Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53256 articles
Browse latest View live

Botero arrasou em Évora: até o Templo de Diana deve ter tremido...

$
0
0
Marcante, emocionante, vibrante: Botero arrasou ontem em Évora!
O ganadeiro Diogo Passanha foi ontem duas vezes à arena agradecer os aplausos
pela emoção que deram os seus toiros, sobretudo os dois últimos. Em baixo, os
Amadores de Évora também chamados à arena no final da corrida de ontem, tal
o sucesso que alcançaram na corajosa "encerrona" com os seis Passanhas



Miguel Alvarenga - Não sei mesmo, mas espero que não, se o Templo de Diana (foi assim que aprendi nos meus tempos do colégio, embora o designem normalmente por Templo Romano) tremeu ontem, abalando a sua milenar estrutura, depois do"estrondo", no melhor dos sentidos, claro, que foi a actuação do jovem rejoneador colombiano Jacobo Botero na praça de Évora, a um belíssimo toiro de bandeira da ganadaria Passanha, que obrigou pela segunda vez o ganadeiro Diogo Passanha a ir à praça no final para receber os calorosos aplausos do público.
Botero fez-se sózinho à luta, ficou ali no meio da praça à espera que ao seu encontro viesse, correria desenfreada, emoção imensa nas bancadas, o último toiro de Passanha da fantástica corrida de S. Pedro, uma daquelas que fazem aficionados e que ficam guardadas na memória. Recusou o colombiano essa modernice de tourear "mano-a-mano" com os bandarilheiros, como se a lide de um cavaleiro não devesse ser sua e só sua, mas agora habituaram-se quase todos a ter a presença permanente dos ajudantes, a quem também se chama subalternos, capotes para aqui e capotes para acolá, enfim, mas não foi isso que fez Botero, ele foi sózinho, ganas de gigante, ambição desmedida, vontade de triunfar naquela que era a sua primeira corrida da temporada.
O primeiro comprido foi espectacular e resultou emotivo, depois dobrou-se bem, atirou o sombrero ao ar e iniciou o que viria a ser a grande actuação da corrida, a fechar com chave de ouro uma tarde com muitas histórias e triunfos também sonantes e grandes para os Forcados de Évora e para o ganadeiro Passanha, toiros grandes, grandes demais até, fantásticos os dois últimos, lidáveis os outros quatro, a transmitir emoção e a impor seriedade - que é o que se precisa.
A actuação de Jacobo Botero foi marcante, foi um hino à emoção, ao tremendismo, aos risco, à ousadia, à verdade e à emoção que tanta falta faz ao espectáculo tauromáquico, também ao querer mais e mais, à ambição de um toureiro que faz falta e quer marcar pela diferença. E ontem marcou mesmo. Saíu a tempo, sem pedir mais um ferro, triunfador pleno e a mostrar também que tem cabeça e sabe o que faz. E também o que quer. Muito bem.
Antes, com outro toiro de bandeira de Passanha, o melhor da tarde, estivera também João Maria Branco em plano superior, tudo o que fez foi bem feito, a mostrar raça e moral em alta, a dizer que continua a querer ser figura e está a lutar por isso. Muito bem nos dois compridos, esteve depois empenhado e ousado nos curtos, quarteando-se num palmo de terreno, rematando com arte e conquistando o público.
Borrou a pintura na volta à arena - e era absolutamente desnecessário o que aconteceu. Depois de uma aplaudida volta com o forcado Dinis Caeiro e o primeiro ajuda (melhor pega da corrida), depois de ter agradecido no centro, com o ganadeiro, as calorosas ovações que ninguém lhe regateou, antes pelo contrário, quando se encaminhava para a porta dos cavalos, explodiu nas bancadas uma outra ovação que se destinava ao forcado, mas João Maria aproveitou-a e ensaiou uma segunda volta à arena sózinho, que ficaria por metade, depois dos assobios e dos sonantes protestos do público. Lamentável. E, repito, absolutamente desnecessário...
