Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53126 articles
Browse latest View live

Nuno Casquinha termina amanhã a temporada peruana

$
0
0

O matador Nuno Casquinha termina amanhã, quinta-feira, em Santa Cruz de Andamarca, a sua triunfal campanha no Peru, antes de regressar a Portugal para no próximo domingo tourear em Santarém na corrida de despedida de Pedro Gonçalves.
Casquinha actuará mano-a-mano com o peruano Alfonso Simpson frente a toiros das ganadarias Camponuevo, Aucallama e Garzón Hermanos.



Ontem, 4ª feira: 19.109 leram o "Farpas"!

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
79
Visualizações de página de ontem
19 109
Visualizações de páginas no último mês
394 531
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 549 757

João D'Alva deixa Escola "José Falcão": "O meu novo destino é Espanha"

$
0
0

O novilheiro João D'Alva anunciou que deixa de ser aluno, a partir de 5 de Novembro, da Escola de Toureio "José Falcão", de Vila Franca de Xira.
"O meu novo destino é Espanha e lá procuro aplicar tudo o que aprendi nesta escola que tudo me deu, tudo me ensinou e na qual passei momentos muito felizes", afirma.
O jovem toureiro agradece "a aposta que tiveram em mim e a forma com que me reberam, bem como ao Maestro Vitor Mendes, que sempre foi uma referência para mim como toureiro e como pessoa e de quem aprendi tudo o que sei hoje, a ele devo todos os ensinamentos e formações e estou-lhe cem por cento grato por tudo".
"Por fim, gostaria de agradecer a todas as entidades e tertúlias que tiveram para comigo uma amostra de carinho nunca antes sentida por mim, através de eventos de angariação de fundos e doacções, agradecer também a todos aqueles que me apoiaram e continuaram a apoiar. Vou lutar para não desiludir nenhum de vós", acrescenta.

Foto Maria Mil-Homens



Presidente da APET denuncia que manter o IVA das touradas a 13% é "um verdadeiro atentado à liberdade"

$
0
0

Manter IVA das touradas a 13% é o mesmo que dizer que há portugueses de primeira e portugueses de segunda, diz Pessoa de Carvalho

Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da APET – Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos e da PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, denuncia que a Cultura taurina está a ser alvo de um ataque discriminatório quando se prevê manter a taxa de IVA na tourada em 13 por cento e se quer descer para 6 nos restantes espectáculos culturais.
“O que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2019 é uma discriminação clara e evidente de pessoas, artistas de profissão, sob a tutela do Ministério da Cultura. Manter o IVA nos actuais 13 por cento nas touradas é dizer que existem artistas de primeira e artistas de segunda”, afirma Pessoa de Carvalho, para quem “esta medida não é razoável, nem democrata, mas sim um verdadeiro atentado à liberdade”.
Numa análise à questão política de o Governo ter recusado reduzir a taxa de IVA nas touradas, proposta do Bloco de Esquerda, Paulo Pessoa de Carvalho encara a decisão com “indignação e descrédito”. Para o presidente da PróToiro e da APET, “o Governo está a dividir os portugueses ao dizer que, dentro de tudo o que é considerado Cultura, há actividades mais relevantes do que outras”. Isso, conclui, "é inaceitável".

Foto Emílio de Jesus

Rouxinol Jr. já treina na Califórnia

$
0
0


Luis Rouxinol Júnior já treina nos Estados Unidos, um dia depois de ali ter chegado, preparando-se paras as corridas dos próximos dias 20 e 22 em Thornton, na Califórnia.
Na foto de cima, o toureiro luso com o seu bandarilheiro João Bretes e o seu moço de espadas Fábio Cadete com o cavaleiro mexicano Jorge Hernández e Robert Rocha, proprietário da quadra de cavalos que ali vão utilizar.

Fotos D.R.

