Quantcast
Channel: Farpas Blogue

Sábado de Páscoa: um dia em grande em Santo Aleixo (Monforte)


Ontem, 2ª feira: 18.829 leram o "Farpas"!

0
0

 

Visualizações
de páginas de hoje
  70
Visualizações 
de página de ontem
18 829
Visualizações de páginas 
no último mês
258 319
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
43 725 370 


António Lúcio lança livro sobre os 15 anos do GFA de Arruda dos Vinhos

0
0

António Lúcio e, em baixo, o GFA de Arruda dos Vinhos em Agosto
do ano passado na sua praça na noite de comemoração dos 15
anos da fundação - agora relatados em livro

"2005/2023 - 15 anos a honrar a jaqueta de ramagens"- é o título do livro escrito pelo nosso companheiro António Lúcio (foto de cima) sobre os quinze anos de actividade do Grupo de Forcados Amadores de Arruda dos Vinhos, que vai ser lançado no próximo dia 2 de Abril no Auditório Municipal do Palácio do Morgado, em Arruda dos Vinhos.

Publicamos o texto introdutório de António Lúcio:

“Há mais de um ano que me propus escrever umas linhas sobre a história de 15 anos, ou sobre 15 anos de história, do Grupo de Forcados Amadores de Arruda dos Vinhos, uma visão na primeira pessoa, uma visão de dentro para fora, desta aventura iniciada a 2 de Abril de 2008 em Arruda dos Vinhos mas já suficientemente amadurecida para poder conhecer a luz do dia e ser anunciada à comunidade arrudense e ao Mundo da tauromaquia como uma realidade.


"Ter sido forcado e ter experienciado essa vivência única durante anos suficientes, conhecer um pouco do toiro e da sua psicologia, conhecer os terrenos dentro da praça e o seu peso relativo quando se elege um homem para pegar um toiro, deu-me conhecimentos suficientes para encarar este novo desafio com confiança e moraliza e mentalizar aqueles que se uniram a nós neste projecto de se tornou uma realidade e se foi consolidando com o tempo.


"Os primeiros anos foram de esforço, sangue, suor e lágrimas e muitos milhares de quilómetros percorridos atrás desse sonho. Um dos momentos altos foi a conquista do Certamen de Rejoneo Ciudad de Atarfe transmitido pelo Canal Sur e onde assinámos destacadas actuações, com final completamente esgotada.


"Em termos de filosofia de Grupo, ser forcado é muito mais que vestir uma farda, que citar um toiro, bater-lhe as palmas e fechar-se à córnea ou à barbela, ou pegar de cernelha.


"Ser forcado é uma atitude para a vida inteira: aprender a enfrentar os desafios de frente, a resolver os problemas com honradez e dignidade, a nunca abandonar os companheiros que com ele partilham todos os momentos de uma vida dentro e fora das arenas. É uma, ou são muitas, as ligações que se criam para uma vida inteira.


Os aplausos do público, o ramo de flores, o leque ou até, por vezes, um objecto religioso que alguém da bancada lhe dirige, esse, para além do ter dominado o toiro, é o grande prémio do forcado.


"E a humildade estará sempre presente em todos os seus actos.(…)”.


Fotos M. Alvarenga e D.R.


Corrida de Almeirim com resumo fantástico no canal mexicano NTR Toros

0
0

O jornalista Diego Real, do canal mexicano NTR Toros, esteve no passado domingo em Almeirim para fazer a cobertura da magnífica corrida de lotação esgotada que deu o arranque à temporada de despedida de Pablo Hermoso de Mendoza da aficion portuguesa e ficou marcada por um estrondoso e marcante triunfo do jovem cavaleiro Luis Rouxinol Jr., tendo o cabeça de cartaz António Ribeiro Telles estado uns pontos abaixo do seu melhor.

Lidaram-se toiros de distintas ganadarias e houve pegas rijas por intermédio dos forcados da Chamusca, do Aposento da Chamusca e do Cartaxo.

Diego Real fez um fantástico resumo desta corrida à portuguesa, desde ontem disponível no canal NTR Toros em todo o mundo - que aqui mostramos aos nossos leitores. Vale a pena ver.

Video Diego Real/NTR Toros


As próximas corridas da temporada

0
0

Agradecemos às empresas que nos enviem antecipadamente os seus cartéis para o e-mailjornalfarpas@sapo.pt a fim de aqui os podermos anunciar

MARÇO


SANTO ALEIXO (Monforte) - Sábado de Páscoa, 30, às 09h00 - Concurso de pegas (os 2 grupos vencedores actuam no festival da tarde). Participam os grupos de forcados amadores de Santarém, Montemor, Évora, Vila Franca, Ribatejo, Moita, Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Montijo, Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Tomar, São Manços, Azambuja, Coruche, Alcochete, Chamusca, Aposento da Moita, Safara, Aposento da Chamusca, Portalegre, Caldas da Rainha, Arronches, Alter do Chão, Monforte, Académicos de Elvas, Redondo, Póvoa de São Miguel, Coimbra, Monsaraz, Clube Taurino Alenquerense, Arruda dos Vinhos, Cartaxo e Académicos de Coimbra.


MONESTERIO (Badajoz, Espanha) - Sábado de Páscoa, 30, às 12h00 (hora local) - Festival taurino. 5 novilhos de Couto de Fornilhos (4) e Guadajira (1) para o rejoneador Sebastián Fernández, o cavaleiro amador Luis Pimenta, o matador de toiros João Diogo Fera e os novilheiros Fernández de la Puebla e José António Monesterio.


