Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 48826 articles
Browse latest View live

Covid-19: mais 15 mortos e 1.876 novos casos de infecção

$
0
0


Portugal somou mais 1.876 casos de covid-19 esta terça-feira. Além de mais 15 mortos, cresce o número de pessoas internadas, para registos do pior da primeira vaga


Portugal voltou a registar menos de dois mil casos diários de covid-19 pelo terceiro dia consecutivo. Com os 1.876 notificados até à meia-noite de segunda-feira, o acumulado de infecções é agora de 103.736.


Segundo o Boletim da DGS, revelado esta terça-feira, morreram mais 15 pessoas nas últimas 24 horas, elevando para 2.213 o total de vidas levadas pelo novo coronavírus em Portugal.


Nos hospitais, apesar das mensagens e apelos à tranquilidade, o número de internados está ao nível de Abril, aquando do pico da primeira vaga. Com mais 63 pessoas internadas nas últimas 24 horas, aumentou para 1.237 o número de doentes com necessidade de cuidados médicos especializados. Em Unidades de Cuidados Intensivos há agora 176 pessoas, mais 11 que na segunda-feira.


Estes números significam que só por quatro vezes, entre 7 e 11 de Abril, o número de internados em ambiente hospitalar foi superior. Os 1.237 hospitalizados significam, assim, o quinto dia de maior ocupação de camas hospitalares.


Segundo o boletim da DGS, o número de recuperados nas últimas 24 horas, 1.932, foi superior ao de novos casos. São, agora, 61.898 as pessoas que superaram a doença.

Das vítimas mortais, seis residiam na Região de Lisboa e Vale do Tejo(RLVT) e cinco na Região Norte. O centro do país, de acordo com a DGS, somou mais dois óbitos, para um total de 281, o mesmo sucedendo no Alentejo, que agora regista 29 vítimas mortais.

Fonte: "Jornal de Notícias"/DGS

Foto D.R.



"Juanito" em treino esta manhã com Roca Rey

$
0
0

O matador português João Silva "Juanito" repartiu esta manhã tentadero com Andrés Roca Rey na ganadaria La Cercada, de Miguel Moreno, em Olivença.

Lidaram dois toiros cada um - na presença de "El Juli".

Na foto, os dois diestros com o ganadero e com Julián López "El Juli".

Foto D.R.


Novilhada: o futuro da Festa no domingo na Moita

Há 36 anos: Bastinhas toureou seis Graves em Setúbal

$
0
0

Passam hoje 36 anos sobre aquela célebre tarde - 20 de Outubro de 1984 - em que o eterno Joaquim Bastinhas se encerrou na agora esquecida praça "Carlos Relvas", em Setúbal, com seis toiros da ganadaria Murteira Grave. Os cartazes anunciavam"a corrida mais desejada".

Foi a primeira vez que um toureiro lidou sózinho seis toiros Graves e Bastinhas haveria de ficar depois na História - para além de muitos outros feitos, o principal dos quais foi ter sido o mais querido e mais popular cavaleiro português dos últimos anos - como o toureiro que mais Graves enfrentou ao longo da sua carreira: 116 no total.

O também saudoso Jorge Pereira dos Santos, empresário histórico da praça de toiros de Setúbal, ao tempo associado a Manuel Bento Santos, foi o organizador desta lembrada corrida - que estivera nesse ano agendada para o Campo Pequeno, mas não se realizara devido à chuva.

Joaquim Bastinhas estava nos princípios da sua gloriosa carreira, tinha tomado a alternativa um ano antes em Évora, apadrinhado por José Mestre Batista com o testemunho de João Moura.

Esta tarde em Setúbal, em que esteve acompanhado pelos forcados Amadores de Santarém, então capitaneados por Carlos Grave, mais do que um acto de afirmação, marcou definitivamente o início de uma trajectória que fez História e ficou na História. Foi o grande passo para a consagração de um novo toureiro que começava a escrever o seu nome a letras de ouro nos anais da Tauromaquia.

Joaquim Bastinhas morreu no último dia do ano de 2018. Toureara pela última vez  três meses antes, em Setembro, na praça de Elvas, a sua terra natal.

Recordando esta efeméride, prestamos-lhe aqui mais uma homenagem - que nunca serão demais para lembrar tão grande figura do toureio a cavalo.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

Setembro de 2018 no Coliseu de Elvas, a última corrida de
Joaquim Bastinhas, na foto com Miguel Alvarenga e o seu
histórico apoderado Rogério Amaro. Em baixo, o cartaz da
célebre "encerrona" com seis Graves há 36 anos em Setúbal

Badajoz: Ferrera no palco da sua encerrona

$
0
0

O matador de toiros António Ferrera esteve esta manhã na Monumental de Badajoz, o cenário onde no próximo sábado, dia 24, vai lidar sózinho seis toiros da ganadaria Zalduendo.

