Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 54189 articles
Browse latest View live

Hoje não saia daí! Clique em "Mensagens Antigas" no final da página e aceda às anteriores publicações

$
0
0
Vamos mostrar-lhe tudo da corrida deste sábado em Reguengos - praça cheia!
Em Reguengos: Luis Miguel Pombeiro, Maria João Mil-Homens, Ana e Miguel
Alvarenga

Para variar, hoje vamos ter aqui um dia em cheio e você não pode perder nada: por isso, recordamos, quando chegar ao final da página, clique em Mensagens Antigas no canto inferior direito e aceda de imediato às páginas e publicações anteriores.
Vamos a seguir mostrar-lhe tudo da corrida que sábado se celebrou em Reguengos de Monsaraz, com praça cheia: os melhores momentos das actuações de António Telles, Pablo Hermoso e Miguel Moura; as pegas dos grupos de Montemor e Monsaraz, uma a uma; os Famosos que estavam na praça - não perca todas as fotos de Maria João Mil-Homens!

Fotos Maria João Mil-Homens e Armando Alves


Rádio Portalegre: suspenso o programa "3 Tércios"

$
0
0

Por indisponibilidade profissional e pessoal dos seus apresentadores Hugo Teixeira e Pedro Pinto, vai estar temporariamente suspenso o programa taurino "3 Tércios" da Rádio Portalegre - o mais antigo e mais ouvido em Portugal, que costumava ir para o ar às segundas-feiras e onde eram comentadores João Cortesão e Miguel Alvarenga.
Espera-se que a suspensão seja apenas temporária e que o "3 Tércios" regresse rapidamente à antena. Faz falta!


Paulo Caetano de parabéns! Alternativa foi há 35 anos em Santarém

$
0
0
Paulo Caetano de parabéns no dia de hoje, em que se comemoram 35 anos
da sua recordada alternativa em Santarém
Já lá vão 35 anos...
Sá Carneiro desceu à arena acompanhado pelo então presidente da Assembleia
da República, Leonardo Ribeiro de Almeida (pai de dois forcados de Santarém).
Na foto, bem visível o antigo forcado Francisco Borges (entre outros forcados do
Grupo de Montemor) mesmo atrás do primeiro-ministro, assim como João (Jana)
Grave, dos Amadores de Santarém (no canto superior direito, na foto)
Há 35 anos, na tarde de 15 de Junho de 1980, Sá Carneiro desceu à arena da
Monumental de Santarém para cumprimentar os artistas. Foi a primeira e última
vez que um primeiro-ministro o fez
Paulo Caetano e Miguel Alvarenga: os anos passam...
Paulo Caetano (à direita, na foto) com dois dos principais pilares dos princípios da
sua carreira: o Maestro António Badajoz e o apoderado espanhol Jacinto Alcón
Uma espectacular pega de Nuno Megre a um toiro Palha, há 35 anos, na tarde
de alternativa de Paulo Caetano, na Corrida TV na Monumental de Santarém
O abraço de José João Zoio, padrinho da alternativa, faz hoje 35 anos


Cumprem-se no dia de hoje, 15 de Junho, 35 anos sobre o dia da alternativa do cavaleiro Paulo Caetano, na Corrida TV na Monumental de Santarém, que tinha nessa tarde a lotação esgotada - 15 de Junho de 1980.
Foi padrinho da cerimónia o saudoso D. José João Zoio e testemunha Manuel Jorge de Oliveira (foto ao lado), lidando-se toiros da ganadaria Palha, pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém, que acaba de comemorar o seu centenário e também pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor.
O então primeiro-ministro de Portugal, Francisco de Sá Carneiro, assistiu à corrida e ao intervalo desceu à arena para cumprimentar os artistas, sendo esta a primeira - e última - vez que um presidente do governo honrou a Tauromaquia com esse gesto.
Hoje praticamente afastado das arenas, Paulo Caetano foi durante três décadas uma das principais Figuras do nosso toureio a cavalo, somando triunfos em Portugal e também em arenas de Espanha.
O 35º aniversário da sua alternativa - que hoje aqui homenageamos - vai ser oficialmente comemorado, como tem sido anunciado, no próximo dia 4 de Julho na praça de Portalegre, onde Paulo Caetano enfrentará um toiro de Maria Guiomar Cortes de Moura.

