Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53206 articles
Browse latest View live

Famosos no sábado em Évora - pelas objectivas de Fernando Clemente e Mónica Mendes

$
0
0
Maestro João Moura, Miguel Alvarenga e Rui Bento - grande equipa!
Os Cinco Magníficos gestores da praça de toiros de Évora: António José Cardoso,
António Alfacinha, Margarida Cardoso, Francisco Mendonça Mira e Carlos Ferreira
O apoderado Rui Gato Rodrigues
Margarida Calqueiro com uma amiga
João Lucas e Sara Teles
Simão Comenda e sua Mulher
Vasco Taborda e José Prates
José Jorge Pereira e sua filha Luísa
Salvador Taborda e Rafael Vilhais
Mário e Maria João Mil-Homens
A direcção da corrida: Drª Ana Gomes e Agostinho Borges
Paula Cardoso
João Margalho
António Cecílio
Dr. Joaquim Grave com João Martins Santos e o maioral da ganadaria
Dr. Vasco Lucas
Diogo Toorn, o grande primeiro ajuda dos Amadores de Alcochete
Zélia Sousa
O empresário Rui Palma
Amélia e João Carlos Morais
Dr. António Peças tratando um forcado
O ganadero Dr. Joaquim Grave
Margarida Cardoso e Carlos Ferreira
Francisco Santa Bárbara, Benito Moura e António Alfacinha
Cristina Costa e Filipe Fernandes
Concha Rodríguez, Mulher de João Moura Jr., e sua filha
Mafalda Livramento e Graça Cardoso
Mónica Mendes e Francisco Palha
Os ganaderos Charrua: Gustavo e seu pai
O ganadero Diogo Passanha
José Miguel Prates
Margarida Prates
Fotos Fernando Clemente e Mónica Mendes



5 de Agosto na Ilha Terceira: grande corrida das Festas da Praia da Vitória

Novilhos de Veiga Teixeira impõem seriedade em França

$
0
0
O ganadero António Francisco da Veiga Teixeira com seu filho 
De apresentação notável, os novilhos de Veiga Teixeira emocionaram público
francês
Brinde ao ganadero António Francisco da Veiga Teixeira
Um brinde ao Mestro Vitor Mendes. Em baixo, os bonitos novilhos da ganadaria
portuguesa Veiga Teixeira


De excelente apresentação, com seriedade e exigência, foram ontem lidados e estoqueados na praça francesa de Boujan.sur-Livron seis novilhos-toiros da ganadaria portuguesa Veiga Teixeira.
Os três novilheiros - Abel Robles, Maxime Soler e Cristóbal Reyes - foram silenciados em todos os toiros pelo mau uso da espada.

Fotos Jean-Dominique Lacroix/Farpas


Miguel Sampaio: "É inteiramente merecida e justa a homenagem que no Campo Pequeno se vai fazer à aficion dos Açores"

$
0
0


O cabo do Grupo de Forcados Amadores de Beja, Miguel Sampaio, considera a Homenagem aos Açores, na corrida de 11 de Julho no Campo Pequeno como “inteiramente merecida e justa pela forma genuína e apaixonada como as suas gentes vivem a festa de toiros”.
“Já tivemos a oportunidade de actuar na Região Autónoma do Açores, mais especificamente na ilha Terceira, onde pudemos testemunhar a enorme afición ali existente”, referiu.
Por outro lado, salientou que pegar na praça de toiros do Campo Pequenoé, à partida, “um motivo de grande orgulho para todo o grupo”.
Sobre o Concurso de Pegas, que premiará a melhor pega de caras da noite, Miguel Sampaio faz a seguinte antevisão:
“Os grupos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande são dois grupos com que já tivemos oportunidade de partilhar cartel e pelos quais nutrimos grande amizade. Como é natural, dentro de praça existe sempre uma competição amigável e respeitosa, em que qualquer um dos grupos irá procurar triunfar e vencer o Concurso de Pegas. Para o Grupo de Beja, pegar novamente o Concurso de Pegas depois de termos conquistado os prémios nos dois últimos em que participámos é um gosto enorme e, naturalmente, seria uma grande alegria conquistarmos mais uma vez o troféu. Mas o que realmente ambicionamos é que o grupo esteja com valor e qualidade à frente dos toiros e que seja uma grande corrida, com grandes pegas dos três grupos”.
Confirmará a alternativa das mãos de Ana Batista, o cavaleiro terceirense Tiago Pamplona, com o testemunho de Filipe Gonçalves, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa, frente a toiros da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, que comemora as suas Bodas de Ouro.
A anteceder a corrida, que será abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, sob a direção do Maestro Durval Festa, exibir-se-á a Marcha dos Veteranos de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira).