SERPA - Sábado de Páscoa, 30, às 15h00 - Festival taurino/Homenagem póstuma a José Luis Pires. 6 novilhos-toiros de Varela Crujo Herds. (1) e Ascensão Vaz (5) para os cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves, António Brito Paes, António Prates e António Telles Filho. Forcados de Moura, Cascais e Beja.


SANTO ALEIXO (Monforte) - Sábado de Páscoa, 30, às 16h00 - Festival taurino. 6 novilhos-toiros de Branco Núncio, Fernandes de Castro, São Torcato, Pégoras e Irmãos Moura Caetano para os cavaleiro João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, João Moura Jr., Joaquim Brito Paes, o praticante Francisco Maldonado Cortes e o amador Tomás Moura. 2 grupos de forcados (os vencedores do concurso de pegas matinal).


ALPALHÃO - Domingo de Páscoa, 31, às 16h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Voltalegre para os cavaleiros Tiago Carreiras, João Salgueiro da Costa e  o praticante Diogo Oliveira. Forcados de Portalegre, Alter do Chão e Monforte.


TOMAR - Domingo de Páscoa, 31, às 16h30 - Festival taurino a favor do GFA de Tomar. 6 novilhos-toiros de Paulo Caetano (1), Isidro dos Reis (4) e Lima Cabral (1) para os cavaleiros Ana Batista, Gilberto Filipe, João Moura Caetano, Parreirita Cigano, Paco Velásquez e o praticante Manuel de Oliveira. Forcados do Ribatejo, Tomar e Académicos de Elvas.


SÃO MANÇOS - Domingo de Páscoa, 31, às 17h00 - Corrida à portuguesa/Concurso de ganadarias. 6 toiros de Veiga Teixeira, Branco Núncio, Passanha, Engº Luis Rocha, Ascensão Vaz e Calejo Pires para os cavaleiros Miguel Moura e Luis Rouxinol Júnior, mano-a-mano. Forcados de S. Manços e Coruche. (O cavaleiro triunfador integrará o cartel da corrida de 24 de Agosto, comemorativa do 40º aniversário da inauguração da praça de toiros “José Jacinto Branco”, em que se lidarão 6 toiros de Palha).


MADRID (Espanha) - Domingo de Páscoa, 31, às 18h00 (hora local) - Corrida de toiros. 6 toiros de Pedraza de Yeltes para os matadores Román, Manuel Dias Gomes (confirmação de alternativa) e Francisco de Manuel.


ABRIL


SOUSEL - 2ª feira, 1, às 16h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de São Marcos para os cavaleiros João Moura, Sónia Matias e Tiago Carreiras. Forcados de São Manços, Arronches e Alter do Chão.


MUGRON (França) - 2ª feira, 1, às 16h00 (hora local) - Novilhada picada. 6 novilhos-toiros de Baltasar Ibán para os novilheiros Alejandro Peñaranda, Alejandro Chicharro e Tomás Bastos.


CORUCHE - Sábado, 6, às 16h00 - Festival taurino a favor da Associação Encostatamim. 6 novilhos-toiros de Dr. António Silva, Vinhas, Cunhal Patrício, Passanha (2) e Irmãos Moura Caetano para os cavaleiros João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Duarte Pinto, Miguel Moura, Mara Pimenta e Paco Velásquez. Forcados de Coruche e Póvoa de São Miguel.


SANLÚCAR DE BARRAMEDA (Cádiz, Espanha) - Sábado, 6, às 18h00 (hora local) - Corrida de rejoneio. 6 toiros de Pallarés e Benítez Cubero para os cavaleiro Rui Fernandes e os rejoneadores Diego Ventura e Lea Vicens.


DON BENITO (Badajoz, Espanha) - Sábado, 6, às 18h00 (hora local) - Festival taurino misto. 6 novilhos-toiros de Juan Albarrán (um para lide a cavalo), Garcigrande e La Cercada (5 para as lides a pé) para o rejoneador Leonardo Hernández, os matadores Miguel Ángel Perera, Alejandro Talavante, Emílio de Justo e “Juanito” e o novilheiro Manuel Ferbola.


CERCEDILLA (Madrid, Espanha) - Domingo, 7, às 17h30 (hora local) - Corrida de rejoneio/Encontro Internacional de Toureio a Cavalo. 6 novilhos-toiros de Santa Teresa para a rejoneadora Lea Vicens, o cavaleiro Paco Velásquez e o rejoneador Adrián Venegas.


SANTA EULÁLIA (Elvas) - Sábado, 13, às 16h00 - Festival taurino/III Memorial José Tello Barradas. 6 novilhos-toiros de Foro de Almeida para os cavaleiros João Moura, António R. Telles, Ana Batista, Marcos Bastinhas, Francisco Palha e o amador Tomás Moura. Forcados de Arronches, Académicos de Elvas e Coimbra.


SOBRAL DE MONTE AGRAÇO - 5ª feira, 25 (feriado nacional), às 16h30 - Festival taurino. 6 novilhos-toiros de Falé Filipe para os cavaleiros António Prates e Joaquim Brito Paes, forcados de Lisboa, e os matadores António Ferrera, José Garrido, Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro “Cuqui”.


ALTER DO CHÃO - 5ª feira, 25 (feriado nacional), às 17h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Vale Sorraia e 1 novilho de Irmãos Moura Caetano para os cavaleiros João Moura, Marcos Bastinhas, António Telles Filho e o amador Tomás Moura. Forcados de Montemor e Alter do Chão.