Bilhete Postal Ilustrado

$
0
0


Meus Queridos Rui e Isabelinha:
Ontem foi o dia em que fizeram 20 anos de casados. Parabéns por isso mesmo. E que dia... meu Deus!, recordo-me milimétricamente como se fosse há uma hora atrás. A tua saída do hotel (inesperada) para ires rezar junto à campa do teu Pai, a homilia proferida pelo Sr. Padre Vitor Melícias, o fino corte do vestido de noiva, criado expressamente para a Isabelinha por Augustus, o teu traje de curto, a guarda de honra por muitos campinos, charrete puxada por cavalos, a Herdade do Borralho (ali, paredes meias com a Universidade da Torrinha) toda engalanada para receber os cerca de 1300 amigos, com parque de estacionamento com tamanho de dois campos de futebol, logistica efectiva de 200 empregados desde servir nas mesas, bebidas, cozinha, aperitivos, assistência pessoal, etc. Tudo a sério, com a preciosa colaboração do Vitor Escudero e, claro, a minha equipa de reportagem\video de cinco pessoas.
Que pormenor bonito, o da separação entre o servir dos pratos com apontamentos de sevilhanas-fado-rancho folclórico, um verdadeiro hino à cultura portuguesa-espanhola e ao Toureio. Até porque Toureio é Grandeza!
Ao contrário do que possas pensar, Rui, ao longo da temporada nos milhares de quilómetros que faço com o Miguel, (o maior, que escreve de toiros neste país). o teu nome vem inevitávelmente à baila, pela entrega, seriedade e profissionalismo que sempre pões em tudo, apesar de ninguém ser perfeito, sabendo nós que nunca será possível agradar a gregos e troianos, ainda por cima no cargo que ocupas no Campo Pequeno.
Sabes, Rui, a caminho dos 72 anos, e em 56 que levo nesta saudável tontaria da fotografia (nem todos nos toiros), é a primeira vez que me dirijo publicamente a um Amigo (o Miguel, esse Avô do Santiago e Pai da Maria Ana e Guilherme, não é um pai galinha, mas sim autêntico aviário, é que o faz com muita frequência) porque Tu e a Isabelinha, fazem os lindos 20 anos, com os teus filhos Margarida e Rui, mas quem tem a prenda sou eu, (estou a particularizar) pela amizade e apoio nestes últimos 5/6 anos. Recebam do Miguel e de mim, um beijo no coração, porque o "Farpas"é sensível e humano.

Emílio de Jesus

Foros Emílio de Jesus

Monumental de Santarém: lonas na arena para garantir corrida de domingo

$
0
0
Monumental "Celestino Graça": lonas protegem a arena da chuva, por forma a
assegurar a realização da corrida de toiros deste domingo
Pedro Gonçalves (à direita) com o grande aficionado vilafranquense João Miguel
Perdigão e os dois matadores que domingo actuam na sua última corrida na
Monumental de Santarém, Eduardo Oliveira e Nuno Casquinha

A arena da Monumental "Celestino Graça", de Santarém, está coberta por lonas, por forma a assegurar, apesar da chuva prevista para sábado, a realização da corrida de toiros do próximo domingo, dia 21, em que se despede o bandarilheiro Pedro Gonçalves.
Actuam os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e seu filho, o praticante Manuel Oliveira (lidam o primeiro toiro a duo) e Ana Batista, os matadores Eduardo Oliveira e Nuno Casquinha e os novilheiros João Augusto Moura e Diogo Peseiro.
Pega uma Selecção de Forcados Amadores, capitenaeada por Francisco Vassalo, antigo cabo dos Amadores da Azambuja, grupo a que Pedro Gonçalves pertenceu antes de trocar a jaqueta de forcado pelo traje de luces de bandarilheiro.
Lidam-se a cavalo dois toiros das ganadarias Casa Prudêncio e Veiga Teixeira e a pé quatro de Mata-o-Demo, Falé Filipe, Calejo Pires e Torre D'Onofre.
A corrida inicia-se às 16 horas.

