Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53055 articles
Browse latest View live

Agosto: Corrida do Emigrante em Tomar homenageia o emblemático forcado Fernando Hilário

$
0
0
Ontem no "Toucinho" em Almeirim: da esquerda para a direita, António
Alexandre, provedor da Misericórdia de Tomar, Fernando Hilário, Francisco
Madureira, João Pedro Bolota e Paulo Graça
Fernando Hilário (à direita) com Francisco Costa Montezo (que lhe sucedeu anos
depois na chefia dos Forcados Lusitanos) e Miguel Alvarenga em 1981 durante
o sorteio dos toiros para a corrida em que o grupo português pegou na
Monumental Plaza México

Fernando Hilário, um dos mais emblemáticos forcados nacionais, será homenageado pela empresa de João Pedro Bolota na Corrida do Emigrante em Agosto na praça de Tomar

O empresário João Pedro Bolota organizará duas grandes corridas nesta temporada na renovada praça de Tomar e na de Agosto, de homenagem ao emigrante, presta homenagem ao histórico forcado tomarense Fernando Hilário.
Ontem, Bolota e Paulo Graça, também antiga glória da forcadagem, jantaram em Almeirim no Restaurante "O Toucinho" com Fernando Hilário e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, (proprietária da praça), António Alexandre, onde deram as primeiras pinceladas no que vai ser a temporada de 2020 na cidade do Nabão.
Fernando Hilário iniciou-se como forcado no antigo grupo do Colégio Nun'Álvares de Tomar, comandado ao tempo por Manuel Faia, passou pelos Amadores de Lisboa e destacou-se depois sobretudo como elemento dos Amadores de Montemor, que ainda hoje elege como "o seu grupo", ao tempo chefiado por António José Zuzarte. No início da década de 80 fundou os Forcados Lusitanos, inicialmente com o espírito de formar uma selecção composta por elementos de vários grupos para pegar no estrangeiro (Venezuela e México), mas que depois se tornou num dos grandes grupos desse tempo.
Este ano, também, será publicado um livro sobre a vida deste emblemático e histórico forcado, que vai ser lançado por altura da Corrida do Emigrante, estando também prevista a realização de uma exposição na Santa Casa da Misericórdia de Tomar sobre a carreira de Fernando Hilário.

Fotos D.R.


Forcados de Alcochete em Arles na encerrona de Diego Ventura

$
0
0

O grupo de forcados Amadores de Alcochete pegará em Arles (França) a 13 de Abril na corrida matinal da Feira de Páscoa em que Diego Ventura lidará sózinho seis toiros, entre os quais um de Miura e outro da ganadaria lusa de Maria Guiomar Cortes de Moura.
A notícia foi avançada pelo site tauronews.com, não estando ainda decidido quantos toiros vão ser pegados, mas presumindo-se que pelo menos três o serão.

Foto D.R.

Morante de la Puebla toureia hoje e amanhã no México

$
0
0



O matador sevilhano Morante de la Puebla toureia hoje e amanhã no México, devendo regressar a Espanha no início da semana para no próximo fim-de-semana estar presente nas festas de La Puebla del Rio.
Morante actua hoje em Moroleon (cartaz da esquerda) numa corrida de oito toiros em que alternará com os matadores Arturo Saldivar e Andrés Roca Rey e o rejoneador J. Funtanet. Lidam-se a cavalo dois toiros de Enrique Fraga e a pé seis de Carranco.
Amanhã, sexta-feira, Morante actua mano-a-mano com Joselito Adame em Juriquilla, frente a toiros de La Estancia (cartaz da direita).

Foto D.R.


Rouxinol, Bastinhas e M. Moura a 25 de Abril em Alter do Chão

$
0
0


Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas e Miguel Moura (fotos) são os três cavaleiros que vão actuar em Alter do Chão na tradicional corrida de 25 de Abril - espectáculo que na última temporada não se realizou devido à chuva.
Como manda a tradição nesta data, as pegas vão estar a cargo dos grupos de forcados Amadores de Montemor e Amadores de Alter do Chão, devendo os toiros pertencer à ganadaria Pinto Barreiros.

Fotos Frederico Henriques er D.R.