SAN AGUSTÍN DEL GUADALIX (Madrid, Espanha) - Sábado, 27, às 12h00 (hora local) - Novilhada picada/Feira do Aficionado. 4 novilhos-toiros de Isaías y Túlio Vásquez (2) e Raso de Portillo (2) para os novilheiros João D’Alva e Miguel Andrades, mano-a-mano.


ALCOCHETE - Sábado, 27, às 17h00 - Corrida à portuguesa de homenagem póstuma a José Samuel Lupi. 6 toiros de Joaquim Brito Paes para os cavaleiros João Moura, Rui Fernandes, João Moura Jr., Manuel Lupi, João Ribeiro Telles e João Soller Garcia. Forcados de Alcochete e Aposento da Moita.


SAN AGUSTÍN DEL GUADALIX (Madrid, Espanha) - Sábado, 27, às 18h00 (hora local) - Corrida de toiros/Feira do Aficionado. 6 toiros de Palha (3) e Conde de la Corte para os matadores Sánchez Vara, Morenito de Aranda e Ángel Sánchez.


SAMORA CORREIA - Domingo, 28, às 17h00 - Festival taurino. 6 novilhos-toiros de Isidro dos Reis para os cavaleiros Ana Rita, Parreirita Cigano, Verónica Cabaço, David Gomes, o praticante Manuel de Oliveira e a amadora Mariana Avó, que presta provas para praticante. Forcados do Ribatejo, Tomar e Clube Taurino Alenquerense.


NUMANCIA DE LA SAGRA (Toledo, Espanha) - Domingo, 28, às 17h00 (hora local) - Corrida de rejoneio. 6 toiros de José António Alonso para os rejoneadores Sérgio Galán, Sebastián Fernández e Rocío Arrogante, que toma a alternativa. Forcados de Arronches.


MADRID (Espanha) - Domingo, 28, às 18h00 (hora local) - Corrida de toiros. 6 toiros de Araúz de Robles para os matadores Curro Díaz, David de Miranda e João Silva “Juanito”.


MAIO


CARTAXO - 4ª feira, 1 (feriado nacional), às 16h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Engº Jorge de Carvalho para o rejoneador Leonardo Hernández e o cavaleiro João Ribeiro Telles, mano-a-mano. Forcados do Ribatejo, Cascais e Cartaxo.


AIRE SUR L’ADOUR (França) - 4ª feira, 1, hora a anunciar - Novilhada. 6 novilhos de Palha para os novilheiros Alejandro Peñaranda, Víctor Serrato e Pepe Luis Cirugeda.


ESTREMOZ - Sábado, 4, às 17h30 - Corrida à portuguesa inserida na FIAPE/2024 - Concurso de Ganadarias. 6 toiros de Branco Núncio, Fernandes de Castro, Passanha, São Marcos, Pégoras e Romão Tenório para os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha. Forcados de Montemor e Évora.


NERVA (Huelva, Espanha) - Sábado, 4, às 18h00 (hora local) - Corrida de rejoneio. 6 toiros de Santa Teresa (3) e Couto de Fornilhos (3) para os rejoneadores Lea Vicens, Andrés Romero e o cavaleiro Paco Velásquez.


SALVATERRA DE MAGOS - Domingo, 12, às 17h00 - Corrida à portuguesa/Concurso de Ganadarias/Despedida de Pedro Espinheira, cabo do GFA do Ribatejo. 6 toiros de Herds. Dr. António Silva, Passanha, Herds. David R. Telles, Vinhas, Casa Prudêncio e Canas Vigouroux para os cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista e Marcos Bastinhas. Forcados do Ribatejo.


ÉVORA - Domingo, 19, às 17h00 - LXIV Concurso de Ganadarias. 6 toiros de Miura, Palha, Partido de Resina, Murteira Grave, Passanha e Adolfo Martín para os cavaleiros Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e António Telles Filho. Forcados de Montemor e Évora.


NIMES (França) - 2ª feira, 20, às 11h30 (hora local) - Corrida de rejoneio/Feira de Pentecostes. 6 toiros de Fermín Bohórquez para o cavaleiro Rui Fernandes e os rejoneadores Diego Ventura e Lea Vicens.


JUNHO


MADRID (Espanha) - Sábado 1, hora a anunciar - Corrida de rejoneio/Feira de Santo Isidro. 6 toiros de Fermín Bohórquez para o cavaleiro Rui Fernandes e os rejoneadores Sérgio Galán e Diego Ventura.


GAMARDE LES BAINS (França) - Sábado 1, às 17h00 (hora local) - Corrida à portuguesa. 5 toiros de Tardieu (4 para as lides a cavalo) e Pages-Mailhan (1 para a lide a pé) para os cavaleiros Sónia Matias e Rui Santos, forcados de Moura, e o matador António João Ferreira.


SANTARÉM - Sábado, 8, às 17h00 - Corrida dos Agricultores/CAP comemorativa dos 60 anos da Monumental “Celestino Graça”/Feira do Ribatejo. 6 toiros de Veiga Teixeira (3) e Herds. Dr. António Silva (3) para os cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa. Forcados de Santarém.


SANTARÉM - 2ª feira, 10 (feriado nacional), às 17h00 - Corrida do Dia de Portugal comemorativa dos 70 anos da Feira do Ribatejo. 6 toiros de Murteira Grave (4 para as lides a cavalo) e Álvaro Nuñez (2 para as lides a pé) para os cavaleiros João Moura Jr. e João R. Telles, forcados de Santarém e Montemor, e o matador Andrés Roca Rey.