A Monumental, que este ano teve obras de melhoramento, não foi este ano palco da tradicional Feira de San Juan em Junho, sendo esta a primeira vez que abre as suas portas na temporada da pandemia.

Foto mundotoro.com


Ontem, 3ª feira: 9.389 leram o "Farpas"

$
0
0

 

Visualizações de páginas de hoje

128
Visualizações 
de página de ontem
9 389
Visualizações de páginas 
no último mês
405 342

Histórico total 
de visualizações 
de páginas
30 218 823


Diogo Peseiro mata saudades onde tudo começou

$
0
0

Na tarde de ontem, Diogo Peseiro treinou na Escola de Toureio da Azambuja, na Associação Poisada do Campino, onde deu os primeiros passos no sonho de ser matador de toiros. 

Participaram o actual professor da escola, o bandarilheiro Pedro Paulino, e João Martins, também bandarilheiro, e os alunos mais adiantados Martim Torrão e Martim Ferreira.

Um final de tarde de pura aficion, a pensar também no Festival do próximo domingo na Azambuja.


Foto D.R.


Festival taurino misto no domingo na Azambuja


Ontem, 4ª feira: 6.704 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje

2 4248
Visualizações 
de página de ontem
6 704
Visualizações de páginas 
no último mês
405 342

Histórico total 
de visualizações 
de páginas
30 327 823


Tauromaquia: prós e contras em destaque na revista "Mais Alentejo"

$
0
0

A prestigiada revista "Mals Alentejo", dirigida pelo jornalista António Sancho e que está este ano a celebrar o seu 20º aniversário, tem na sua última edição - nº 154, Outubro/Novembro - como tema de capa a tauromaquia, um tema que continua a dividir a sociedade portuguesa.

"Sim ou não - eis a questão" faz a capa da"Mais Alentejo", com um bem elucidativo cartoon de Carlos Laranjeira. A publicação colocou dezassete contundentes questões a Sérgio Caetano, jornalista, coordenador da Plataforma Basta de Touradas; e ao ganadeiro e médico veterinário Joaquim Grave - que, como sempre, responde com um verdadeiro tratado em defesa da nossa tradição e da nossa cultura.

Destaque ainda nesta edição, entre muitos outros temas de interesse, para uma entrevista a Amor Fialho, o proprietário do emblemático restaurante eborense "Fialho".


Maio de 1968: quando "Miguelín" desmascarou o famoso "El Cordobés" em Madrid

$
0
0

Aconteceu a 18 de Maio do ano de 1968, já lá vão 52, e o inédito e polémico episódio ficou para sempre gravado nos anais da História da emblemática Monumental de las Ventas, em Madrid, a primeira praça de toiros do mundo.

Toureava o célebre Manuel Benítez "El Cordobés", a grande figura da época, líder do escalafón, toureiro que aglutinava multidões, esgotava praças e era tema de discussão entre os aficionados.

Miguel Mateo "Miguelín", também figura do toureio nesse tempo, saltou de espontâneo ao ruedo de Las Ventas - de onde em Julho desse mesmo ano viria a sair em glória aos ombros pela porta grande depois de cortar seis orelhas - com o objectivo de desmascarar o ídolo e provar que não ofereciam perigo os toiros que lidava o fenómeno de Palma del Rio.

O toiro em causa pertencia à ganadaria de Soledad Escribano de Bohórquez e "Miguelín", vestido de fato e gravata, rapidamente o dominou e demonstrou aos aficionados as razões porque tomara essa atitude.

Miguel Mateo foi detido pelas autoridades por ter saltado de espontâneo à arena e pagou ao tempo uma multa de 40 mil euros. O caso deu que falar em Espanha e no mundo taurino e afectou, ao tempo, sem contudo o destronar, a carreira do célebre "El Cordobés".

O protagonista deste recordado episódio, nascido em Murcia, mas criado em Algeciras - que nos anos 60 chegou a tourear no Campo Pequeno e em outras praças portuguesas - foi nessa década um dos toureiro punteros no escalafón numa época em que não era fácil um toureiro destacar-se ao lado de figurões como António Ordoñez, "El Viti", Diego Puerta, Júlio Aparício, Paco Camino, Curro Romero ou António Bienvenida

"Miguelín" tomou a alternativa em Murcia apadrinhado pelo histórico Luis Miguel Dominguín, com o testemunho do mais emblemático dos toureiros venezuelanos, César Girón.

Foi também protagonista em dois filmes da época, "El Momento de la Verdad" e "El Relicário", em que contracenou com Carmen Sevilla em 1969.

"Miguelín" morreu de cancro em Algeciras em Julho de 2003, com 64 anos.

