↧
"Rigoletto" de Verdi: ópera no sábado no Campo Pequeno
↧
Próximo sábado: as máximas Figuras na Moita!
↧
↧
4 de Junho: 58º Concurso de Ganadarias em Évora
↧
Portugal, Espanha e México criam frente comum em defesa da Tauromaquia
As entidades que defendem e promovem a Tauromaquia em Portugal, em Espanha e no México, criaram um grupo de trabalho para partilhar experiências e planear estratégias comuns que contribuam para alcançar os seus objetivos.
Na sequência de uma reunião entre a Federação Protoiro e a Fundación del Toro de Lidia, em Abril, e após uma reunião da entidade espanhola com a Tauromaquia Mexicana, as três entidades decidiram criar uma frente comum a nível internacional para trabalhar de forma coordenada na defesa e promoção da tauromaquia.
As três organizações irão partilhar informações, trabalho realizado, experiências e formas de ação para, deste modo, enfrentar estrategicamente os movimentos anti-touradas.
Também irão trabalhar de forma coordenada na análise de questões jurídicas e na estratégia legal para lidar com os ataques à tauromaquia nas redes sociais e em manifestações anti-touradas junto a praças de touros.
Promover e defender de forma frontal e estruturada a Tauromaquia contra os ataques cada vez mais frequentes e intensos dos movimentos anti-taurinos é a missão desta frente comum, que reúne empresários, toureiros, ganadeiros e aficionados dos três países.
Quadro de Picasso
↧
Novilho de Couto de Fornilhos de "sobrero" hoje em Madrid

"Emigrante", novilho da ganadaria portuguesa de Couto de Fornilhos, é esta tarde o segundo "sobrero" da primeira novilhada da Feira de Santo Isidro em Madrid, em que actuam os jovens diestros Jesús Colombo, Pablo Aguado e Rafael Serna.
Lidam-se seis novilhos da El Montecillo e o primeiro "sobrero"é da ganadaria de Dolores Rufino.
O novilho português tem o nº 39 e pesa 525 quilos.
Foto Plaza 1
↧
↧
Novilhada em Madrid: destacou-se o venezuelano Jesús Colombo

O venezuelano Jesús Colombo (foto) foi o toureiro mais destacado esta tarde na primeira das novilhadas da Feira de Santo Isidro em Madrid. Foi ovacionado no primeiro novilho e deu aplaudida volta ao ruedo no segundo, depois de fortíssima e maioritária petição de orelha, que não lhe foi concedida.
Pablo Aguado foi ovacionado no seu primeiro novilho e silenciado no segundo; Rafael Serma resultou silenciado nos dois.
Lidaram-se novilhos de El Montecillo, bem apresentados, destacando-se o quarto e o quinto.
Amanhã tem lugar mais uma corrida de toiros com os matadores Daniel Luque, Fortes e Juan Leal, que enfrentam toiros de Valdefresno e Frailé Mazas (cartaz ao lado).
Foto Javier Arroyo/aplausos.es
↧
João Telles recebeu em sua casa o famoso fotojornalista Steve McCurry
![]() |
Steve McCurry hoje em Coruche com o cavaleiro João Ribeiro Telles e sua Mulher, Caetana Infante da Câmara R. Telles. Em baixo, a foto da menina afegã que celebrizou em 1997 o famoso fotojornalista |

Steve McCurry, um dos mais célebres fotógrafos do mundo, está em Portugal a efectuar várias reportagens e, entre elas, uma sobre o mundo dos cavalos e da Festa. Esteve hoje na Herdade da Raposeira, em Coruche, em casa do cavaleiro João Ribeiro Telles.
Norteamericano, Steve McCurry começou a sua carreira de fotojornalista cobrindo a invasão soviérica do Afeganistão, onde utilizou vestimentos típicos para se disfarçar e esconder o seu equipamento. As sua imagens foram publicadas em todo o mundo e Steve McCurry acabou ganhando a Medalha de Ouro Robert Capa para a melhor reportagem fotográfica no exterior.
São também famosas as suas fotos em outros cenários de conflito no mundo, entre os quais o Cambodja, as Filipinas, o Líbano e a guerra Irão-Iraque. Mas a foto que o celebrizou (em cima) foi a da menina afegã, que foi capa da revista "National Geographic" em 1997.
Fotos D.R.
↧
16 de Junho: o cartel do futuro no Cartaxo
O empresário José Luis Gomes promove no próximo dia 16 de Junho (sexta-feira, pelas 22 horas) a segunda corrida (mista) da temporada na praça do Cartaxo, anunciando o cartel do futuro.
Actuam a cavalo os jovens Miguel Moura e Luis Rouxinol Jr. e a pé o matador Manuel Dias Gomes. As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores do Cartaxo.
Lidam-se três toiros de Canas Vigouroux e três de Fontembro.
↧
Ontem, 2ª feira: 7.750 leram o "Farpas"
↧
↧
Corrida mista esta 5ª feira na Chamusca
![]() |
Os dois toiros de Manuel Veiga que serão lidados a pé por Paco Velásquez |