Fotos Emílio de Jesus, Luis Azevedo/Estúdio Z e Figueiredo/Arquivo

Reguengos: visita ao Museu Mestre Batista

$
0
0
Muitos cartazes que recordam toda a trajectória de Mestre Batista. No canto
superior esquerdo, a corrida em que pela primeira vez toureou mano-a-mano com
o seu rival de sempre, Luis Miguel da Veiga, em Maio de 1972 em Beja
Centenas de cartas das suas fãs, que foram religiosamente guardadas pela viúva,
Tininha Batista e fazem agora parte do espólio do Museu Mestre Batista
Alguns dos troféus com que foi galardoado ao longo da sua carreira
Selas e muitos objectos pessoais do saudoso cavaleiro podem ser vistas
no Museu em Reguengos de Monsaraz (edifício da Câmara Municipal)
Várias casacas que utilizou ao longo da sua carreira, expostas no Museu
Mestre Batista numa foto dos seus primeiros tempos 
9 de Agosto de 1984, no Hotel Alfa, em Lisboa, no jantar da alternativa de Rui
Salvador: Miguel Alvarenga, José Mestre Batista, Rogério Amaro e António Manuel
Cardoso "Nené". Recordar é viver...


Sábado passado, aproveitando a estadia em Reguengos de Monsaraz, para assistir à corrida de toiros que aí se efectuou e de que vos vamos mostrar tudo a seguir, visitámos - pela primeira vez - o Museu Tauromáquico que nos proporciona uma viagem pela história e a carreira de glória do sempre lembrado José Mestre Batista - que no próximo dia 9 de Julho será recordado numa corrida mista no Campo Pequeno.
Vale a pena e aconselhamos vivamente uma visita a este mundo de recordações daquele que foi um dos maiores nomes do nosso toureio a cavalo.
Casacas, troféus, selas, muitos objectos pessoais - incluindo as centenas de cartas que recebia das fãs e que foram religiosamente guardadas por sua viúva, Tininha Batista - e um sem número de fotografias e de cartazes que nos recordam momentos únicos da carreira de Mestre Batista e da própria História do Toureio em Portugal, de que foi um dos principais protagonistas.

Fotos M. Alvarenga, Patrício Estay e Luis M. Pombeiro

Diego de la Cruz dá conferência na 6ª feira na praça do Campo Pequeno

$
0
0

O jornalista de economia espanhol Diego de la Cruz (foto) dará em Lisboa na próxima sexta-feira, dia 19, uma conferência subordinada ao tema "A importância da Tauromaquia como geradora de riqueza económica" - uma organização do Grupo Tauromáquico "Sector 1" e que terá lugar numa sala da praça de toiros do Campo Pequeno.
Diego de la Cruz, jornalista, analista económico e professor associado da Universidade do Instituto de Empresas, é autor de vários artigos publicados em meios de comunicação social, colaborador de programas de televisão e de rádio e dirige o projecto "La Economia del Toro".

Foto D.R.

João Moura homenageado ontem em Badajoz na Feira Ecuextre

$
0
0
Antes da grande homenagem de que vai ser alvo na corrida de dia 27 em Badajoz,
João Moura foi também ontem homenageado na Feira do Toiro e do Cavalo,
estando acompanhado por seu filho João Moura Jr.

