Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 54248 articles
Browse latest View live

17 de Novembro: almoço de fim de temporada do GFA de Coruche

$
0
0

O Grupo de Forcados Amadores de Coruche realiza o seu tradicional almoço de final de temporada no próximo dia 17 de Novembro, a partir das 13h00, na praça de toiros de Coruche como vem sendo hábito.
Uma tarde que se quer de convívio e alegria entre todos aqueles que simpatizam e se identificam com o GFA de Coruche.
A tarde contará ainda com vários momentos de animação e também com a 3ª edição do Leilão Fotográfico Solidário, onde se espera repetir o sucesso das duas primeiras edições.
Eis o programa:
13h - Almoço. Feijoada
15h - Vacada
16h - Animação Musical
17h - Leilão Fotográfico Solidário “47 anos … 47 fotografias”
19h - Porco no espeto



Maestro Vitor Mendes conta em Talavera la Real "a história de uma figura do toureio"

$
0
0


O MaestroVitor Mendes participa no próximo domingo, 28, em Talavera la Real, nas II Jornadas Culturais Taurinas.
O matador de toiros português é o orador numa charla-colóquio, no domingo às 11h30, sobre"A história de uma figura do toureio".

Foto D.R.


Diego Ventura recebe em Sevilha o Troféu "Juan Belmonte"

$
0
0


A poucas horas de viajar para o México, onde seis anos depois volta a cumprir temporada, actuando a 11 de Janeiro na corrida inaugural da Temporada Grande na Monumental Plaza México, Diego Ventura recebeu ontem em Sevilha o honroso Troféu "Juan Belmonte", atribuído pela tertúlia tauromáquica que tem o nome do histórico matador de toiros espanhol.
A entrega de galardões decorreu na Real Venta de Antequera de Sevilha e Ventura recebeu este prémio
pela história que fez no toureio a cavalo.
Foram também galardoados os matadores de toiros José Luis Parada e "El Juli", a ganadaria Garcigrande e a revista taurina "Aplausos".

Fotos D.R./@Diego Ventura oficial

Forcados de Évora encerram temporada dos 55 anos no domingo na sua praça

$
0
0


Os valentes forcados Amadores de Évora encerram no próximo domingo, 28, na sua praça, naquela que é a última grande corrida da temporada, o ano de comemoração do seu 55º aniversário.
"O próximo domingo, 28 de Outubro, dita o fim da temporada tauromáquica de 2018, que por si só deixa uma enorme vontade de ir aos toiros, em jeito de despedida", diz-nos o cabo João Pedro Oliveira (foto ao lado).
E acrescenta:
"Para o nosso grupo, marca o fim da temporada onde cumprimos e honrámos os 55 anos ininterruptos de história dos Amadores de Évora. Portanto, nada melhor que a nossa praça para termos um final redondo e de êxito".
"É importante em termos anímicos irmos com o sentimento do dever cumprido para o defeso, sinal de que demos o nosso máximo, essa será a mensagem passada para todo o grupo", afirma João Pedro Oliveira.
Na última corrida do ano, domingo em Évora, um espectáculo solidário a favopr da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito, os Forcados Amadores de Évora vão ombrear com os Amadores de Alcochete, comandados por Nuno Santana, nas pegas aos seis bonitos toiros da exigente ganadaria Passanha Sobral.
O cartel é formado pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens

Dignidade para Amadeu dos Anjos

$
0
0
Amadeu dos Anjos morreu em Maio deste ano, vítima de ataque cardíaco, na
Praia das Maçãs (Sintra)
Amadeu dos Anjos é ainda hoje referenciado como o nosso mais fino muletero
Em Salamanca com Júlio Robles, fotografados por Miguel Alvarenga
Amadeu fotografado pelo "Farpas" em 1989 junto à Torre
de Belém com o seu grande amigo Paco Camino
O crítico taurino de Salamanca, Paco Cañamero, director do
site glorietadigital.es. Em baixo, a sepultura de Amadeu dos
Anjos no cemitério de Colares