Fotos D.R.







Reservas disponíveis para a grande corrida de dia 31 em Évora

$
0
0

Decorre a muito bom ritmo a venda de bilhetes para a Corrida Sulregas que no próximo dia 31 se vai realizar na Arena D'Évora.

A empresa relembra que a lotação da praça apenas ocupará 50% dos lugares. As reservas podem ser efectuadas através do contacto 938 275 131 (disponível das 10h00 às 19h00). Deverão ser levantadas até às 12h00 do dia da corrida nas bilheteiras da praça de toiros.   

Para as lides a cavalo estarão em praça quatro dinastias em competição, João Moura e Luís Rouxinol, que irão lidar dois toiros cada, o praticante Francisco F. Núncio na lide de um toiro e o amador Francisco Maldonado Cortes na lide de um novilho.


Será lidado um imponente curro de toiros da prestigiada ganadaria Passanha, para um só grupo de forcados: os Amadores de Évora irão encerrar-se com cinco toiros e um novilho na sua praça, capitaneados por João Pedro Oliveira.



Covid-19: pela primeira vez, mais de 3 mil infectados em 24 horas

$
0
0

Portugal regista mais 3.270 novos casos de covid-19, o valor diário de infecções mais elevado até agora. O Norte tem mais 1.954 infecções. No total, desde o início da pandemia, morreram 2.245 pessoas e 109.541 foram infectadas.

O boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS) desta quinta-feira dá conta de mais 16 vítimas mortais e de mais 1.293 doentes recuperados da covid-19 em 24 horas. No total, há 42.765 casos activos do novo coronavírus em Portugal. A ultrapassar os mais de três mil casos de covid-19, o nosso país bate um novo recorde nos números da pandemia esta quinta-feira.


Nas últimas 24 horas, mais 93 pessoas estão internadas nos hospitais (1.365 no total) e mais 13 doentes estão nos Cuidados Intensivos (200 no total). O número de internamentos é também o mais elevado desde o início da pandemia.


A região Norte continua com a maioria dos novos casos de covid-19: 1.954 infecções. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 936 novos contágios, o Centro com mais 281 doentes, o Alentejo com 56, o Algarve com 28, a Madeira com 12 e os Açores com três novos casos.


Das 16 vítimas mortais registadas esta quinta-feira, sete residiam no Norte, seis em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Centro e uma no Alentejo. Quanto às faixas etárias, seis homens e três mulheres tinham mais de 80 anos, três homens tinham entre 70 e 79 anos e quatro homens tinham entre 60 e 69 anos.


Fonte: "Jornal de Notícias"/DGS



Corridas de Évora e Cartaxo afectadas por proibição de circulação entre concelhos entre 30 de Outubro e 3 de Novembro

$
0
0

Última Hora - O Conselho de Ministros decretou hoje a proibição de circulação entre concelhos entre os próximos dias 30 de Outubro e 3 de Novembro, o que vai afectar a realização das duas últimas corridas de toiros da temporada, anunciadas para dia 31 em Évora e dia 1 de Novembro no Cartaxo.

As respectivas empresas ainda não tomaram posição face ao anunciado esta manhã pelo Conselho de Ministros, podendo as duas corridas realizar-se na mesma mas só com público residente nos respectivos concelhos. A medida pode, contudo, afectar também os dois cartéis, pelo facto de a proibição imposta não permitir a alguns dos artistas deslocarem-se às praças onde estão anunciados.

Esta medida surge num momento em que alastram os casos de infecção da covid-19 em todo o país e no dia em que pela primeira vez subiram para mais de três mil os casos de novos doentes infectados.

O Conselho de Ministros decretou ainda o dia 2 de Novembro como dia de Luto Nacional em homenagem às vítimas do novo coronavírus.

Foto M. Alvarenga


GFA de Cascais celebra 40º aniversário na próxima temporada

$
0
0

O grupo de forcados Amadores de Cascais comemora no próximo ano o 40º aniversário de actividade ininterrupta, desde que foi refundado em 26 de Junho de 1981, então capitaneado por Francisco Cano. Várias actividades estação a ser preparadas para assinalar a efeméride em 2021.

Na foto, quatro dos cinco cabos do grupo nas últimas quatro décadas: da esquerda para a direita, Joel Zambujeira, Paulo Loução (cabo actual), José Luis Zambujeira e Francisco Cano. Falta na foto Pedro Marques, que foi o terceiro cabo do grupo.

Foto D.R./cortesia GFA de Cascais



Domingo: festival da Azambuja está de pé, apesar das previsões de chuva pela manhã

$
0
0

Apesar das previsões de chuva para a manhã do próximo domingo, dia 25, a Associação Poisada do Campino informa em comunicado que se realizará na mesma o festival taurino agendado para as 15h30 na praça de toiros da Azambuja.