SEVILHA (Espanha) - 5ª feira, 13, hora a anunciar - Novilhada. 6 novilhos de Chamaco para os novilheiros Nek Romero, Tomás Bastos e Martín Morilla.


ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - Sábado, 22, às 18h30 - Corrida à portuguesa/Feira de São João. 6 toiros de João Gaspar para os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e João Pamplona. Forcados do Ramo Grande e Merced (Califórnia).


ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - 2ª feira, 24, às 18h30 - Corrida à portuguesa/Feira de São João. 6 toiros de Rego Botelho para os cavaleiros Tiago Pamplona e João Moura Jr., mano-a-mano. Forcados de Alcochete e Tertúlia Tauromáquica Terceirense.


ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - 3ª feira, 25, às 19h30 - Corrida mista/Feira de São João. 6 toiros de Casa Agrícola José Albino Fernandes para o cavaleiro João Ribeiro Telles, forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, e os matadores Javier Jiménez e Borja Jiménez.


Mau tempo ameaça espectáculos taurinos da Páscoa

0
0

As empresas e organizações dos seis espectáculos taurinos previstos para o fim-de-semana da Páscoa, ameaçados pelas previsões de mau tempo, com fortes chuvadas e até neve em várias zonas do país, vão amanhã, quarta-feira, decidir se os cancelam ou, em alguns casos, os adiam para novas datas.

Recordamos, como acabamos de publicar no nosso Roteiro, que para sábado estão anunciados um concurso de pegas de manhã e um festival taurino à tarde em Santo Aleixo (Monforte) e também um festival taurino em Serpa.

Para Domingo de Páscoa, estão agendadas duas corridas em São Manços e Alpalhão e um festival em Tomar. E para segunda-feira de Páscoa, 1 de Abril, está anunciada a tradicional corrida de toiros em Sousel.

Foto D.R.

Luis Fonseca "Kika": veterano dos forcados é estrela no "Big Brother"

0
0

Chama-se Luis Fonseca, no meio taurino todos os conhecem por "Kika", tem 47 anos, é o forcado "mais antigo" do Grupo de Amadores de Beja e gaba-se mesmo de ser, na actualidade, o pegador de toiros "mais veterano do país", aquele que há mais anos cá anda nas arenas.

Director-geral da empresa Sulco - Comércio de Máquinas Agrícolas, Luis Fonseca vive na cidade de Beja e é, desde domingo passado, uma das estrelas da nova edição do "Big Brother" na TVI.

O famoso forcado diz que concorreu "apenas por curiosidade", mas uma vez que entrou "vai lutar e está seguro de que vai trazer o prémio para o Alentejo".

Muito divertido, ele é - garantimos nós, que o conhecemos!

Fotos José Canhoto, M. Alvarenga e D.R.

No ano passado em Huelva (Espanha), depois de um festival em
que pegou o GFA de Beja. Da esquerda para a direita: o cabo 
Miguel Sampaio, o empresário António Nunes e os forcados Nuno
Vitória e Luis Fonseca "Kika"
No mesmo festival em Huelva (2023), "Kika" Fonseca com
António Nunes e o cabo Miguel Sampaio. Em baixo, a foto de
promoção como concorrente do "Big Brother"... com toiros!


José Luis Cochicho homenageado em Lisboa pela Tertúlia "Valores e Tradições"

0
0

O cavaleiro e ganadeiro José Luis Cochicho foi no passado dia 20 o convidado do habitual jantar da selecta Tertúlia "Valores e Tradições"- que, como é usual, se realizou em Lisboa no Jockey Club.

Luis Filipe Cochicho, seu filho, foi o orador da noite, traçando o historial e o perfil do Pai enquanto cavaleiro tauromáquico - um bonito e eloquente texto que aqui reproduzimos, com a devida vénia:

"José Luís Anjinho Cochicho - nascido a 25 de Janeiro de 1963, na princesa do Alentejo, Vila Viçosa, tendo como referência no mundo taurino seu pai, meu avô, Francisco José Cochicho, simples aficionado, que mais tarde viria a tornar-se empresário taurino e ganadeiro. Foi pela sua mão, que deu asas ao seu talento e desmedida afición, ao touro e ao cavalo, com o objetivo de cumprir o sonho de se tornar cavaleiro tauromáquico. 


"Sonho que teria início em 1979 na praça de Alter do Chão, quando se apresentou pela primeira vez em público, e posteriormente em Santa Eulália, prestando provas para cavaleiro praticante no ano de 1984. 


"José Maldonado Cortes, seu mestre na arte de equitação e de quem recebeu os primeiros conhecimentos técnicos no que ao toureio a cavalo diz respeito, foi certamente um dos pilares fundamentais para José Luís Cochicho alcançar o sonho de tomar a alternativa. E foi no seu Alentejo, em Portalegre, no dia 6 de Junho de 1987 (comemorando este ano 37 anos), que viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico de mãos da principal figura do toureio a cavalo da época, João Moura, tendo como testemunha Joaquim Bastinhas, com quem tinha uma enorme relação de amizade e profunda admiração, frente a touros da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra. 


"A partir dessa data, foi cimentando as bases de um trajecto não demasiado extenso quer em número de corridas ou temporadas, mas com a intensidade e a categoria necessárias para se afirmar entre uma magnífica geração de cavaleiros desse tempo, dos quais se destacam João Moura, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João e António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol ou João Salgueiro, com quem ombreou inúmeras tardes e triunfando com regularidade. Triunfo que é impossível falar sem nomear o seu mais fiel e importante pilar da sua quadra de cavalos. De seu nome 'Zeus', com o ferro Olga e Graziela, da Casa Cadaval, reconhecido em todo o universo taurino como um dos mais importantes cavalos de toureio da história. 