O Maestro João Moura foi ontem homenageado em Badajoz na Feira do Toiro e do Cavalo/Ecuextre, que decorreu neste fim-de-semana, não se realizando pela primeira vez em simultâneo com a Feira Taurina de San Juan, que decorrerá entre os dias 24 e 27 deste mês. O ciclo, marcado este ano por uma exposição de homenagem aos 20 anos de carreira do matador Francisco Rivera Ordoñez "Paquirri" - que foi também um tributo a seu falecido pai, Francisco Rivera "Paquirri" - contou com inúmeras actividades, como demonstrações de toureio e de pegas e teve como momento particularmente emotivo a homenagem prestada ao cavaleiro João Moura, que se encontrava acompanhado por seu filho João Moura Júnior, seguida de uma exibição da quadra dos famosos cavaleiros. Durante a Feira Taurina, no dia 27 (sábado), João Moura volta a ser homenageado na corrida de rejoneio do ciclo, onde alternará com seus dois filhos João e Miguel e com os rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza, Diego Ventura e Andrés Romero.

Fotos D.R.

Viana do Castelo: "bandeira" da Prótoiro passa para as mãos de Carmo Reis

$
0
0

O empresário José do Carmo Reis (foto) será este ano o organizador da corrida de toiros que se vai celebrar em praça portátil na cidade de Viana de Castelo a 23 de Agosto - anunciou o Movimento Cívico "Vianenses pela Liberdade", promotor desse espectáculo.
Esta corrida, que tem efectuado em praça desmontável desde que a Câmara de Viana encerrou a praça fixa da cidade, fora nos anos anteriores levada a efeito pela Federação Prótoiro, que inclusivamente a usou sempre como bandeira da sua vitória contra a decisão anti-taurina da autarquia local. Surpreendentemente, este ano, o Movimento Cívico "Vianenses pela Liberdade" decidiu convidar Carmo Reis (que em tempos pertenceu à Prótoiro, abandonando as suas fileiras envolto em alguma polémica) para ser o organizador da corrida.

Foto D.R.

Bronca: cheque careca agita ganadeiros

$
0
0


Em jeito de aviso à navegação, a Associação de Ganadeiros fez chegar a todos os seus associados nos últimos dias, via e-mail, a fotocópia de um cheque careca emitido por um conhecido empresário tauromáquico, pelo pagamento dos toiros lidados numa recente corrida a sul, a um não menos conhecido criador de toiros.
O cheque, a que o "Farpas" teve acesso, omite a quantia, mas deixa clara a identidade de quem o passou e a quem se destinava - e o caso, que está a agitar os ganadeiros, pode ainda fazer correr muita tinta e fazer mesmo rolar algumas cabeças...
O empresário em causa alega que passou o cheque da sua própria conta particular - e não da empresa - ficando "na cabeça do toiro", depois do compromisso de quem "patrocinava" a sua empresa de que pagaria todas as despesas e depois não cumpriu as suas promessas, deixando-o"pendurado". E promete um destes dias falar...
Todos soa abrigos anti-nucleares, antes que se faça tarde!

Fotos D.R.


Foto-reportagem de Maria João Mil-Homens: as 6 pegas de sábado em Reguengos

$
0
0
Com praça cheia e frente a toiros espanhóis de Luis Terrón, pegaram no sábado
em Reguengos os Forcados de Montemor, comandados por António Vacas
de Carvalho...
... e os Amadores de Monsaraz, chefiados por Ricardo Cardoso, que constituiram
uma agradável e positiva surpresa, estando à altura da competição com os
consagrados forcados montemorenses

1ª pega (Amadores de Montemor)
Violentamente derrotado nas duas primeiras intervenções, João Romão Tavares
só consumou a pega, a primeira da tarde, à terceira tentativa, sofrendo uma
fractura na tíbia, a que foi esta manhã operado em Lisboa. Destaque para o
rabejador Francisco Godinho, que esteve "de serviço" nos três toiros pegados
pelo seu grupo, sempre com grande arte e galhardia

