↧
Dia 18, Campo Pequeno: uma noite de grandes emoções numa corrida histórica!
↧
Quase rematada a Feira de Alcochete: falta confirmar Moura Jr.

Estão rematados os três cartéis da próxima Feira de Alcochete (festas do Barrete Verde e das Salinas) para os dias 9, 11 e 13 de Agosto, faltando apenas no último confirmar a presença de João Moura Júnior que, segundo o empresário António Manuel Cardoso "Nené" (foto ao lado), "não está ainda absolutamente certa".
A primeira corrida, no dia 9, é o tradicional Concurso de Ganadarias e actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e Vitor Ribeiro, pegando em solitário os Amadores de Alcochete.
No dia 11, com toiros da ganadaria Passanha (também ainda não confirmados a cem por cento), o elenco é composto por Rui Fernandes, Diego Ventura e João Ribeiro Telles e as pegas estarão a cargo dos Amadores de Évora e de Alcochete.
Na última corrida, dia 13, estão certas as presenças de Luis Rouxinol e Jacobo Botero, faltando confirmar, como acima referimos, João Moura Júnior, com cujo apoderado, Rui Bento, o empresário "Nené" mantém ainda negociações. Lidam-se toiros da ganadaria Fernandes de Castro e pegam sózinhos os Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete na comemoração dos seus 50 anos.
Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus
↧
↧
20 anos de Núncio em cartel de 6 cavaleiros no S. Pedro em Évora
O cavaleiro Francisco Núncio (fotos) comemorará o 20º aniversário da sua alternativa na corrida de S. Pedro em Évora, a praça onde se doutorou, na tarde do próximo dia 28 de Junho (domingo).
O cartel está fechado e inclui aqueles que foram, há vinte anos, respectivamente, padrinho e testemunha da sua sua alternativa, João Moura e António Ribeiro Telles e ainda Joaquim Bastinhas, João Maria Branco e o colombiano Jacobo Botero.
Os toiros são da ganadaria Passanha e pegam em solitário os Forcados Amadores de Évora.
Na segunda-feira, dia 29, também integrado nas festas de S. Pedro, tem lugar um festejo misto de juventude com a participação dos jovens cavaleiros Francisco Núncio (filho), Francisco Correia Lopes, Manuel de Oliveira e Bernardo Salvador e dos jovens novilheiros João Martins e Sérgio Nunes. Pegam os Forcados de Évora e estreia-se oficialmente a ganadaria de Manuel Calejo Pires.
Um São Pedro em cheio na praça de Évora!
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
↧
Ontem, 4ª feira: 8.960 leram o "Farpas"
↧
Santarém, ontem: António d'Almeida triunfa na alternativa
O rejoneador espanhol Fermín Bohórquez (à esquerda, na foto) esteve ontem em Santarém. Na foto, com o antigo cavaleiro Vasco Taborda |
Peu Torres, Carlos Empis e José Palha |
Marcos Bastinhas e o seu bandarilheiro Gonçalo Veloso, que sábado passado recordou os tempos de forcado executando uma pega "à antiga" |
Três glórias dos Amadores de Alcochete: António José Pinto e os antigos cabos "Nené" Cardoso (cujo filho fez ontem a pega da tarde e ganhou o troféu em disputa) e João Pedro Bolota |
José Peseiro e António Manuel Barata Gomes |
Os ganadeiros Joaquim Alves e José Luis Sommer d'Andrade, que ontem obteve importante triunfo pela qualidade e emoção que transmitiram os seus toiros |
António d'Almeida vestindo-se para rumar à Monumental de Santarém, onde ontem recebeu a alternativa |
Ontem, em Santarém, com escassa entrada de público, triunfal alternativa de António d'Almeida, que lidou com garra e saber o mais complicado dos seus belíssimos toiros do ganadeiro José Luis Vasconcellos d'Andrade (Sommer), sérios e a impor emoção na praça.
Retirado há vários anos, Jorge d'Almeida concedeu o doutoramento ao filho (foto ao lado) e lidou o último toiro a duo com António, anunciando depois que se retirava em definitivo das lides.
A corrida ficou ainda marcada por excelentes actuações de Sónia Matias, de Duarte Pinto, de Marcos Bastinhas e do praticante Salgueiro da Costa.
No campo da forcadagem, a pega da tarde foi executada por António José Cardoso, de 17 anos, dos Amadores de Alcochete, filho do antigo e grande forcado e empresário António Manuel Cardoso "Nené", que ganhou merecidamente o troféu que estava em disputa para a melhor pega da corrida. Filho de peixe.. (Mais logo, não perca as fotos desta magnífica pega - uma reportagem de Emílio de Jesus).
Por Alcochete, pegaram ainda Gonçalo Catalão (à primeira) e Tomás Torre do Valle (à segunda). Pelos Amadores de Santarém, que regressavam à Monumental "Celestino Graça" depois da histórica corrida comemorativa do seu centenário, no último sábado, foram caras João Brito (à terceira) e Luis Sepúlveda (à primeira), tendo o quinto toiro sido muito bem pegado de cernelha por Lopo de Carvalho e David Romão.
A corrida de ontem foi dirigida, com o acerto habitual, por Lourenço Luzio.
Fotos Manuel Ribeiro e Emílio de Jesus
↧
↧
Alfonso Ferrera: novo prodígio espanhol brilhou em Santarém