"Cochicho e 'Zeus' construíram assim uma dupla que deixou momentos que ficaram gravados na memória de muitos aficionados, e que nos dias de hoje ainda são recordados com enorme saudade. De destacar tardes como as que foram vividas na praça onde tomou a alternativa, em Portalegre, corria o ano de 1997, quando João Moura disputava o ceptro do toureio a cavalo com a figura que estava a emergir nesse momento, de nome Pablo Hermoso de Mendoza, cuja tarde, essa, foi de Cochicho e de 'Zeus', que deram uma enorme dimensão ante touros do famoso ferro Barcial, oriundo de terras de Salamanca, conhecidos como os famosos “patas blancas”. 


"Na infelizmente abandonada praça de touros de Setúbal, onde no mesmo ano, o recordado crítico João Mascarenhas titulou que 'Zeus' e Cochicho deram espetáculo, sagrando-se máximo triunfador da feira de São Tiago, ante um bravo touro da ganadaria de Jorge Mendes, triunfo testemunhado pelas câmaras da RTP. Nazaré ou Coruche, praças por onde chegou a sair em ombros. E como não, na sua praça de Vila Viçosa, onde podemos destacar entre muitas, a actuação ante um touro com o ferro de Lima Monteiro, onde de novo Cochicho e 'Zeus' se recriaram, toureando a prazer na corrida Real que ali se realizou, por ocasião do baptizado da Infanta Maria Francisca de Bragança. 


"E muitas outras tardes merecem ser recordadas, como a última vez que pisou um ruedo aqui em Lisboa, na praça do Campo Pequeno, toureando o festival de homenagem ao forcado Nuno Carvalho, do grupo de forcados amadores do Aposento da Moita, no ano de 2013. 


"Mas não pedimos mais, Maestro! Apenas que continue a dignificar a arte para a qual viveu, agora na sua outra etapa como ganadeiro, e ao mesmo tempo com a eterna e desmedida afición que o levaram a ocupar um lugar de grande categoria no panorama taurino português". 


Luís Filipe Cochicho


Foto D.R.



Famosos no domingo na Monumental de Almeirim

0
0

Depois de ontem já termos publicado uma sequência de fotos que confirmam a excelente relação que estão a viver João Moura Caetano e Bárbara Norton de Matos, terminamos as reportagens aqui dadas à estampa sobre a memorável corrida de lotação esgotada que domingo se realizou na Monumental de Almeirim trazendo até si as fotos dos muitos Famosos que ali marcaram presença.

Fotos M. Alvarenga



O lema é um e só um: venha aos toiros e apareça no "Farpas"!
Sexta lotação esgotada em Almeirim desde o início do reinado
de Rui Bento
Foto SCMA
Pablo Hermoso homenageado ao início da corrida pelo Provedor
da Santa Casa, José Lobo de Vasconcelos
Foto Juan Andrés H. Mendoza/"Farpas"
Foto Juan Andrés H. Mendoza/"Farpas"
Pablo Hermoso brindou a primeira lide a D. Francisco de
Mascarenhas, o 
cavaleiro-fidalgo
Miguel Alvarenga, Luis Miguel Pombeiro e António Lúcio
Miguel Alvarenga e Manuel Ramalho, presidente do International
Club of Portugal, um grande aficionado
Luis Diogo Caetano, mesário da Santa Casa, com os filhos
Manuel Ramalho e José Peseiro
João Santos Andrade e o Provedor José Lobo de Vasconcelos
O director de corrida Marco Cardoso, o médico veterinário José
Luis da Cruz e o comandante da GNR
O antigo cavaleiro amador Mariano Duarte
D. Francisco de Mascarenhas, última lenda viva dos anos de
ouro do toureio equestre nacional
António Ma nuble Varela Crujo, José Faustino e José Luis
Zambujeira
À esquerda: João Saraiva, cabo do Aposento da Chamusca
Amadores da Chamusca, capitaneados por Nuno Marecos 
Bernardo Campino, à esquerda), cabo do GFA do Cartaxo
Pedro Coelho dos Reis "Pipas" e Bernardo Figueiredo
O ilustre ganadeiro Francisco Romão Tenório
José Franco "Grenho", João Ribeiro "Curro" e Benito Moura
António Telles Bastos, Ricardo Alves e João Martins
Repórteres em acção
"Pipas" Coelho dos Reis, ex-cabo do Aposento da Chamusca
Pablo Hermoso e Luis Rouxinol Jr., o triunfador-maior da tarde
Francisco Romeiras - marcando sempre a diferença
Samuel Silva, o super-empresário do momento (à direita),
sempre ao telefone, sempre a trabalhar! Com Miguel Gonçalves
Tiago Prestes, cabo-fundador do GFA do Aposento da Chamusca
Rui Bento, Pablo e Guillermo Hermoso de Mendoza
António Ribeiro Telles Filho
O famoso coudeleiro Manuel Braga
José Alexandre, José Luis Cochicho e Luis Rouxinol
Victor Hugo Cardinali, rei do Circo, grande aficionado
António Maria Brito Paes com os filhos
António Raul Brito Paes e Vasco Veiga (em cima)
Dr. Vasco Lucas e José Luis Gomes
Paulo Pessoa de Carvalho, Presidente da Associação de
Empresários Tauromáquicos
Cristina Padre e Jorge D'Almeida
Helena Ribeiro Telles
José Peseiro e Hélia Costa ("O Toucinho") com o neto
António Telles e o seu apoderado Bernardo Figueiredo
José Alexandre e os Ruis Bento, filho e pai
Juan Andrés Hermoso de Mendoza
João Paulo Fernandes, Domingos Espírito Santo e Manuel João
Carreira
A cavaleira Mara Pimenta
Padre Vitor Melícias e Joaquim Rodrigues
O cavaleiro tomares Ricardo Alves "Tomix"
Diogo Malafaia (atrás), António Telles Filho e Maria Mil-Homens
Jorge Vicente, antigo cabo do GFA do Clube Alenquerense
A classe: Maria do Carmo Infante da Câmara
Isabel Palmela com a rosa oferecida por Pablo Hermoso
O ilustre ganadeiro Engº Jorge de Carvalho
Ernesto Manuel, Rui Bento, António Telles e Pablo Hermoso
O empresário José Maria Charraz
Luis Filipe Cochicho e sua Mãe, Manuela Cochicho
Isabel Margarida Coelho
"Mano-a-mano": os cavaleiros Mariana Avó e Tiago Martins
Manuel Ribeiro Telles
José Maria Charraz e António Manuel Varela Crujo
Francisco Palha e Guillermo Hermoso de Mendoza
"Outros tempos da Fidalguia": Isabel Palmela e D. Francisco
de Mascarenhas
José Peseiro e João Simões
Praça cheia, toca a Banda!
Ernesto Manuel, "Platanito" e António Telles
José Rafael e Luis Pires dos Santos
Fernando Clemente
Joões Ribeiro Telles, pai e filho, e Duarte Alegrete
Paula Borrego, da empresa patrocinadora da corrida, assistiu
ao lado do ganadeiro Agostinho Carreira e recebeu os brindes 
dos forcados
O cavaleiro Paco Velásquez e o seu apoderado Diogo Passanha
António Raul e Leonor Brito Paes, Manuel Campilho, Emídio
Pinto e Manuel Paim
Francisco Morgado
O cornetim Álvaro Petiz
Dr. José Núncio Fragoso e, em baixo, Mário Matos
Ena, tantos! António Telles Filho, Francisco Palha, Bernardo
Figueiredo, José L. Cochicho, Ernesto Manuel e António Telles

