Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53214 articles
Browse latest View live

Gala dos Troféus "Porta dos Sustos" esta noite em Cabeço de Vide

$
0
0
João Moura Júnior, na foto com o fantástico cavalo "Goya"
no recente Festival de Vila Viçosa, onde obteve o primeiro
grande triunfo de 2017 - galardoado este noite como cavaleiro
triunfador da última temporada
José Luis Figueiredo e Maria João Mil-Homens, os responsáveis pelo site
"Porta dos Sustos", que esta noite realiza o seu jantar de entrega de troféus
ao Triunfadores/2016 em Cabeço de Vide


Tem lugar hoje à noite na Estalagem Rainha D. Leonor em Cabeço de Vide (Portalegre) o habitual jantar de entrega de troféus atribuídos pelo site "Porta dos Sustos" de Maria João Mil-Homens e José Luis Figueiredo, aos triunfadores da última temporada, evento que está inserido no tradicional Fim-de-Semana Taurino (cartaz em cima), que se iniciou ontem e decorre até domingo.
Os galardoados na Temporada de 2016 e que esta noite receberão os seus troféus são os cavaleiros João Moura Jr. (triunfador da temporada), Luis Rouxinol (troféu Consagração), Francisco Palha (Revelação) e Luis Rouxinol Jr. (melhor praticante), o matador Manuel Dias Gomes, o bandarilheiuro Cláudio Miguel, a ganadaria Murteira Grave, o director de corrida Pedro Reinhardt, a empresa Toiros & Tauromaquia de António Manuel Cardoso "Nené", o embolador José Paulo (troféu Carreira), o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete (melhor grupo), os forcados João da Câmara dos Amadores de Montemor (forcado da temporada), Vasco Pinto (ex-cabo do GFA de Alcochete) e Ricardo Patusco (GFA de Vila Franca), ambos premiados com o Troféu de Mérito, e ainda os forcados Manuel Guerreiro (GFA de Lisboa) e Dinis Pacheco (GFA de Monforte), ambos distinguidos com Menções Honrosas.
Durante este evento, o Município de Fronteira rende merecida homenagem ao conceituado médico Dr. José Fernando Gomes Esteves, um grande aficionado e um grande amigos da forcadagem, que ao longo de muitos anos acompanha o GFA de Portalegre.

Fotos Florindo Piteira e portadossustos.com


Carlos Gonçalves, maioral da ganadaria do Engº Luis Rocha, em destaque no canal Campo Pequeno TV

$
0
0

Já está disponível no canal Campo Pequeno TV mais um programa da série Vida de Maioral, desta vez sobre Carlos Gonçalves da ganadaria do Eng. Luís Rocha.
Um dia de trabalho na Herdade da Machôa e muito sobre o fascínio da criação do toiro de lide.
Subscreva o Campo Pequeno TV, disponível no MEO e NOS, por apenas 7.50€/mês, e com a possibilidade de ver uma grande variedade de programas, sobre múltiplos assuntos da tauromaquia nacional e corridas que fizeram história em Lisboa.
Veja o Trailer em: https://vimeo.com/208819280

Colóquio na Azambuja no próximo sábado: "Porquê Toureiro?"

$
0
0

A Tertúlia "Festa Brava" promove no próximo sábado, dia 25, pelas 21h45, no Museu Municipal Mateus Arenque, na Azambuja, um colóquio subordinado ao tema "Porquê Toureiro?", em que vários jovens artistas das arenas vão dar conta dos porquês que os levaram a abraçar esta carreira.
Serão intervenientes os cavaleiros amadores Bernardo Salvador e Joaquim Brito Paes e os novilheiros João D'Alva (Escola de Toureio José Falcão de Vila Franca) e Rui Jardim (Escola de Toureio de Azambuja), sendo moderador o crítico taurino Maurício do Vale.
A antecipar este colóquio, haverá um jantar no Restaurante "O Picaderio", podendo desde já ser feitas reservas pelos telfs. 263 401 111 ou 926 003 788.