Miguel da Fonseca: número um da Equitação do Trabalho vai estrear-se no Campo Pequeno com espectáculo equestre no Dia da Tauromaquia

$
0
0


Um dos maiores nomes da equitação nacional, Miguel da Fonseca, campeão nacional e mundial de Equitação do Trabalho, vai fazer a sua estreia na arena do Campo Pequeno com um Espectáculo Equestre no Dia da Tauromaquia, a 29 de Fevereiro, que antecederá, às 16h00, o festival taurino.
Luis Miguel Cordeiro da Fonseca, conhecido no meio da equitação como Mi da Fonseca (fotos), é um dos mais consagrados cavaleiros nacionais, reconhecido a nível internacional, tendo sido também cavaleiro tauromáquico amador, participante em raids e em concursos de obstáculos e de dressage.
O seu espectáculo equestre, com a participação de um total de oito cavaleiros - que no Dia da Tauromaquia vai apresentar em formato mais reduzido - já passou pelo Brasil, pela Finlândia, Suécia, Bélgica e França e vai estrear-se na primeira praça do país.
Será um dos grandes atractivos do Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno, uma promoção da Federação PróToiro e da sua marca Touradas, que dentro de poucos dias divulgará todo o seu programa detalhado.

Fotos D.R./Mi da Fonseca/Facebook

México: Ventura e Joselito Adame em ombros em Moroleón

$
0
0

Diego Ventura (orelha no primeiro toiro, aplausos no segundo e mais uma orelha no terceiro) e o matador Joselito Adame (palmas, silêncio e duas orelhas) sairam ontem em ombros em Moroleón (México), onde actuavam "mano-a-mano".
Lidaram-se toiros da ganadaria San Miguel de Mimiahuapam.

Foto suertematador.com


Feira de Olivença: 30º aniversário com corridas a 6, 7 e 8 de Março

$
0
0

A Feira Taurina de Olivença comemora este ano o seu 30º aniversário.
As corridas serão nos dias 6, 7 e 8 de Março.


Ontem, 5ª feira: 8.997 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
3 460
Visualizações de página de ontem
8 997
Visualizações de páginas no último mês
176 661
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 477 976

México: José Funtanet e Roca Rey em ombros em Moroleón

$
0
0


O rejoneador José Funtanet (orelha e orelha) e o matador Andrés Roca Rey (silêncio e duas orelhas) sairam ontem em ombros no final da corrida celebrada na praça mexicana de Moroleón (foto de cima).
Morante de la Puebla (foto ao lado) foi ovacionado no seu primeiro toiro e silenciado no segundo; e Arturo Saldivar, que dividiu as opiniões no primeiro do seu lote, obteve uma orelha do segundo.
Lidaram-se a cavalo dois novilhos de Enrique Fraga, de boa nota, destacando-se o segundo (oitavo da ordem), aplaudido no arraste; e a pé, seis toiros de Carranco, de jogo e apresentação variáveis, tendo-se destacado o sétimo, bravo. A praça encheu.

Fotos Manolo Briones/NTR Toros

José Luis Gomes homenageado ontem na Assembleia da República

$
0
0

Forcado de referência, antigo cabo dos Amadores de Lisboa, onde sucedeu ao histórico Nuno Salvação Barreto e autor de uma pega que se não esquece este ano no Campo Pequeno, com 63 anos de idade, na noite de comemoração do 75º aniversário do seu grupo, José Luis Gomes foi ontem homenageado num almoço na Assembleia da República por iniciativa do núcleo de funcionários do CDS/PP liderado por Francisco Távora e que ali tem rendido tributo a várias figuras da tauromaquia nacional.
Presentes, entre outros, Maurício do Vale, a conselheira nacional do CDSIsabel Margarida Coelho, o cabo do GFA de Coruche, José Macedo Tomás e o presidente da Real Tertúlia D. Miguel I, Francisco Cabral.

Foto D.R.

Fado Marialva abrilhanta espectáculo equestre de Miguel da Fonseca no Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno

$
0
0


O trio "Fado Marialva", composto por Manuel da Câmara, Rodrigo Pereira e Francisco Martins (foto de cima), abrilhantará no Dia da Tauromaquia (29 de Fevereiro) na arena do Campo Pequeno o espectáculo equestre de Miguel da Fonseca (foto ao lado), uma das maiores referências da equitação nacional, campeão mundial de Equitação do Trabalho.
Este espectáculo, como ontem aqui anunciámos, composto por um total de oito cavaleiros, antecederá no Dia da Tauromaquia o festival taurino e é aguardado como justificada expectativa.

