Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53252 articles
Browse latest View live

Paco Duarte e Carlos Calado apoderam nova rejoneadora espanhola que fará a estreia em Portugal

$
0
0


Paco Duarte (foto ao lado) e Carlos Calado passam a representar no nosso país a nova e promissora rejoneadora espanhola Rocío Arrogante, de apenas 16 anos, aluna de Álvaro Montes (também rejoneador) e natural de Numancia de la Sagra (Toledo).
"Com uma quadra muito consolidada, pode ser uma surpresa!", afirma Paco Duarte, que já está em negociações com empresas portuguesas para que a toureira faça este ano a sua estreia e campanha em Portugal.
O debute pode ocorrer em Maio num festival taurino numa praça nacional.
Paco Duarte e Carlos Calado apoderam também o cavaleiro praticante David Gomes, que esta temporada deverá tomar a alternativa.

Fotos D.R.



Infanta Elena: "Estou orgulhosa de apoiar a Tauromaquia"

$
0
0
A Infanta Elena reafirmou o apoio da Família Real à arte tauromáquica
Vargas Llosa fez a entrega do troféu a Roca Rey. Em baixo, Diego Ventura,
premiado como melhor rejoneador de 2016

A Infanta Dona Elena foi galardoada com o Prémio Mayte Commodore pelo fomento à Tauromaquia. A princesa recebeu o galardão das mãos de Rocío Gandarias, promotora destas distinções, e fez questão de recordar a tradição da Família Real como aficionada aos toiros, que hoje em dia continua em seus filhos. Ressalvou que "os amantes do mundo dos toiros sempre terão a nossa proximidade, do mesmo modo que nós sempre recebemos o vosso carinho quando estamos numa praça de toiros", salientando que "estou orgulhosa de  apoiar a arte da Tauromaquia".
O Nobel da Literatura, Mário Vargas Llosa, esteve também presente nesta entrega de prémios, entregando o galardão ao seu conterrâneo Andrés Roca Rey como toureiro revelação de 2016..
A título póstumo, foi outorgado o prémio "aos valores da Tauromaquia" ao matador Victor Barrio, colhido mortalmente na última temporada, tendo o prémio sido recebido por sua mãe e sua viúva, respectivamente Esther Hernanz e Raquel Sanz.
Foram ainda galardoados o matador Alejandro Talavante e o rejoneador Diego Ventura (foto ao lado) como máximos triunfadores da última temporada e ainda o novilheiro mexicano Luis David Adame, a ganadaria de Nuñez del Cuvillo e Victorino Martín por uma vida dedicada ao toiro bravo.
Os prémios Mayte Commodore nasceram na década de 60 para premiar os toureiros mais importantes  de cada momento, como Paco Camino, "El Viti" ou "Antoñete", entre outros.

Fotos El Mundo




Ontem, 2ª feira: 9.871 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
67
Visualizações de página de ontem
9 871
Visualizações de páginas no último mês
222 746
Histórico total de visualizações de páginas
16 539 724

Campo Pequeno TV: reveja as grandes corridas de 2016

$
0
0

Enquanto a temporada não arranca em pleno, o canal Campo Pequeno TV dá-lhe a oportunidade de rever todas as corridas da temporada passada em Lisboa, a grande maioria comentada em directo por José Cáceres e convidados de reconhecida competência – Luís Valença, Vasco Brito Paes, Simão Comenda, Vasco Lucas, Luís Filipe Cochicho, Mário Miguel, Manuel André Jorge, José Manuel Pires da Costa, Filipe Graciosa e Armando Soares.
Um ExclusivoC. Pequeno TV.
Subscreva o canal, por apenas 7.50€ mensais. Sem fidelização obrigatória.