Paulo Jorge Santos regressa à praça "Palha Blanco" no 85º aniversário do GFA de Vila Franca

$
0
0


O valoroso cavaleiro vilafranquense Paulo Jorge Santos (injustamente ignorado pelas principais empresas nacionais) regressa à praça da sua terra, a centenária "Palha Blanco",  onde não toureia há dois anos, no próximo dia 9 de Abril, para participar no Festival Taurino comemorativo do 85º aniversário da fundação do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca.
O cartel deste grande acontecimento taurino é de autêntico luxo e é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Ana Batista, Paulo Jorge Santos e o praticante António Prates, pelos matadores Vitor Mendes e Curro Díaz e pelo novilheiro João D'Alva. Pegam os Forcados de Vila Franca com um grupo composto por antigos e actuais elementos.
Lidam-se a cavalo novilhos de Herdeiros de Dr. António Silva (um), Herdeiros de António Charrua (1) e Casa da Avó (três) e, a pé, de Falé Filipe (dois) e Calejo Pires (1).

Foto D.R.

15 de Abril: Festival de Figuras em Serpa

25 de Abril: alta competição em Alter do Chão

Festival do Sobral apresentado no próximo sábado em tenta na ganadaria Calejo Pires

$
0
0



O tradicional Festival Taurino do próximo dia 25 de Abril na praça de toiros de Sobral de Monte Agraço - uma organização conjunta do empresário José Luis Gomes (foto da esquerda) e da Tertúlia Tauromáquica Sobralense - vai ser oficialmente apresentado no próximo sábado, dia 25, na Herdade de Cabreiros, em Vila Nova da Baronia, propriedade do ganadeiro Manuel Calejo Pires (foto da direita), a quem pertencem os novilhos-toiros a lidar nesse espectáculo.
Haverá uma tenta, seguida de almoço, com a participação dos quatro matadores de toiros que actuam no Festival, o espanhol Manuel de Jesus "El Cid" (foto de cima), o francês Juan Leal e os portugueses António João Ferreira e Manuel Dias Gomes.
Completam o cartel deste grandioso Festival os cavaleiros Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e o praticante Luis Rouxinol Jr. e o Grupo de Forcados Amadores de Coruche.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus

8 de Junho: C. Pequeno em conversações com apoderados de Leonardo, Fernandes e Telles

$
0
0



O rejoneador espanhol Leonardo Hernández e os cavaleiros lusos Rui Fernandes (foto da direita) e João Ribeiro Telles (foto da esquerda), três Figuras com quem a empresa do Campo Pequeno não logrou ainda chegar a acordo (mas diz-se que as negociações já estiveram mais longe de chegar a um entendimento) podem compôr o elenco da corrida de 8 de Junho em Lisboa, o cartel que ficou "em aberto"à espera da possibilidade de entrar Diego Ventura - o qual, entretanto, descartou em comunicado a sua participação este ano, uma vez mais, na temporada lisboeta.
A empresa do Campo Pequeno mantém neste momento conversações com Andrés Caballero (apoderado de Fernandes e de Leonardo) e com António Manuel Cardoso "Nené" (apoderado de Telles) com o objectivo de reunir os três famosos toureiros na noite de 8 de Junho em Lisboa, em cujo cartel estão apenas anunciados os Forcados Amadores de Alcochete, tendo Rui Bento anunciado também a possibilidade de entrarem os Amadores de Turlock, da Califórnia, que na época passada venceram o Concurso de Pegas na primeira praça do país.
Uma outra hipótese também agendada pela empresa seria a  realização de uma corrida mista nessa noite com a presença de Cayetano Rivera Ordoñez.

Fotos D.R.