Fotos D.R.


México: Pablo Hermoso dará a alternativa a Sebastián Torre

$
0
0

Pablo Hermoso de Mendoza dará a alternativa ao jovem rejoneador mexicano Sebastián Torre no próximo dia 7 de Fevereiro na Monumental El Paseo em San Luis Potosí. Completam o cartel os matadores de toiros José Maurício e Leo Valadez e lidam-se toiros de Pepe Garfias (a cavalo) e de Bernaldo de Quirós (a pé).
Sebastián Torre, nascido em San Luis Potosí a 14 de Setembro de 1992, estreou-se nas arenas a 29 de Setembro de 2012 em Guanajuato e é uma das novas estrelas do rejoneio mexicano.

Moura Jr. à revista "Aplausos": "Hostil e a mourina mudaram a minha vida"

$
0
0
João Moura Jr. declara que nesta última temporada o fantástico cavalo "Hostil"
e a nova sorte "mourina" mudaram a sua vida
Importantes declarações de Ventura: "Disse a Guillermo que as coisas que tive com
seu pai deveríamos deixá-las a um lado e lutar pela festa os três; creio que o
público quer ver-nos aos três a repartir cartel"
"Hostil" de Moura Júnior, "Arsénio" de Pablo Hermoso e "Ilusionista" de João
Telles, os três cavalos que a "Aplausos" destaca como as estrelas do futuro



O cavalo "Hostil" e a nova sorte "mourina" mudaram a vida a João Moura Jr., afirma o cavaleiro em entrevista à revista espanhola "Aplausos" nesta que é a segunda edição dedicada ao rejoneio e que hoje foi posta à venda em Portugal.
"Foi um ano importante para mim, consegui dar o passo definitivo que há algum tempo andava buscando e designaram-me triunfador do ano em Portugal", afirma  Moura Júnior, que dá grande destaque à sua próxima encerrona em Évora, a 17 de Maio, no tradicional Concurso de Ganadarias: "Foi a empresa que me propôs este desafio  e para mim é algo muito motivador, mas que ao mesmo tempo me causa muito respeito, pela praça que é, que é exigente, por ser a Corrida Concurso mais prestigiada de toda a temporada portuguesa e para mim é um orgulho que me tenham proposto isto. Agora cabe-me responder e que o espectáculo seja um êxito".
Sobre a próxima temporada, adianta João Moura Jr. que "será um ano diferente, vou projectar coisas diferentes, alguns desafios, como lidar seis toiros em Évora, a capital do Alentejo, um sítio para mim muito importante; além disso, estarei no Campo Pequeno, em Santarém, em Vila Franca... irei a todos esses sítios com a ideia de fazer coisas diferentes".
Destaque também nesta edição para a grande entrevista de Diego Ventura, "colosso do rejoneio", sobretudo nas declarações em que refere a possibilidade de se voltar a entender nas arenas com Pablo Hermoso: "Disse a Guillermo que as coisas que tive com seu pai deveríamos deixá-las a um lado, teríamos que lutar pela festa os três. Creio que o público quer ver-nos aos três repartir cartel".
Ainda nesta edição da "Aplausos", três páginas dedicadas a três dos melhores cavalos da actualidade, referenciados como "estrelas do futuro": "Hostil" de João Moura Jr., "Arsérnio" de Pablo Hermoso de Mendoza e "Ilusionista" de João Ribeiro Telles - três cavalos Lusitanos que estão a dar que falar e que a revista referencia como "cavalos toureiros jovens  com grandes possibilidades de se converterem proximamente em autênticas estrelas".