Foto D.R.

Campo Pequeno: João Borges volta a atacar numa grande entrevista ao "Sol"

$
0
0
João Borges deu uma grande e contundente entrevista esta semana ao jornal
"Sol", onde volta a acusar o BCP, Armando Vara e o seu ex-sócio Góis Ferreira
(na foto de baixo, com sua Mulher, assistindo a uma corrida no Campo Pequeno"),
sobre quem diz ter uma "má opinião"


O Dr. João Borges, antigo administrador da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP), responsável pela obra monumental de reabilitação da praça de toiros lisboeta, volta a atacar numa contundente entrevista de quatro páginas à jornalista Sónia Peres Pinto, esta semana, no jornal "Sol".
O ex-empresário do Campo Pequeno volta a acusar o BCP de "ter provocado a insolvência fraudulenta" da sociedade e diz que a sua opinião a respeito de Góis Ferreira (na foto ao lado, com sua Mulher, assistindo a uma corrida no Campo Pequeno), seu antigo sócio, "é muito má".
João Borges põe uma vez mais em causa todo o processo de insolvência e volta a atirar "farpas" a Armando Vara, afirmando que em 2010 este lhes comunicou que "o BCP passaria a deter 55% do capital social da concessionária". "Fomos avisados de um jogo oculto", acusa - e afirma: "Temos todo o direito a receber da Casa Pia o reembolso total do valor investido no Campo Pequeno".
Sobre a carta do presidente da Câmara de Lisboaà Casa Pia, "desobrigando-a" de dar corridas de toiros, diz:
"A carta de Fernando Medina é um grande disparate, mas a história vem de dentro dos credores, com o BCP à frente. Contrataram a sua habitual auditoria para montar um esquema de venda do Campo Pequeno e acharam que o 'produto' ficava mais apetecível se 'apagassem' as corridas de toiros. Como o nome indica, a praça é património classificado como praça de toiros e no contrato há a obrigação de um mínimo de 20 corridas anuais. Foi essa a condição essencial do nosso investimento".
Vale a pena ler a entrevista na íntegra.

Fotos "Sol"/Miguel Silva

Agradável novilhada ontem em Vila Franca

$
0
0
Arte e classicismo no toureio de António Núncio
Ricardo Cravidão voltou a marcar a diferença
Amadores de Vila Franca executaram duas rijas pegas
Alejandro Contreras num artístico natural
Início da faena de Valentin Hoyos
Um bom derechazo de Marcos del Rincon e, em baixo, Duarte Silva, toureiro de
raça


Sectores de sombra muito preenchidos na novilhada de ontem em Vila Franca de Xira, com entradas gratuitas e que resultou num espectáculo agradável.
Tourearam a cavalo, lidando dois novilhos de Felicidade Dias, António Núncio (um clássico, que exibiu belíssimos dotes) e Ricardo Cravidão (naquela que muitos referenciam como a sua melhor actuação até ao momento). Duas boas pegas dos Amadores de Vila Franca.
A pé, frente a novilhos pequenos, mas de boa nota, de São Torcato, houve arte nas muletas dos espanhóis Alejandro Contreras, Valentin Hoyos e Marcos Del Rincon e grandes pares de bandarilhas do jovem Duarte Silva, um toureiro de raça.

