Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53813 articles
Browse latest View live

Ilha Terceira: confronto de ganadarias na corrida das Festas da Praia

$
0
0
Os imponentes toiros da divisa continental Ribeiro Telles
Os magníficos exemplares da ganadaria terceirense Rego Botelho


Tudo a postos e enorme expectativa para a grande corrida das Festas da Praia da Vitória que no próximo dia 5 de Agosto (segunda-feira, 18h30) se vai realizar na Monumental de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, com um confronto de ganadarias - três toiros da divisa continental de Ribeiro Telles e três da local de Rego Botelho.
Em praça vão estar os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles e João Pamplona e os grupos de forcados amadores de Coruche, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

Fotos Paulo Pires e D.R.


PróToiro acusa Câmara de Lisboa de censura e vandalismo público

$
0
0
Antes...
... e depois

"Se as alterações da Câmara de Lisboa à Praça de Toiros do Campo Pequeno forem para levar a sério, então devem ser alargadas a recintos desportivos, universidades e espaços religiosos: mudam todos ou não muda nenhum" - defende a Federação PróToiro a propósito do desaparecimento do boneco do toureiro e do toiro que indicava nos ainais da capital a direcção da nossa praça de toiros

A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia questiona se a Câmara Municipal de Lisboa vai alterar toda a sinalética existente na cidade referente aos estádios do Benfica, do Sporting e do Belenenses, tal como quer fazer com as placas identificativas da Praça de Toiros do Campo Pequeno. Se este acto for para levar a sério, então deverá ser igualmente alargado à sinalética de igrejas, universidades e outros espaços nos quais se realizem actividades além daquela para a qual foram idealizados. Na verdade trata-se de censura, pura e dura, à tauromaquia.
Este é um dos dois caminhos possíveis para a autarquia, face à justificação apresentada para censurar o símbolo do ‘toureiro’ e do ‘toiro’, que ilustrava o Campo Pequeno nas placas de sinalização em Lisboa. O outro é recuar e deixar tudo como estava.
O conceito escondido nesta medida é que se pode proibir, censurar e eliminar do espaço público algo de que não se gosta ou não concorda. Se podemos apagar, conforme defende o PAN, uma actividade que nunca foi consensual no país, também vamos apagar os símbolos religiosos, desportivos e políticos?
“A Câmara ou muda todos os sinais ou não muda nenhum. No Estádio da Luz realizam-se concertos e encontros religiosos. O mesmo se passa com os estádios do Sporting e do Belenenses”, afirma Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro, dando também como exemplos as igrejas e universidades: “A Igreja de São Roque não é só um local de culto, pois tem um programa regular de concertos. O mesmo acontece com a Universidade de Lisboa, que não é só um local de ensino”.
"Ver parte do Partido Socialista, fundador da democracia, numa posição de subserviência, refém de partidos proibicionistas e intolerantes, é uma visão, no mínimo, preocupante", afirma a PróToiro.
E acrescenta:
"Assim, aguardamos pela resposta da Câmara Municipal de Lisboa ao nosso pedido formal de esclarecimento a este acto de vandalismo político".

Fotos D.R.

3 de Agosto na Nazaré: a noite é delas!

A seriedade dos toiros Murteira Grave amanhã no Campo Pequeno

Grande cartel nas Feiras Novas em Ponte de Lima a 8 de Setembro

$
0
0

Pedro Pinto apresentou o cartaz oficial da tradicional corrida das Feiras Novas em Ponte de Lima a 8 de Setembro, por ocasião da ExpoLima.
Um cartel de alto nível com o veterano Rui Salvador (que cumpre 35 anos de alternativa), o irreverente Filipe Gonçalves e o imparável Marcos Bastinhas, que está a viver a sua melhor temporada de sempre.
Nas pegas, os grupos de forcados amadores de Santarém e do Ramo Grande (Ilha Terceira) vencedores do recente concurso de pegas do Campo Pequeno.
Lidam-se seis toiros da ganadaria São Martinho.


João Telles em Aranjuez com Cartagena e Ventura

$
0
0


João Ribeiro Telles a 7 de Setembro na praça espanhola de Aranjuez na Corrida Goyesca ao lado de Andy Cartagena e Diego Ventura, frente a toiros de Luis Terrón, ganadaria de que é proprietário Armando João Moura.
Já amanhã, João Telles toureia em Lisboa com Francisco Palha e Luis Rouxinol Jr. na grande corrida comemorativa dos 75 anos da ganadaria Murteira Grave, em que vão estar nas pegas os forcados de Santarém e de Coruche.
Na foto de cima, no último sábado em São Cristóvão, onde alcançou mais um êxito notável.