Fotos D.R. e João Silva/aplausos.es

Sites espanhóis contam as primeiras novidades de Sevilha

$
0
0

"El Juli", Morante, Roca Rey e Pablo Aguado estarão cada um em quatro tardes na temporada em Sevilha. Sites espanhóis contam hoje as primeiras grandes novidades da temporada na Real Maestranza

Embora salvaguardando que nada ainda se pode dar por certo, os sites espanhóis adiantam hoje que a empresa Pagés continua a confeccionar os cartéis da temporada 2020 em Sevilha e contam já algumas das grandes novidades - entre as quais o facto de quatro matadores de toiros marcarem presença, cada um, em quatro tardes na Real Maestranza, sendo eles "El Juli", Morante de la Puebla, Andrés Roca Rey e Pablo Aguado.
A imprensa taurina refere já as principais ganadarias que vão estar este ano em Sevilha: Victorino del Rio, Nuñez del Cuvillo, Garcigrande e Juan Pedro Domecq com duas corridas cada; e também Hermanos García Jiménez, La Palmosilla, Santiago Domecq, Jandilla, Fuente Ymbro, Victoriano Martín, Miura e Fermín Bohórquez, esta última na corrida de rejoneio.
O cartel de Domingo de Páscoa, 12 de Abril, deverá estar formado por "El Juli", Roca Rey e Pablo Aguado, não estando ainda definidos os toiros. Haverá uma segunda corrida a 19 de Abril e a Feira decorrerá depois de 22 de Abril a 3 de Maio, terminando com a tradicional corrida de Miura - adiantando os sites que, sem confirmação, Morante de la Puebla poderia lidar esta ganadaria para render homenagem ao seu ídolo "Gallito" no centenário da sua morte.
Na Feira de San Miguel, em Setembro, haverá uma novilhada a 25 e duas corridas de toiros a 26 e 27.

Foto D.R.


Ontem, 6ª feira: 8.524 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
1 835
Visualizações de página de ontem
8 524
Visualizações de páginas no último mês
174 784
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 484 875

Santarém: faltam 8 dias para a apresentação da temporada

México: Joselito Adame em ombros no mano-a-mano com Morante

$
0
0

Joselito Adame cortou as duas orelhas ao seu terceiro toiro depois de ter sido aplaudido no primeiro e silenciado no segundo, saindo assim em ombros (foto) ontem em Juriquilla (México) na corrida em que actuou mano-a-mano com Morante de la Puebla.
O génio sevilhano foi silenciado nos dois primeiros toiros do seu lote e aplaudido no terceiro.
Lidaram-se toiros da ganadaria La Estancia, de jogo e apresentaão variado.

Foto aplausos.es

João Soares em almoço de amigos no Real Clube Tauromáquico

$
0
0

Histórico dirigente socialista e grande aficionado da arte tauromáquica, João Soares participou ontem em Lisboa num almoço de amigos no Real Clube Tauromáquico, uma das mais antigas e mais selectas agremiações de aficionados do país.
Na foto, da esquerda para a direita: João Soares, o ganadeiro António Francisco da Veiga Teixeira, Pedro Nereu (que pertenceu à equipa de Soares na Câmara de Lisboa), Vasco Lucas (reputado médico veterinário e comentador das corridas da RTP), José Luis Gomes (empresário tauromáquico e antigo cabo dos Forcados de Lisboa) e João Santos Andrade, conceituado ganadeiro, presidente da Federação PróToiro e da Associação de Ganadeiros.

Foto D.R.


Ventura com Caballero... mas ainda sem apoderado

$
0
0

Na entrevista à edição desta semana da prestigiada revista espanhola "Aplausos", o rejoneador Diego Ventura esclarece que ainda não tomou nenhuma decisão quanto ao seu futuro apoderamento.
"Não tenho fechado nada com ninguém, tenho contacto com a Casa Bailleres, também com outra casa importante do toureio e inclusivamente admito a possibilidade de escolher um apoderamento independente com alguém fora do mundo do toiro com interesse em envolver-se na Festa. Estou dando voltas", explica o rejoneador, adiantando que "para já, firmei 24 corridas em Espanha com a ajuda de Andrés Caballero, que é uma grande pessoa".
Caballero, antigo matador de toiros, figura de destaque no meio taurino espanhol, apoderado do cavaleiro português Rui Fernandes e de seu sobrinho Duarte Fernandes (na foto, no Campo Pequeno, com Ventura e Pedro Marques) foi o nome falado há algum tempo como possível representante da empresa mexicana Bailleres em Espanha no apoderamento do rejoneador.
Ventura confirma a sua ligação a Andrés Caballero, mas quanto aos futuros apoderados o mistério permanece...

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

Ontem, sábado: 5.504 leram o "Farpas"

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
1 770
Visualizações de página de ontem
5 504
Visualizações de páginas no último mês
174 133
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
27 490 314
Viewing all 53055 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>