Fotos Mónica Mendes

Pouco público e grandes êxitos ontem em Monforte

$
0
0
Moura Caetano com o cavalo "Campo Pequeno"
Duarte Pinto ao piton contrário: ferros de arrepiar
Mara Pimenta brindou a sua actuação a Paulo Caetano
Joaquim Brito Paes subiu mais uns pontos ontem em Monforte
As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Monforte e do Redondo

Depois de uma noite menos bafejada pela sorte, sobretudo pela péssima qualidade dos toiros da sua própria ganadaria, sexta-feira no Montijo, João Moura Caetano"vingou" ontem esse desaire com duas brilhantes lides na corrida celebrada na praça de Monforte, onde a única nota negativa foi a falta de público - cerca de 400 pessoas nas bancadas.
Frente a toiros da ganadaria de Paulo Caetano, de grande nota, sendo o ganadero premiado com volta à arena, Moura Caetano exibiu os seus novos cavalos em duas lides de imenso fulgor, daquelas que estavam a fazer falta à temporada do valoroso cavaleiro. Esteve brilhante.
Duarte Pinto lidou a primor os dois toiros do seu lote, destacando-se nas temerárias entradas ao piton contrário com que galvanizou o público.
Os praticantes Mara Pimenta e Joaquim Brito Paes lidaram um novilho cada, destacando-se o cavaleiro com uma actuação de alto nível.
Pegaram os Amadores de Monforte (André Xarepeà segunda, José Chamorra e Mauro Francoà primeira) e os Amadores do Redondo (Jorge Rato à segunda, Diogo Brejoà primeira e Joaquim Ramalhoà segunda).
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Guerra.

Fotos Luis M. Pombeiro

Este fim-de-semana: todos os caminhos vão dar a Vila Franca!


Momentos da corrida de S. Pedro em Évora - pela objectiva de M. Alvarenga

Estilos para todos os gostos no sábado em Riachos

$
0
0

Agradável e diversificada corrida no passado sábado em Riachos, com mais público que o costume e um atractivo cartel em que houve estilos para todos os gostos.
Rui Salvador, segundo João Cortesão no seu blog "sortes de gaiola", esteve no seu registo habitual de entrega e valor, o melhor que era possível com um toiro pouco colaborante.
Batista Duarte, retirado há uns anos e que comemorava 30 anos de alternativa, esteve valente e desembaraçado com bons ferros, embora acusando alguma falta de rotina.
Bem montado e com a classe usual, António Maria Brito Paes marcou a sua lide com belíssimos ferros em terrenos de compromisso, revelando um novo fulgor e uma nova chama nesta temporada.
Filipe Vinhais provou que a Festa tem, como teve sempre, lugar para os românticos, estando melhor nos curtos que nos compridos, numa lide asseada e sem nada a apontar.
Miguel Moura (foto), que na véspera cortara uma orelha em Espanha, teve uma belissima e destacada actuação nesta corrida, com ferros de muita emoção.
A praticante Soraia Costa, segundo ainda o relato de Cortesão, teve uma actuação intermitente com coisas boas e outras nem tanto.
Lidaram-se toiros de Santa Maria, de apresentação pouco homogénea a escassa transmissão.
Pegaram os Amadores de Riachos por intermédio de Mário Vieira (à primeira), Nuno Gameiro (à segunda, a dobrar o cabo Nuno Matos) e Ruben Branco (à primeira); e os Académicos de Coimbra, sendo caras o cabo Ricardo Marques (à terceira), João Tavares (à primeira) e Guilherme Carvalho (à primeira), sendo de salientar a coesão deste grupo a ajudar.

