Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53143 articles
Browse latest View live

Emílio - sempre!

$
0
0


Miguel Alvarenga - Dia complicado, que 31 que nos foste arranjar, Emílio.
Hoje apetece-me tudo e não me apetece nada. Lembrar-te, lembro-me todos os dias. Passa hoje um ano - e que merda que foi este ano sem ti, eu pelas praças, a falta das nossas graças. de toda aquela imensa complexidade que nos fazia entender com um simples olhar, éramos uma dupla dos diabos.
As coisas passaram todas a ter menos sentido sem ti, Emílio, entendes? Sobretudo a vontade, a vontade de continuar aqui neste mundo tão atrapalhado dos toiros e não te ter a meu lado, a vontade que eu tenho e sinto todos os dias de bater a porta e partir para outra, há tantas coisas mais para fazer do que andar de praça em praça a ver sempre os mesmos toureiros, tudo igual e quase sem graça.
Fazes falta a todos, Emílio. Mas fazes imensa falta a mim. E eu hoje apetecia-me escrever aqui tanta coisa e acredita que não consigo, há dias piores que outros e este será sempre um deles. Mas tu sabes e entendes tudo aquilo que eu hoje te queria aqui dizer. E basta que saibas tu.
Um abraço do tamanho do mundo. Maior. Muito maior.

Fotos Florindo Pitreira e D.R.


Ontem, sábado: 5.181 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
1 770
Visualizações de página de ontem
5 181
Visualizações de páginas no último mês
170 934
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 439 329

Colômbia: "El Juli" em ombros na encerrona em Manizales

$
0
0

"El Juli" saíu ontem em ombros da praça colombiana de Manizales (cheia) no final da corrida em que enfrentou seis toiros de Ernesto Gutiérrez, que foram nobres mas de jogo variado, destacando-se o quarto, premiado com volta ao ruedo.
O matador espanhol foi silenciado nos três primeiros toiros, cortou uma orelha ai quarto, as duas ao quinto e voltou a ser silenciado no último.

Foto Rodrigo Urriego B./aplausos.es

Ontem, domingo: 4.827 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
1 543
Visualizações de página de ontem
4 827
Visualizações de páginas no último mês
170 362
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 443 929

André Ventura na Gala da Tauromaquia na Nazaré

$
0
0

André Ventura, líder do partido Chega, honrou no sábado o mundo da tauromaquia e as suas figuras com a sua presença na IV Gala da Tauromaquia na Nazaré promovida pelos proprietários do Bar "O Picador", Lúcia e Henrique Gil.
André Ventura foi ao palco fazer a entrega do troféu com que foi distinguido o cavaleiro Rui Salvador pelos seus 35 anos de alternativa.

Foto D.R.

Portugueses contra aumento do IVA nas touradas

$
0
0


Segundo revelou este sábado o semanário "Sol", 37% dos inquiridos no barómetro de Janeiro da Eurosondagem-Associação Mutualista Montepio considera que o IVA não deve ser agravado nos espectáculos tauromáquicos.
33% são a favor da subida do imposto e 30% não têm opinião formada ou simplesmente não respondem.
70% dos inquiridos pronunciaram-se a favor da aprovação do Orçamento do Estado, mas o aumento do IVA para as touradas não colhe grandes apoios.


México: Pablo Hermoso corta orelha em Arandas

$
0
0

Pablo Hermoso de Mendoza cortou ontem uma orelha ao seu primeiro toiro e foi ovacionado no segundo na corrida que se celebrou em praça portátil instalada nos terrenos da Feira de Arandas, Jalisco, no México.
Alternava com os matadores "El Chihuahua" (palmas e duas orelhas) e Sérgio Flores (palmas e silêncio).
Lidaram-se a cavalo dois toiros da ganadaria Puerta Grande e a pé quatro de Cierro Viejo.

Foto D.R./Arquivo


Hermosos e Ventura na segunda parte da temporada na Plaza México

$
0
0
Ventura abre a segunda parte da temporada na Monumental do México actuando
mano-a-mano com Emiliano Gamero, que no passado dia 29 de Dezembro indultou
um toiro nesta praça e foi o primeiro rejoneador a fazê-lo nos 74 anos da sua
história. Pablo e Guillermo Hermoso (cartaz de baixo) encerram a temporada