A corrida abriu, sob forte calorada, com a actuação do Maestro João Moura frente a um Passanha de pouca mobilidade e quase nenhuma entrega, com o qual esteve apenas regular, mas sem deixar cair por terra o brio da sua brega e do seu saber.
O segundo teve pela frente o sempre empolgante Joaquim Bastinhas, grande actuação, tudo de pé, os anos por ele não passam e a fantástica virtude de contagiar o público com a sua alegria e a sua emoção é coisa que está de pé há anos - e para durar.
A maestria e o rigor de António Ribeiro Telles impuseram-se ao terceiro toiro da tarde, o mais reservado dos seis Passanhas, um animal que quis comprometer o empenho do notável cavaleiro, mas que este não deixou, dando-lhe a volta com a arte costumeira e protagonizando uma lide em crescendo e em ritmo triunfal.
Francisco Núncio comemorava ontem os seus 20 anos de alternativa e antes da corrida foi honrado com o descerramento de uma placa alusiva à efeméride no páteo de quadrilhas da praça, pena que ninguém tenha percebido o que disse quem falou, mas é péssima a sonoridade na praça eborense... paciência.
Importante, essa sim, e todos a "ouviram", se calhar nem todos a perceberam, foi a lide de Francisco, mesmo "à Núncio", quero com isto dizer, à usança antiga. Senhor de artística monta e bonita postura em praça, a silhueta até faz lembrar seu Avô, o Mestre eterno, o "jovem"Núncio toureou como se toureava antigamente, brega desenvolta e eficaz, nenhum alarde modernista, os ferros todos cravados à tira, de alto a baixo e ao estribo. O público aplaudiu de pé. Toureia pouco e é pena. Dá gosto ver tourear à maneira antiga, por mais que o toureio a cavalo tenha evoluído e por mais que Francisco Núncio não tenha querido acompanhar as modas, antes mantenha, inalterável e com a arte de tempos idos, essa forma diferente de lidar e tourear como ele a sente e interpreta. E a verdade é que o antigo toureio nuncista ainda hoje tem adeptos e ontem teve imensos, todos viram e todos comungaram do sucesso que foi o público de pé a ovacionar a arte-outra do Francisco. Que toureou lindamente.
A nobre e portuguesíssima arte de pegar - bem - os toiros é um condão que acompanha há muitos anos e dele fazem apanágio e história, os valentes Forcados Amadores de Évora. Ontem, foram também sózinhos, como o Botero, à luta com os Passanhas. E o resultado foi uma tarde de clarmoso êxito, com o grupo chamado à praça no final, tal a emoção e o valor que tinham deixado nas suas seis poderosas intervenções.
Dinis Caeiro fez a pega da tarde, monumental, ao quinto toiro da corrida e ao primeiro intento. Aguentou uma barbaridade de derrotes, ficou com decisão na cara do toiro e contou com uma grande ajuda do companheiro que depois o acompanhou na volta à arena - triunfal.
De muito boa nota foram também as pegas de Francisco Oliveira (à segunda), de Manuel Rovisco (brilhante, ao primeiro intento), de João Madeira (também à primeira e muito bem) e do cabo António Alfacinha, que fechou praça, à primeira, com uma vistosa pega a que faltou apenas algum empenho do toiro, que não derrotou. Menos sorte teve Ricardo Sousel, autor da quarta pega da corrida, só consumada à quinta tentativa e com as ajudas carregadas, após violentos "despejos" nas quatro tentativas anteriores, em que recuou sempre pouco e entrou em demasia nos terrenos do toiro.
O público correspondeu ao cartel diversificado e bem montado pelo empresário "Nené" Cardoso e as bancadas registaram uma excelente entrada de três quartos. Pena que a corrida não se tivesse realizado à noite, com menos calor e, certamente, casa cheia.
Na direcção, com a usual competência e imprimindo ritmo ao espectáculo, esteve Agostinho Borges acertadíssimo.