Adiamento: dia taurino em Santo Aleixo passa para 20 de Abril

0
0

Primeiro adiamento, face às previsões de mau tempo para todo o fim-de-semana de Páscoa e dias seguintes: a parceria Toiros com Arte/Ovação e Palmas comunicou ao final da manhã a decisão de adiar o Concurso de Pegas e o Festival Taurino que estavam agendados para este sábado de Páscoa, 30 de Março, em Santo Aleixo, no concelho de Monforte.

Este adiamento, adiantam as empresas, "prende-se com a vontade de garantir a máxima segurança dos artistas bem como a comodidade do público que pretende assistir a este bonito dia de convívio e afición".

A nova data para este dia taurino será 20 de Abril (sábado), mantendo-se a logística do dia: Concurso de Pegas, almoço e Festival Taurino. Mantém-se também o cartel que estava anunciado para este sábado.

Festival de Páscoa em Tomar adiado para 25 de Abril

0
0

Segundo adiamento, face ao mau tempo que vai marcar este fim-de-semana de Páscoa: a empresa Aplaudir adiou também o festival taurino que estava agendado para o próximo domingo em Tomar a favor do GFA de Tomar e em que actuavam os cavaleiros Ana Batista, Gilberto Filipe, Moura Caetano, Parreirita Cigano, Paco Velásquez e o praticante Manuel de Oliveira, bem como os forcados do Ribatejo, de TomarAcadémicos de Elvas.

A nova data será o feriado 25 de Abril, às 17h00, dia para o qual estão também anunciados o tradicional festival em Sobral de Monte Agraço e a também tradicional corrida de toiros em Alter do Chão.

Foto D.R.

Samuel Silva desmente cartéis que "estão a aparecer na internet"...

0
0

Face aos inúmeros (eventuais) cartéis de corridas nas praças da parceria Toiros com Arte/Ovação e Palmas que o site-sabe-tudo-mas-não-sabe-nada tem avançado nos últimos tempos (nomeadamente, os elencos da temporada em Coruche, outros do Montijo, de Portalegre e até o da inauguração do Campo Pequeno...), quisemos saber, ao certo, em que paravam as modas; se, de facto, eram esses os cartéis de verdade ou se não passava tudo de notícias falsas, fake news, como se denominam agora nestes tempos modernos.

E foi Samuel Silva (na foto de cima, domingo passado na praça de Almeirim), da empresa Toiros com Arte, quem nos respondeu. Assim:

"Nenhum dos cartéis que têm aparecido na internet está inteiramente correcto, muito pelo contrário. Não fomos nós que demos qualquer informação, mas não conseguimos controlar essas situações e alguns sites vão avançando com cartéis que nem nós imaginamos...".

Estamos esclarecidos. Aguardemos então por informações oficiais do Triunvirato Empresarial.

Foto M. Alvarenga

Sucesso em Almeirim!

Recuperado: Morante toureia no domingo em Sevilha

0
0

Pedro Jorge Marques, apoderado de Morante de la Puebla, assegurou hoje ao diário"El País" que o matador actuará no Domingo de Páscoa na Real Maestranza de Sevilha, depois de já ter recuperado das doenças que o mantiveram afastado das arenas nas últimas duas semanas.

Pedro Marques adiantou que Morante recuperou satisfatoriamente dos seus problemas físicos e psíquicos e que se encontra "muito animado"para tourear no domingo em Sevilha.

