Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53102 articles
Browse latest View live

Peru: toiros voltam a Ica com Nuno Casquinha no cartel

$
0
0

A praça de toiros de Guadalupe em Ica, no Peru, vai voltar a dar espectáculos, após alguns anos inactiva e o matador luso Nuno Casquinha integra esse histórico cartel, a 9 de Fevereiro, actuando mano-a-mano com Alfonso de Lima, um dos mais importantes matadores peruanos.
Lidam-se toiros da ganadaria El Rosario.


Moita: praça "Daniel do Nascimento" comemora 70º aniversário

$
0
0


A histórica praça de toiros "Daniel do Nascimento" da Moita cumpre esta temporada o seu 70º aniversário e a Sociedade Moitense de Tauromaquia, sua proprietária, apresenta o logotipo (ao lado) do ano da comemoração desta efeméride.
"70 anos de História, 70 anos das mais magníficas corridas de toiros a que nos habituou e a quem homenagearemos ao longo deste ano com esta imagem criada só para si" - anuncia a SMT.
A praça foi inaugurada a 16 de Julho de 1950.

Foto M. Alvarenga


Santarém 2020: cartéis são apresentados no dia 25

Arles, 13 de Abril: o cartaz oficial da encerrona de Diego Ventura

Ontem, 3ª feira: 7.576 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
22
Visualizações de página de ontem
7 576
Visualizações de páginas no último mês
171 391
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 457 938

7 portugueses entre os 15 primeiros no ranking mundial de rejoneio

$
0
0


João Moura Caetano foi em 2019 o terceiro do ranking (escalafón) de rejoneadores (cavaleiros), a seguir a Lea Vicens e Diego Ventura. Mas há mais seis cavaleiros lusos entre os 15 primeiros classificados de um total de 80

O cavaleiro português João Moura Caetano (foto de cima) ocupa o terceiro posto no escalafón mundial de rejoneio - publicado pela revista espanhola "Aplausos" (ao lado).
O ginete de Monforte participou em 32 corridas na temporada de 2019, cortando nas que toureou em Espanha um total de 19 orelhas.
A primeira posição é ocupada pela rejoneadora francesa Lea Vicens com 40 corridas, 68 orelhas e 2 rabos e em segundo lugar ficou Diego Ventura com 38 corridas, 86 orelhas e 4 rabos.
Entre os 15 primeiros de um total de 80 rejoneadores e cavaleiros estão ainda mais seis portugueses e seis espanhóis.
O 4º é Andy Cartagena (29 corridas, 78 orelhas e 5 rabos); o 5º é Leonardo Hernández (29 corridas, 63 orelhas e 2 rabos); o 6º é a cavaleira lusa Ana Rita (28 corridas, 74 orelhas e 4 rabos); o 7º é Rui Fernandes (28 corridas, 42 orelhas e 1 rabo); em 8º está Pablo Hermoso de Mendoza (26 corridas e 32 orelhas); em 9º, Miguel Moura (26 corridas, 10 orelhas e 1 rabo); em 10º, Martín Burgos (24 corridas, 46 orelhas e 4 rabos); em 11º, Andrés Romero (24 corridas, 44 orelhas e  4 rabos); em 12º está João Moura Jr. (24 corridas e 4 orelhas); em 13º, David Gomes (23 corridas, 29 orelhas e 3 rabos); em 14º, Guillermo Hermoso de Mendoza (22 corridas, 45 orelhas e 3 rabos); e em 15º, João Ribeiro Telles (22 corridas e 9 orelhas).

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

"Joselito" e Joaquín Ramos apoderam Talavante na hora do regresso

$
0
0

Alejandro Talavante, que a 11 de Abril reaparece em Arles (França), anunciou nas redces sociais que será apoderado em 2020 por José Miguel Arroyo "Joselito" e Joaquín Ramos (ambos na foto, ladeando o diestro extremenho).
"Joselito"faz aqui a sua segunda incursão no campo dos apoderamentos, depois de ter dirigido já a carreira de César Jiménez durante três temporadas. E desta vez estará acompanhado por Joaquín Ramos, seu homem de confiança desde os tempos em que toureava e figura destacada nos labores de campo como vedor de toiros.
Talavante vestiu-se de luces pela última vez a 14 de Outubro de 2018 em Zaragoza na tarde da despedida de Padilla, anunciando então que abandonada as arenas. O regresso é aguardado com a maior expectativa.