O empresário Paulo Pessoa de Carvalho retoma a tradição e realiza na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 17 horas, uma corrida mista na data tradicional da Ascensão na Chamusca.
Lidam-se seis toiros da triunfadora ganadaria de Manuel Veiga e o cartel está composto pelos cavaleiros Filipe Gonçalves e João Maria Branco e pelo matador de toiros Paco Velásquez, pegando os dois grupos da terra: Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.
Estão em disputa troféus para a melhor lide a cavalo e para a melhor pega.
Fica o aviso à navegação: por favor, não se esqueçam de anunciar quem compõe os respectivos júris... coisa que ultimamente não tem ocorrido.
Fotos D.R.
↧
4 de Junho: Jacobo Botero reaparece na Benedita
Depois de ter cancelado os primeiros contratos que havia assumido para o início da época para "reformular a sua estratégia", o rejoneador colombiano Jacobo Botero reaparece no próximo dia 4 de Junho na tradicional corrida da Benedita (Alcobaça), este ano em 15ª edição, alternando com Paulo Jorge Santos e Miguel Moura na lide de toiros da ganadaria Casa Avó.
Pegam os forcados do Ribatejo, de Tomar e de Coimbra.
↧
"Aplausos" desta semana consagra triunfos madrilenos de Ventura, Ferrera e Talavante
↧
Moita a postos para o grande "mano-a-mano" de sábado
![]() |
Ventura este sábado na Moita, depois de no fim-de-semana ter conquistado a 13ª porta grande na Monumental de Madrid |
![]() |
Roca Rey toureia à tarde em Cáceres e vem de helicóptero para a Moita, onde actuará a partir das 22 horas |
![]() |
Praça "Daniel do Nascimento"é no próximo sábado palco do grande "mano-a- mano" entre Diego Ventura e Roca Rey |

A praça de toiros "Daniel do Nascimento", na Moita, está a postos para receber este sábado, dia 27, a partir das 22 horas, a grande corrida da revista VIP, o "mano-a-mano" entre o rejoneador Diego Ventura e o matador Andrés Roca Rey, que no último fim-de-semana sairam apoteoticamente em ombros, respectivamente, das praças de Madrid e Jerez de la Frontera.
Esta corrida, que conta ainda com a participação do consagrado Grupo de Forcados do Aposento da Moita, sob o comando de José Maria Bettencourt, marca a estreia do empresário Rafael Vilhais ao leme da praça moitense, apostado em recuperar a tradicional data de Maio com este super-cartel.
Roca Rey toureia à tarde em Cáceres e mal a corrida termine é transportado de helicóptero para a Moita, onde aterrá no heliporto dos Bombeiros Voluntários por volta das 21 horas.
Ventura vai lidar três toiros da ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura e Roca Rey enfrentará outros três da afamada ganadaria espanhola de Juan Pedro Domecq.
Fotos Luis Sánchez-Olmedo/cultoro.com, M. Alvarenga e D.R.
↧
↧
Grande entrevista de Manuel Jorge de Oliveira no Campo Pequeno TV
O Toureio Verticalé um conceito fundamental na perspectiva de Manuel Jorge de Oliveira. Este e outros interessantes temas são abordados numa entrevista concedida pelo famoso toureiro ao canal Campo Pequeno TV, numa temporada em que comemora 40 anos de alternativa, efeméride que vai ser assinalada na Monumental de Lisboa no próximo dia 29 de Junho com o regresso às arenas de Manuel Jorge por uma noite, em que dará a alternativa ao seu promissor pupilo Parreirita Cigano.
O Campo Pequeno TV está disponível no videoclube da NOS e do MEO.
Assista ao trailer do programa em:
https://vimeo.com/218625194
↧
Filipe Gonçalves também entronizado Romeiro de S. Martinho na Golegã
À semelhança do que aconteceu com Marcos Bastinhas e aqui noticiámos ontem, também o popular cavaleiro Filipe Gonçalves (foto) foi no passado fim-de-semana entronizado Romeiro de São Martinho na XVI Romaria a S. Martinho na vila da Golegã, por ocasião da ExpoÉgua.
Filipe Gonçalves, que foi um dos grandes triunfadores da última temporada, tem o seu próximo compromisso já na quinta-feira, 25, na Chamusca, na tradicional corrida da Ascensão, onde vai repartir cartel com João M. Branco, o matador Paco Velásquez e os forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca, na lide de toiros da triunfadora ganadaria de Manuel Veiga.
Foto D.R.
↧
Paulo Pessoa anuncia júri que decidirá os prémios na 5ª feira na Chamusca
Nuno Megre e Carlos Empis integram, com Manuel J. Moedas, o júri que na próxima 5ª feira atribuirá os troféus à melhor lide a cavalo e à melhor pega na corrida da Chamusca |
Paulo Pessoa de Carvalho com Miguel Alvarenga na praça da Chamusca. Em baixo, o cartaz da corrida da próxima 5ª feira, tradicional data da Ascensão |