2ª pega (Amadores de Monsaraz)
Ricardo Cardoso, cabo dos Amadores de Monsaraz, foi o autor da segunda
pega da corrida, que quase ficara consumada ao primeiro intento, mas que
repetiu por ter saído da cara do toiro no último instante, acabando por só
consumar à terceira, depois de ter sido fortemente derrotado na segunda
tentativa. Mesmo assim, e muito bem, o director de corrida Agostinho Borges
concedeu-lhe a volta à arena com Pablo Hermoso

3ª pega (Amadores de Montemor)
Extraordinária, à primeira e aguentando fortes derrotes, a terceira pega da
corrida foi consumada pelo valente forcado montemorense Manuel Ramalho,
filho do antigo elemento do grupo do mesmo nome, por todos conhecido por
"Mano Augusto", de saudosa memória. Bem ajudado pelos companheiros e
de novo com o eficiente Godinho a rabejar. A pega foi brindada a Pablo Hermoso,
que fazia a sua estreia na praça de Reguengos de Monsaraz

4ª pega (Amadores de Monsaraz)
Armando Martins deixou vir o toiro, que fora o melhor da tarde e pegou-o ao
primeiro intento, bem ajudado pelos companheiros, dando depois volta à arena
muito aplaudida com António Telles no quarto toiro da corrida

5ª pega (Amadores de Montemor)
Francisco Barreto foi autor da quinta pega da corrida, à primeira e depois de dar
toda a prioridade ao toiro, fechando-se já muito próximo das tábuas e com uma
excelente ajuda de Pedro Borges, como se vê nas fotos. O forcado deu volta à
arena com Pablo Hermoso de Mendoza

6ª pega (Amadores de Monsaraz)
A última pega esteve a cargo de Luis Rodrigues, que a consumou com valentia ao
primeiro intento, bem ajudado pelo grupo, apesar de o toiro o ter derrotado no
chão, baixando a cabeça, depois da reunião. Já depois de desfeita, um forcado
caíu na cara do toiro e foi aparatosamente colhido, sem consequências. O forcado
deu aplaudida volta com Miguel Moura

Fotos Maria João Mil-Homens

João Romão Tavares operado com êxito em Lisboa

$
0
0

Já terminou e correu bem a operação à tíbia ao forcado João Romão Tavares (foto), que decorreu esta manhã no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa.
A fractura da tíbia ocorreu quando o valente forcado montemorense consumou, ao terceiro intento, a primeira pega da corrida de sábado em Reguengos de Monsaraz, a um toiro da ganadaria espanhola de Luis Terrón.
O forcado permanecerá ainda pelo menos dois dias hospitalizado, iniciando depois a recuperação em casa.
Daqui lhe enviamos os desejos de rápido restabelecimento.

Foto Maria João Mil-Homens

Foto-reportagem de Maria João Mil-Homens: os melhores momentos de Reguengos

$
0
0
Apenas regular na sua primeira actuação, com um toiro de Terrón que não
permitia mais, António Ribeiro Telles protagonizou no seu segundo, um toiro "de
bandeira"
, uma lide memorável, à maneira antiga, que encheu as medidas a quem
gosta de ver tourear bem a cavalo. Foi uma actuação de classe e maestria e de
verdade toureira, que tão cedo se não esquece!
Pablo Hermoso de Mendoza deu o seu espectáculo, um verdadeiro bailado de
maravilha e bom toureiro, galvanizando o público, sobretudo no seu segundo toiro
com o "Berlin" e o fantástico"Ícaro"
O primeiro toiro de Miguel Moura foi o mais complicado e o jovem cavaleiro fez
os possíveis e os impossíveis por agradar, desenvolvendo sobretudo excelente
brega. No último, obteve um sonante triunfo e pôde finalmente brilhar, mostrando
o melhor que sabe e pode fazer, levando o público ao rubro com o cavalo que
morde nos toiros, sem contudo permitir a mordidela...

Fotos Maria João Mil-Homens

5ª feira: "mano-a-mano" histórico no Campo Pequeno!