A empresa TauroPlaza México apresentou os seis cartéis que compõem a segunda parte da Temporada Grande na Monumental Plaza México, entre os quais as duas corridas de 3 e 5 de Fevereiro que assinalam o 74º aniversário da inauguração desta que é a maior praça de toiros do mundo.
A reaparição do matador mexicano Arturo Maciás; as presenças de Pablo e Guillermo Hermoso de Mendoza, fazendo esta a sua apresentação e a confirmação da alternativa nesta praça; bem como as presenças de Enrique Ponce, Morante de la Puebla, Roca Rey, António Ferrera e Diego Ventura, ao lado das principais figuras do México, integram estes últimos elencos da Temporada Grande, assim compostos e nos quais há ainda lugares em aberto para incluir os mais destacados triunfadores:
- Domingo, 19 de Janeiro - Toiros de los Encinos para Diego Ventura e Emiliano Gamero, mano-a-mano.
- Domingo, 26 - Toiros de Villa Carmela para António Ferrera, Arturo Maciás e Luis David Adame.
- Domingo, 3 de Fevereiro - Corrida de Aniversário. Toiros de Fernando de la Mora para Enrique Ponce, Joselito Adame e José Maurício.
- 3ª feira, 5 - Corrida de Aniversário. Toiros de Jaral de Peñas para Morante de la Puebla, Octavio García "El Payo" e Roca Rey.
- Domingo, 9- Corrida do Estoque de Ouro. Toiros de diversas ganadarias para um cartel a designar com triunfadores mexicanos e estrangeiros.
- Domingo, 16 - Toiros de Los Encinos e Santa Fé del Campo para Pablo Hermoso de Mendoza, Guillermo Hermoso de Mendoza (que confirma a alternativa) e dois triunfadores mexicanos.

Foto D.R.


Nuno Casquinha inicia temporada com duas presenças na Feira de Sócota (Peru)

$
0
0

O matador nacional Nuno Casquinha inicia a temporada de 2020 actuando nos próximos dias 3 e 4 de Fevereiro na importante Feira de la Candelaria em Sócota, no Peru.
Em Portugal, o diestro vilafranquense abre a sua campanha a 29 de Fevereiro na praça do Campo Pequeno no festival taurino do Dia da Tauromaquia.


1 de Fevereiro: temporada arranca em Mourão

Campo Pequeno: finalmente há fumo branco!

$
0
0


Exclusivo "Farpas"- Depois da indefinição que se tem arrastado nas últimas semanas e que estava a causar justificada preocupação no meio tauromáquico nacional e até mesmo a nível internacional, podemos adiantar que já há finalmente fumo branco no Campo Pequeno - apesar do nevoeiro que se fez sentir durante toda a manhã de hoje...
A venda da sociedade ao empresário Álvaro Covões e à dupla Pires de Lima/Sérgio Monteiro ainda não está concretizada, mas pode vir a sê-lo até ao final deste mês, sem que isso venha a prejudicar a realização da temporada taurina na primeira praça do país.
A Drª Paula Mattamouros Resende, administradora da empresa, está desde hoje ausente do país em gozo de uns merecidos dias de férias, mas no final da semana passada deu finalmente luz verde a Rui Bento, director de Actividades Tauromáquicas (foto ao lado) para que comece desde já a montar os primeiros cartéis - o que significa que pelo menos por este ano e a nível de tauromaquia, as coisas se vão processar como até aqui, independentemente de a empresa poder mudar de mãos.
Rui Bento, que no último sábado esteve na Nazaré na Gala da Tauromaquia do Bar "O Picador", encontra-se agora em Espanha (Salamanca e Madrid) onde está já a estabelecer os primeiros contactos para a contratação de figuras espanholas, só depois iniciando as negociações com os toureiros e ganadeiros nacionais. Deverá regressar a Portugal no final desta semana e na semana seguinte apresentará à administradora o resultado dos seus primeiros contactos para a formação dos cartéis iniciais.
A temporada lisboeta de 2020, como aliás fora já referido, terá menos corridas que as épocas anteriores - entre oito e dez -, mas todas elas com grandes cartéis e por forma a que sejam acontecimentos únicos.
A abertura do abono da temporada, que a 29 de Fevereiro terá já o festival do Dia da Tauromaquia, deverá este ano ser em Maio, não estando afastada a hipótese de Diego Ventura participar na corrida inaugural, após três anos sem tourear em Lisboa.
Sempre na frente e em cima do acontecimento, o "Farpas" tranquiliza para já a aficion nacional: o Campo Pequeno vai ter temporada. Mais para a frente anunciaremnos as primeiras grandes novidades.