Moura, Grave e Telles Bastos: último jantar dos Troféus "Farpas"/"Volapié" no próximo dia 29

$
0
0
Maestro João Moura, ainda e sempre, o primeiro. Cavaleiro triunfador de 2016
na praça de toiros do Campo Pequeno
Dr. Joaquim Grave, proprietário da histórica ganadaria Murteira Grave, grande
triunfadora da Temporada/2016 no Campo Pequeno na Corrida TV
António Telles Bastos, peão de brega triunfador da última temporada em Lisboa,
com seu tio, o Maestro António R. Telles, a cuja quadrilha pertence



Tem lugar na praça de toiros do Campo Pequeno (corredor da porta grande) no próximo dia 29 (quarta-feira, a partir das 20 horas) o último grande jantar de entrega dos Troféus "Farpas"/"Volapié" ao MaestroJoão Moura (cavaleiro triunfador de 2016 em Lisboa) à histórica ganadaria Murteira Grave (melhor curro da última temporada em Lisboa) e ao valoroso bandarilheiro António Ribeiro Telles Bastos (melhor peão de brega da temporada lisboeta) - três dignos e respeitados representantes de três das principais e mais ilustres Famílias da Tauromaquia Nacional.
O jantar será presidido pela administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende e pelo director de Tauromaquia, Rui Bento e será abrilhantado pelo brilhante Conjunto de Flamenco de Joaquín Moreno.
As inscrições já se encontram abertas (25€ por pessoa) para o jantar do próximo dia 29, podendo os interessados fazê-las enviando o comprovativo de transferência para o NIB 0035 0001 0003 6242 4302 4 para o e-mail volapie.tapascopas@gmail.com ou tratando directamente ao próprio balcão do bar "Volapié". As inscrições podem ser feitas até à véspera, dia 28 de Março (terça-feira).
Nos jantares anteriores, de enorme sucesso e grande afluência de público aficionado, foram já galardoados como Triunfadores da Temporada/2016 em Lisboa o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, os matadores de toiros Juan José Padilla e Manuel Dias Gomes, o cavaleiro praticante Parreirita Cigano, o ganadeiro Manuel Veiga, o bandarilheiro João Ferreira e foram prestadas significativas homenagens à fantástica Equipa Médica do Campo Pequeno e ao histórico cornetim José Henriques.

Fotos Emílio de Jesus

Ontem, sábado: 4.841 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
2 605
Visualizações de página de ontem
4 841
Visualizações de páginas no último mês
218 682
Histórico total de visualizações de páginas
16 577 727

Filho de José Luis Gonçalves homenageia-o no Dia do Pai

Roca Rey incendiou Valência na reaparição

$
0
0


O matador de toiros peruano Andrés Roca Rey, que dia 6 de Abril se apresenta no Campo Pequeno, foi o triunfador da corrida de sexta-feira, integrada nas Fallas de Valência (Espanha), ao cortar duas orelhas, saindo em ombros no final.
Roca Rey, que reaparecia após a colhida sofrida no domingo, em Andújar, cortou uma orelha a cada um dos toiros do seu lote, pertencentes à ganadaria de Nuñez del Cuvillo.
Com Roca Rey alternaram dois matadores que também estarão presentes no abono de Lisboa: David Fandilla “El Fandi” (silêncio-orelha) e José Maria Manzanares (silêncio nos dois).
Lidaram-se cinco toiros de Nuñez del Cuvillo e um de Victoriano del Rio.

Fotos González Arjona/aplausos.es



Padilla reapareceu em Castellón e sairá em ombros

$
0
0

Última Hora - Juan José Padilla reapareceu esta tarde em Castellón, uma semana depois da grave cornada em Valência, e vai sair em ombros depois de ter cortado uma orelha no primeiro toiro e outra no segundo, ambos da ganadaria de Fuente Ymbro, a mesma a que pertencia o toiro que o feriu há oito dias.