Foto infotalavante/Twitter

Revista "Aplausos" rende homenagem a figuras do meio taurino português que nos deixaram em 2019

$
0
0
Lugar de grande destaque na "Aplausos" para recordar a figura de Ricardo
Chibanga
Jorge Bento Cordeiro, irmão de Rui Bento e o nosso querido companheiro
Emílio de Jesus entre as figuras que nos deixaram no último ano e a quem a
revista "Aplausos" rende bonita homenagem na sua edição da semana passada

A revista espanhola "Aplausos" recorda na sua edição da última semana, a primeira Extra Rejoneadores (capa ao lado) algumas figuras do mundo tauromáquico português e espanhol que nos deixaram em 2019.
A publicação dirigida por José Luis Benlloch dá especial destaque à figura do matador de toiros Ricardo Chibanga, que morreu a 16 de Abril e recorda também figuras como Jorge Bento Cordeiro, irmão de Rui Bento; o nosso querido companheiro e grande fotojornalista Emílio de Jesus; os antigos forcados José Carlos de Matos e João Franco; o bandarilheiro César Marinho; e o ganadeiro José Pinto Barreiros.
No caso concreto de Emílio de Jesus, que é a figura que mais de perto nos toca por ter trabalhado tantos anos ao nosso lado, é desta forma que o recorda a revista:
"Morreu num hospital de Lisboa aos 71 anos de idade (11 de Janeiro). Lutou com determinação durante sete anos contra um problema oncológico, mantendo até ao último momento a sua actividade  fotojornalística nas praças de toiros. Ao longo de décadas desenvolveu uma intensa actividade em distintos sectores da fotografia. destacando-se a sua colaboração do jornal e blog 'Farpas' do seu grande amigo Miguel Alvarenga".

Fotos aplausos



"Aplausos" desta semana: Ventura dá mais achegas para o fim da "guerra" com Pablo Hermoso

$
0
0

Diego Venturaé a capa da segunda edição Extra Rejoneadores da revista espanhola "Aplausos" que esta semana está nas bancas e dá uma nova e importante achega ao que pode começar a ser interpretado como a rampa de lamçamento para finalmente se encontrar na arena com Pablo Hermoso de Mendoza.
"Tourear com Guillermo mas não com Pablo perderia o sentido do acontecimento. É a hora de olhar o futuro da Festa, para isso há que procurar as corridas com competição, com emoção e atractivo" - afirma Ventura na entrevista que concede à revista, afirmação essa que a "Aplausos" destaca logo na primeira página da edição.
Neste segundo número dedicado ao toureio a cavalo, destaque ainda para uma entrevista ao cavaleiro João Moura Jr. e também outras duas aos rejoneadores Pérez Langa e Óscar Borjas.


Sábado em Torres Vedras: site "Porta dos Sustos" distingue triunfadores da temporada 2019

$
0
0

Realiza-se no próximo sábado, dia 18, a partir das 19h00, na Quinta do Pateo, em Bulegueira, Torres Vedras, o VI Jantar de Entrega de Troféus do site "Porta dos Sustos" de Maria João Mil-Homens e José Luis Figueiredo - podendo as inscrições ser feitas através dos telemóveis 939 510 737, 967 552 533 e 917 068 999.
Os premiados são os cavaleiros João Moura Jr., Marcos Bastinhas e António Prates, o matador Manuel Dias Gomes, o grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira, os forcados Simão Comenda, Francisco Maria Borges, Manuel Pires, João Machacaz e Manuel Rovisco, os bandarilheiros João Prates "Belmonte" e  João Ferreira, os ganadeiros Fernandes de Castro e Joaquim Grave, as empresas Praça Maior e Rafael Vilhais, o apoderado Rui Bento, o médico Dr. António Perças, o director de corrida Marco Gomes e o campino João Inácio "Janica".

José Carlos de Matos deixou-nos há um ano

$
0
0

Cumpriu-se ontem, dia 14 de Janeiro, o primeiro aniversário da morte de José Carlos de Matos - um grande forcado e uma referência do mundo dos toiros que deixou enorme saudade.
Foi o décimo segundo cabo do consagrado grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira, comandando-o de 1973 a 1982.
Recordamo-lo com saudade e aqui lhe prestamos a nossa homenagem.