Foto D.R./@João R. Telles


José Luis Figueiredo a recuperar muito bem

$
0
0

Visitei esta tarde o meu querido amigo José Luis Figueiredo na Fundação Champallimaud, em Lisboa, onde foi operado (ao estômago) na semana passada.
Nunca ali tinha entrado. Hospital fantástico, que nem parece um hospital. Porventura o melhor de Portugal e, não duvido, um dos melhores do mundo.
"Estar aqui até dá outra moral!", como diz o Zé Luis.
A pega não foi fácil, mas ele é um forcado de eleição. Deu voltas à arena e saíu em ombros. Correu tudo melhor até do que se previa.
Na sexta-feira já vai para casa. Está óptimo, bem disposto, cheio de moral e desejoso de voltar ao nosso convívio, às praças de toiros, a esse mundo que é o seu e onde ele andou tantos anos feito herói dos aficionados.
Rápida recuperação!

Foto Maria Mil-Homens

Amanhã no Campo Pequeno: a noite de todas as emoções!


Ontem, 4ª feira: 10.652 leram o "Farpas"!

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
2 291
Visualizações de página de ontem
10 652
Visualizações de páginas no último mês
415 262
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
25 673 221

Aldeia da Ponte, 11 de Agosto: Amadores de Coimbra comemoram 15 anos

$
0
0

Dois dos grandes triunfadores desta temporada, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas, e a jovem cavaleira praticante Soraia Costa compõem o cartel da corrida comemorativa dos 15 anos do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra que no próximo dia 11 de Agosto se vai realizar na praça de toiros de Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal.
Pegam em solitário os Amadores de Coimbra e lidam-se toiros de Herdeiros de Rodolfo André Proença.


Mudança de cabo no GFA de Tomar a 9 de Agosto

$
0
0



Depois do sucesso da recente Corrida TV, a praça de toiros de Tomar volta a abrir as suas portas na noite de 9 de Agosto (sexta-feira, 22h00) para mais uma grande corrida na qual faz a sua despedida das arenas o cabo do Grupo de Forcados Amadores de Tomar, Marco Fernando de Jesus, passando o testemunho a Hélder Parker.
O cartel reúne três das mais interessantes figuras da nova vaga, os cavaleiros Marcos Bastinhas, Luis Rouxinol Jr. e António Prates e nas pegas vão estar os grupos de forcados amadores do Montijo e de Tomar.
Lidam-se seis toiros da ganadaria São Martinho anunciados com mais de 550 quilos.

Foto D.R./NRES


A "movida" já começou no Campo Pequeno

$
0
0
Cavalos de Francisco Palha foram esta manhã os primeiros a chegar ao Campo
Pequeno
Por aqui vão entrar dentro de momentos os toiros de Murteira Grave, que estão
mesmo agora a chegar à praça. A corrida de hoje será dirigida por Tiago Tavares
(foto de baixo)


Campo Pequeno: tudo a postos para a grande corrida desta noite em que se vão celebrar os 75 anos da histórica ganadaria Murteira Grave.
Cartel de máxima competição com os cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luis Rouxinol Jr. e os grupos de forcados amadores de Santarém e de Coruche, respectivamente comandados por João Grave e José Macedo Tomás.
A corrida de hoje vai ser dirigida por Tiago Tavares (foto ao lado), que estará assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva, sendo cornetim o popular José Henriques.
À praça do Campo Pequeno chegaram já ao início da manhã os cavalos de Francisco Palha. Os toiros estão neste preciso momento a chegar à praça.
Mais logo, às 18h30, no átrio da entrada principal da praça, a empresa vai dar uma conferência de imprensa para apresentar a Corrida TVI de 8 de Agosto e revelar também as primeiras directrizes para os cartéis da segunda metade da temporada.

Fotos M. Alvarenga e Maria Mil-Homens


Luis Rouxinol Jr. esta noite no Campo Pequeno: veja aqui o video promocional

Telles e Palha apresentam os cavalos a utilizar esta noite no Campo Pequeno

$
0
0


João Ribeiro Telles e Francisco Palha apresentam nas redes sociais os cavalos que vão utilizar na grande corrida desta noite no Campo Pequeno. Luis Rouxinol Jr., por seu turno, divulgou um video realizado precisamente para promover a sua presença esta noite em Lisboa (que publicámos há momentos).
João Telles vai utilizar de saída os cavalos Aveiro, Ilustre e Iluminado; no tércio de bandarilhas, o Gaiato, o Glorioso, o Gran Duque, o Guardiola e o Ilusionista; e no último tércio, o Histórico.
Francisco Palha receberá os seus toiros com os cavalos Gingão e Irreal e usará depois o Descabelho, o Jaqueton, o Formigo, o Roncalito, a Duquesa e o Alamar.

Fotos D.R.