$
0
0
"6 Toros 6", última edição
Diego Ventura
Julián López "El Juli"
Forcados Amadores de Montemor


Nesta
corrida
será 
prestada
homenagem
ao Maestro
MÁRIO COELHO
por 60 anos
de toureio

Fotos D.R.

Portalegre, 4 de Julho; comemoração dos 35 anos de alternativa de Paulo Caetano

$
0
0

Finalmente, o cartaz oficial da corrida do próximo dia 4 de Julho em Portalegre, onde Paulo Caetano comemora oficialmente os seus 35 anos de alternativa - que, como referimos esta manhã, se celebram precisamente hoje, dia 15 de Junho.
O elenco, que tínhamos adiantado em primeira mão, apesar de nos últimos dias ter sido dada ainda como incerta a presença de Rui Fernandes, sempre se confirma: Paulo Caetano lidará um só toiro de Maria Guiomar Cortes de Moura e Rui Fernandes, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles enfrentarão seis da ganadaria de Paulo Caetano.
Nas pegas estarão os forcados de Portalegre, de Arronches e de Monforte, sendo a corrida organizada pela empresa "Toiros & Tauromaquia".
O espectáculo inicia-se às 21h30 com a exibição da Equipa de Dressage PCI.

Morreu o crítico tauromáquico João Mascarenhas

$
0
0
João Mascarenhas tinha 84 anos e morreu há momentos no Hospital de V. Franca
Uma das últimas fotos, captadas por Emílio de Jesus na corrida dos Ribeiro Telles
no passado dia 14 de Maio no Campo Pequeno: João Mascarenhas com Rui Bento
e o responsável pela galeria comercial da praça de toiros, Manuel Jacinto.
Em baixo, há duas semanas, na inauguração do novo Museu Taurino do Campo
Pequeno, com Elísio Summavielle, José Cáceres e Rui Bento

Última Hora - Morreu há momentos no Hospital de Vila Franca de Xira, onde estava há alguns dias internado e em estado de coma, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral, o veterano crítico tauromáquico João Mascarenhas. Tinha 84 anos e colaborou durante a sua longa carreira em diversos jornais nacionais, entre os quais "A Nação" (anos 80), sendo durante largos anos responsável pelo suplemento de tauromaquia do jornal "Vida Ribatejana", de Vila Franca e nos anos 80 director do semanário"O 1º Tércio". Colaborou com várias empresas taurinas e chegou a ser apoderado de toureiros e representante em Portugal de toureiros estrangeiros, tendo também tido importantes colaborações em programas taurinos de rádio. Desconhecem-se ainda pormenores sobre as cerimónias fúnebres, que deverão decorrer em Vila Franca.
A sua filhas e demais Família enlutada, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens

Maestro Mário Coelho homenageado esta 5ª feira no Campo Pequeno

$
0
0



O matador de toiros retirado Mário Coelho (fotos) vai ser homenageado na próxima quinta-feira, no Campo Pequeno, sendo descerrada uma lápide de homenagem aos seus 60 anos de toureio, no átrio principal da praça.
Mário Coelho profissionalizou-se em 1955, como bandarilheiro, categoria na qual esteve integrado nas quadrilhas dos matadores portugueses Diamantino Vizeu, Manuel dos Santos, António dos Santos e José Júlio, ao passo que, em Espanha integrou as dos matadores Paco Corpas e Andrés Vazquez.
Quando actuava na quadrilha de Andrés Vazquez o seu nome era frequentemente impresso nos cartazes em caracteres iguais ou até superiores aos dos matadores, tal a notoriedade que atingiu como bandarilheiro, com triunfos nas principais praças espanholas e designadamente na de Madrid, na feira de Santo Isidro de 1966.
Fez uma curta carreira de novilheiro em 1967 e, a 25 de Julho desse ano, tomou a alternativa de matador de toiros em Badajoz, com Júlio Aparício apadrinhando a cerimonia, que foi testemunhada por Manuel Cano "El Pireo", lidando toiros de Sanchez Rico.
Confirmou a alternativa em Madrid, a 14 de Maio de 1980. Durante a sua carreira de matador de toiros triunfou quer em praças de Espanha, França e América Latina (conquistando na Monumental do México um importante troféu pela arte com que bandarilhava), como em Portugal, até que se despediu do toureio a 20 de Setembro de 1990, numa corrida no Campo Pequeno.
Todavia, o seu conhecimento do toiro e a teia de relações de amizade e competência que soube construir ao longo da vida fizeram de Mário Coelho uma pessoa altamente respeitada por intelectuais comoErnest Hemingway ou Orson Wells, colegas de profissão e ganaderos, tendo também ajudado na formação de novos toureios, como foi o caso do matador Rui Bento. É autor de um livro auto-biográfico intitulado "Da Prata ao Ouro" e tem um Museu em Vila Franca de Xira, na casa onde nasceu.
Mário Coelho foi condecorado (grau de Comendador) com a Ordem de Mérito Cultural, em 1990 e Ordem de Mérito, em 2005, entregues respectivamente por Pedro Santana Lopes (Secretário de Estado da Cultura) e Jorge Sampaio (Presidente da República).

Fotos D.R.


Foto-reportagem de Maria João Mil-Homens: Famosos no sábado em Reguengos

$
0
0
Olha que quatro! Luis Miguel Pombeiro, Ana e Miguel Alvarenga e Francisco Borges
O Maestro João Moura
O casal Joana e Duarte Alegrete com Ernesto Manuel
Jooão Ribeiro Telles e, atrás, o antigo forcado João Bacatelo (de Santarém)
Tomás do Monte, antigo forcado do Grupo do Redondo, hoje rei da publicidade
Miguel Moura fora da praça, antes do início da corrida
José Prates em Portugal, num intervalo das andanças
pelo México, onde o filho António está a dar nas vistas!
O apoderado Abel Correia
Pareciam eles que se estavam a manifestar pelo aumento dos salários... João
Palha Ribeiro Telles e José Luis Cochicho...
Emblemática figura de S. Manços, José (Zeca) Pereira teve o condão de, no seu
tempo, integrar os três melhores grupos de forcados de então: pegou no de
Santarém, no de Montemor e no de Lisboa!
Tudo a postos para o arranque da corrida. Praça cheia!
Miguel e Ana de Alvarenga em Reguengos... em toda a parte!
António Ribeiro Telles antes da corrida
Os campinos 
João da Câmara, António Telles Bastos e Francisco Maria Borges
Os irmãos Pedro e Francisco Borges (Amadores de Montemor)
João Ganhão (Equipa Moura) e João Ribeiro "Curro"
(Equipa Telles)
José Mariano e Rui Grilo, emblemáticos forcados do Grupo do Redondo
A direcção de corrida, presidida por Agostinho Borges
A cavaleira Joana Andrade
Pablo Hermoso aquecendo os motores...
Juan Andrés Hermoso de Mendoza com o empresário Vasco Durão
João Moura Jr: "Olá, Farpas!"...
... depois chegou a noiva, Concha Rodríguez
Descobrimos na corrida de Reguengos um adepto
dos Bastinhas!
O empresário Vasco Durão
Ana e Miguel Alvarenga aplaudindo
O moço de espadas Armando Gama com Francisco Pereira, cabo fundador dos
Forcados Amadores de S. Manços
Luis Miguel Pombeiro, director do jornal "Olé"
Mestre Simão Comenda e sua Mulher
Francisco Borges, lembrada glória dos Amadores de Montemor, com o
empresário Rui Gato Rodrigues
António Ribeiro Telles era o cabeça de cartaz
Pablo Hermoso momentos antes de entrar em praça
Continuamos a ser Cecílio!
Pablo Hermoso de Mendoza
La Prensa - Hugo Calado (à direita, na foto), João Silva e Armando Alves - e os
Soldados da Paz
Figuras na trincheira: António Telles, Pablo Hermoso, João Moura, José Luis
Cochicho, Manuel Telles Bastos, João Moura Jr., João R. Telles e João Telles Jr.
Fernando Canto, apoderado do cavaleiro Francisco Cortes, e sua Mulher
O ganadeiro Diogo Passanha e o cavaleiro Luis Rouxinol Jr.
Manuel Ribeiro Telles e o sobrinho, Manuel R. Telles Bastos

Fotos Maria João Mil-Homens

24 a 27 de Junho: as maiores Figuras na Feira de Badajoz!