Foto D.R./@Campo Pequeno

Rui Bento em grande entrevista ao site cultoro.com

$
0
0

"Estou satisfeito de que por fim as figuras tenham dito sim a tourear no Campo Pequeno" - título da entrevista que o site espanhol www.cultoro.com publica hoje com Rui Bento, director de Tauromaquia da empresa da nossa primeira praça de toiros.
Rui Bento (na foto, com duas Majestades, o MaestroAndrés Vásquez e o rei D. Juan Carlos, na semana passada na entrega do Prémio "ABC" a Morante de la Puebla em Madrid) destaca que os abonados do Campo Pequeno acolheram os primeiros cartéis da temporada lisboeta "com muito impacto, com muita categoria e todo o mundo encantado".
"Lisboa está na rota internacional das praças de máximo prestígio e solera e de uma vez por todas as figuras do toureio disseram sim a tourear no Campo Pequeno. Isso enche-me de orgulho enquanto toureiro, aficionado e gestor de praça. Os cartéis sempre são melhoráveis, mas o impacto que tiveram foi grande, são francamente bons e a imprensa foi unânime. Sempre tudo é melhorável e espero chegar a acordo com alguns toureiros com quem não se pôde todavia chegar a acordo, mas resta ainda a segunda parte da temporada por apresentar e há tempo", afirma Rui Bento.
O gestor taurino do Campo Pequeno diz ainda que "há disposição, disponibilidade e boa intenção por parte de todas as figuras do toureio para estarem".
Leia a entrevista completa em www.cultoro.com

Foto D.R./@Campo Pequeno


Padilla garante presença no Campo Pequeno a 6 de Abril

$
0
0
Esta manhã, observado pelo Dr. Carbonell no Hospital de Valência
Toureiro permanece até 5ª feira hospitalizado e quer reaparecer no domingo
em Castellón
Momento da dramática colhida de Padilla domingo em Valência

Juan José Padilla deverá permanecer pelo menos até quinta-feira no Hospital Casa de Saúde, em Valência, onde está internado desde domingo e depois de ter sido operado a duas cornadas, uma na coxa e outra na axila, sofridas na segunda corrida da Feira das Fallas - e por sua vontade reaparecerá já no próximo domingo em Castellón.
"Não tenho febre, estou bem e a recuperar muito positivamente", disse o toureiro ao site aplausos.es, acrescentando: "Não tenho pressa para ser transferido para um quarto, estou às ordens dos médicos".
"Hoje não acredito que me transfiram e que me tirem os drenos, mas vou tentar levantar-me da cama e dar os primeiros passos", acrescenta.
"Depois da cornada não tinha dores, tinha ilusão e compromisso com a aficion de Valência. Levo vindo muitos anos e a aficion demonstrou-me sempre muito carinho e respeito, tinha a obrigação de devolver-lhe isso. Não podia dar um passo rumo à enfermaria, apenas rumo ao toiro, conseguir esse orelha e emocionar as bancadas, que é para o que vivemos nós, os toureiros, para emocionar o público", afirma Padilla, de 43 anos.
Hoje, o jornal "Correio da Manhã" dedica uma página ao acidente sofrido por Juan Josá Padilla em Valência, afirmando em título (ao lado) que o toureiro"garante ficar recuperado até Abril"para tourear em Lisboa no dia 6 na primeira corrida da temporada comemorativa dos 125 anos da inauguração da praça do Campo Pequeno.
Rui Bento, em declarações ao "CM", não põe minimamente em causa a presença de Padilla dentro de três semanas na primeira nocturna do Campo Pequeno. Como ontem aqui referimos, Rui Bento confirma ao jornal que falou com Diego Robles, apoderado do "toureiro da pala" e este o informou de que a vontade do toureiro é reaparecer já no próximo domingo, 19, em Castellón.