"Está tudo preparado em termos das medidas exigidas pela Direcção-Geral de Saúde e pela IGAC e a praça de toiros 'Dr. Ortigão Costa' tem um piso excelente que permite a prática do toureio a cavalo e do toureio a pé", informa a Poisada do Campino, acrescentando que "assim, nem a previsão de chuva nos afasta de levar por diante este interessante Festival com preços entre os 10 e os 25 euros em todos os sectores e com um cartel atractivo".

Com receita a favor do fundo de assistência do grupo de forcados Amadores da Azambuja, que pega em solitário, o cartel está composto pelos cavaleiros Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e a praticante Mara Pimenta e pelos novilheiros João Diogo Fera e Diogo Peseiro.

Lidam-se toiros das ganadarias Passanha, Paulo Caetano, António Lampreia e Mata-o-Demo.

Cancelada a corrida de dia 31 em Évora

$
0
0


"Devido ao momento crítico que vivemos", decidiu a empresa gestora das actividades tauromáquicas da Arena D'Évora cancelar a corrida de toiros agendada para dia 31 de Outubro.


A decisão do Conselho de Ministros, anunciada ontem, sobre proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de Outubro e as 23h59 de dia 3 de Novembro, teve também um forte impacto na decisão da empresa no cancelamento da corrida.


"Resta-nos agradecer aos nossos patrocinadores, em especial à empresa Sulregas, aos artistas contratados, ganadaria e aficionados a disponibilidade e compreensão num momento difícil como este", afirma a empresa.


Este seria o segundo espectáculo desta atípica temporada na Arena D'Évora e anunciava-se um confronto de dinastias com cartel formado pelos cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol, o praticante Francisco Núncio e o amador Francisco Maldonado Cortes e pelos forcados Amadores de Évora. Lidar-se-iam cinco toiros e um novilho da ganadaria Passanha.



Também cancelada a corrida de 1 de Novembro no Cartaxo

$
0
0

A proibição de circular entre concelhos entre 30 de Outubro e 3 de Novembro, decretada ontem pelo Conselho de Ministros, levou também ao cancelamento daquela que seria a última corrida desta atípica temporada, anunciada para domingo 1 de Novembro na praça do Cartaxo.

Embora a praça continue adjudicada à empresa Ovação e Palmas de Luis Miguel Pombeiro, a data de 1 de Novembro fora por esta cedida aos forcados Amadores do Ribatejo que, através da empresa de Ricardo Levesinho, levariam a efeito esta corrida para celebrar o 115º aniversário da sua fundação (embora não seja esta a sua real antiguidade, uma vez que o grupo sofreu várias paragens ao longo dos anos).

O cartel estava formado pelos cavaleiros João Moura, Manuel Telles Bastos e Parreirita Cigano e pelos forcados Amadores do Ribatejo, capitaneados por Pedro Espinheira, que iriam lidar toiros das ganadarias do Engº Jorge de Carvalho e de Higino Soveral.

A corrida pode vir a realizar-se com o mesmo cartel na próxima temporada.

Com os cancelamentos desta e da corrida que a 31 de Outubro se realizaria em Évora, a mais atípica de todas as temporadas vai ter o seu encerramento no próximo domingo, dia 25, se o tempo o permitir, com os festejos que se anunciam nesse dia nas praças da Moita (novilhada popular) e da Azambuja (festival taurino).


Ontem, 5ª feira: 6.962 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje

6
Visualizações 
de página de ontem
6 962
Visualizações de páginas 
no último mês
405 342


Histórico total 
de visualizações 
de páginas
30 332 367


Forcado João Rosmaninho em franca recuperação

$
0
0


Continua, felizmente, a evoluir favoravelmente o estado clínico do forcado João José Rosmaninho, de 24 anos, membro do grupo de Amadores de São Manços, vítima de grave lesão no fígado quando pegava um toiro no passado dia 12 de Setembro na praça de Reguengos de Monsaraz.

João Rosmaninho permanece internado em Lisboa no Hospital de Santa Maria, mas já na Enfermaria, depois de ter estado quase um mês na Unidade de Cuidados Intensivos.


Segundo Óscar Rosmano, filho do famoso matador de toiros do mesmo nome (que reside no México), primo do forcado, "o João já recebe visitas (restritas) duas vezes por semana e já começou a dar os primeiros passos. Como esteve um mês de cama, perdeu massa muscular e vai por isso iniciar sessões de fisioterapia. Ontem mesmo ia fazer uma TAC para confirmar se não existem infecções ou outras sequelas. Graças a Deus está a recuperar bem".


Foto D.R.


Viewing all 48826 articles
Browse latest View live




Latest Images