Site "Naturales" cumpre hoje 18 anos e é o decano das publicações taurinas na internet

$
0
0
Eugénio Eiroa e Jaime Amante (nesta foto, com M. Alvarenga)
foram há 18 anos os pais do site "Naturales", hoje dirigido por
Patrícia Sardinha (foto de baixo)


Eugénio Eiroa, crítico taurino espanhol, e Jaime Amante, que foi o único toureiro cómico português a integrar o mais célebre grupo espanhol, "El Bombero Torero", foram há dezoito anos os pais do site "Naturales" - que hoje está de parabéns!
Patrícia Sardinha (foto ao lado), actual directora do site, recorda:
"Em 2001, ainda a Internet era um 'bicho de sete cabeças' para a grande maioria dos portugueses e principalmente para as gentes dos toiros, mas não para Fernando Dias e Eduardo Leonardo, que pioneiros, dirigiram os primeiros sites taurinos em português: Tauromaquia Portuguesa Online e Toiros e Cavalos, respectivamente, ambos desaparecidos pouco depois. Do primeiro, veio a nascer o 'Naturales', enviado por email e em formato pdf, aos leitores mediante uma subscrição. E muitos foram os críticos taurinos conhecidos que, nos seus primeiros passos, dele fizeram parte. De boletim electrónico, o 'Naturales' passou a blogue, depois a site, e nos dias que correm, subsiste nos dois formatos através dos endereços: www.naturales-tauromaquia.com ou www.naturales-tauromaquia.blogspot.com".
O "Naturales"é a mais antiga piblicação taurina online de Portugal. E hoje comemora o seu 18º aniversário. Parabéns!

Fotos D.R.



15º aniversário do GFA de Monsaraz comemorado em Reguengos num "corridão" a 15 de Agosto

Alta competição em Beja a 9 de Agosto

Ventura amanhã em Salvaterra! Veja-o ao menos uma vez na vida!

Maestro Mário Coelho cumpre hoje 52 anos de alternativa

$
0
0
O Comandante João Carlos D'Alvarenga (pai de Miguel Alvarenga) discursando
na praça de Vila Franca em 2005 na comemoração dos 50 anos de toureio de
Mário Coelho (a seu lado), vendo-se também na foto o então provedor da Santa
Casa, José Carvalho, a presidente da Câmara Maria da Luz Rosinha e os
matadores Ortega Cano, "Espartaco" e Júlio Aparício, que nesse dia actuaram
na "Palha Blanco" com o homenageado 


O Maestro Mário Coelho tomou a alternativa há 52 anos em Badajoz

Cumprem-se hoje, 25 de Julho, 52 anos sobre a data em que o MaestroMário Coelho, ainda e sempre uma das maiores referências do nosso toureio a pé, recebeu a sua alternativa (1967) na Monumental de Badajoz, apadrinhado por Júlio Aparício com o testemunho de Manuel Cano "El Pireo". Lidaram-se toiros de Carlos Sánchez Rica e o empresário da praça era o famoso António Rodenas.
Mário Coelho protagonizara uma brilhante carreira de novilheiro, depois de ter sido um enorme bandarilheiro, considerado ao tempo o melhor do mundo.
Parabéns, Maestro!

Fotos D.R.

Sofreu fissura numa costela: Bastinhas não toureia sábado nas Caldas

$
0
0

Marcos Bastinhas informou há momentos através da sua página na rede social Facebook que não está ainda recuperado da colhida em Évora (no último sábado), que novos exames revelaram uma fissura na costela e que por isso não toureia no próximo sábado nas Caldas da Rainha.
"Há uns dias disse, crente na minha força de vontade e ignorando o que sentia, que toureava, este sábado, nas Caldas da Rainha com ou sem dores... no entanto, e após ter passado todo o fim de semana a ser medicado via intravenosa, as dores não abrandaram o que me levou a procurar uma segunda opinião médica, e uma nova radiografia, que revelou uma fissura na costela. Forçado a seguir a recomendação da equipa de médicos e fisioterapeutas lamento imenso dizer que não poderei tourear no próximo sábado" - escreve o cavaleiro.

E acrescenta:
"Uma palavra ao Maestro Rui Salvador, à empresa das Caldas da Rainha e a todos os aficionados, levo muito a sério a profissão que escolhi e saibam que só cedi não tourear porque me sinto, realmente, debilitado e não estaria nunca como gosto de estar. Tenho a certeza que ao ser substituído por um colega, seja ele qual for, o público não sairá defraudado e isso para mim é o mais importante. Que Deus reparta a sorte e que seja uma noite bonito".
Questionado há momentos pelo"Farpas"no intuíto de sabermos quem será o cavaleiro substituto, o empresário Rafael Vilhais mostrou-se surpreso:
"Não sei de nada, ainda não me comunicaram nada".
E disse mais:
"Mas devem estar a comunicar-me. Se o Marcos publicou isso no Facebook, deve estar a falar-me. Vou ver quem o irá substituir".

Foto M. Alvarenga


Viewing all 53813 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>