Alfonso Ferrera, de apenas 11 anos, filho do antigo cavaleiro tauromáquico Paulo Brazuna (há vários anos radicado em Espanha), jovem aluno da Escola de Toureio de Guadalajara, estreou-se em Portugal e bordou o toureio na praça portátil instalada no CNEMA, em Santarém, onde actuou ao lado dos alunos da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves", de Pedro Gonçalves, que disse ao "Farpas": "O miúdo é um espectáculo e um dia vai dar que falar. Fez-me lembrar o António Ferrera em Portugal nos seus princípios".
Fotos D.R.
↧
Dr. Joaquim Grave dá conferência em Badajoz
O ganadeiro Dr. Joaquim Grave dá no próximo dia 18 em Badajoz uma conferência sobra "O toiro de hoje e de amanhã, sob o ponto de vista de um ganadero e veterinário português". A palestra terá lugar no Colégio Oficial de Veterinários de Badajoz, pelas 20h00 (hora espanhola) de dia 18 e está integrada na VII Jornada de Convivência Taurina.
↧
As grandes Figuras na Feira de Badajoz: 24 a 27 de Junho
↧
Noite histórica e única: de hoje a uma semana, todos ao Campo Pequeno!
![]() |
Recém-proclamado triunfador da Feira de Santo Isidro em Madrid, Diego Ventura regressa na quinta-feira ao Campo Pequeno como único rejoneador |
![]() |
"El Juli", um dos primeiros toureiros do mundo, na próxima 5ª feira em Lisboa |
![]() |
As pegas estarão a cargo dos valentes forcados do histórico Grupo de Montemor, sob o comando de António Vacas de Carvalho |
![]() |
No início da corrida, a empresa do Campo Pequeno rende homenagem aos 60 anos de toureio do Maestro Mário Coelho |

Três grandes, enormes, figuras da Tauromaquia mundial marcam presença de hoje a oito dias, 18 de Junho, na praça de toiros do Campo Pequeno, numa das mais esperadas nocturnas da Temporada Sensacional: o rejoneador Diego Ventura, o matador Julián López "El Juli" e o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, sob o comando de António Vacas de Carvalho.
Num "mano-a-mano" histórico, Ventura lidará três toiros das ganadarias Vinhas, Maria Guiomar Moura e Passanha, enquanto que"El Juli" enfrentará três toiros da ganadaria espanhola Garcigrande.
Nesta corrida, a empresa do Campo Pequeno renderá justa e merecida homenagem ao Maestro Mário Coelho pelos seus 60 anos de toureio - outro motivo para todos estejamos na próxima quinta-feira na primeira praça de toiros de Portugal - noite de prometidas emoções!
Como bem escreveu esta semana a revista espanhola "6 Toros 6" (ver notícia publicada ontem), Lisboa volta a estar "no circuito das figuras".
Fotos Álvaro Marcos(las-ventas.com, Joserra Lozano/@Campo Pequeno, Frederico Henriques/@Campo Pequeno e Luis Azevedo/Estúdio Z
↧
↧
Madrid: a Isidrada em números
![]() |
Este ano, houve 6 saídas em ombros pela porta grande (igual ao que sucedeu em 2007) e 8 colhidas, como em 2009 |
![]() |
Houve 8 corridas de lotação esgotada, batendo-se o recorde dos últimos 3 anos |