Na foto ao lado, a sepultura do grande matador de toiros Amadeu dos Anjos, falecido em Maio, no cemitério de Colares (Sintra). Dar-lhe a dignidade que merece e angariar fundos para fazer uma lápide que honre o seu historial é o objectivo da corrida de toiros que, como anunciámos, se vai realizar no próximo ano em Nave de Haver, onde toureou pela primeira vez como novilheiro. Paco Cañamero, cronista espanhol de Salamanca, director do site glorietadigital.es, escreveu sobre o nosso recordado toureiro o cativante artigo que a seguir transcrevemos na íntegra, em castelhano, para evitar possíveis erros de tradução. Vale a pena ler e reconhecer o apreço que nuestros hermanos nutriam pelo grande Amadeu, um filho adoptivo de Salamanca

Amadeo dos Anjos fue un gran torero que dejó un rico legado artístico. Ha sido el más exquisito muletero que llegó del vecino Portugal y un hombre entrañable que sembró la semilla de la amistad. Falleció hace unos meses, concretamente el pasado tres de mayo cuando en Madrid sonaban los tambores que anunciaban la Feria de San Isidro. Se fue en silencio, cerca de su casa marinera de Plaia Grande, al lado de Cascais, donde se refugió hace años huyendo del ruido. Allí recibía a sus amigos para hablar de toros y, de vez en cuando, su íntimo Paco Camino iba a disfrutar de unos días al lado de Amadeo frente a la brisa atlántica. También lo frecuentaba Flores Blázquez, Adolfo Lafuente y hasta su muerte Paco Pallarés, junto a otros muchos, bastantes de La Rioja, tierra donde vendimió tanta admiración y cariño.
Amadeo dos Anjos llegó a Salamanca en sus años de novillero en la época que los grandes toreros de Portugal se instalaban a la vera del Tormes. Antes que él lo hizo el gran Manolo dos Santos y casi en esa etapa Paco Mendes; más tarde llegó Amadeo y después lo hizo de su mano José Falcón– que también fue otro charro más - y bastante tiempo después Rui Bento, el último de Salatugal. Una vez retirado, Amadeo nunca perdió contacto con Salamanca y durante la feria de septiembre se instalaba en Campo Cerrado, en la casa de su gran amigo Atanasio Fernández y desde allí iba a las corridas o a ver sus muchos amigos ganaderos; o a Santiago Martín ‘El Viti’, al Niño de la Capea o a Julio Robles. Aún recuerdo el día del entierro de Robles las lágrimas de Amadeo a la puerta del cementerio del Ahigal de los Aceiteros. Elegantemente vestido, con un sombrero tirolés lloraba sin consuelo por el amigo muerto. Por su querido Julio, con quien tanto convivió y a quien siempre acompañaba a los tentaderos en las caas de Murteira Grave, de Cunhal Patricia, de Vinhas… y a quien también invitó varias veces a su casa marinera de Cascais.
Porque Amadeo era todo bondad, algo que también aprecié en la ocasión que le hice un reportaje en el escenario de su querida Lisboa, o alguna otra tarde que acudí a las touradas de Campo Pequeno y previamente me citaba con él. Era un hombre de rica conversación, excelente taurino y que se desvivía con el amigo. De vez en cuando lo llamaba por teléfono, la última vez por Navidad, porque era un hombre que se entregaba, hasta que a primeros de mayo nos sorprendió la noticia  de su muerte y aquel día, con el inesperado dolor por el amigo muerto, escribí un obituario (https://www.glorietadigital.es/2018/05/04/el-portugues-que-toreaba-con-los-angeles/). Era el recuerdo a una persona tan querida, tan torero, tan amante de esa España que tanto lo aplaudió durante sus años en activo.
Sin embargo una nueva tristeza se sumó más tarde a su muerte al ser conocedor que careció de la despedida merecida y prácticamente tras su muerte fue abandonado (ignoro los motivos por los cuáles sus hijos no quisieron que tuviera exequias). Más grave fue el conocer más tarde que fue enterrado en el camposanto de Colares – cerca de Sintra - un lugar donde yacen quien no tiene nadie que lo quiera – ni perro que le ladre. En un lugar donde nada indica que allí descansan los restos del gran torero, sin una cruz, ni una lápida. Nada de nada para quien un hombre que mereció una dignidad tras su muerte.
Por esa razón para la próxima primavera en la plaza portuguesa de Nave de Haver, cerca de la frontera con Salamanca y de su lugar de nacimiento, se va a celebrar un acontecimiento taurino extraordinario con la finalidad de lograr fondos para que Amadeo dos Anjos tenga un sepultura digna y con su nombre grabado en el mármol para que los miles de admiradores sepan que allí duerme el sueño eterno un gran torero. El mejor muletero que dio Portugal y un hombre de bien. El que merece una dignidad en su sueño eterno.