Não perca, hoje: os melhores momentos da corrida, as pegas uma a uma. E amanhã, todos os Famosos!

Fotos Maria João Mil-Homens


5ª feira, Corrida TV: mais uma Grande Noite no Campo Pequeno!

Famosos na Feira de Badajoz

$
0
0
José Peseiro entre hermanos no burladero na corrida de rejoneio, no sábado
Público de Badajoz rendeu-se a Miguel Moura no sábado
Ventura empolgou na tarde de sábado e cortou duas orelhas,
saindo em ombros com Pablo Hermoso de Mendoza, seu rival
Macacos nos mordam se o senhor que está na foto à direita do presidente da
corrida não é um sósia do Dr. Mário Soares...
Carlos Leonardo (antigo cabo dos Forcados de Azambuja), Miguel Alvarenga,
Manuel Guerreiro (forcado dos Amadores de Lisboa) e o amigo Latas
La Prensa de Portugal: Maria João Mil-Homens, Armando Alves e sua Mulher, Célia
A reaparição de Hugo Teixeira, após algum tempo de
ausência, com Miguel e Ana de Alvarenga na corrida de
homenagem a João Moura no sábado
Miguel e Ana de Alvarenga na sempre concorrida
cafetaria do Hotel Rio
Em tarde de homenagem ao Maestro de Monforte, no sábado, João
Moura brindou a sua actuação aos companheiros de cartel, seus filhos
João e Miguel, Pablo Hermoso, Diego Ventura e Andrés Romero
João Moura Jr. lidou no sábado o segundo toiro da tarde,
a que cortou uma orelha, rumando depois ao Montijo,
onde toureou à noite
Pablo Hermoso de Mendoza com as duas orelhas que
obteve na corrida de sábado
João Ganhão e Miguel Moura, à direita, em baixo
Concha Rodríguez, noiva do cavaleiro João Moura Júnior
O proprietário da ganadaria Los Espartales e do Hotel Rio, José Luis Iniesta, com
sua Mulher, na corrida de rejoneio de sábado, em que se lidaram os seus toiros
Queremos a orelha para o João Moura!
Quem não tem lenço branco, usa o leque: venha a orelha!
Joana Franco aplaudindo na barreira
José Garrido, que se apresentava na sua terra como matador de toiros, foi o grande
triunfador da corrida de 6ª feira, ao lado de Morante e Manzanares
Morante de la Puebla com as duas orelhas que cortou ao
segundo toiro na 6ª feira: faena para a História!
José Maria Manzanares com a única orelha que cortou, ao seu
segundo toiro, na corrida de 6ª feira
Caras bonitas na corrida de rejoneio no sábado
O picador Borja Ruíz e Belén Pagador
Todos contentes, com uma das orelhas cortadas na 6ª feira por Garrido
José Garrido brindado na 6ª feira a sua segunda faena ao
companheiro António Ferrera, de braço ao peito, lesionado
dias antes numa corrida

Fotos José Vicente Arnelas/Hoy, Gallardo/badajoztaurina.com, González Arjona/aplausos.es e Maria João Mil-Homens

Apoteose dos Amadores de Évora ontem na sua praça: o "filme" das 6 pegas

$
0
0
Tarde apoteótica para o fantástico Grupo de Forcados Amadores de Évora, ontem
na praça da sua cidade, frente a seis imponentes toiros de Passanha, com quatro
pegas à primeira, uma à segunda e outra à quinta. No final, o grupo teve honras,
justas e merecidas, de chamada à praça para receber os calorosos aplausos do
público
Os oito forcados que estiveram ontem na cerimónia das cortesias na corrida
de S. Pedro em Évora, sob o comando de António Alfacinha (primeiro da esquerda
na primeira foto de cima)

1ª pega (Francisco Oliveira)
Francisco Oliveira abriu ontem praça em Évora, pegando o primeiro toiro da
corrida de S. Pedro ao segundo intento, depois de ter sido fortemente derrotado
na primeira tentativa, acabando por sair. O grupo ajudou em peso e em força e a
rabejar esteve, com a usual eficiência, o veterano Manuel Rovisco, que viria a
pegar depois o toiro seguinte

2ª pega (Manuel Rovisco)
Na foto de cima, o Grupo de Évora aplaudindo o veterano Manuel Rovisco Paes,
que concretizou ao primeiro intento e com a raça e a garra que o caracterizam, a
segunda pega da corrida. O toiro derrotou para baixo, mas nem por isso demoveu
o enorme Rovisco de concretizar a sua grande pega. No final, deu volta à arena
com Joaquim Bastinhas, sob estrondosa ovação. Uma verdadeira lição da nobre
arte de pegar toiros, à altura do grande forcado que esteve na cara do potente
toiro de Passanha

3ª pega (João Madeira)
O valente João Madeira, um pequeno-grande forcado com créditos firmados,
foi o autor da terceira pega da corrida de ontem em Évora, consumada ao primeiro
intento e com grande e aplaudido estoicismo, muito bem ajudado por José Menéres,
que o acompanhou na aplaudida volta à arena com António Ribeiro Telles