O site "las-ventas.com", a página oficial da Monumental de las Ventas (Madrid) divulga alguns dados estatísticos da última Feira de Santo Isidro: foi aquela em que mais orelhas se cortaram nos últimos 10 anos, um total de 29. No ano anterior cortaram-se 26 e em 2007, 21.
A Isidrada de 2015 igualou em portas grandes (saídas em ombros) as 6 de 2007 e foi ainda a feira com mais toiros aplaudidos no arraste: 53. No ano passado foram 52 e em 2006, 43.
Foi ainda a feira em que mais corridas esgotaram a lotação da Monumental, um total de 8, em comparação com os três últimos anos, igualando as cifras de 2001.
Por desgraça, foi também uma feira abundante em colhidas, com 8. Só em 2009 se registaram tantas nas últimas 10 temporadas.
Fotos M. Alvarenga, Álvaro Marcos/las-ventas.com e João Margalho
↧
Madrid: fotógrafos não ganharam para o susto...

Os repórteres fotográficos de serviço na Monumental de Madrid apanharam um susto dos valentes na última corrida da Isidrada, domingo passado, quando o quarto toiro da tarde - e ainda para mais, da temida e célebre ganadaria Miura! - lhes fez parar a respiração ao tentar saltar a trincheira em direcção ao burladero onde se encontravam! Felizmente que o animal não concretizou a passagem para o lado de lá das tábuas e os fotógrafos acabaram por suspirar de alívio. Sabe-se lá... talvez o Miura fosse como alguns e não gostasse de ser fotografado...
Fotos Ricardo Relvas e Álvaro Marcos/las-ventas.com
↧
Pedrito de Portugal: ao princípio, era assim...
![]() |
Na Quinta da Fonte Santa, recolhendo os ensinamentos do seu primeiro mestre, o matador de toiros Amadeu dos Anjos |
![]() |
Pedrito com o Pai, o saudoso Roque Silva |

Duas fotos exclusivas e inéditas que documentam os primeiros passos do toureiro Pedrito de Portugal, de seu nome Alexandre Pedro Roque Silva, aqui ainda menino, mas já demonstrando aptidões para a arte em que viria a ser grande. O cenário é o da Quinta da Fonte Santa, na aldeia de A-da-Beja (Lisboa), onde residia o antigo matador Amadeu dos Anjos, ainda e sempre recordado como o melhor muletero nacional e que foi, em seu tempo, o primeiro mestre de Pedrito.
Na segunda foto, está Roque Silva, o saudoso Pai de Pedrito de Portugal, antigo novilheiro e também bandarilheiro. Foi ali que o toureiro deu os seus primeiros passos, aprendeu as linhas mestras de uma arte para a qual denotava já raríssima intuição.
Este ano, Pedrito está anunciado para a corrida mista das Festas do Colete Encarnado, em Vila Franca, no dia 5 de Julho (cartaz ao lado), onde actuará "mano-a-mano" com António Ribeiro Telles. Em Setembro, é também dada como certa a sua presença na Feira da Moita.
Fotos D.R.
↧
Filipe Ferreira toureia em Agosto na Califórnia