Fotos D.R./aplausos.es e mundotoro.com


Alta competição em Alter a 25 de Abril

Sobrinho do rei de Espanha estreia-se nas lides tauromáquicas

$
0
0

D. Felipe (Froilán) Marichalar de Borbón (à direita, na foto), filho da Infanta Elena e sobrinho do rei Felipe IV de Espanha, deu provas da sua aficion pondo-se pela primeira vez diante de uma vaca na finca Palomajeros, apadrinhado pelo toureiro madrileno Gonzalo Caballero.
O sobrinho do monarca, tal como sua irmã D. Victoria Federica, herdou a paixão pela tauromaquia de sua Mãe e de seu Avô, o rei emérito D. Juan Carlos.

Foto aplausos.es



Primeiras declarações de Padilla à Agência EFE no hospital

Ontem, 3ª feira: 7.925 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
2 042
Visualizações de página de ontem
7 925
Visualizações de páginas no último mês
225 958
Histórico total de visualizações de páginas
16 549 624

Padilla grato à aficion: "Estarei dia 6 de Abril no Campo Pequeno!"

$
0
0
Padilla rodeado de amigos ontem no hospital em Valência

Da cama do Hospital de la Salud, em Valência (Espanha), onde convalesce da tremenda colhida sofrida no domingo passado, o matador de toiros Juan José Padilla enviou esta manhã o seu “mais sentido e profundo agradecimento aos milhares de aficionados de todo o mundo” que se têm interessado pela evolução do seu estado de saúde.
Padilla conversou esta manhã com o Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento. Bem disposto, Padilla tranquilizou os aficionados portugueses quanto à sua presença na corrida de inauguração da temporada, a 6 de Abril no Campo Pequeno. Agradeceu-lhes também a preocupação demonstrada pelo seu estado de saúde e os votos de pronta recuperação.
Segundo Padilla, as feridas estão a drenar bem e daí à cicatrização, será um passo.
“Estarei no Campo Pequeno no próximo dia 6 de Abril, para poder desfrutar do calor da afición lisboeta que tão bem me acolheu no ano passado e pela qual tenho a maior estima e consideração”, afirmou.

Cartel de luxo em Colóquio este sábado em Póvoa e Meadas

$
0
0


O Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte juntamente com a Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, realizam este próximo sábado, dia 18, um evento de divulgação e preservação da tauromaquia. Este "Tributo à Tauromaquia" em Póvoa e Meadas (Portalegre) surge num momento em que a nossa cultura está a ser desrespeitada e atacada por falta de conhecimento e ignorância. Cabe a nós promover e divulgar a nossa cultura, as nossas tradições e sobretudo não termos medo de assumir que somos aficionados taurinos.
Colaboram neste evento, para além dos Municípios de Castelo de Vide e Monforte, várias figuras da tauromaquia nacional.
Depois da actuação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas, pelas 10h30, haverá às 11h00 um Colóquio no Salão Paroquial com um painel de luxo formado pelo cavaleiro Paulo Caetano, o matador Rui Bento Vasquez, o forcado António José Zuzarte, o ganadeiro Francisco Romão Tenório e o jornalista e crítico taurino Miguel Alvarenga, sendo moderador o também jornalista Hugo Teixeira, que reaparece após dois anos afastado do mundo tauromáquica.
Serão ainda prestadas homenagens a figuras das arenas daquela localidade, nomeadamente o cavaleiro João Carlos Folgado, o bandarilheiro José Terrinca e os forcados António Landeiro, Joaquim Belo, António Alegria e João Galhofas.
Pelas 15h30 na praça de toiros de Póvoa e Meadas haverá demonstrações de toureio a cavalo, de toureio a pé e de pegas, a cargo, respectivamente, do cavaleiro amador Pedro Afonso, dos alunos da Escola de Toureio da Azambuja e do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre.
No Salão Paroquial está patente uma Exposição de Fotografia Taurina da nossa companheira de trabalho Maria João Mil-Homens, bem como outra com o espólio do cavaleiro João C. Folgado e do bandarilheiro José Terrinca.