4ª pega (Ricardo Sousel)
A quarta pega da tarde, a cargo de Ricardo Sousel, brindada a Francisco Núncio,
foi a única "carga de trabalhos" dos Amadores de Évora na tarde de ontem. O toiro
tardava em investir, estava fechado em tábuas e o forcado foi buscá-lo aos seus
terrenos, sendo por quatro vezes brutalmente derrotado, como se pode ver nas
primeiras fotos de cima. A pega só foi consumada à quinta tentativa, com as
ajudas carregadas

5ª pega (Dinis Caeiro)

A quinta e magnífica pega da corrida de ontem em Évora, a melhor da tarde e a
mais emotiva das seis, a um toiro de bandeira de Passanha que proporcionou um
bom triunfo ao cavaleiro João Maria Branco, foi brilhantemente executada ao
primeiro intento pelo valente Dinis Caeiro, que se agarrou para não mais sair,
apesar de quase ter sido "despejado", contando com uma grande primeira ajuda
de Luis Miguens, que pela primeira vez o fazia na praça de Évora e que acompanhou
o forcado da cara na triunfal volta à arena com Branco e o ganadeiro Passanha,
No final, a dupla teve ainda chamada especial no centro da arena. Manuel Rovisco
voltou a ser o rabejador de serviço, com a eficiência e a garra do costume

6ª pega (António Alfacinha)
A última pega da tarde teve na cara um dos grandes forcados da actualidade,
precisamente o cabo dos Amadores de Évora, António Alfacinha, a um toiro
excepcional muito bem lidado por Jacobo Botero. Alfacinha esteve com arte a
citar, mandão a recuar e fechou-se com braços de ferro, sendo muito bem ajudado
pelos seus companheiros. A pega só resultou menos emotiva porque o toiro
praticamente não derrotou vez nenhuma. O público aplaudiu de pé na volta que
António Alfacinha deu com Botero e o ganadeiro Diogo Passanha. O Grupo de
Évora fechava assim com chave de ouro uma tarde de verdadeira apoteose numa
"corrida de S. Pedro à antiga", como nos referiu o próprio Alfacinha, fazendo o
balanço da jornada. Esta derradeira pega foi consumada à primeira

Fotos Maria João Mil-Homens

Amanhã não perca: Famosos em Évora (domingo) e no Montijo (sábado)

$
0
0
"Nené", ex-futuro apoderado de João Maria Branco, ontem em Évora com o
cavaleiro. Amanhã, não perca todas as fotos dos Famosos!
Ontem em Évora: Miguel Ortega Cláudio, Mário Mil-Homens, Ana de Alvarenga,
os apoderados de João M. Branco, Pepe Cotán e Ignacio Rios e Miguel Alvarenga
João Caetano e Paulo Caetano com Luis Peixinho, seu antigo bandarilheiro - amanhã
vamos mostrar-lhe todos os Famosos que estiveram sábado no Montijo
Fernando Silva Marques, Possidónio Matias e o nosso Emílio no sábado no Montijo


Amanhã, não perca, aqui no "Farpas", as foto-reportagens de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens e veja, não apenas os melhores momentos dos seis cavaleiros que ontem triunfaram em Évora, como também todas as fotos dos Famosos que por lá estiveram e também na corrida nocturna que este sábado se celebrou na Monumental do Montijo.
Entretanto e porque muitas reportagens já ficaram hoje para trás, não se esqueça: mal chegue ao final desta página e das seguintes, clique em Mensagens Antigas no canto inferior direito e aceda de imediato às páginas e publicações anteriores. Veja tudo sobre a corrida de sábado no Montijo e o grande triunfo de João Moura Caetano; saiba que Francisco Maldonado Cotes comemorou triunfalmente os seus 20 anos de alternativa no sábado em Castelo Branco; e leia a crónica de Miguel Alvarenga sobre a magnífica corrida de ontem em Évora. Está lá tudo - basta andar para trás!

Fotos Maria João Mil-Homens e Emílio de Jesus

5ª feira, Corrida TV: mais uma Grande Noite na Temporada Sensacional do Campo Pequeno!