Fotos M. Alvarenga e Maria Mil-Homens

Festival de Serpa no sábado de Páscoa

$
0
0

Como manda a tradição, será no sábado de Páscoa (11 de Abril) o festival taurino em Serpa a favor dos Bombeiros Voluntários.
Lidam-se novilhos-toiros de distintas ganadarias e no cartel, ainda em formação e que deverá ser misto, como até aqui, estão já certas as presenças dos grupos de forcados Real de Moura, da Póvoa de S. Miguel e de Beja.

Foto Fernando Clemente


Guillermo Hermoso é capa de "6 Toros 6" desta semana

$
0
0

Guillermo Hermoso de Mendozaé a capa da edição desta semana da revista espanhola "6 Toros 6", publicação que infelizmente deixou de estar há já alguns anos à venda em Portugal.

Morante regressa às Fallas de Valência após 4 anos de ausência

$
0
0

Morante de la Puebla vai este ano voltar a tourear nas Fallas de Valência, depois de ter estado quatro anos ausente desta praça e deste ciclo. Ainda sem confirmação, pode repartir cartel com António Ferrera e Manzanares frente a toiros de Zalduendo.
Os cartéis serão rematados nos próximos dias, adianta o site aplausos.es, depois do regresso a Espanha de Enrique Ponce e "El Juli", neste momento a cumprirem temporada nas Américas.
Certo é já o cartel de 14 de Março, primeira corrida de Roca Rey na temporada europeia, ao lado de Sebastián Castella e Cayetano Ordoñez; sendo também um dado adquirido que Ponce comemorará no dia 16 o 30º aniversário da sua alternativa com um mano-a-mano provavelmente com o sevilhano Pablo Aguado e com toiros de Juan Pedro Domecq.

Foto D.R.

Ontem, 2º feira: 7.954 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
2 418
Visualizações de página de ontem
7 954
Visualizações de páginas no último mês
172 855
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 452 758

Cortes, Caetano e Salgueiro na Páscoa em Alpalhão

$
0
0

O empresário Fernando Canto tem praticamente rematado - faltam apenas os forcados - o cartel de sábado de Páscoa, 11 de Abril, em Alpalhão.
Frente a toiros da ganadaria São Martinho, vão actuar os cavaleiros Francisco Cortes (no arranque da temporada comemorativa de 25 anos de alternativa), João Moura Caetano e João Salgueiro da Costa.

Foto D.R.


Temporada de alto nível no coliseu romano de Arles

$
0
0


Ventura lida seis toiros de diferentes ganadarias, entre os quais um de Miura e um de Maria Guiomar Moura, na sua encerrona em Arles (França). Uma temporada de luxo agora anunciada para o antigo coliseu romano, marcada ainda pela reaparição de Talavante e pela presença de toiros Palha

O empresário e antigo matador Juan Bautista acaba de anunciar os cartéis da Feira de Páscoa (Abril) e da Feira do Arroz (Setembro) que preenchem a temporada na praça francesa de Arles - todos eles recheados de atractivos de primeira.
Uma temporada marcada pela reaparição nas arenas de Alejandro Talavante (foto de cima) e pela encerrona de Diego Ventura (foto ao lado), que o"Farpas" anunciou em primeiríssima mão a nível mundial.
E são estes os cartéis da temporada em Arles:

Feira de Páscoa
- 6ª feira, 10 de Abril - Corrida Camarguesa.
- Sábado, 11 - Toiros a designar para Alejandro Talavante e Juan Leal, mano-a-mano.
- Domingo, 12 (matinal) - Novilhos de Tardieu, Fréres, Turquay, Roland Durand, Pagés-Maihan, Le Lartet e Alma Serena para os novilheiros Carlos Olsina, Jean.Baptiste Molas, Adam Samira, Yon Lamothe, Solalito e Tristan.
- Domingo, 12 (à tarde) - Toiros de Jandilla para António Ferrera, José Maria Manzanares e Paco Ureña.
- 2ª feira, 13 (matinal) - Toiros de Miura, Prieto de la Cal, Jalabert Hermanos, Los Espartales, Maria Guiomar Cortes de Moura e Diego Ventura para Diego Ventura, em solitário.
- 2ª feira, 13 (à tarde) - Toiros de Miura para Rafaelillo, Sérgio Serrano e Maxime Solera, que toma a alternativa.

Feira do Arroz
- Sábado, 12 de Setembro - Corrida Goyesca. Toiros de Garcigrande para Enrique Ponce, Sebastián Castella e Roca Rey.
- Domingo, 13 (matinal) - Novilhada sem picadores da Escola Taurina de Arles com novilhos de Yonnet.
- Domingo, 13 (à tarde) - Toiros de Palha (3) e José Escolar (3) para Fernando Robleño, Pepe Moral e um triunfador da primeira parte da temporada.