Empresários colombianos com Jacobo Botero em sessão fotográfica na Fonte da Telha

$
0
0
Momentos da sessão fotográfica ontem na Fonte da Telha, com Jacobo Botero
acompanhado pelos empresários colombianos que o apoiarão nesta temporada
Botero ao almoço com os empresários colombianos


Estão em Portugal os empresários colombianos Miguel Cadena e Juan Pablo Salazar, que apoiarão o seu compatriota Jacobo Botero nesta temporada de 2017 - em que o valoroso rejoneador regressará ao Campo Pequeno na noite de 29 de Junho na corrida de alternativa de Parreirita Cigano.
Os dois empresários estiveram ontem numa sessão fotográfica produzida pelo nosso companheiro Fernando Clemente na praia da Fonte da Telha (Costa da Caparica), a que se seguiu um almoço (foto ao lado) no restaurante "O Camões" com as presenças do Dr. José Manuel Pires da Costa, de Rui Fernandes (pai), Albino Fernandes, Manuel Paulino e Miguel Veloso.

Fotos Fernando Clemente


Junho em Évora: Concurso a 4 e S. Pedro a 30

$
0
0


A praça de toiros de Évora, gerida pelo veterano empresário António Manuel Cardoso "Nené" (fotos), abre a temporada a 4 de Junho (domingo) com o tradicional Concurso de Ganadarias - que este ano não se realiza, como tradicionalmente, em Maio, devido ao facto de a Câmara ter solicitado a praça na data em que se deveria efectuar esta histórica corrida... para ali promover outro evento.
António Telles, Luis Rouxinol e Rui Fernandes podem constituir o cartel, sabendo-se, para já, que estão certos toiros das ganadarias Ascensão Vaz e Manuel Calejo Pires e a presença dos Forcados de Évora em competição com outro grupo.
Ainda em Junho, na sexta-feira, dia 30, terá lugar a também tradicional Corrida de S. Pedro (que não se efectua a 29 para não coincidir com a da alternativa de Parreirita Cigano, nessa data em Lisboa)
com a presença de Pablo Hermoso de Mendoza (na foto ao lado, com "Nené"), que pode formar elenco com o MaestroJoão Moura e João Ribeiro Telles, pegando em solitário os Forcados Amadores de Évora, cujo cabo António Alfacinha se despede das arenas, passando o testemunho a João Pedro Oliveira.

Fotos Emílio de Jesus




GFA de Coruche estimula estudantes que se assumem taurinos

$
0
0

O Grupo de Forcados Amadores de Coruche realiza no próximo dia 25, sábado, um treino na Quinta das Silveiras em Fajarda - Coruche, onde terá como convidados especiais as tertúlias tauromáquicas da Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto Superior de Agronomia.
Com esta iniciativa pretende-se estimular estes jovens estudantes que, mesmo contra todos os obstáculos, optam por se assumir taurinos em ambientes (faculdades lisboetas) onde isso é muitas vezes uma desvantagem.
No final do treino haverá lugar a um lanche/jantar num agradável convívio.


Moura Caetano inicia temporada em Espanha na Páscoa

$
0
0

João Moura Caetano inicia a sua temporada actuando no Domingo de Páscoa na localidade espanhola de La Garrovilla, na província de Badajoz.
A primeira corrida em Portugal será a 25 de Abril em Alter do Chão num cartel de alta competição com João Moura Júnior e João Ribeiro Telles com toiros da triunfadora ganadaria de Paulo Caetano, seu pai (foto), estando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Montemor e de Alter.
O cavaleiro de Monforte, que no ano passado comemorou o 10º aniversário da sua alternativa, regressa esta temporada ao Campo Pequeno, onde actuará a 6 de Julho como único cavaleiro ao lado dos matadores espanhóis"El Fandi" e Juan del Álamo e dos Forcados do Aposento da Moita, pertencendo os toiros à ganadaria de Manuel Veiga.