Homenagem: na morte de João Mascarenhas

$
0
0
Dezembro de 1981 na praça mexicana de Morélia, com os Forcados Lusitanos e
o célebre matador de toiros Gregório Garcia, que nos anos 40 fez história em
Portugal. Da esquerda para a direita: Miguel Alvarenga, João Mascarenhas, António
Lapa, Joaquim Mendes, Gregório Garcia, Francisco Araújo "Fazé", Fernando Hilário,
António Santos e Francisco Costa
Janeiro de 1982 na arena da Monumental Plaza México. Da esquerda para a
direita: o matador de toiros Fernando Pessoa, João Mascarenhas, Licenciado
Téllez (que era, ao tempo, o braço-direito do empresário e antigo matador de
toiros Rodolfo Gaona), José Rocha, Fernando Hilário e Francisco Costa. Em
baixo, Miguel Alvarenga e Luis de Castro
Dezembro de 1981 num bar famoso da Praça Gaibaldi, na cidade do México. Da
esquerda para a direita: João Mascarenhas, Francisco Costa, o também crítico
taurino Luis de Castro, José Rocha (amigos dos Forcados Lusitanos e que nos
acompanhou nesta digressão), Miguel Alvarenga e Fernando Hilário. Na frente,
o matador de toiros mexicano César Pastor



Miguel Alvarenga - Conheci o João Mascarenhas - e com ele aprendi - quando entrei, pela mão de meu Pai, neste (complicado) mundo da Tauromaquia. Convivemos tanta vez, chegámos mesmo a compartilhar uma longa e divertidíssima (ele tinha um sentido de humor do outro mundo!) digressão ao México, no início dos anos 80, com os Forcados Amadores Lusitanos (chefiados por Fernando Hilário nesse tempo) - de que guardo as melhores recordações e que jamais esquecerei.
Um dia, nos anos 90, o Joãoembarcou, armadilhado por quem se dizia meu amigo, numa campanha contra mim (uma das muitas que de quando em vez são desencadeadas e contra as quais resisto e persisto porque, graças a Deus, continuo a ser "à prova de bala"!) no jornal onde escrevia, "Vida Ribatejana" e isso foi mais que suficiente para que cortássemos defintivamente relações e, até hoje, ao dia da sua morte, nunca mais nos falámos ou simplesmente nos cumprimentámos - o que não me deixa indiferente neste momento triste, em que me curvo respeitosamente sobre a sua memória.
O João era, afinal, um homem bom e de sentimentos. E foi um nome importante da crítica tauromáquica - à sua maneira. Teve influência, era respeitado, ajudou imensos toureiros, chegou a apoderar alguns e fez até parte de algumas empresas. Era um aficionado conhecedor - e foi um bom Pai.
Com a sua morte, esta tarde no Hospital de Vila Franca, a Festa de Toiros perde um dos mais antigos críticos tauromáquicos e também um dos homens que viveu neste meio com maior paixão. Era um apaixonado pela arte do toureio - e foi-o até ao fim.
Que em paz descanse.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus

Feira de Badajoz: compre já o seu bilhete!

$
0
0



Feira de
BADAJOZ

Bilhetes
à venda
na Agência
ARENA
em Vila Franca
de Xira

5ª feira: "mano-a-mano" para a História no Campo Pequeno!

Viewing all 54189 articles
Browse latest View live
<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>