Fotos D.R.

Triunfadores da temporada lisboeta em programa especial no canal Campo Pequeno TV

$
0
0


Passado o ano, o canal Campo Pequeno TV apresenta um programa onde se resumem as actuações premiadas na temporada de 2019 na praça de Lisboa.
Um programa retrospectivo, recheado de grandes momentos, já disponível na MEO e NOS, onde são recordados os triunfadores, segundo o júri do Campo Pequeno TV:
- Melhor Ganadaria– António Raul Brito Paes
- Melhor Toiro lidado a pé– Blanquito nº 91 – Calejo Pires
- Melhor Toiro lidado a cavalo– Jerela nº 95 – António Raul Brito Paes
- Melhor Corrida Apresentação– António Silva
- Melhor Faena– Juanito – 3º toiro de 23/8/2019
- Melhor Quite Capote– Manuel Dias Gomes – 2º toiro de 23/8/2019
- Melhor Par de Bandarilhas– João Ferreira – 4º toiro de 23/8/2019
- Melhor Cavaleiro– João Moura Jr.
- Melhor Peão de Brega– Manuel dos Santos “Becas”
- Melhor Pega– Lourenço Ribeiro – Santarém – 1º toiro de 25/7/2019
- Melhor Grupo– Amadores de Lisboa

Resumo para ver aqui: https://youtu.be/oj03VhpraZk

Campo Pequeno TV, na posição 171 do MEO, no videoclube da NOS e no VIMEO.


10 a 15 corridas apenas: Pablo Hermoso anuncia que vai tourear menos em 2020

$
0
0


Pablo Hermoso de Mendoza anunciou em entrevista à revista "Aplausos" que reduzirá em 2020 o seu número de actuações

"Quero tourear muito pouco, umas dez ou quinze corridas. Vou decidir estes dias. Quero desfrutar de esta etapa, manter o meu nível, continuar com o ambiente que tenho. Com esse número de tardes mantenho-me vivo como toureiro. Por outro lado, creio que vai ser uma temporada crucial para o meu filho Guillermo e quero estar pendente dela. Só tenho palavras de gratidão para os aficionados, os cavalos e a vida", afirma.
Pablo Hermoso destaca na entrevista a sua grande ligação a Portugal:
"Portugal sempre foi para mim o escaparate. Ali observei e aprendi desde o princípio, porque têm uma cultura do toureio a cavalo que não havia em Espanha, A minha relação com Portugal é estreitíssima, a minha eguada é de Lusitanos. Apesar dessa vinculação, a nível taurino tive luzes e sombras, não conseguia ter de todo o carinho dos aficionados mais exigentes. Desde há dez anos desfrutei de tourear em Portugal".
E acrescenta:
"O toiro é distinto. Quase não sangre e move-se muito. Estou vivendo um idílio muito bonito com Portugal. Mostro-me como sou. O meu toureio ali não tem nada de acessório, é tal como o sinto. É a parte do mundo onde mais desfruto agora mesmo".
E sobre o brinde de Diego Ventura a seu filho Guillermo, recentemente, na praça mexicana de Juriquilla, um gesto que marcou a aficion e pode ter tido um importante significado quanto ao futuro das relações entre Hermoso e Ventura, Pablo diz que o interpretou assim:
"Vaticinei-o e disse-o a Guillermo (...) Foi um detalhe bonito por parte de Diego. Os problemas pessoais e profissionais que tenhamos tido entre nós não devem afectar nem os nossos amigos nem às nossas famílias".
Nesta temporada de 2020 Pablo Hermoso está já anunciado para uma corrida em Évora e seu filho Guillermo para outra. É natural que venham também ambos ao Campo Pequeno em cartéis separados.

Fotos D.R./Juan Andrés H. Mendoza

Morante apresenta "à alentejana" as festas de La Puebla del Rio

$
0
0


Vestindo um capote alentejano, traje tipicamente português, Morante de la Puebla faz a apresentação dos festejos - uma novilhada e os tradicionais encierros - que marcam as Festas em Honra de San Sebastián e que decorrem no próximo dia 25 em La Puebla del Rio (Sevilha). Um evento de que o famoso matador de toiros é há vários anos o principal impulsionador.
A novilhada mista sem picadores tem cartel formado pela rejoneadora Esmeralda Quintín e pelos novilheiros Álvaro Alfonso, Manuel Olivero, Peregrino, El Morito e El Melli. O espectáculo será antecedido pelo tradicional encierro pelas ruas de La Puebla del Rio.

Foto mundotoro.com

Viewing all 53143 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>