Amorim e Nunes no burladero da empresa em Badajoz

$
0
0

A foto, ampliada, não tem a qualidade que se deseja, mas documenta a presença no burladero da empresa de Badajoz, na corrida de rejoneio do último sábado, de José Carlos Amorim e António Nunes (representantes da afanada Sociedade de Advogados que defende o "Farpas" e muitas figuras e instituições da nossa Tauromaquia), acompanhados por José Maria Charaz, cabo dos Forcados de Beja.
Um ano mais reforçada a sólida relação de amizade (e não só) que une estes taurinos lusos ao empresário José Cutiño.

Foto D.R.

Pedro Marques "coroou" Morante ontem em Zamora

$
0
0


Embora a notícia dada pelos principais sites taurinos espanhóis refira que a coroa real que ontem foi oferecida a Morante de la Puebla na praça de Zamora (Espanha), onde cortou uma orelha, tenha sido oferta simbólica da aficion local para o sagrar rei da tauromaquia actual, nós sabemos a verdade e contamo-la: a coroa foi comprada num antiquário em Zamora por Pedro Marques (na foto de cima, à direita, com Marcos Bastinhas e Morante) e foi ele quem a atirou e ofereceu ao matador sevilhano quando este dava a volta triunfal à arena.
Afamado médico dentista, Pedro Marquesé amigo íntimo de Morante de la Puebla e o seu fã número-um em Portugal.
"É verdade, sim senhor, fui eu que comprei a coroa, não é uma peça de muito valor, mas tem um significado simbólico e fui eu, meio envergonhado, que a ofereci a Morante quando dava a volta à arena" - confirmou Pedro Marques ao "Farpas".

Fotos D.R.


Marcos Bastinhas em apuros no Montijo

$
0
0


Fotos exclusivas dadas hoje à estampa no site "porta dos sustos", dirigido por Maria João Mil-Homens, do momento de apuro - mais um - vivido na corrida nocturna de sábado na Monumental do Montijo, por Marcos Tenório Bastinhas quando lidava o seu primeiro toiro, da ganadaria Vinhas. O valoroso jovem cavaleiro de Elvas, que duas antes sofrera uma aparatosa queda no Cartaxo, não chegou desta vez a cair, mas o susto foi grande. O toureiro sofreu aparatosa colhida contra as tábuas, mas recompôs-se e prosseguiu a lide.

Fotos D.R./www,portadossustos.com

Próximo domingo em Vila Franca: "mano-a-mano" Telles/Pedrito

Ontem, 2ª feira: 13.300 leram o "Farpas"!

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
2 090
Visualizações de página de ontem
13 300
Visualizações de páginas no último mês
320 347
Histórico total de visualizações de páginas
11 564 943

Livro sobre Amália lançado hoje em Lisboa

$
0
0


A segunda edição do livro "Amália - quis Deus que fosse o meu nome"é hoje lançada em Lisboa, ao final da tarde, no Grupo Desportivo da Pena.
Miguel Ferraz (foto ao lado), licenciado em Sociologia, desde 1987 ligado ao mundo do espectáculo, da rádio e da televisão, é o autor deste livro.

Foto D.R.

Pablo perde troféus a matar: Ventura e Leonardo em ombros em Zamora

$
0
0
Ventura e Leonardo em ombros. Pablo (foto de baixo) perdeu orelhas a matar...

Diego Ventura (duas orelhas no primeiro toiro e uma no segundo) e Leonardo Hernández (duas orelhas em cada toiro) sairam ontem em ombros da praça espanhola de Zamora na corrida de rejoneio da feira, que registou meia entrada e em que se lidaram toiros de Luis Terrón. Pablo Hermoso de Mendoza perdeu os troféus na hora de matar e foi aplaudido nos seus dois toiros.

Fotos Isma Sánchez/aplausos.es e Juan Andrés H. Mendoza/Farpas

Quatro quintas-feiras seguidas: Julho intenso no Campo Pequeno

$
0
0
Praça cheia nos primeiros quatro espectáculos deste ano no Campo Pequeno.
Esta 5ª feira, tem lugar a sempre esperada Corrida TV
Depois da noite mágica de "El Juli", prossegue a Temporada Sensacional do
Campo Pequeno com quatro grandes corridas no mês de Julho
Pablo Hermoso de Mendoza regressa a Lisboa a 23 de Julho, na noite da
comemoração dos 100 anos dos Forcados de Santarém na capital, competindo
com Moura Jr. e João Telles
Juan del Álamo, a nova estrela de Espanha, vem a Lisboa à corrida de Homenagem
Nacional
a Mestre Batista (foto de baixo) a 9 de Julho, num cartel à antiga de 8 toiros