Fotos D.R. e Nuno Almeida



Altas patentes da Marinha luso-brasileira visitam Campo Pequeno

$
0
0
O Comandante Fernando Fuzeta da Ponte e, em baixo, o Almirante brasileiro Lúcio
Sá Fernandes e sua Mulher com João Duarte, ontem durante a visita ao Museu
Tauromáquico da praça do Campo Pequeno

Duas altas patentes da Marinha de Guerra de Portugal e do Brasil visitaram ontem a praça de toiros do Campo Pequeno e o Museu Tauromáquico, tendo como guia o apoderado João Duarte, amigos de ambos.
O Comandante Fernando Fuzeta da Ponte e o Almirante Lúcio Sá Fernandes, com sua Mulher, Drª Teresa Fernandes, percorreram demoradamente o fantástico Museu da praça de toiros de Lisboa, entusiasmados com as relíquias que contam grande parte da nossa História tauromáquica.

Fotos D.R.


Forcados de Montemor a 31 de Dezembro na Monumental do México

$
0
0


O glorioso Grupo de Forcados Amadores de Montemor, comandado por António Vacas de Carvalho, vai actuar a 31 de Dezembro na Monumental Plaza México, a maior do mundo, numa corrida de rejoneio da Temporada Grande, anuncia hoje o site tauronews.com.
O grupo português repartirá cartel com os Forcados de Mazatlán e três rejoneadores.
A Temporada Grande na Monumental do México abre a 11 de Novembro e nas redes sociais já corre o cartel, que pode estar composto por Enrique Ponce, Luis David Adame e Michelito Lagravére, que confirmaria a alternativa, frente a toiros de Bernaldo de Quirós.
Para a Temporada Grande estão contratados os rejoneadores espanhóis Pablo Hermoso de Mendoza, Andy Cartagena, Diego Ventura e Guillermo Hermoso de Mendoza.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.



Amanhã na Azambuja: Imprensa Taurina em debate num Colóquio a não perder

Manuel Passanha Sobral, o ganadero que encerra a temporada em Évora: "Até hoje, os meus toiros têm-me dado mais alegrias que tristezas!"

$
0
0
Joaquim Passanha Sobral: "A corrida vai parelha e bem apresentada. A partir
daqui, que Dios reparte suerte!"
O ganadero com o Maestro Tomás Campuzano


Manuel Braancamp Passanha Sobralé o ganadero que no próximo dia 28 encerra a temporada nacional lidando seis toiros do seu ferro na última corrida do ano em Évora, um espectáculo de beneficência a favor da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito, organizado pela empresa Toiros & Tauromaquia.
Homem apaixonado pelo campo, pelo toiro e pela arte tauromáquica, mal o tratei por ilustríssimo ganadero, fez questão de ripostar assim: "Caro Miguel, em primeiro lugar quero dizer-lhe que não sou ilustríssimo, sou um simples aficionado aos toiros e à tauromaquia".
E passou a explicar como nasceu a sua ganadaria:
"Por razões sobjeamente conhecidas, e depois de ter nascido no seio de uma família ganadera, fui obrigado no Verão de 1975 a emigrar para a cidade onde sempre gostei de estar... Sevilha. E aí continuei a alimentar a minha aficion até aos dias de hoje. A ganadaria que tive a oportunidade de comprar no ano 2007 é do encaste que sempre admirei: Cebada Gago".
Sobre a corrida que no próximo dia 28 vai levar a Évora, diz:
"Até hoje os animais que tenho lidado têm-me dado mais alegrias que desgostos, espero que em Évora se continue na mesma linha. A meu ver, a corrida vai parelha e bem apresentada. Daqui para frente, que Dios reparta suerte!".
Na última grande corrida desta temporada, os toiros da ganadaria Passanha Sobral vão ser lidados na arena de Évora pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates e pegados pelos grupos de forcados Amadores de Évora e Amadores de Alcochete, respectivamente capitaneados por João Pedro Oliveira e Nuno Santana.