Foto Emílio de Jesus

Ganaderos Miura em Lisboa para jantar da Tertúlia "Valores e Tradição"

$
0
0

Os ilustres ganaderos espanhóis António e Eduardo Miura, proprietários da mítica ganadaria que comemora 176 anos da sua fundação, estão em Lisboa e são esta noite os convidados do jantar da Tertúlia "Valores e Tradições", presidida por Francisco Mira e que vai ter lugar no Jockey Clube, no Campo Grande.

Foto D.R.

Ontem, 4ª feira: 6.992 leram o "Farpas"

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
1 843
Visualizações de página de ontem
6 992
Visualizações de páginas no último mês
226 862
Histórico total de visualizações de páginas
16 556 417

Dia 25: Tertúlia Círculo T homenageia Manuel Jorge de Oliveira no 40º aniversário da sua recordada alternativa

$
0
0



A Tertúlia Círculo T, presidida por Fernanda Rita, vai prestar homenagem ao cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira (fotos) durante um jantar que terá lugar no próximo dia 25, sábado, a partir das 20 horas, no Restaurante "Club do Operário" (Rua de Entrecampos, ao Campo Pequeno).
Natural de Azambuja, onde nasceu a 23 de Fevereiro de 1959, Manuel Jorge Martins de Oliveira estreou-se em público na praça da sua terraem 1969 e tomou a alternativa no Campo Pequeno a 2 de Junho de 1977 numa célebre corrida da Associação de Comandos, alternando com Luis Miguel da Veiga (padrinho), José Luis Sommer d'Andrade, Gustavo Zenkl, José João Zoio e João Moura.
No ano de 1979 debutou em Espanha actuando na Real Maestranza de Sevilha e na mesma temporada obteve notável triunfo na sua estreia na Monumental de Madrid, na Feira de Santo Isidro.
A 29 de Maio de 1988 encerrou-se com seis toiros na praça da Azambuja, lidando quatro a cavalo e dois a pé. todos pertencentes à extinta ganadaria do Bodial da Rainha.
Antigo aluno de Mestre Nuno de Oliveira, é hoje um dos grandes equitadores nacionais e dá aulas pelo mundo fora, tendo mesmo uma escola de equitação na Alemanha. Português de gema, notabilizou-se ainda como fadista, tendo um LP gravado.
Manuel Jorge de Oliveira despediu-se das arenas depois de um êxito memorável na praça de toiros do Cartaxo na noite de 21 de Junho de 2013. Esta temporada, regressa por uma noite, a 29 de Junho, na praça do Campo Pequeno, para dar a alternativa ao seu pupilo Parreirita Cigano e, em simultâneo, comemorar os seus 40 anos de alternativa - ainda hoje recordada como uma das melhores alternativas que um cavaleiro protagonizou na primeira praça de toiros nacional, que este ano assinala também os 125 anos da sua inauguração.
Os não sócios da Tertúlia Círculo T que queiram participar neste jantar deverão fazer as suas inscrições desde já através dos telfs. 217 931 132 e 917 232 921 ou para o e-mailrestcluboperario@gmail.com

Fotos Emílio de Jesus

Incrível: Padilla já toureia no hospital!

$
0
0

Juan José Padillatoureia no quarto do hospital! Este homem não pode ser feito de carne e osso - é certamente de uma qualquer fibra especial.
Depois dos cornadões que sofreu domingo em Valência, depois de ter permanecido na arena até matar o toiro, com feridas a sangrar, só depois se dirigindo pelo seu próprio pé à enfermaria para ser operado, depois de tudo o que passou, ontem levantou-se, deu os primeiros passos e exigiu que lhe trouxessem uma muleta para se exercitar...
Domingo já quer tourear em Castellón. E Lisboa, a 6 de Abril, nem pensar alguma vez em faltar!
"Lá estarei!", garante Padilla.
Um Herói na primeira nocturna da Temporada Histórica do Campo Pequeno!
Saibamos recebê-lo de pé e com a maior ovação dos últimos tempos!
Olé, Toureiro!

Foto D.R.

Viewing all 53252 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>