Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 48910 articles
Browse latest View live

"Antoñete" morreu há 9 anos

$
0
0



Cumpriram-se ontem nove anos sobre a data da morte do célebre matador de toiros António Chenel "Antoñete", um dos últimos ícones da aficion de Madrid e um dos toureiros com que mais se identificaram distintas gerações de aficionados, como recordou o site aplausos.es

Tomou a sua alternativa em Castellón a 8 de Março de 1952, das mãos de Júlio Aparício e logo na Feira de Santo Isidro desse mesmo ano alcança o seu primeiro grande triunfo em Madrid cortando três orelhas numa corrida de Bohórquez, dois dias depois de ali ter confirmado a sua alternativa apadrinhado por aquele que foi um dos seus espelhos, Rafael Ortega.

"Antoñete" toureou três tardes na Monumental de Madrid como novilheiro e 76 como matador de toiros, cortando um total de 31 orelhas e abrindo em seis ocasiões a porta grande de Las Ventas para por ela sair em ombros.

Ao longo da sua carreira actuou várias vezes em Portugal, pisando em várias ocasiões a arena do Campo Pequeno, onde se despediu nos anos 80, quando era empresário da praça o antigo matador de toiros Fernando dos Santos.

Chegou a actuar em Julho de 1970 numa corrida que se celebrou no Pavilhão de Desportos do Porto a favor da Comissão Distrital do Movimento Nacional Feminino, alternando com Ricardo Chibanga, os cavaleiros José Mestre Batista e Frederico Cunha e os forcados Amadores de Santarém.

A sua última corrida foi na praça de Burgos em 1 de Julho de 2001.

Fotos D.R.


Início dos anos 90, em Vila Franca, depois de ali ter actuado
num festival. Com Amadeu dos Anjos, Miguel Alvarenga 
e Juan António Ruiz "Espartaco"
Na mesma noite em Vila Franca lendo o "Farpas"
Anos 60, numa corrida de 1 de
Novembro no Cartaxo, com o
então jovem aficionado Miguel
Alvarenga
Anos 80, fotografado por Miguel Alvarenga
no Hotel Roma, em Lisboa, na noite em que
se despediu do público português na praça
do Campo Pequeno
"Antoñete" toureou em Julho de 1970 numa corrida realizada
no Pavilhão dos Desportos do Porto


Uso obrigatório de máscara em espaços públicos

$
0
0

Última HoraO Parlamento aprovou esta sexta-feira um projeto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos durante pelo menos três meses, medida que poderá ser renovada.

O diploma contou, na votação na generalidade, com os votos favoráveis de PSD, PS, BE e CDS-PP. Iniciativa Liberal votou contra. PCP, PAN, PEV e a deputada Joacine Katar Moreira abstiveram-se. O deputado único e presidente do Chega, André Ventura, que tinha anunciado ser contra a medida, não votou o diploma, uma vez que se encontra em campanha nos Açores.


Fotos M. Alvarenga



Desinfeções Anti-Vírus - Serviço 24h em todo o país - ligue 915 063 500 ou 969 079 297

Azambuja e Moita: temporada da pandemia termina este domingo

$
0
0

Com o cancelamento das corridas que estavam programadas para encerrar a temporada da pandemia a 31 de Outubro em Évora e a 1 de Novembro no Cartaxo (devido à proibição ontem anunciada pelo Conselho de Ministros de circular entre concelhos nesse fim-de-semana), o ano taurino da pandemia termina este domingo, dia 25, com dois festejos na Azambuja (festival taurino) e Moita (novilhada popular).

Chega assim ao fim a mais atípica de todas as temporadas, iniciada a 11 de Julho em Estremoz com a primeira corrida que se realizou a nível mundial depois do desconfinamento.

AZAMBUJA - Domingo, 25 de Outubro, às 15h30 - Festival de beneficência a favor do fundo de assistência do GFA da Azambuja. 6 toiros de Passanha, Paulo Caetano, António Lampreia e Mata-o-Demo para os cavaleiros Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e a praticante Mara Pimenta, forcados da Azambuja e os novilheiros João Diogo Fera e Diogo Peseiro.

MOITA - Domingo, 25, às 16h00 - Novilhada popular a favor da Escola de Toureio da Moita. 7 novilhos de Palha, Branco Núncio, Engº Jorge de Carvalho, Canas Vigouroux, Falé Filipe, Mata-o-Demo e Calejo Pires para os cavaleiros Diogo Oliveira (prova de praticante) e João Dias (amador), forcados do Aposento da Moita e os novilheiros praticantes Paula Santos, Yeray Gomes, Filipe Martinho e Duarte Silva e os bezerristas Carlos Apolinário e João Mateus (toureiam um eral a duo).


Ainda tem uma semana para ver na Ticketline a última corrida do Campo Pequeno

$
0
0


Se não viu, pode ver agora e olhe que vale a pena, foi um grande corrida! Se assistiu, reveja-a e recorde os grandes momentos de bom toureio e as grandes pegas - a cargo dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Francisco Palha, Andrés Romero e Luis Rouxinol Jr. e dos forcados de Lisboa e do Ramo Grande, que enfrentaram toiros de Passanha.