Foto Florindo Piteira/Arquivo


Salgueiro heróico em Angra com uma grande lide com o tornozelo fracturado

$
0
0


João Salgueiro da Costa protagonizou ontem uma tarde brilhante e verdadeiramente heróica na última corrida das Sanjoaninas na Monumental de Angra do Heroísmo, depois de ter sofrido, como noticiámos, uma fractura do tornozelo direito.
O incidente ocorreu durante a lide do seu primeiro toiro, quando, sem que ninguém se apercebesse, o toiro deu uma bolada no estribo, fracturando o tornozelo ao cavaleiro, que actuava ontem na Ilha Terceira uma semana depois de se ter casado.
"Ninguém deu por nada e só me apercebi quando o comecei a ver a soprar e completamente branco", conta-nos o apoderado José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim).
E acrescenta:
"A equipa médica era fantástica e o João recolheu de imediato à enfermaria, onde o assistiram magnificamente. Esperou ali que fossem lidados os dois toiros seguintes, por Filipe Gonçalves e João Pamplona e depois montou-se no cavalo decidido a lidar o segundo toiro do seu lote, mas mal subiu para o cavalo, voltou a ficar branco e quase a desmaiar".
Cachapim dirigiu-se então pela trincheira até ao director de corrida para dar conta de que Salgueiro não estava em condições de lidar o segundo toiro, mas quando voltou ao páteo dos cavalos, diz, "ele já estava outra vez montado e decidido a entrar na arena".
"Alguém se lembrou de tirar o estribo e, com o pé pendurado, já não tinha dores, pelo que lidou o toiro todo sem estribo", refere o apoderado, rubricando uma actuação memorável e de grande êxito.
Salgueiro da Costa regressa hoje ao início da noite a Lisboa e amanhã vai ser observado pelo conceituado médico ortopedista Dr. Carlos Ferreira. Segundo Cachapim, "não está em causa a sua participação na corrida do próximo dia 11 em Lisboa".

Fotos André Pimentel

Famosos ontem na novilhada em Vila Franca

$
0
0
Ricardo Patusco, histórico forcado do Grupo de Vila Franca
O cavaleiro Tiago Martins
O valente forcado vilafranquense Francisco Faria, quase recuperado da lesão
sofrida na corrida de abertura da temporada no Campo Pequeno
Amélia Morais
João Morais, Joaquim Tapada, José Santos e Carlos Calado
Maria Pinto e Filomena Cravidão
Ana Batista e Orlando Vicente
A Equipa Nuncista
António Lúcio
José António Nunes
Vasco Pereira, cabo dos Amadores de Vila Franca, orientou ontem as novas
estrelas do grupo
António Telles (filho) e Vasco Veiga com amigos
Joaquim Alves de Andrade, de que se lidaram ontem quatro bons novilhos
da divisa São Torcato
O grande bandarilheiro açoreano João Pedro Silva
Os repórteres fotográficos António Paulo e Raul Lucas, que há 15 anos andava
afastado das lides, desde a morte do seu grande amigo Bacatum, e ontem voltou
e pegar numa câmara (a de António) e a fotografar. Benvindo!
Francisco Cravidão e António Núncio: os cavaleiros e a repórter

Fotos Mónica Mendes

Manuel Cardoso, cabo do GFA de Arronches, recupera de operação

$
0
0

Manuel Cardoso, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, está em franca recuperação depois da intervenção cirúrgica a que foi submetido na passada sexta-feira no Hospital Distrital de Portalegre, em que lhe foi colocada uma prótese no prato externo da tíbia.
A grave lesão aconteceu na corrida do passado dia 21 de Junho em Arronches, em que o grupo se encerrou com seis toiros para comemorar o seu 20º aniversário.
Manuel Cardoso emendava Paulo Florentino, que saíu da arena inanimado depois de tentar pegar o segundo toiro da noite (já recuperado também), da ganadaria Sommer D'Andrade. Já com a tíbia fracturada, o valoroso cabo pegou o toiro à terceira tentativa.
Desejos de rápido restabelecimento.

Foto D.R./@GFA de Arronches/Facebook

Próximo sábado: Coruche homenageia memória de Manuel Badajoz

$
0
0


Na Monumental de Coruche presta-se no próximo sábado homenagem à memória do grande bandarilheiro Manuel Cipriano Badajoz, que integrou com José Tinoca e Manuel Barreto (foto ao lado) a célebre Quadrilha Maravilha do saudoso Manuel dos Santos (na foto de cima, com Tinoca e Badajoz) e foi um dos maiores toureiros nacionais do século passado.
Frente a toiros de São Torcato, actuam este sábado, dia 6, em Coruche (22h00) os cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista, Manuel Telles Bastos e João Moura Júnior, o matador Nuno Casquinha, o novilheiro Diogo Peseiro e os grupos de forcados Amadores de Coruche e Aposento da Moita.