Foto Maria Mil-Homens



1 de Fevereiro em Mourão: abertura oficial da temporada

Álvaro Covões ao site "Infocul": "A minha área é a música, não as touradas"

$
0
0


"A compra apenas se efectua quando se faz a escritura, o processo não está concluído, portanto ainda não há nada" - Álvaro Covões (foto) sobre o processo de compra da concessão do Campo Pequeno, em declarações esta manhã ao site "Infocul" de Rui Lavrador, quando participava no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa na sessão de apresentação do projecto DeclareAção, um manifesto que junta vários festivais no sentido de fazer e incentivar mudanças nos hábitos em prol de um mundo melhor.
Sobre a possibilidade de o IVA nas touradas ser aumentado, o conhecido enpresário disse: "A minha área é a música, não as touradas. Esse é um problema do sector. É algo que o sector tem de discutir com o governo e os partidos parlamentares".
Questionado sobre se, como tem sido referido, a escritura de compra do Campo Pequeno sempre se efectuará até final deste mês, Álvaro Covôes respondeu:
"Esperemos que sim. A expectativa é essa, mas quem poderá dizer isso é quem tem a gestão da insolvência".

Fotos D.R.


Exposição sobre Morante de la Puebla inaugurada este sábado em La Puebla del Rio

$
0
0


Uma exposição sobre Morante de la Puebla (na foto, com Miguel Alvarenga) é este sábado, dia 18, inaugurada em La Puebla del Rio (Sevilha), na Galeria Luiz Verri, que cumpre este ano o seu 40º aniversário.
Esta efeméride de quatro décadas a promover a Cultura é assim assinalada com a exposição"Del Minotauro a Morante", que estará patente ao público até ao próximo dia 25 e que reúne 200 obras sobre o matador de toiros José António "Morante de la Puebla".
O acto de inauguração será presidido pelo alcalde Manuel Bejarano e pelo delegado de Cultura e Festejos, Ricardo Mateo Costales.

Foto D.R.

Homenagens a Júlio Robles esta 6ª feira e no sábado em Salamanca

$
0
0
Júlio Robles ficou tetraplégico em consequência de uma colhida sofrida na praça
francesa de Beziers em Agosto de 1990 e morreu em Salamanca 11 anos depois,
a 14 de Janeiro de 2001, cumpriram-se ontem 19 anos


Realizam-se nesta sexta-feira e no sábado em Salamanca as homenagens à memória do saudoso matador espanhol Júlio Robles - depois de ontem, dia 14, se terem cumprido 19 anos sobre a sua morte.
As homenagens são promovidas pelo Ayuntamiento de Salamanca e pela Federación de Peñas Taurinas de Salamanca.
Na sexta-feira, 17, o jornalista taurino Manuel Molés dará uma conferência no Casino de Salamanca, organizada pela Federação de Peñas Helmántica, intitulada "A última entrevista de Júlio na sua Finca".
No sábado, 18, pelas 13h00, celebrar-se-à a habitual homenagem ao toureiro junto à estátua que o imortaliza nas imediações da praça de toiros La Glorieta.
Júlio Robles morreu há dezanove anos, a 14 de Janeiro de 2001, onze anos depois da grave colhida que sofreu na praça francesa de Beziers e que o deixou tetraplégico.
Como em anos anteriores, a Banda Municipal de Salamanca interpretará vários pasodobles, sendo o acto presidido pelo alcalde da cidade espanhola, Carlos García Carbayo, acompanhado por membros da Corporación Municipal, familiares do saudoso toureiro, outras autoridades e personalidades relacionadas com o mundo da tauromaquia, havendo ainda uma cerimónia religiosa junto à estátua de Robles celebrada pelo padre Constantino García, capelão da praça de toiros local.
Nascido em Fontiveros, Ávila, tinha 49 anos quando nos deixou. Tomou a alternativa na Monumental de Barcelona em 9 de Julho de 1972, apadrinhado por Diego Puerta, com o testemunho de Paco Camino. O toiro do doutoramento chamava-se "Clarinero" e pertencia à ganadaria de Juan Maria Pérez Tabernero.
Depois da alternativa, em Agosto desse mesmo ano de 1972, fez a sua apresentação em Portugal, na praça do Campo Pequeno alternando com Francisco Rivera "Paquirri", com os cavaleiros Manuel Conde e Luis Miguel da Veiga e com os Forcados de Évora, tendo-se lidados nessa noite toiros de Cabral Ascenção.
Confirmou a alternativa em Madrid em 22 de Maio de 1973, com toiros de Caridad Cobaleda, tendo António Bienvenida por padrinho e Palomo Linares como testemunha. Saíu três vezes em ombros pela porta grande da Monumental de las Ventas (Madrid), nos anos de 1983, 1985 e 1989.
O toiro "Timador" da ganadaria de Cayetano Muñoz, colheu-o com gravidade na arena francesa de Beziers na fatídica tarde de 13 de Agosto de 1990, deixando-o tetraplégico. Morreu onze anos depois num hospital de Salamanca, a cidade que o adoptara e onde sempre viveu.