Foto cultoro.com

Ontem, domingo: 5.112 leram o "Farpas"

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
1 258
Visualizações de página de ontem
5 112
Visualizações de páginas no último mês
216 336
Histórico total de visualizações de páginas
16 581 492

Histórica reaparição do heróico Padilla ontem em Castellón

$
0
0


Histórico: apenas uma semana depois da grave colhida em Valência, o matador de toiros espanhol Juan José Padilla (fotos) reapareceu ontem, domingo, em Castellón, tendo cortado uma orelha a cada um  dos toiros do seu lote e saído em ombros no final da corrida jnuntamente com Vicente Soler (primeira foto de cima).
A raça, o pundonor e o brio profissional de Padilla (ovacionado de pé ao início da corrida - foto ao lado) ficaram mais uma vez demonstrados com esta reaparição apenas oito dias após ter sofrido duas graves cornadas (uma na coxa direita, com duas trajectórias e outra na axila esquerda) que o mantiveram hospitalizado até ao final da tarde de sexta-feira.
Ontem em Castellón, frente a toiros de Fuente Ymbro, a mesma ganadaria a que pertencia o toiro que lhe infringiu as cornadas uma semana antes em Valência, Padilla alternou com "El Fandi" (ovação nos dois toiros) e Vicente Soler (uma orelha em cada).
Padilla, juntamente com Roca Rey, actuará no Campo Pequeno na corrida de 6 de Abril, a qual está a despertar enorme interesse entre os aficionados portugueses e o público em geral.
O cartel é completado pelo cavaleiro João Moura e pelos Forcados Amadores de Vila Franca, triunfadores, tal como Moura e Padilla, da temporada de 2016 no Campo Pequeno, em que foram galardoados com os Troféus "Farpas"/"Volapié".
Na corrida inaugural da Temporada Histórica comemorativa do 125º aniversário da praça de toiros Monumental de Lisboa lidam-se dois toiros de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas (lide a cavalo) e quatro de Varela Crujo (lide a pé).

Fotos Javier Arroyo/aplausos.es



Imparável: Pablo Hermoso indulta toiro em Cancún

$
0
0

Pablo Hermoso de Mendoza soma e segue, imparável, na sua triunfal campanha mexicana. Sexta-feira, am Cancún, indultou o seu primeiro toiro da ganadaria Marrón, obtendo simbolicamente as duas orelhas e o rabo e saindo aos ombros depois de aplaudida volta ao ruedo com o ganadero (foto de cima). Ao seu segundo toiro, cortou uma orelha. Actuou "mano-a-mano" com o matador Michelito Lagravére, que foi aplaudido no primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo.
No sábado, dia 18, em Peto (Yucatán), nova apoteose com o corte das duas orelhas e do rabo ao seu primeiro toiro e de uma orelha ao segundo, saindo em ombros com Michelito Lagravére (foto ao lado), premiado com palmas no primeiro do seu lote e as duas orelhas do segundo. Lidaram-se toiros de El Vergel e Los Encinos.
Ontem, domingo, Pablo Hermoso actuou no Coliseu de Yucatán (Mérida), sendo aplaudido no final das duas lides. Alternou com os matadores Ignacio Garibay (palmas nos dois) e Sérgio Flores (palmas nos dois). Os toiros lidados a cavalo pertenciam a Fernando de la Mora e os da lide a pé eram da ganadaria de El Vergel.

Fotos D.R./suertematador.com


Póvoa e Meadas foi este sábado a Capital da Tauromaquia

$
0
0
Figuras da Tauromaquia engrandeceram a Festa num interessante e concorrido
Colóquio este sábado em Póvoa e Meadas. Da esquerda para a direita: António
José Zuzarte, Paulo Caetano, Hugo Teixeira (moderador do debate), António Simão
(presidente da Junta), Francisco Romão Tenório, Miguel Alvarenga e Rui Bento
Alvo de merecida homenagem, o antigo bandarilheiro local José Terrinca ofereceu
um traje de lucesà Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas
Ernesto Manuel trouxe os seus alunos da Escola de Toureio de Azambuja e
exaltou numa curta intervenção a necessidade da defesa dos valores da
Tauromaquia
Rui Bento no momento da homenagem ao antigo forcado Joaquim Belo
Maria João Mil-Homens com Sérgio Batista (Câmara de Monforte e Centro
Interpretativo Tauromáquico) e António Simão, presidente da Junta de Freguesia
de Póvoa e Meadas. A nossa companheira expôs fotos no Salão Paroquial, onde
decorreu o Colóquio
Carlos Barreto e sua Mulher, Maria de Jesus, representando a Câmara de Monforte
e o Centro Interpretativo Tauromáquico
O bandarilhero e antigo matador de toiros Sérgio Santos "Parrita"
António Pita, presidente da Câmara de Castelo de Vide, honrou a Tauromaquia
com a sua presença no colóquio
Os participantes no colóquio numa foto final com os homenageados e os
autarcas organizadores deste Dia de Tributo à Tauromaquia. Em baixo, os
presidentes da Câmara de Castelo de Vide, António Pita e da Junta de Freguesia
de Póvoa e Meadas, António Simão, com os toureiros e os forcados homenageados


