Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53161 articles
Browse latest View live

Évora, dia 28: última grande corrida do ano


Homenagem a Amadeu dos Anjos no próximo ano em Nave de Haver

$
0
0


Vai ser organizada no próximo ano, em data a anunciar, na praça de toiros nortenha de Have de Haver (foto ao lado) uma grande corrida de toiros em homenagem à memória do 11º matador de toiros português, Amadeu dos Anjos (foto de cima), falecido este ano, com o objectivo de angariar fundos para fazer uma campa no cemitério onde está sepultado.
Foi em Nave de Haver que Amadeu toureou pela primeira vez como novilheiro.

Fotos M. Alvarenga e D.R.


Ana Rita no 3º lugar do escalafón espanhol de rejoneio

$
0
0


Depois de esta temporada já ter sido proclamada triunfadora da Feira de Algemesi, a cavaleira Ana Rita acaba de ser reconhecida pela Federação Taurina Valenciana como a melhor rejoneadora de 2018 em Valência.
Foram também distinguidos o matador Enrique Ponce e o novilheiro mexicano Diego San Román, o bandarilheiro Raúl Marti e a ganadaria de Luis Algarra e ainda Miguelito como o novilheiro mais destacado da Escola de Tauromaquia de Valência.
Ana Rita ainda não encerrou a presente temporada e está neste momento classificada em terceiro lugar no escalafón de rejoneadores do site mundotoro.com (ao lado), com 27 corridas em que obteve 64 orelhas e 8 rabos nas 51 reses que lidou. Na sua frente estão Lea Vicens e Diego Ventura.

Foto D.R.


Mercado de Vinhos de 6ª feira a domingo no Campo Pequeno

Próximo domingo: a última tarde de Pedro Gonçalves em Santarém

Morreu o pintor espanhol Eduardo Arroyo, autor do cartaz dos 6 toiros de Ventura em Madrid

$
0
0


Aos 81 anos de idade, morreu este domingo na sua casa em Madrid o famoso pintor espanhol Eduardo Arroyo (na foto de cima, na Monumental de las Ventas), que conta na sua obra com numerosos cartéis de toiros.
Uma das suas últimas obras foi precisamente o cartaz da recente corrida em que Diego Ventura se encerrou com seis toiros em Madrid (foto ao lado).
Que em paz descanse.

Fotos D.R.

Primeiro passo: Rui Bento hoje em Monforte com Moura Jr.

$
0
0

Rui Bento está hoje reunido em Monforte com o cavaleiro João Moura Jr. e este pode ser o primeiro de muitos passos que o famoso apoderado dará nos próximos dias com vista à intensa actividade que terá a partir do próximo ano, temporada que marca em força o seu regresso aos apoderamentos.

Foto Emílio de Jesus


Críticos debatem estado da Imprensa Taurina em Colóquio esta 6ª feira na Azambuja

$
0
0


Os críticos tauromáquicos Joaquim Tapada, Catarina Bexiga (fotos de cima) e Miguel Alvarenga (foto ao lado) vão debater o estado da Imprensa Taurina num interessante Colóquio na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 19h30, na sede da Tertúlia "Festa Brava", na Azambuja. José Cáceres será o moderador.
Segue-se um jantar no Restaurante "O Picadeiro", às 21h00, podendo as inscrições ser feitas pelos telefs. 963 349 990 ou 263 402 170.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens e Fernando Clemente


Já não há (ou há tão poucos) críticos tauromáquicos assim...