Depois da noite mágica de "El Juli", a Temporada Sensacional do Campo Pequeno prossegue no mês de Julho com um intenso e aliciante calendário de quatro corridas consecutivas nos dias 2, 9, 16 e 23. Lisboa volta a estar no circuito das Figuras!
Já depois de amanhã, 2 de Julho, tem lugar a sempre esperada Corrida TV, em 51ª edição, com um cartel formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Francisco Palha e o praticante João Salgueiro da Costa e os grupos de forcados do Montijo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e do Aposento da Chamusca, lidando-se um imponente curro de toiros da triunfadora ganadaria de Fernandes de Castro.
A 9 de Julho, realiza-se a grande corrida de Homenagem Nacional a José Mestre Batista (foto ao lado), um cartel misto de oito toiros, à antiga, em que actuarão os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Rui Salvador (ambos afilhados de alternativa de Batista) e os matadores Juan Bautista (filho de Luc Jalabert, a quem também Batista concedeu a alternativa em Lisboa) e a nova estrela de Espanha, Juan del Álamo, bem como os forcados do Ribatejo e de Monsaraz. Lidam-se a cavalo toiros do Engº Luis Rocha e a pé de Falé Filipe. Nas cortesias, estão asseguradas as presenças de Mestre Luis Miguel da Veiga (o grande rival de Mestre Batista nos anos 60) e Luc Jalabert, antigo cavaleiro francês. Antes da corrida, haverá um espectáculo de Canto Alentejano e Fado com António Pinto Basto.
Oito dias depois, a 16 de Julho, será a corrida da temida ganadaria de Canas Vigouroux com um Concurso de Pegas disputado pelos grupos de Cascais, Monforte e Beja. Actuam os cavaleiros Manuel Ribeiro Telles Bastos (que integra este cartel pelo seu grande triunfo no Campo Pequeno a 14 de Maio), Duarte Pinto e Miguel Moura.
Finalmente, no dia 23 de Julho, regressa Pablo Hermoso de Mendoza para competir com João Moura Júnior e João Ribeiro Telles na noite em que vêm a Lisboa comemorar o seu centenário os Forcados Amadores de Santarém, que pegarão em solitário os seis toiros da ganadaria de Mestre David Ribeiro Telles.
Um mês de Julho intenso e em grande, a prometer mais noites mágicas na primeira praça do país!

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno, Juan Andrés H. Mendoza e D.R.



Os Super-Castros para a Corrida TV no Campo Pequeno

$
0
0


Fotos de alguns dos magníficos exemplares da ganadaria de Fernandes de Castro (que no ano passado foi considerada triunfadora da época, recebendo a maioria dos troféus que foram atribuídos em Portugal, entre os quais o do "Farpas") para a 51ª Corrida TV que depois de amanhã, 2 de Julho, se realiza no Campo Pequeno.
Vão ser lidados pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Francisco Palha e o praticante Salgueiro da Costa e pegados pelos grupos de forcados do Montijo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e do Aposento da Chamusca.
Prometem uma noite de grandes emoções e de verdade na primeira arena do país.

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno


Maria João Mil-Homens: os melhores momentos da corrida de S. Pedro em Évora

$
0
0
A corrida de S. Pedro, no domingo em Évora, foi daquelas que fazem aficionados.
O público correspondeu e preencheu três quartos fortes da lotação da praça.
Ontem mostrámos as pegas, uma a uma. Fique agora com os melhores momentos
dos seis cavaleiros numa foto-reportagem de Maria João Mil-Homens, que voltou
a registar dentro dos curros a saída à praça dos toiros de Passanha
João Moura abriu praça com um toiro que pouco colaborou e que obrigou a investir
fazendo jus à sua maestria, ao seu saber
Sempre igual a si próprio, único, Joaquim Bastinhas pôs a carne no assador,
cravou ferros de verdade e emoção e mostrou uma vez mais que os anos não
passam por si. Parece sempre o Bastinhas dos primeiros tempos e a isto se
chama uma Figura do Toureio!
A maestria e o saber permitiram a António Ribeiro Telles dar a volta a um Passanha
reservado, acabando por protagonizar bons e emotivos ferros com a sua marca
Francisco Núncio comemorou dignamente os seus 20 anos de alternativa com
uma nostálgica actuação à maneira antiga. Brega a primor, ferros à tira, como
se toureava antigamente e como ainda dá gosto ver. E com a digna postura
de um Núncio em praça!
João Maria Branco protagonizou uma excelente actuação onde afirmou o seu
querer e a sua ambição. Lidou de forma notável e cravou emotivos ferros. No final,
foi aplaudido na volta à arena com os forcados Dinis Caeiro e Luis Miguens
(primeiro-ajuda) e o ganadeiro Diogo Passanha
Praticamente sem a intervenção dos seus bandarilheiros (o que vai sendo raro
nos tempos que correm...), Jacobo Botero lidou sózinho o último Passanha da
corrida, de grande nota, obtendo um estrondoso triunfo, o mais destacado e mais
aplaudido da tarde