Fotos D.R.

Toiros como Vila Franca exige na corrida do Colete Encarnado

$
0
0


São estes os majestosos toiros da ganadaria São Torcato para a grande corrida mista das festas do Colete Encarnado que no próximo domingo, 7 de Julho, a partir das 18h00, se realiza na carismática praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira.
Vão ser lidados pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Francisco Palha e pelo matador António João Ferreira, estando as pegas a cargo dos Forcados Amadores de Vila Franca, capitaneados por Vasco Pereira.

Fotos João Silva/cortesia R.L. Tauromaquia



Leal Sebastián: rejoneador mexicano estreia-se na Garraiada da Sardinha Assada em Vila Franca

$
0
0

O jovem rejoneador mexicano Leal Sebastián, que se encontra em Portugal em casa do cavaleiro António Maria Brito Paes, faz a sua estreia no nosso país actuando na tradicional Garraiada da Sardinha Assada, na praça de Vila Franca de Xira, que, como manda a tradição, se realiza às 02h00, na madrugada de sábado para domingo.
O ginete de Monterrey reparte cartel com os cavaleiros Marcos Santos, Érica Correia e Marco Tomás e os Forcados de Vila Franca, na lide de novilhos da António Valente.

Foto D.R.


Évora: toiro nº 62 de Murteira Grave "indultado"

$
0
0


"Taleguilla", o toiro nº 62 da ganadaria Murteira Grave magistralmente lidado no sábado em Évora por João Moura Júnior e pegado com brilhantismo por António Torres Alves, dos Amadores de Évora, foi "indultado" pelo ganadero e já regressou hoje à Herdade da Galeana para semental da histórica divisa que anteontem comemorou o seu 75º aniversário.
O toiro foi premiado pelo director de corrida Agostinho Borges e pela médica veterinária Drª Ana Gomes com justificada volta à arena e depois o Dr. Joaquim Grave deu também aplaudida volta na companhia do cavaleiro e sua quadrilha, do forcado e dos campinos que recolheram o toiro a cavalo.
No final (foto ao lado), o ganadero foi de novo aclamado na arena juntamente com o Grupo de Forcados de Évora, que se encerrara de forma expectacular com os seis toiros.

Fotos M. Alvarenga e Fernando Clemente

Guillermo Hermoso galardoado (com bom vinho) em León

$
0
0

Guillermo Hermoso de Mendoza foi galardoado pela Peña Taurina Leonesa como rejoneador triunfador da corrida de rejoneio celebrada na praça de toiros espanhola de León no passado dia 22 de Junho, em que cortou três orelhas e saíu em ombros com seu pai, Pablo Hermoso, que cortou duas.
O prémio que recebeu (foto) foi o seu peso em vinho leonês da marca Vinos Vile - 62,5 litros (quilos)!

Foto Juan Andrés H. Mendoza


Salgueiro da Costa chegou há momentos a Lisboa

$
0
0

João Salgueiro da Costa (na foto, com o apoderado Ferreira Paulo e o bandarilheiro Tiago Santos) fotografado há momentos à chegada ao Aeroporto de Lisboa, proveniente da Ilha Terceira, onde ontem sofreu fractura do tornozelo direito quando lidava o seu primeiro toiro na última corrida das Sanjoaninas.
Mesmo lesionado e como aqui referimos esta tarde, o cavaleiro de Valada lidou, sem o estribo direito, o segundo toiro do seu lote, onde alcançou um grande triunfo.
Salgueiro da Costa vai amanhã de manhã ser observado pelo Dr. Carlos Ferreira, reputado médico ortopedista, a fim de avaliar a verdadeira dimensão da lesão e diagnosticar o período de recuperação.
O toureiro quer reaparecer já no próximo dia 11 no Campo Pequeno na corrida em que se homenageia a Região Autónoma dos Açores.

Foto D.R.

Ontem, 2ª feira: 20.201 leram o "Farpas"!

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
17
Visualizações de página de ontem
20 201
Visualizações de páginas no último mês
377 472
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
25 340 615
Viewing all 53206 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>