$
0
0
Da esquerda para a direita: em pé, Samuel Reis e José António Lázaro; sentados,
Leopoldo Nunes, Saraiva Lima, José Lanceiro e Nizza da Silva; em pé, Paco Camilo,
Paulo Pereira, Manuel Andrade Guerra e Maurício do Vale; à frente, Luis de Castro,
João Queiroz, Cordeiro de Brito, Miguel Alvarenga, Dr. Fernando Teixeira, Vitor
Escudero e José Manuel Severino

A avaliar pela foto de cima, promete ser deveras interessante o Colóquio sobre a Imprensa Taurina que na próxima sexta-feira vai ter lugar na Azambuja, na nova sede da Tertúlia "Festa Brava" (cartaz ao lado).
Existirá hoje uma verdadeira crítica taurina e críticos taurinos a sério como os que existiam nesse tempo? A foto é de 1981 e retrata um painel de grandes figuras da crítica tauromáquica portuguesa reunidos no Restaurante "Tavares", em Lisboa, na tarde em que a directora do jornal "O Diabo", Vera Lagoa, fez a apresentação da página de tauromaquia do jornal, intitulada"O Diabo ao Quite" e que era da responsabilidade do Dr. Fernando Teixeira e do então jovem Miguel Alvarenga.
Os críticos tauromáquicos dessa época eram Senhores de respeito, conhecedores da matéria, entendidos do que escreviam e que honravam e enaltaciam a arte tauromáquica nas páginas dos principais jornais nacionais. Tem isto alguma coisa a ver com os dias de hoje? Aqui está um tema interessantíssimo para debater na próxima sexta-feira no Colóquio a que todos devem assistir!

Foto D.R.


Andrade Guerra também consagra Duarte Pinto como o máximo triunfador da temporada no Campo Pequeno

$
0
0


"Máximo Triunfador! - Não pude estar presente na última corrida da temporada em Lisboa mas já tive oportunidade de ver a gravação do espectáculo. Assim sendo (tal como já o fez o meu Querido Amigo, Miguel, no "Farpas") também eu considero que o triunfador incontestável da temporada 2018, no Campo Pequeno, foi o cavaleiro Duarte Pinto, que finalmente se consagrou mercê das enormes virtudes que lhe venho reconhecendo há vários anos... Parabéns, Cavaleiro! Já agora e dado que se tratou de uma temporada "torista", permito-me acrescentar um segundo triunfador - o ganadeiro Joaquim Alves de Andrade, pelos magníficos toiros que apresentou em Lisboa, procedentes das suas duas ganadarias, Pinto Barreiros e São Torcato" - palavras de Manuel Andrade Guerra (foto ao lado), escritas na sua página da rede social Facebook.
Mais que justas - e cuja mesmíssima opinião já aqui partilhámos na última semana. O triunfador de 2018 no Campo Pequeno chama-se Duarte Pinto!

Fotos Frederico Henriques e Marques Valentim

Nova data: Mafalda Veiga no Campo Pequeno a 26 de Janeiro

Imagens que marcaram a temporada

$
0
0

Uma imagem que marcou a temporada. 11 de Agosto na Nazaré. Corrida de triunfo apoteótico para a ganadaria de Paulo Caetano e para seu filho João Moura Caetano e também para Tito Semedo e o espanhol Andrés Romero.
No final da volta à arena, o abraço de Moura Caetano a seu pai - que esta temporada nos viria também a brindar com uma grande e inesquecível lição de toureio a cavalo em Elvas.
Em ano azarado pela morte dos seus cavalos "Temperamento" e "Hip-Hop", João Moura Caetano conseguiu levar o barco a bom porto até ao final do ano e triunfou em todas as praças por onde passou, destacando-se como um dos melhores cavaleiros do ano.
Esta é apenas a primeira de muitas imagens marcantes que aqui vamos publicar ao longo das próximas semanas, em jeito de balanço de uma temporada que marcou de todo o diferença.