Morante, recorde-se, faltou no dia 17 à corrida para que estava anunciado em Navalmoral de la Mata e no último fim-de-semana também não toureou em Almendralejo.

Foto M. Alvarenga

Ontem, 3ª feira: 15.603 leram o "Farpas"!

0
0

 

Visualizações
de páginas de hoje
 3 821
Visualizações 
de página de ontem
15 603
Visualizações de páginas 
no último mês
258 319
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
43 744 724 



Apenas e só, um esclarecimento sem nenhuma importância

0
0

Miguel Alvarenga - As coisas têm a importância que têm e, sobretudo, a importância (ou não) que se lhes queira dar. E eu tinha decidido não dar qualquer relevância, e muito menos importância - porque a não teve em sentido algum - ao assunto de Évora. Mas sou obrigado, por uma questão de educação e deferência, a vir aqui esclarecer o que não precisava de esclarecimento algum, face ao texto solidário - que agradeço do fundo do coração, mas cujo teor, na parte que me toca, não corresponde minimamente à realidade - ontem dado à estampa no site "Touro e Ouro". De qualquer maneira, obrigado pela solidariedade manifestada.

Passo então a esclarecer: 50 anos depois dessa coisa a que chamaram revolução, não houve da parte da organização do concurso de pegas e do festival taurino da Gala da Tauromaquia - com a qual até mantivemos uma agradável e proveitosa parceria - qualquer tipo de censura ou impedimento de fazer o nosso trabalho. Pelo contrário.

Eu explico: rumei a Évora na manhã de sábado, bem cedo, na companhia do meu amigo António Nunes. Já aqui vos tenho dito, vocês não acreditam, mas eu já não tenho, nem de longe, nem de perto, a aficion que me movia nos primeiros anos. Hoje, ainda para mais com os cartéis todos iguais, tudo sempre mais do mesmo, quando vou a uma tourada, vou fazer um frete. Melhor dizendo: não vou por gosto e muito menos por paixão; vou em trabalho, mais nada.

Apetecia-me tanto ir ver o festival de Évora como atirar-me da Ponte Salazar ao Tejo... Mas fui. Fui, primeiro que tudo, por respeito aos antigos Forcados que se iam voltar a fardar e que adorava ter fotografado. Fui, também, por solidariedade para com o Mira, o Nuno e o Diogo, pelo brilhante trabalho que têm vindo a fazer em prol da tauromaquia - uma causa em que eles acreditam, em que eu já acreditei muito mais...

Chegado a Évora, acompanhei o António Nunes ao sorteio (é apoderado de Moura Caetano), que não se realizou na praça (onde estava a decorrer o Dia do Forcado), mas sim debaixo de uma árvore, num terreno ali próximo, onde estive com o Francisco Mira e o Nuno Santana, dois dos organizadores do festejo. Perguntei ao Mira se estava tudo controlado - o meu bilhete e a creditação que dias antes tinha solicitado para José Canhoto, nosso repórter fotográfico - e ele disse que sim, que as entradas estavam na bilheteira. Muito bem.

Fomos almoçar ao buffet do ÉvoraHotel, onde tive o gosto de encontrar o Inácio Ramos Júnior, que organizava a festa da noite depois do festival.

Rumámos então à praça, faltaria uma hora para o início do festival. Dirigi-me à bilheteira, onde estavam duas simpáticas meninas que nunca vira antes a desempenhar tal missão. Perguntei por um bilhete em meu nome. A menina foi buscar uma caixa de sapatos onde tinha alguns envelopes, passou-os todos a pente fino e informou-me de que não estava nada em meu nome. Percebi que haveria alguma confusão e até mesmo alguma desorganização, posteriormente confirmada por outras pessoas que tinham esbarrado na bilheteira com situações idênticas...

Fiquei feliz da vida. Assim já não tinha que gramar o festival "mais do mesmo". Informei o António Nunes do sucedido e disse-lhe que ia directo para o hotel (Mar de Ar-Muralhas), onde esperaria por ele. O António disse-me que ia só ver o Moura Caetano, que era o primeiro a tourear, e depois iria ter logo comigo.

Pelo meio, encontrei o Nuno Santana e contei-lhe o que acontecera, disse-lhe que me ia embora, que não tinha paciência (nem idade...) para trapalhadas dessas. Que não, que não, que ia já remediar o assunto. Mas arranquei, muito obrigado, amigo Nuno.

Uns segundos depois, toca o telemóvel, era o Nuno outra vez. Que tinha o meu bilhete na mão, que tinha havido um engano, que voltasse. Mas já não me apeteceu. Agradeci e rumei ao hotel.

Estava mesmo a chegar quando me telefona a Margarida Calqueiro, que é funcionária desta organização, como o é de outras. Que tinha o meu bilhete na mão, que me esperava na praça. Muito obrigado, Margarida, mas agora já estava no hotel e não me apetecia nada voltar para trás. Sentei-me no bar e bebi tranquilamente uma cervejinha (fotos de cima). E depois outra. E depois chegou o António e teve o bonito gesto de me trazer a Lisboa e voltar para Évora para jantar. Obrigado, António!

No dia seguinte ligou-me o Francisco Mira. Comprometidíssimo, aflito, a pedir mil desculpas, que o bilhete estava na bilheteira em nome de jornal "Farpas" e que tudo não passara de um equívoco - e eu perguntei por um bilhete em meu nome, não me passou pela cabeça que estivesse em nome do "Farpas". E o bilhete ficou lá... Resumindo: tudo sanado, amigos como dantes.