A bonita localidade alentejana de Póvoa e Meadas (Portalegre) foi este sábado a Capital da Tauromaquia com a presença de cinco grandes Figuras representativas das várias áreas que a integram: o cavaleiro Paulo Caetano, o matador Rui Bento Vasquez, o forcado António José Zuzarte, o ganadeiro Francisco Romão Tenório e o jornalista e crítico taurino Miguel Alvarenga, que participaram num interessante colóquio moderado por Hugo Teixeira, que reaparecia após dois anos afastado das lides.
O Salão Paroquial de Póvoa e Meadas foi pequeno para acolher tantos aficionados numa plateia que enchia por completo o espaço "decorado" com belíssimas fotografias da nossa companheira de trabalho Maria João Mil-Homens. Este colóquio inseria-se no Dia de Tributo à Tauromaquia, uma louvável iniciativa da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, presidida pelo aficionadíssimo António Simão; da Câmara Municipal de Castelo de Vide, cujo presidente António Pita honrou os homens da Festa Brava com a sua presença; e do Centro Interpretativo Tauromáquico e da Câmara de Monforte, representada por Sérgio Batista e Maria de Jesus Barreto.
O dia iniciou-se com uma intervenção, primeiro na rua e depois no Salão Paroquial, da Banda de Póvoa e Meadas, seguindo-se o colóquio que, apesar de se realizar de manhã, contou, como referimos, com uma grande presença de público.
Durante mais de duas horas, os cinco intervenientes falaram dos seus inícios no mundo tauromáquico e tiveram depois interessantes e apaudidas intervenções sobre o estado actual da Tauromaquia, destacando-se sobretudo Paulo Caetano com uma arrebatadora análise ao facto de em muitas ocasiões"se estar a desvirtuar a essência e os verdadeiros valores da arte do toureio equestre e a esquecer-se as suas bases, substituídas muitas vezes por espectáculos circenses que são espectáculo, mas não são arte".
Miguel Alvarenga lamentou o facto de "para isso contribuir a actual inexistência de crítica taurina" e explicou: "Antigamente havia críticos conceituados e que ensinavam a ver toiros. Hoje, com a proliferação de sites e blog's na internet, qualquer um cria um espaço e auto-intitula-se crítico taurino, escrevendo, às vezes nem escrevendo, porque o não sabem fazer, as maiores barbaridades e revelando um arreliador desconhecimento de causa", frisando contudo que"obviamente há excepções que confirmam a regra".
Rui Bento Vasquez recordou a sua trajectória como matador de toiros e destacou depois a sua nova e actual actividade de gestor taurino da praça de toiros do Campo Pequeno, destacando "a importância que a praça tem hoje a nível internacional, fruto do empenho e do trabalho de uma equipa liderada pela Drª Paula Mattamouros Resende e que tudo tem feito para engrandecer a Tauromaquia na primeira praça do país".
António José Zuzarte, antigo cabo dos Amadores de Montemor, viajou pela sua brilhante e recordada trajectória de forcado amador e deixou pinceladas da sua arte num discurso empolgante e em que referiu os tempos de ontem e os de hoje na nobre arte de pegar toiros.
O ganadeiro Francisco Romão Tenório confessou que na actualidade "se criam os toiros que as Figuras exigem tourear" e manifestou a sua preocupação permanente em"apresentar toiros de qualidade e que não defraudem o público, as empresas, a crítica e os artistas".
No final do colóquio, foram prestadas homenagens a dois toureiros locais, o antigo cavaleiro João Carlos Folgado e o também retirado bandarilheiro José Terrinca, qaue ofereceu um traje de lucesà Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, bem como aos forcados locais Joaquim Belo, António Landeiro, António Alegria e João Galhofas.
Dada a palavra ao público presente, destacou-se uma intervenção da aficionada Fernanda Mouzinho, que louvou os valores da Festa Brava e pediu a todos os presentes que "os mantenham vivos e os defendam".
Durante a tarde e depois de um almoço servido na Junta de Freguesia, realizou-se na praça de toiros de Póvoa e Meadas (encerrada há oito anos, mas que pode reabrir esta temporada) uma demonstração de toureio a cavalo a cargo do valoroso amador Pedro Afonso, pupilo do MaestroPaulo Caetano e de João Moura Caetano; de toureio a pé, a cargo de seis jovens alunos de Ernesto Manuel da Escola de Toureio de Azambuja; e de pegas, pelos Amadores de Portalegre.
Em suma, um verdadeiro Tributo à Tauromaquia, uma excelente organização e a honrosa presença para a aficion local de cinco das mais representativas figuras do nosso mundo taurino num colóquio que fica na História - e que se pode repetir no ano que vem.