Foto M. Alvarenga

Évora encerra temporada portuguesa: primeiro ano sem "Nené"

$
0
0
Primeiro ano sem o nosso querido "Nené": filhos do empresário levaram o barco
a bom porto e mantiveram o elevado nível das corridas levadas a cabo pela
empresa Toiros & Tauromaquia
Dia 28 Évora é palco da última corrida da temporada nacional


No primeiro ano sem o nosso querido "Nené" e depois de os seus filhos terem conseguido manter o elevado nível dos espectáculos ao longo do ano, a praça de toiros de Évora será palco no próximo dia 28 da última grande corrida da temporada nacional, espectáculo de beneficência a favor da Assosiação de Dadores Benévolos de Sangue daquele distrito.
Frente a seis toiros de Passanha Sobral, fecham a temporada de 2018 os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates, que ali obteve notável triunfo na Corrida de São Pedro ao lado de Rui Fernandes e Diego Ventura.
Pegam os Forcados Amadores de Évora e Amadores de Alcochete, capitaneados respectivamente por João Pedro Oliveira e Nuno Santana.
Ao longo dos próximos dias, vamos aqui trazer os intervenientes neste último espectáculo da temporada tauromáquica para nos falarem das suas expectativas e nos fazerem um breve balanço das suas campanhas.

Fotos Emílio de Jesus

Luis Rouxinol Jr.: os cartéis para dias 20 e 22 em Thornton (Califórnia)

$
0
0


Os cartazes das duas corridas em que o cavaleiro Luis Rouxinol Júnior vai participar no próximo sábado, dia 20 e na segunda-feira, dia 22, em Thornton, na Califórnia.
Na primeira corrida, reparte cartel com o cavaleiro João Soller Garcia e o matador mexicano "El Chihuhua", bem como com os grupos de forcados do Aposento de Turlock e de Merced.
Na segunda-feira, actuará ao lado dos cavaleiros Jorge Hernández (mexicano) João Soller Garcia e dos forcados de Escalon e Luso-Americanos.

Foto Pedro Batalha


Anti-taurino está a dar brado ao fazer um programa televisivo sobre... tauromaquia!

$
0
0
Anti-taurino reconhece depois de gravar quatro programas sobre tauromaquia:
"Conheci gente muito boa, eles amam os animais e são grandes ecologistas"
O autor do programa com o ganadero Victorino Martín em Las Ventas
Frank Cuesta fotografado na arena de Madrid
O programa taurino do anti-taurino Frank Cuesta deu brado na sua estreia
este domingo no canal DMAX
Frank Cuesta em Junho em Las Ventas com Jiménez Fortes. Esta foto correu as
redes sociais acompanhada de insultos

"Wild Frank: Toros" - estreou este domingo o primeiro de uma série de quatro programas sobre tauromaquia no canal espanhol DMAX, emitido em sinal aberto e de âmbito nacional através da TDT e que é operado pela Discovery Communications.
Nada de anormal, até aqui, não fosse seu autor o conhecido e proclamado anti-taurinoFrank Cuesta (fotos), reconhecido naturalista e herpetologista.
"Apesar de ser anti-taurino, sou dos que pensam que para se poder criticar algo, antes há que conhecê-lo", afirma sem preconceitos.
Frank Cuesta assistiu pela primeira vez em Junho a uma corrida na Monumental de las Ventas, em Madrid e esta sua foto com o matador Jiménez Fortes (em cima) correu as redes sociais acompanhada de insultos. O canal DMAX viu-se obrigado a esclarecer publicamente que o conhecido anti-taurino estava a preparar um programa sobre tauromaquia.
"O espírito do canal é mostrar a realidade sem filtros", afirma António Ruiz, director de DMAX. Os directores do Discovery levaram três anos a avançar com o projecto de Cuesta, por o considerarem, ao início, "demasiado conflituoso".
"Os toiros são o único espectáculo do mundo onde alguém morre. O toiro, sempre. O toureiro, às vezes" - esta frase foi o ponto de partida para o primeiro programa desta série, emitido no passado domingo e em que o anfitrião foi o matador de toiros retirado Luis Francisco "Esplá", que deixou claro "não pretender convencer ninguém, mas apenas aclarar o panorama com alguém que é estranho e contrário ao mundo da tauromaquia".
No segundo programa, Frank Cuesta visita a ganadaria de Victorino Martín. No terceiro, dedicado ao toureiro, as figuras centrais são os matadores Manuel Escribano e Saúl Jiménez Fortes. E o último programa é dedicado aos festejos populares.
Depois de gravar os quatro porgramas, Frank Cuesta reduziu o seu discurso anti-taurino, embora sem deixar de denunciar a morte do toiro "para gozo da gente". Mas conclui: "As corridas são esteticamente muito bonitas, também é preciso dizer que todo este processo me abriu os olhos, conheci gente muito boa e descobri um mundo em que os seus actores também amam os animais  e são grandes ecologistas".

