porque, pessoalmente, a considera:
“manifestação pública de uma cultura de violência ou de desfrute do sofrimento “
Ora, como V. Exa, ilustríssimo constitucionalista, sabe, melhor que ninguém, a Constituição Portuguesa consagra que :
“ A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efetivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa.”(art. 2.º)
“O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas.” (número 2 do Artigo 43.º)
“Todos têm direito à educação e à cultura.” (nº 1 do Artigo 73.º)
São “Tarefas fundamentais do Estado: ...
Proteger e valorizar o património cultural do povo português….”
( alínea e) do artigo 9.º)
Ora, sendo certo que a Tauromaquia faz parte da Cultura (conforme consta no preâmbulo do DL 89/2014: “A tauromaquia é, nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa.”), é claramente inconstitucional esta pretensão do governo e do Senhor Primeiro Ministro.
É, assim, dever de V.Exa, requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da constitucionalidade desta medida.

Manuel Calejo Pires

Foto D.R./@Manuel Calejo Pires/Facebook

E depois de Moura Júnior... Rui Bento reúne com Palha e Telles

$
0
0
João Moura Jr. anunciou ontem à hora do jantar o (re)apoderamento por Rui
Bento. Tinham acertado só hoje dar a notícia em comunicado, mas o toureiro
preferiu antecipar-se, não fosse surgir primeiro qualquer outra confirmação
sobre Palha ou Telles...
Rui Bento vai nos próximos dias reunir com Francisco Palha e com João
Ribeiro Telles (em baixo) e as novidades que houver só serão divulgadas na
próxima semana

Depois de João Moura Júnior ter divulgado ontem à hora de jantar na sua página do Facebook que volta a ser apoderado por Rui Bento, depois de uma pausa de um ano e de terem já estado lado-a-lado durante quatro temporadas (e não apenas três, como o cavaleiro refere), o antigo matador de toiros e gestor taurino das praças do Campo Pequeno e da Nazaré vai reunir nos próximos dias com mais dois toureiros: Francisco Palha e João Ribeiro Telles.
Com Palha o apoderamento está praticamente confirmado. Com Telles há ainda conversações a decorrer, mas o barco pode também ser levado a bom porto.
Mas o que houver só será, em princípio, anunciado na próxima semana.
Esta semana, recorde-se, anunciou-se a entrada de Rui Bento na gestão da praça de toiros na Nazaré, juntamente com a Confraria que é proprietária do imóvel e anunciou-se também o (re)apoderamento de Moura Júnior.
Agora deverá haver uma pausa e as próximas novidadesrebentam na próxima semana.
Mas pode haver ainda mais...

Fotos M. Alvarenga, Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus




Morreu o toiro de Garcigrande indultado por "El Juli" em Sevilha

$
0
0


O toiro "Orgullito" (fotos), da ganadaria espanhola Garcigrande, indultado por "El Juli" na última Feira de Sevilha, morreu vítima de uma briga no campo com outros toiros.
O toiro, que recuperara completamente depois de regressar ao campo, não sobreviveu a uma luta com outros sementais da ganadaria.
Nascido em Dezembro de 2013, o "Orgullito"tinha o nº 35 e foi indultado na tarde de 16 de Abril deste ano na Real Maestranza de Sevilha.

Fotos aplausos.es


José Luis Gomes na berra pela história das contradições de António Costa

$
0
0
José Luis Gomes com o presidente da República quando, ainda em
pré-campanha para Belém, assistiu a um festejo taurino na praça de
Sobral de Monte Agraço, de que o antigo forcado é empresário
José Luis Gomes com dois dos seus filhos, Pedro Maria Gomes (actual cabo dos
Forcados Amadores de Lisboa) e Manuel Dias Gomes (matador de toiros) e
Miguel Alvarenga


Oito anos depois de ter dito adeus no Campo Pequeno a uma gloriosa carreira como forcado, José Luis Gomes voltou esta semana a saltar para a ribalta "envolvido" na grande polémica que rodeia as contradições do primeiro-ministro António Costa...
Sucessor do histórico Nuno Salvação Barreto no comando (cabo) do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes foi condecorado por António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, na noite da sua última pega, com a Medalha de Mérito Municipal (diploma ao lado).
Nessa noite e nessa corrida de toiros (em Abril de 2010, transmitida em directo pela RTP), o actual primeiro-ministro desceu à arena do Campo Pequeno para o condecorar publicamente, teceu-lhe - e à arte tauromáquica - os mais rasgados elogios na declaração municipal em que lhe atribui esta honraria e depois assistiu entusiasmado na barreira ao espectáculo, ao lado de Elísio Summavielle, aplaudindo o que se passava na arena... sem se mostrar minimamente"chocado" com o que via... ou com o local onde se encontrava.
Esta semana, numa carta a Manuel Alegre publicada no jornal "Público", o primeiro-ministro confessou que "o chocava" o facto de a televisão pública transmitir touradas...
António Costa, como alguns têm criticado, fala consoante a plateia que tem na frente. E desta vez era "politicamente correcto" dizer o que disse... por mais contraditório que tenha sido...
Enfim, assim vai este país, estes políticos, era coisa a que chamam "democracia"...

Fotos D.R., Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus

Associação Tauromáquica de Estremoz nomeia triunfadores da temporada

$
0
0

A Associação Tauromáquica de Estremoz nomeou os triunfadores da temporada na sua praça nas categorias de cavaleiros, grupos de forcados e ganadarias.
Os eleitos serão conhecidos no jantar que terá lugar no próximo dia 1 de Dezembro no Restaurante "Manjar de Estremoz".
E os nomeados são:
- Cavaleiros - João Moura, António Telles, Francisco Cortes, Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Francisco Palha, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e Verónica Cabaço.
- Grupos de Forcados - Montemor, Santarém, Évora, Coruche, Aposento da Moita e São Manços.
- Ganadarias - Passanha, Pereda, Charrua, Veiga Teixeira, Luis Roxha, Paulo Caetano, Brito Paes, Romão Tenório e Irmãos Moura Caetano.



Ontem, 4ª feira: 8.485 leram o "Farpas"

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
218
Visualizações de página de ontem
8 485
Visualizações de páginas no último mês
312 229
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 842 798

"Aplausos": edição Extra Matadores III já nas bancas

Viewing all 48884 articles
Browse latest View live




Latest Images