Fotos Maria João Mil-Homens

Telles/Pedrito: expectativa enorme para o "mano-a-mano" de domingo em Vila Franca

$
0
0


É enorme o ambiente em Vila Franca para a corrida mista que no próximo domingo se realiza na praça "Palha Blanco" e o empresário Paulo Pessoa de Carvalho está super-optimista, salientando que"nos últimos anos, esta é a corrida do Colete Encarnado que maior expectativa está a ter", informando que "a venda de bilhetes está a decorrer num excelente ritmo, não apenas em Vila Franca como no resto do país".
António Ribeiro Telles e Pedrito de Portugal (foto de cima) vão actuar "mano-a-mano" frente a toiros de Charrua (para cavalo) e de Falé Filipe (lide apeada), sendo as pegas dos Forcados Amadores de Vila Franca. Como sobressalentes, estarão o cavaleiro Manuel Telles Bastos e o novilheiro espanhol Curro Damián.
Entretanto e segundo Paulo Pessoa de Carvalho, a corrida terá o apoio da revista "Flash" e a presença de muitos vip's na bancada.
Pedrito de Portugal vai dar na sexta-feira, a partir das 17h30, uma grande entrevista na Rádio Voz de Alenquer.
A coisa promete!

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Famosos no sábado na Monumental do Montijo

$
0
0
Moura Jr., Moura Caetano e Marcos Bastinhas e os forcados do Montijo e de
Alcochete formaram o cartel da tradicional corrida de S. Pedro no último sábado
na Monumental do Montijo. Já a seguir, veja todos os Famosos que lá estiveram!
E para não perder nada do que já aqui ficou para trás, não se esqueça: quando
chegar ao final da página, clique em Mensagens Antigas (canto inferior direito)
e aceda de imediato às publicações anteriores
João Moura Caetano (à esquerda, na foto) foi o grande
triunfador do Montijo, em noite de competição com
João Moura Jr. e Marcos Tenório Bastinhas
Nuno Santana, Vasco Pinto (cabo dos Amadores de Alcochete) e seu Pai, António
José Pinto
Rui Fernandes e Duarte Alegrete
Dois forcados grandes do Aposento da Moita: o antigo cabo Tiago Ribeiro
e Ntinu Wen
Os empresários Possidónio Matias e Abel Correia
Mário Guarda e duas grandes figuras da forcadagem montijense: António Sécio
(antigo cabo) e José Luis Horta "Machinó"
O cavaleiro Álvarito Bronze e sua Mulher: "Então e eu, nunca mais toureio aqui
no Montijo?..."
João Moura Jr. com António José Romeiras, o ilustre representante da
ganadaria de Herdeiros de Cunhal Patrício
Rafael Vilhais e António José Pinto, glória dos Forcados de Alcochete
Carlos Anjos e Francisco Morgado
Charme e classe: Dita Moura Caetano, Joana Rodrigues e Dª Marília Caetano
Gonçalo Veloso e Benito Moura
A quadrilha de Moura Caetano: Pedro Paulino "China" e o antigo matador de
toiros Sérgio dos Santos "Parrita"
La Prensa: Carlos Papafina e António Lúcio
A presença da Tertúlia S. João de Alcochete, com o seu presidente Toninho
Manso (ao meio)
Possidónio Matias e Rui Piteira, antigo cabo dos Forcados de S. Manços
O bonito casal Sónia Matias e Nuno Domingues com uma amiga
O cavaleiro David Gomes com seu tio e apoderado Luis Gomes, o barbeiro
dos famosos
Francisco Marques "Chalana", Fernando Silva Marques, Possidónio Matias
e Rafael Vilhais
João Zúquete e Paulo Caetano
João Caetano e Sérgio Batista
O bandarilheiro Júlio André, professor da Escola de Toureio da Moita, que esta
temporada se vai retirar das arenas
Paulo Caetano e Filipe Gonçalves
Joaquim Bastinhas atento e concentrado
O popular Américo da Moita com a Família
O simpático Domingos Salgueiro, da equipa de porteiros de Luis Carlos
Fernanda Silva e Helena Cavaco com os netos
Rafael Vilhais e Francisco Marques "Chalana" com o rejoneador equatoriano
Sebastián Peñaherrera (ao meio), que no próximo dia 11 de Julho se estreia em
Portugal toureando na primeira corrida do ano em Setúbal com Vitor Ribeiro,
João Moura Caetano e João Moura Júnior
Os representantes da Adega de Pegões com o forcado
João Damásio (Montijo), vencedor do prémio para
a melhor pega da corrida de sábado no Montijo
Rita Tavares, afilhada do Maestro Paulo Caetano
Sílvia Plirú com amigos e o cavaleiro Nelson Limas com sua Mulher e filho
José Luis Figueiredo, glória da forcadagem montijense
e cronista do site "porta dos sustos"
Presenças ilustres: o ganadeiro Mário Vinhas e o histórico cavaleiro D. Francisco
de Mascarenhas (70 anos de alternativa)
O repórter fotográfico Henrique de Carvalho Dias,
director da revista e do site "Os Toiros"
O director de corridas Marco Gomes e sua Mulher, Ana Meira
Fernanda Silva
Diogo Marcelino: tudo a postos para mais uma emissão do "Faenas TV"
Guiomar Marques com João Madruga e Clara Tenório
Dália Madruga com os filhos João e Clara
Paulo Caetano e o seu antigo bandarilheiro Luis Peixinho, toureiro do Montijo
Filipe Gonçalves e Marcos Tenório Bastinhas
Mila Loureiro
A pequena Clarinha, que vai ser baptizada a 17 de Outubro em Campo Maior, no dia
do casamento de seus pais, Marcos Bastinhas e Dália Madruga (na foto)