PS - Já depois de publicado este artigo no site glorietadigital.es, o antigo toureiro e ganadeiro espanhol Pedrés tornou pública na rede social Facebook a oferta de um toiro para a corrida de homenagem a Amadeu dos Anjos. Para que conste.

Fotos D.R. e M. Alvarenga



Próximo domingo, 28, em Évora: última corrida do ano

"Juanito" recebeu prémio como novilheiro triunfador da Feira de Huelva

$
0
0


O novilheiro luso João Silva "Juanito" recebeu esta noite em Huelva (fotos) o importante galardão que o consagra como novilheiro triunfador da Feira Taurina das Colombinas na praça daquela cidade espanhola.
Nas fotos, "Juanito" com Miguel Ángel Perera, galardoado como melhor matador de toiros do ciclo e, na de cima, também com o seu apoderado Joaquín Domínguez.

Fotos D.R.

Ontem, 4ª feira: 11.289 leram o "Farpas"!

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
57
Visualizações de página de ontem
11 289
Visualizações de páginas no último mês
376 875
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 635 472

António Prates amanhã no programa "Rádio Olé"

$
0
0


António Prates (foto), o cavaleiro praticante que mais se destacou nesta temporada, é amanhã, sexta-feira, o entrevistado de Luis Gamito no programa "Rádio Olé" da estação eborense Diana FM.
O jovem cavaleiro, que no próximo domingo, 28, toureia na praça de Évora na última corrida do ano, vai falar da sua temporada de 2018 e das suas perspectivas para a de 2019, em que deverá tomar a alternativa de cavaleiro profissional.
O programa pode ser ouvido amanhã a partir das 17 horas na frequência 94.1 fm ou aqui na internet em www.dianafm.com
Não percam!

Foto Maria Mil-Homens


Marco Paulo este sábado no Campo Pequeno

Nuno Santana, cabo do GFA de Alcochete: "Actuar em Évora é sempre uma grande responsabilidade!"

$
0
0
Os dois cabos dos grupos de forcados da última corrida do ano no próximo
domingo em Évora: João Pedro Oliveira (Évora) e Nuno Santana (Alcochete)

"Actuar em Évora é sempre uma enorme responsabilidade e prazer, neste caso redobrada com o facto de nos acolherem de forma tão especial e carinhosa como o ano passado, são pormenores que jamais esqueceremos e, como tal queremos, sempre retribuir" - palavras de Nuno Santana, cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, a propósito da sua participação, no próximo domingo, 28, na última corrida da temporada em Évora.
E acrescenta:
"Queremos finalizar a temporada da melhor forma possível e com toiros como os de Passanha Sobral penso termos tudo o que será necessário, assim como será mais uma vez um grande prazer partilhar cartel com o nosso amigo Grupo de Évora. Desejo desde já uma optima corrida a todos os intervenientes e que fecham a temporada como nós desejamos encerrá-la".
"Como faz parte dos princípios do nosso Grupo, queremos sempre estar bem e fazer as coisas como mandam os livros. Não basta pegar à primeira, mas sim pegar bem, ainda por cima para finalizar uma época marcante e com qualidade artística ao nível do que nos é exigido", diz a terminar, acrescentando ainda:
"Poderia ainda referir a angústia de o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete ter participado apenas em quinze espectáculos e falar dos porquês, mas fica para uma outra altura, no balanço da temporada...".
No domingo em Évora, na última corrida da temporada, a favor da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito, os Amadores de Alcochete vão ombrear uma vez mais com os de Évora frente aos toiros de Passsanha Sobral.
Actuam os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates.
A corrida tem início às 18 horas.