Fotos D.R.


Leopoldo Nunes morreu há 32 anos

$
0
0


Leopoldo Nunes morreu há 32 anos (1998) com 90 de idade. Jornalista, afamado crítico tauromáquico e escritor, filho de forcado e sobrinho de bandarilheiro, foi toureio amador e os seus restos mortais estão em Montemor-o-Novo, sua terra natal.
Fundador do programa radiofónico "Sol e Toiros", colaborou na Emissora Nacional, escreveu diversos livros, entre os quais "Madrid Trágica", foi vereador da Câmara Municipal de Lisboa e entre muitos outros galardões que recebeu em vida, foi distinguido com a Medalha de Ouro do Sindicato dos Jornalistas.
Durante muitos anos organizou na praça do Campo Pequeno, em parceria com a empresa de Manuel dos Santos, o célebre festival taurino a favor do Hospital de Montemor-o-Novo, por onde passaram as maiores figuras do toureio da época de Portugal e Espanha.
Em 1981, sete anos antes da sua morte, deu a última entrevista a Miguel Alvarenga (fotos) na RTP no então programa taurino "Sombra Sol" de Maurício do Vale.

Fotos RTP

Ontem, 4ª feira: 7.603 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
2 359
Visualizações de página de ontem
7 603
Visualizações de páginas no último mês
173 472
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 467 878

Duas corridas esta temporada na praça de Monforte

$
0
0

A praça de toiros de Monforte será palco esta temporada de duas corridas de toiros nos dias a 27 de Junho e 16 de Agosto, informa a Associação Grupo de Forcados Amadores de Monforte, responsável pelas organizações.
Os cartéis serão oportunamente divulgados.

Foto D.R.

Tenta na Galeana: "El Cid" e "Juanito" preparam-se para Mourão

$
0
0
"El Cid" e "Juanito" (também nas fotos de baixo) com o ganadeiro Joaquim Grave
e o pequeno grupo de amigos que ontem assistiu à tenta na Galeana


Os matadores de toiros Manuel Jesús "El Cid" e João Silva "Juanito" participaram ontem numa tenta na Herdade da Galeana, o templo da ganadaria Murteira Grave, preparando-se para o primeiro festejo da temporada nacional que no próximo dia 1 de Fevereiro se realiza em Mourão.
Os dois evidenciaram excelente forma frente a reses da histórica ganadaria de muito boa nota.
Em Mourão, no próximo dia 1 de Fevereiro (15h00), vão actuar os cavaleiros Manuel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa, os matadores "El Cid", Juan Leal, Juan Ortega e "Juanito" e os forcados Amadores da Póvoa de São Miguel, frente a novilhos-toiros da ganadaria Murteira Grave.
As reservas de bilhetes podem ser feitas pelo emailftaurinos.mourao@gmail.com ou pelo telem. 911 014 682.

Fotos Miguel Calçada/@Murteira Grave

Ganadaria Brito Paes: o toiro da temporada em programa especial no canal Campo Pequeno TV

$
0
0
O ganadeiro António Raul Brito Paes deu volta à arena com Rui Fernandes na
corrida de gala à antiga portuguesa que em Outubro encerrou a temporada do
Campo Pequeno, premiado pela bravura do seu toiro "Jerela" (na foto de cima)


"Jerela" da ganadaria de António Raul Brito Paes foi considerado o toiro mais bravo da temporada 2019 no Campo Pequeno.
Após a corrida o toiro voltou ao campo, com o intuito de se tornar semental.
A reportagem em vídeo que pode ver aqui faz parte integrante de um programa mais extenso (“O Jerela e o Destino”), que o canal Campo Pequeno TV apresentará em Fevereiro e conta a história desse regresso ao solar da ganadaria.
Terá o toiro recuperado após a lide? Poderá vir a padrear e deixar descendência?
Espreite aqui: https://youtu.be/zLhbzkg--5w
Pode aceder ao canal Campo Pequeno TV na posição 171 do MEO e no videoclube da NOS.

Fotos Frederico Henriques e Maria Mil-Homens

Viewing all 53102 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>