Fotos D.R./@Joaquim Braancamp Passanha Sobral




Previsões de mau tempo adiam Jornadas Taurinas de Idanha-a-Nova

$
0
0

Devido às previsões de chuva e mau tempo para os próximos dias, as I Jornadas de Tauromaquia que a partir de amanhã e até domingo iam decorrer em Idanha-a-Nova ficam adiadas para o início do próximo ano, em princípio em Março ou Abril, mantendo-se todo o programa anunciado (ao lado).
"Não fazia sentido levar a efeito apenas as actividades que a chuva não impediria, caso dos colóquios e conferências e não realizar o festival taurino, as demonstrações de toureio e demais programação. Por isso decidiu-se adiar tudo para o início do ano que vem", diz-nos o empresário Luis Miguel Pombeiro, promotor desta louvável iniciativa que tinha o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova e estava rodeada de enorme ambiente.


Jornal "Olé!" regressa em Novembro com duas edições (quinzenal)

$
0
0

Com a temporada praticamente chegada ao fim, o semanário "Olé!", dirigido por Luis Miguel Pombeiro, altera agora a sua periodicidade.
Voltarão a publicar-se duas edições no mês de Novembro e uma especial em Dezembro com o balanço do ano taurino. Nos meses de Janeiro e Fevereiro não se publicará e regressa em Março de novo com periodicidade semanal.


Dia 27: Maestro Mendes em Tentadero de Beneficência em Toledo

$
0
0

Depois de ter cortado uma orelha no recente festival realizado em Soria, o MaestroVitor Mendes volta a actuar em Espanha no próximo dia 27 num Tentadero de Beneficência na praça de toiros de Toledo.
Este festejo será a favor do Banco Alimentar e actuarão os matadores Vitor Mendes, "El Fundi", Dávila Miura e Eugénio de Mora, assim como a novilheira Rosana Toledo e os jovens Tomás Bastos, Juan José Villa "Villita", Duarte Silva, Ignacio Olmo, Javier Gallardo e Estrella Magán, lidando-se novilhos de Alcurrucén.

Foto Emílio de Jesus



Évora, dia 28: ninguém vai perder a última corrida da temporada!


Tarde de treinos e de grande convívio na Herdade das Arengozinhas

$
0
0
João Moura: quando o Mestre toca as teclas...
Rui Fernandes: e já passaram vinte anos!
Dois momentos de arte de João Moura Júnior
Paco Velásquez, o matador que agora é cavaleiro
Filipe Gonçalves: arte e valor
Diego Ventura... enorme!
Com que arte toureou e bandarilhou Ventura a pé!
João Moura no papel de avô babado
Graça Cardoso com a neta
Rui Bento
Rui Bento com "Chalana" e, em baixo, Rui Fernandes, Moura Jr. e Paco Velásquez
Nuno Santana, João Mota Ferreira e Manuel Lupi
Os 6 ginetes da apoteose e, em baixo, o anfitrião João Moura Júnior


Tarde de treinos ontem na Herdade das Arengozinhas, em Elvas, a propriedade do cavaleiro João Moura Júnior.
Em fecho de temporada triunfal para todos, um cartel de alto gabarito com o MaestroJoão Moura, Rui Fernandes, Diego Ventura (só aqui, todos somados, já estão... 80 anos de alternativa!), Filipe Gonçalves, João Moura Júnior e Paco Velásquez.
Lidou-se, toureou-se, desfrutou-se e depois houve valente repasto com direito a entrega de... troféus e tudo!
Entre outras honrosas presenças, as do ganadero Francisco Romão Tenório, de Rui Bento (que, garantimos, não foi tratar de apoderamentos...), de Gonçalo D'Ornellas, Nuno Santana, José Luis Cochicho, Manuel Lupi, Francisco "Chalana" e muitos mais.
Um dia, sobretudo, de convívio, de amizade e, como não podia deixar de ser, de muito bom toureio. A cavalo e a pé.