Filipe Ferreira (foto da esquerda), que na temporada transacta tomou a alternativa nas Caldas da Rainha, vai tourear no próximo dia 8 de Agosto numa corrida mista em Stevinson (Califórnia), formando cartel com o cavaleiro local Joe Correia, o mexicano Jorge Hernández Garáte e o praticante português Tiago Cantante. Na lide a pé, actuam o matador Diogo Santos (que no ano passado tomou a alternativa no Perú, onde está radicado e onde prossegue a sua campanha) e o noviheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui". Pegam os forcados de Merced e Luso-Americanos e lidam-se seis toiros de ganadarias locais (cartaz ao lado).
Foto D.R.
↧
↧
Continuamos na frente! E o resto... são cantigas!
↧
Famosos na 3ª feira no Pinhal Novo
Luis Rouxinol |
Tito Semedo |
Luis Rouxinol Jr. |
Mário Mil-Homens, marido da nossa companheira Maria João |
Uma referência da fotografia taurina: Carvalho Dias |
A direcção da corrida, presidida pelo eficaz Pedro Reinhardt |
O simpático moço de espadas Alberto Gama |
Antigos cabos (dos grupos do Montijo e Ribatejo, respectivamente): José Luis Figueiredo e João Machacaz |
Francisco Araújo "Fazé", antiga estrela dos Forcados Lusitanos, com sua namorada, Júlia Antunes |
D. Eduardo Guedes de Queiroz (Conde Cabral) e sua Mulher |
Patrícia Sardinha, directora do site "naturales" |
Sofia Gamboa Semedo e o filho |
Hugo Branquinho e o apoderado Penedo |
Bernardo Prates e a namorada |
Mulher e Mãe de toureiros: Lília Rouxinol |
Glórias da forcadagem: José Luis Figueiredo, José Calado, Francisco Costa e Silvino Bento |
Rafael Vilhais e Luis Rouxinol Jr., o grande triunfador da corrida |
Fotos Maria João Mil-Homens
↧
Foto-reportagem de Maria João Mil-Homens: as 6 pegas de 3ª feira no Pinhal Novo
Os Amadores do Ribatejo, de que é cabo Pedro Espinheira |
A formação dos Amadores de Cascais, sob o comando de Joel Zambujeira 1ª pega (Amadores do Ribatejo) |
O toiro ensarilhou ligeiramente, mas Leonel Godinho esteve decidido, fechando-se bem e concretizando ao primeiro intento a terceira pega da corrida 4ª pega (Amadores de Cascais) |
Tiago Ferreira pegou o quarto toiro da noite ao primeiro intento, bem ajudado pelos companheiros, aguentando a forte investida do toiro, levando a cara baixa na viagem 5ª pega (Amadores do Ribatejo) |
Fortemente derrotado nas primeiras três tentativas, o jovem António Saramago pegou o quinto toiro da noite à quarta e a sesgo, com as ajudas carregadas 6ª pega (Amadores de Cascais) |
João Sepúlveda foi o autor da última pega da corrida, concretizando ao primeiro intento e depois de aguentar fortes derrotes, estando o grupo coeso e decidido nas ajudas |
Fotos Maria João Mil-Homens
↧
Portugueses em Espanha este fim-de-semana


Um toureiro e três ganadarias portuguesas marcam este fim-de-semana presença em corridas em Espanha.
Na praça de El Tiemblo (Ávila), estreia-se no domingo o cavaleiro João Maria Branco (foto de cima) enfrentando toiros de El Sierro e repartindo cartel com os rejoneadores Martín Burgos e Álvaro Montes.
Em Cifuentes, província de Guadalajara (cartaz da esquerda), no sábado, dia 13, numa corrida Concurso de Ganadarias lidam-se dois toiros das ganadarias Palha e Oliveiras Irmãos, actuando os matadores Luis Vilches, Octávio Chacón e Miguel Ángel Delgado.
No domingo, em Cedillo del Condado, Toledo (cartaz da direita) são lidados quatro novilhos de Manuel Calejo Pires num festival misto em que toureiam os matadores Alfredo Rios "El Conde" (mexicano), Eugénio de Mora e Gomez del Pilar e o novilheiros Marcos.
Foto Maria João Mil-Homens
↧
↧
S. Pedro em Évora: o cartaz oficial
↧
João Mascarenhas em coma no Hospital de Vila Franca
O veterano crítico tauromáquico vilafranquense João Mascarenhas (ao meio, na foto, com Rui Bento e Manuel Jacinto) está em coma no Hospital de Vila Franca de Xira, em estado que inspira cuidados, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral. Mascarenhas foi durante muitos anos responsável pelo suplemento taurino do extinto jornal "Vida Ribatejana" e nos anos 80 dirigiu o semanário de tauromaquia "O 1º Tércio". Colaborou ainda em diversos jornais nacionais, como "A Nação" (anos 80) e em programas de rádio.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
↧
Pablo este sábado em Reguengos: veja-o ao menos uma vez na vida!
↧