Fotos D.R.






Filipe Martinho recebeu troféu como triunfador em La Algaba

$
0
0


O valoroso novilheiro Filipe Martinho, da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, recebeu ontem em La Algaba o troféu que premiou a melhor faena realizada na feira daquela localidade sevilhana.
Em função deste seu triunfo, ficou desde já contratado para a feira do próximo ano.

Fotos D.R.


A última tarde de Pedro Gonçalves este domingo em Santarém

$
0
0
Corrida de toiros no próximo domingo na Monumental
de Santarém marca a despedida de Pedro Gonçalves,
nesta foto em Las Ventas, Madrid
Pedro Gonçalves com a equipa do seu restaurante "Pátio Ribatejano" em Santarém

Pedro Gonçalves despede-se das arenas no próximo domingo, dia 21, na Monumental de Santarém, depois de quarenta anos dedicados à Festa, primeiro como valoroso e recordado forcado nos Amadores da Azambuja, depois como um dos mais destacados bandarilheiros da sua geração e o número um com as bandarilhas.
Depois de ter aberto recentemente em Santarém o seu restaurante "Pátio Ribatejano", o consagrado bandarilheiro vai dizer adeus a uma carreira marcada por triunfos nas principais praças de toiros do mundo.
Na tarde da despedida, terá a seu lado os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e seu filho Manuel, cavaleiro praticante (que lidarão o primeiro toiro a duo) e Ana Batista, os matadores de toiros Eduardo Oliveira e Nuno Casquinha e os novilheiros João Augusto Moura e Diogo Peseiro. As duas pegas das lides à portuguesa serão efectuadas por uma Selecção de Forcados Amadores capitaneada pelo antigo cabo do Grupo da Azambuja, Francisco Vassalo.
Lidam-se a cavalo dois toiros das ganadarias Casa Prudêncio e Veiga Teixeira e a pé quatro de Mata-o-Demo, Falé Filipe, Calejo Pires e Torre D'Onofre.

Fotos D.R.

Figuras na Herdade das Arengozinhas

$
0
0

Dia de campo hoje na Herdade das Arengozinhas, de João Moura Jr., em Elvas, com a partaicipação dos cavaleiros João MouraRui Fernandes, Diego Ventura, Filipe Gonçalves e Paco Velásquez.
Presentes, entre outros, Rui Bento, Francisco Romão Tenório, José Luis Cochicho, Gonçalo D'Ornellas e Nuno Santana, cabo dos Amadores de Alcochete.

Foto Maria Mil-Homens


Tomar: mudança de cabo agita forcados

$
0
0

A mudança de cabo no Grupo de Tomar está a criar alguma agitação entre a Associação dos Forcados Amadores de Tomar e antigos elementos do grupo, entre os quais alguns ex-cabos.
O valoroso forcado Hélder Parkeré o nome apontado pela Associação do grupo para suceder a Marco Fernando, mas está ainda renitente em aceitar. Por seu turno, antigo elementos dos Amadores de Tomar estão contra a Associação e opinam que o futuro cabo deverá ser João Serra, actualmente o mais antigo elemento e filho do antigo cabo Manuel Serra.
Um processo que promete dar ainda que falar nos próximos tempos.

Foto Fernando José


Vila Boim em festa este fim-de-semana

Viewing all 53161 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>