E perdi este tempo todo a escrever isto, apenas e só, para esclarecer que ninguém me vetou, ninguém me censurou 50 anos depois da revolução, ninguém me impediu de desempenhar o meu trabalho. Antes pelo contrário. E ao contrário de outros, que continuam, lamentavelmente, a ser indesejados na esmagadora maioria da praças - e esses, sim, vetados, censurados, proibidos. 

O "Farpas", graças a Deus - e graças ao nosso trabalho - continua a ser desejadíssimo nas praças. E até nos pagam (e bem!) para lá irmos! Não nos deixam à porta, não nos vetam crepitações. Querem-nos lá.

Foto D.R.

Madrid: veja aqui o desembarque dos toiros de Pedraza de Yeltes para a confirmação de alternativa de Manuel Dias Gomes

Alcochete: falta um mês para a grande corrida de homenagem à memória de José Samuel Lupi

Azambuja: "Festa Brava" homenageia o "eterno novilheiro" Carlos Pimentel

0
0

A Tertúlia "Festa Brava" vai prestar homenagem a Carlos Pimentel durante um jantar no próximo dia 19 de Abril em Azambuja, devendo os interessados fazer as suas reservas até dia 15 para o telefone 963 349 990 ou pelo emailtertuliafbrava@gmail.com

O crítico taurino Ludgero Mendes fará a apresentação de Carlos Pimentel, ainda hoje referenciado como "o eterno novilheiro" de Azambuja - na foto de cima, à esquerda, com Paco Duarte e Miguel Alvarenga.

Foto D.R.

Festival de Serpa adiado para 6 de Abril

0
0

O mau tempo que se faz sentir em todo o país e que promete continuar por mais uma semana levou já ao adiamento do dia taurino (concurso de pegas de manhã e festival à tarde) que sábado se deveria realizar em Santo Aleixo (passou para 20 de Abril) e do festival que estava agendado para domingo em Tomar (passou para 25 de Abril) - e agora também, o empresário José Maria Charraz anunciou o adiamento para 6 de Abril do festival que estava anunciado igualmente para o próximo sábado em Serpa e onde se rendia homenagem póstuma a José Luis Pires (na foto de cima, com M. Alvarenga), que durante muitos anos foi o seu organizador.

Recorde-se que para dia 6 de Abril tinha também já sido anunciado o adiamento do festival taurino que há duas semanas esteve para se realizar em Coruche.

Neste momento, só não foram ainda adiadas as corridas de toiros que estão anunciadas para domingo em São Manços e em Alpalhão e para segunda-feira em Sousel - mas tudo leva a. crer que o venham também a ser.

Foto D.R.

São Manços fica para 21 de Abril

0
0

Também adiada (para domingo 21 de Abril) a corrida de toiros que este próximo domingo (Páscoa) se deveria realizar, como manda a tradição, na praça alentejana de São Manços, este ano com um aliciante e atractivo mano-a-mano entre os cavaleiros Miguel Moura e Luis Rouxinol Jr. e os grupos de forcados de S. Manços e de Coruche, com toiros de distintas ganadarias em concurso.

Neste momento e face à impossibilidade de se realizarem festejos taurinos no fim-de-semana de Páscoa, pelo meu tempo que promete continuar nos próximos dias, falta apenas adiar ou cancelar as corridas agendadas para domingo em Alpalhão e segunda-feira em Sousel. 

O Dia D de Manuel D. Gomes este domingo em Madrid

0
0

Manuel Dias Gomes espalhou arte em San Agustín de Guadalix naquela que foi a sua única corrida da Copa Chenel, falhando na hora de matar e sendo por isso desclassificado deste relevante certame. 

Tem ainda uma oportunidade para se lançar de vez como matador de toiros na vizinha Espanha - e acontece já no próximo domingo (Páscoa) na Monumental de Las Ventas, em Madrid, onde vai confirmar a alternativa, depois de já ter marcado presença nos tempos de novilheiro naquela mítica arena.

Manuel Dias Gomes vai enfrentar toiros da afamada ganadaria Pedraza de Yeltes, já desembarcados em Las Ventas (fotos de baixo) e reparte cartel com Román (padrinho da confirmação de alternativa) e Francisco de Manuel (testemunha).

É o Dia D do valoroso matador lisboeta.

Fotos D.R. e Plaza 1




Cancelada a corrida de Domingo de Páscoa em Alpalhão

0
0

A empresa Tradição Distinta decidiu também cancelar, devido às condições e previsões meteorológicas de forte chuva e vento para os próximos dias, a corrida de toiros que no próximo Domingo de Páscoa estava anunciada para a praça alentejana de Alpalhão.

"É essencial zelar pela segurança de todos os intervenientes, pela comodidade dos espectadores e pelo sucesso do espetáculo", justifica a empresa, anunciando que "marcaremos encontro, se Deus quiser, no dia 3 de Agosto, pelas 22h00, no 1º Grande Concurso de Ganadarias em Alpalhão".

Ontem, 4ª feira: 12.658 leram o "Farpas"!

0
0

 

Visualizações
de páginas de hoje
 1 218
Visualizações 
de página de ontem
12 658
Visualizações de páginas 
no último mês
258 319
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
43 754 779 


Ganadarias portuguesas na Monumental de Madrid

0
0

Rui Bento, que integra a equipa de vedores de toiros da Monumental de Madrid, anunciou esta semana numa intervenção no Directo do site "Tauronews" que três ganadarias portuguesas vão este ano marcar presença em Las Ventas - Palha, Passanha e Passanha Sobral -, havendo a possibilidade de outras ali virem a lidar em breve.





Latest Images