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus


Leonardo e Caballero separam-se após apoderamento de quatro anos

$
0
0

Após quatro temporadas juntos, o rejoneador Leonardo Hernández e o apoderado Andrés Caballero (antigo matador de toiros e também apoderado do cavaleiro luso Rui Fernandes) dão por finda a sua relação profissional.
O divórcio foi assumido de comum acordo e Leonardo expressa o seu agradecimento a Caballero pelo apoio nestas últimas quatro temporadas, em que esteve anunciado nas principais feiras, finalizando este ano com 24 actuações, nas quais obteve 46 orelhas e quatro rabos.
Leonardo Hernández (pai) passa a partir de agora a gerir a carreira do filho.

Foto D.R.


Domingo em Évora: o adeus à temporada

Cresce onda solidária em homenagem à memória de Amadeu dos Anjos

$
0
0
Amadeu dos Anjos com o seu grande amigo José Jorge Pereira, há dois anos,
na corrida de Morante de la Puebla: a última vez em que foi ao Campo Pequeno,
praça onde tantas vezes conheceu a glória e o triunfo
Marco Gomes prontificou-se a dirigir a corrida de
homenagem a Amadeu dos Anjos, em Nave de Haver,
oferecendo os seus honorários para os fins que se
pretendem: a construção de uma lápide na sepultura
do grande toureiro, falecido em Maio
Gonçalo Fernandes ofereceu-se para tourear na corrida
O ganadero e antigo matador de toiros Pedrés, que foi grande amigo de Amadeu,
ofereceu um novilho para o espectáculo de Nave de Haver

O antigo matador de toiros espanhol Pedrés, conceituado ganadero, prontificou-se a oferecer um novilho para o festejo que no próximo ano se vai realizar na praça de Nave de Haver a favor da construção de uma lápide na sepultura do matador de toiros Amadeu dos Anjos no cemitério de Colares (Sintra).
Depois de o crítico taurino salmantino Paco Cañamero ter atirado a pedrada no charco, publicando no site glorietadigital.es a foto da sepultura do MaestroAmadeu e apelado à necessidade e à urgência de lhe dar dignidade, Pedro Martínez Jareño apressou-se a transmitir ao jornalista, através da rede social Facebook (ao lado) a oferta do novilho de Pedrés.
Também o cavaleiro tauromáquico de Seia, Gonçalo Fernandes, escreveu ontem na sua página do Facebook:
"Um toureiro natural do meu distrito, grande amigo do meu Pai e visita frequente de nossa casa. Seria com grande honra que gostaria de tourear essa corrida em sua homenagem para contribuir para a dignidade e valor que lhe são merecidas".
E o director de corrida Marco Gomes contactou esta manhã o "Farpas", solicitando que aqui expressássemos à organização dessa corrida a sua inteira e total disponibilidade para a dirigir oferecendo os seus honorários na totalidade à comissão organizadora.
Em apenas 24 horas, cresce a onda de solidariedade em torno de um evento com o qual se procura dignificar e honrar a última morada do grande matador de toiros Amadeu dos Anjos.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens e D.R.

Tertúlia "Alhandra, a Toireira" comemora 26º aniversário e homenageia o bandarilheiro João Boieiro

$
0
0


A Tertúlia "Alhandra, a Toireira" comemora no próximo dia 1 de Novembro o seu 26º aniversário e realiza uma série de actividades que culminam com um almoço de homenagem ao bandarilheiro alhandrense João Boieiro, que este ano se despediu das arenas na noite de 24 de Agosto no Campo Pequeno (foto), depois de Mestre Luis Miguel da Veiga lhe ter cortado a coleta.
Às 10h30 haverá uma romagem ao cemitério de Alhandra para homenagear a memória de todos os sócios falecidos, seguindo-se a recepção aos convidados na sede da tertúlia e o almoço na Sociedade E. Alhandrense em que se prestará homenagem a João Boieiro seguida de palestra.
Anunciam-se as presenças do crítico taurino Maurício do Vale e dos toureiros Luis Miguel da Veiga, António Ribeiro Telles, Rui Bento Vasques e Mário Miguel, a cujas quadrilhas o homenageado pertenceu.
As inscrições para o almoço podem ser feitas através dos telms. 917 203 796 (Dr. Vitor Silva) ou 960 299 672 (Jorge Borges).