Fotos Maria Mil-Homens

Este sábado: Tertúlia Círculo T homenageia Manuel Jorge de Oliveira

$
0
0


A Tertúlia Círculo T, presidida por Fernanda Rita, vai prestar homenagem ao cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira (fotos) durante um jantar que terá lugar já no próximo dia 25, sábado, a partir das 20 horas, no Restaurante "Club do Operário" (Rua de Entrecampos, ao Campo Pequeno). O famoso cavaleiro comeora este ano o 40º aniversário da sua alternativa, que teve lugar na praça do Campo Pequeno a 2 de Junho de 1977 numa célebre corrida da Associação de Comandos, alternando com Luis Miguel da VeigaJosé Luis Sommer d'AndradeGustavo ZenklJosé João Zoio (que foi o padrinho da alternativa) e João Moura.
Manuel Jorge de Oliveira despediu-se das arenas na praça de toiros do Cartaxo na noite de 21 de Junho de 2013 numa corrida em que alcançou um triunfo memorável (foto ao lado). 
Esta temporada, vai regressar por uma noite, a 29 de Junho, na praça do Campo Pequeno, para dar a alternativa ao seu pupilo Parreirita Cigano e, em simultâneo, comemorar os seus 40 anos de alternativa - ainda hoje recordada como uma das melhores alternativas que um cavaleiro protagonizou na primeira praça de toiros nacional, que este ano assinala também os 125 anos da sua inauguração.
Os não sócios da Tertúlia Círculo T que queiram participar neste jantar deverão fazer as suas inscrições desde já através dos telfs. 217 931 132 e 917 232 921 ou para o e-mail restcluboperario@gmail.com

Foto Emílio de Jesus

"Farpas" galardoado com Troféu "Imprensa" pela Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves"

$
0
0

O "Farpas" foi galardoado com o Troféu "Imprensa" pela Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" durante a Gala que juntou destacadas Figuras da Tauromaquia na passada sexta-feira no Hotel de Santarém - mais logo, não perca a grande foto-reportagem de Fernando Clemente.

Foto Fernando Clemente


Academia de Toureio do Campo Pequeno: aulas começam esta 4ª feira

$
0
0

Se queres ser toureiro, inscreve-te na Academia de Toureio do Campo Pequeno. As aulas começam esta quarta-feira, dia 22 de Março, às 17 horas.
O horário é quartas e sextas-feiras das 17h00 às 20h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.
A docência é assegurada pelo matador de toiros António João Ferreira, co-adjuvado pelo bandarilheiro Américo Manadas.
Solicita a tua ficha de inscrição através do e-mail: tauromaquia@campopequeno.com.
Esperamos por ti!

Ilustração de López Cañito/@Campo Pequeno


Viewing all 53214 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>