Fotos Emílio de Jesus e Manuel Ribeiro

A arte, a classe e o valor de Paulo Caetano no próximo sábado em Portalegre

$
0
0


A arte, a classe e o valor do cavaleiro Paulo Caetano vão voltar a marcar presença no próximo sábado, 4 de Julho, na praça de toiros de Portalegre, onde lidará um toiro de Maria Guiomar Cortes de Moura para assinalar os seus 35 anos de alternativa, uma trajectória de glória marcada por duas décadas na primeira fila e em competição permanente com as maiores Figuras da época, como os espanhóis Álvaro Domecq e Manuel Vidrié e os portugueses João Moura, Manuel Jorge de Oliveira, João Ribeiro Telles, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e todos os demais, não esquecendo que formou também cartel com os históricos Mestre Batista, José João Zoio (seu padrinho de alternativa em Santarém) e Luis Miguel da Veiga.
António Manuel Cardoso "Nené" ("Toiros & Tauromaquia"), promotor da corrida, espera "casa cheia e uma grande noite de toiros". Além do Maestro Paulo Caetano, toureiam Rui Fernandes, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles Jr., que lidam seis toiros da ganadaria do próprio Paulo Caetano. Nas pegas, vão estar os Amadores de Portalegre, de Arronches e de Monforte.
E amanhã, quarta-feira, não perca aqui no "Farpas"a segunda parte da grande entrevista a Paulo Caetano.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com


Botero em Tafalla (Espanha): estreia ao lado de Pablo Hermoso

$
0
0

Jacobo Botero estreia-se em Espanha a 17 de Agosto num cartel de peso em Tafalla (Navarra) por ocasião da Feira Taurina local.
Frente a toiros da ganadaria portuguesa de Rosa Rodrigues, vai competir, nada mais, nada menos, com Pablo Hermoso de Mendoza e Sérgio Domínguez.
Em Portugal e depois do grande triunfo de domingo passado em Évora, o seu próximo compromisso será na Feira de Alcochete, em Agosto, onde fará frente aos poderosos toiros de Fernandes de Castro.

Foto Maria João Mil-Homens

Viewing all 53256 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>