Foto Emílio de Jesus




Imagens que marcaram a temporada

$
0
0
29 de Abril em Estremoz: a primeira corrida de toiros da temporada em que se
prestou homenagem aos 40 anos de glória do Maestro Moura
30 de Maio no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha: o jantar de homenagem
promovido pelo "Farpas" foi o grande arranque das comemorações dos 40 anos
de alternativa de João Moura, nesta foto de cima com seus filhos e sobrinho, com
a dupla gestora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende e Rui Bento e com Miguel
Alvarenga
7 de Junho no Campo Pequeno: a homenagem oficial aos 40 anos de alternativa
16 de Junho em Monforte, com o presidente da Câmara,
Gonçalo Lagem, na inauguração do Monumento em
sua homenagem, frente à praça de toiros
6 de Agosto na Monumental de Angra do Heroísmo: a homenagem da aficion
açoreana. E em baixo, há três semanas, na Gala de encerramento da temporada
do Campo Pequeno, onde recebeu o Galardão Prestígio/2018


As comemorações dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura marcaram de forma memorável esta temporada de 2018

Ao longo do ano, nas várias praças em que foi actuando e triunfando, João Moura viu reconhecida por aficionados, companheiros, autarcas e empresas taurinas a sua trajectória profissional de quatro décadas nas arenas de todo o mundo.
O famoso cavaleiro, que em 1976 colocou na Monumental de Madrid a primeira pedra na construção do que viria a ser a revolução mourista, ainda hoje o primeiro entre os primeiros, foi alvo das mais diversas homenagens por parte de tertúlias taurinas, instituições, câmaras municipais e empresas tauromáquicas, que promoveram ao longo da temporada diversos eventos para assinalar a efeméride.
A primeira homenagem pública numa praça de toiros teve lugar a 29 de Abril em Estremoz, mas o primeiro ponto alto das comemorações foi o jantar de homenagem promovido pelo "Farpas" e que a 30 de Maio se realizou em Linda-a-Velha no Palácio dos Aciprestes, reunindo em torno do cavaleiro as maiores figuras do mundo taurino, entre as quais Diego Ventura.
Seguiu-se a 7 de Junho no Campo Pequeno a grande corrida de comemoração oficial dos 40 anos de alternativa, uma noite memorável em que João Moura repartiu cartel com seus filhos João Júnior e Miguel e com o sobrinho (novilheiro) João Augusto Moura, tendo participado nas cortesias o seu filho mais novo, Tomás.
A 16 de Junho, João Moura viveu outro dia inesquecível em Monforte, sua terra natal, quando a autarquia presidida por Gonçalo Lagem inaugurou, frente à praça de toiros que tem o nome de seu saudoso pai, um monumento (painel de azulejos) que imortaliza os seus 40 anos de glória.
Depois de muitos outros eventos, em que assumiu também particular significado a homenagem que lhe foi prestada a 6 de Agosto na Monumental de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, na corrida das Festas da Praia, o ano de comemoração dos 40 anos de glória culminou há três semanas no Campo Pequeno, com a entrega do Galardão Prestígio/2018 que lhe foi outorgado pela Administração da empresa e que recebeu, com uma calorosa ovação, no início da corrida de gala que encerrou a temporada lisboeta.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens

Benito Moura não se volta a vestir de luces

$
0
0

Recém-casado, Benito Moura auncia que abandona a carreira de bandarilheiro, sem fazer propriamente uma despedida formal.
Filho de João Benito Moura, o saudoso irmão do MaestroJoão Moura, Benito continuará ao lado do primo João Moura Júnior (foto) como apoderado, actividade em que se estreou este ano, mas não volta a vestir-se de luces.

Foto Maria Mil-Homens


Sábado, Azambuja em festa: Festival Taurino e Festa Latina

Domingo: última grande corrida do ano é em Évora

Ontem, 5ª feira: 8.648 leram o "Farpas"

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
1 378
Visualizações de página de ontem
8 648
Visualizações de páginas no último mês
375 307
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 645 441
Viewing all 54248 articles
Browse latest View live
<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>