Depois do aviso à navegação que aqui deixámos há pouco para que na próxima quinta-feira, 25, na Chamusca, não se esqueçam de anunciar a composição do júri que vai decidir os vencedores dos troféus para a melhor lide a cavalo (prémio Dr. João Duque) e para a melhor pega (prémio Dr. Jorge Duque), o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, promotor da corrida, apressou-se a comunicar-nos que o mesmo, para os dois troféus, será composto pelos antigos forcados Nuno Megre e Carlos Empis e pelo aficionaod local Manuel José Moedas.
Amanhã mesmo o empresário divulgará o regulamento que vai gerir os critérios da decisão so júri e da atribuição dos prémios.
Louve-se a prontidão com que o empresário se apressou a clarificar um tema que nos últimos tempos tem andado muito pouco transparente nas corridas em que estão troféus em disputa.
Seriedade e verticalidade acima de tudo. Muitos prometem, Paulo Pessoa de Carvalho cumpre! - assim é que é!
Fotos Emílio de Jesus
↧
8 de Junho: mais uma Grande Noite da Temporada Histórica!
↧
↧
Muito pouco: ovação a Juan Leal na 13ª da Isidrada

A 13ª corrida da Feira de Santo Isidro, esta tarde em Madrid, resumiu-se a uma ovação ao matador francês Juan Leal (foto ao lado) no terceiro toiro da tarde. No seu segundo foi silenciado.
Daniel Luque foi silenciado nos dois e Jiménez Fortes aplaudido num e silenciado no outro.
A Monumental registou uma entrada de foi terços e lidaram-se toiros de Valdefresno e Hnos. Fraile Mazas e dois sobreros de Adelaida Rodríguez e Carriquiri. A tarde não teve história.
Ao início da corrida (foto de cima) guardou-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado terrorista de ontem em Manchester.
Fotos Javier Arroyo/aplausos.es
↧
Campo Pequeno: toiros de Veiga Teixeira na alternativa de Parreirita Cigano

Última Hora - Por se terem inutilizado, vítimas de cornadas, dois dos toiros da ganadaria do Engº Luis Rocha apartados para a corrida do próximo dia 29 de Junho no Campo Pequeno, em que toma a alternativa o promissor cavaleiro Parreirita Cigano (na foto ao lado, domingo passado na Chamusca), vai ser lidado nessa noite um curro da séria e triunfadora ganadaria de Veiga Teixeira.
A empresa comunicou a alteração esta tarde aos apoderados de todos os artistas e aos grupos de forcados e amanhã durante o dia emitirá um comunicado sobre a troca dos toiros.
O cartel está formado por Manuel Jorge de Oliveira (que reaparece para assinalar os seus 40 anos de alternativa), Rui Salvador, Ana Batista, João M. Branco, Jacobo Botero e Parreirita Cigano e pelos grupos de forcados do Ribatejo, da Chamusca e do Aposento da Chamusca.
Foto Carlos Silva
↧
Toiros sérios e toureiros e forcados de verdade dia 4 de Junho em Évora
![]() |
O imponente toiro de Veiga Teixeira para o 58º Concurso de Ganadarias em Évora, na tarde do próximo dia 4 de Junho |
António Telles em Évora depois do memorável triunfo em Salvaterra |
João Moura Jr., triunfador da última nocturna do Campo Pequeno |
![]() |
Marcos Tenório Bastinhas, outro toureiro de dinastia |

Na primeira foto de cima, o fantástico exemplar da ganadaria Veiga Teixeira (vencedora dos prémios de bravura e apresentação no ano passado) para o 58º Concurso de Ganadarias do próximo dia 4 de Junho em Évora - o mais antigo e mais prestigiado do país.
Uma corrida com um cartel monstro formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles (depois do histórico triunfo em Salvaterra), João Moura Jr. (triunfador absoluto da última nocturna do Campo Pequeno) e Marcos Bastinhas (após mais um memorável êxito em Elvas) e pelos grupos de forcados de Montemor e de Évora.
Lidam-se toiros das ganadarias Veiga Teixeira, Branco Núncio, Passanha, Canas Vigouroux, Romão Tenório e Calejo Pires.
Dia 4 de Junho, todos os caminhos vão dar a Évora!
Fotos Florindo Piteira, Maria Mil-Homens e Fernando Clemente
↧