Fotos Maria Mil-Homens

Animado almoço e imensos troféus ontem nas Arengozinhas

$
0
0
Concha e João Moura Júnior, os anfitriões
Foto de grupo depois do almoço ontem na Herdade das Arengozinhas
Diego Ventura, Rui Fernandes, Manuel Lupi, Filipe Gonçalves, Rui Bento, Concha e
João Moura Jr., José Luis Cochicho (que já foi o dono desta casa!), João Moura e
Paco Velásquez
Madalena e Manuel Lupi, pais babados e com razão!
Momentos do animadíssimo almoço
Houve Óscares para todos os gostos e até um cagalhão para
o maior petardo da temporada...
Rui Bento: "Por mais coisas que o 'Farpas' insinue,
eu hoje não estou aqui para negociar um novo
apoderamento com o Mourinha... mas, quem sabe..."
Rui Bento entregando a Ventura um programa de uma
corrida antiga no Campo Pequeno em que seu pai,
António Ventura, formou cartel com António Ignacio
Vargas e os matadores José Luis Galloso e Juan Mora
Diego Ventura e Rui Fernandes... e um troféu que
deu muito que rir...
Só para Filipe Gonçalves (na foto, com Gonçalo
D'Ornellas) foram três prémios. Em baixo, Rui
Bento consagrando Ventura como máximo
triunfador do ano


Depois da tenta e da festa campera ontem na Herdade das Arengozinhas, teve lugar um animado almoço seguido de entrega de troféus mais ou menos brincalhões... mas que fizeram as delícias dos presentes.
Filipe Gonçalves recebeu três de uma assentada: o de pior cavalo do ano, o de maior petardo da temporada em Lisboa (que maldosos... não é verdade!) e o primeiro lugar como mais mentiroso, tendo cabido o primeiro a Diego Ventura... que, por seu turno, recebeu das mãos de Rui Bento (foto ao lado) o Óscar de máximo triunfador da temporada (e a ver se para o ano é desta que o vemos finalmente no Campo Pequeno, caramba!).
Houve mais troféus... mas ficam guardados em segredo, é melhor...
Ficam as imagens de uma tarde tão bem passada!

Fotos Maria Mil-Homens

Higino Soveral: toiro da reaparição do Maestro Bastinhas fez sucesso nas largadas em Vila Franca

$
0
0


O toiro nº 48 da prestigiada ganadaria de Higino Soveral, que foi lidado pelo MaestroJoaquim Bastinhas este ano na noite da sua reaparição na Figueira da Foz (foto ao lado), saíu nas ruas de Vila Franca de Xira, onde foi fortemente aplaudido, tendo sido por muitos considerado o melhor e mais bonito toiro saído nos últimos anos nas largadas (foto de cima).
Uma ganadaria em alta e a merecer, sem dúvida, maior aposta por parte dos empresários.

Fotos Luis Miguel Sacôto e Emílio de Jesus


Imagens que marcaram a temporada

$
0
0


A chama, o fulgor, a alegria e a maestria de sempre! O público de pé, a aplaudir de novo o seu maior ídolo. O brinde emotivo de seu filho Marcos na noite que foi a mais esperada dos últimos dois anos.
21 de Julho na Figueira da Foz. A reaparição do MaestroJoaquim Bastinhas, depois de dois anos sem tourear e de ter vencido, com a sua inigualável força de viver, as sequelas de um grave acidente que lhe ia custando a vida, foi uma noite que marcou a temporada - e aqui recordamos, em jeito de mais uma homenagem. Mais que merecida. Ao Toureiro que maior falta fazia à Festa.
Olé, Joaquim Bastinhas!

Fotos Emílio de Jesus


João Moura Júnior: os números de 2018

Viewing all 53126 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>