Até ao próximo dia 30 - ainda tem uma semana! - pode ver em Live Stage na Ticketline a última corrida da temporada do Campo Pequeno, realizada no passado dia 1.

Compre aqui o seu bilhete:

Bilhete ToirosLive: https://livestage.ticketline.pt/.../fabulosa-corrida-de...


Fotos M. Alvarenga



Covid-19: não havia tantas mortes (31 nas últimas 24 horas) desde Abril

$
0
0

Portugal regista mais 2.899 novos casos de covid-19 e mais 31 mortes. O Norte tem mais 1.516 infecções e quase metade das mortes. No total, desde o início da pandemia, morreram 2.276 pessoas e 112.440 foram infectadas

Há mais 2.899 infectados com o novo vírus, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira, que é o segundo pior dia no que diz respeito a novos contágios, só atrás de ontem, dia em que Portugal ultrapassou pela primeira vez a barreira dos três mil casos diários (3.270 infectados).  


No total, estão contabilizados 112.440 casos desde o início da pandemia. Desses, 44.284 correspondem a doentes activos (mais 1.519 nas últimas 24 horas).


A região Norte continua a ser a que maiores aumentos regista (1.516, num total de 46.391), representando cerca de 52% dos mais recentes contágios. Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo, com mais 918 casos, em 51.313, e o Centro, onde há mais 364 infectados, em 9.388. O Alentejo contabiliza mais 53 (em 2.272) e o Algarve mais 38 (2.373). O arquipélago da Madeira soma mais oito infectados, com um total de 369, e nos Açores há mais dois casos, em 334.


Nas últimas 24 horas, morreram em Portugal mais 31 pessoas, elevando para 2.276 o número total de mortes por covid-19 (1154 homens e 1122 mulheres). Trata-se do pior número desde 24 de Abril, quando se registaram 34 mortes. Além de ser a mais afectada a nível de casos, a região Norteé a que regista mais mortes (14), sendo que nove foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo, cinco no Centro, duas no Alentejo e uma no Algarve.


O número de internamentos em enfermaria continua a aumentar - há agora mais 53 pessoas internadas (total de 1.418). Em Unidades de Cuidados Intensivos, há hoje menos duas (198). Por outro lado, sob vigilância estão 57.455 cidadãos, mais 1.646 do que ontem.


Fonte: "Jornal de Notícias"/DGS


Foto D.R.



António Lúcio hospitalizado

$
0
0


O crítico tauromáquico António Lúcio está desde ontem internado no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, onde hoje lhe foi diagnosticado um enfarte do miocárdio, como ele próprio informou na sua página da rede social Facebook:


"Infelizmente as piores expectativas confirmaram-se. Fui diagnosticado com um enfarte do miocárdio e estarei internado no Hospital Beatriz Ângelo em Loures para exames e tudo aquilo que os médicos entendam necessário para me ajudarem a recuperar. Aos amigos, familiares e colegas de trabalho que se têm preocupado comigo, a minha gratidão. Irei dando notícias por este meio. Que Nossa Senhora de Fátima me ajude neste difícil toiro que tenho por diante".


Ao nosso querido amigo, enviamos os desejos de rápida recuperação.


Foto D.R./António Diniz Lúcio/Facebook



Novilhada popular este domingo na Moita: o adeus à temporada


Ontem, 6ª feira: 7.756 leram o "Farpas"

$
0
0

 

Visualizações de páginas de hoje

1 355
Visualizações 
de página de ontem
7 756
Visualizações de páginas 
no último mês
405 342


Histórico total 
de visualizações 
de páginas
30 341 472


Parlamento Europeu aprova fim dos apoios à criação de toiros bravos: "manobra mediática", diz a PróToiro

$
0
0

A notícia veiculada sobre a aprovação do fim de apoios à criação de toiros pelo Parlamento Europeué"errónea e não passa de uma manobra mediática com o objectivo de atacar a tauromaquia nos países europeus", afirma em comunicado a Federação PróToiro. A emenda contou com os votos contra por parte do PSD, CDS e PCP, e a favor do PS (excepto o deputado Pedro Silva Pereira), BE e ex-PAN.

Na verdade, não existem apoios europeus destinados a actividades tauromáquicas e não existem apoios europeus destinados à criação de toiros bravos, como já o referiu inúmeras vezes as Comissão Europeia em resposta ao Parlamento Europeu (exemplo em https://www.europarl.europa.eu/sides/getAllAnswers.do?reference=E-2014-000994&language=ES) tal como pelo governo português através do Ministério da Agricultura, em 2016, referiu à RTP, sobre este tema, que"não existem apoios públicos para fins tauromáquicos"


Segundo a própria Comissão Europeia desde 2003, as subvenções recebidas pelos agricultores não estão mais ligadas ao que produzem e às quantidades que produzem e passaram a estar dependentes do respeito por determinados padrões ligados ao ambiente e ao bem-estar animal.


"Se não existem apoios europeus à criação de toiros bravos, então não há nada a proibir. Tal tentativa viola os princípios da PAC e o direito europeu, uma vez que como refere a Comissão Europeia, "os agricultores são livres de exercer qualquer actividade económica legal... e recebem apoios no âmbito das normativas europeias e nacionais aplicáveis." Estas tentativas de limitação contrariam o princípio de livre actividade estabelecido", esclarece a PróToiro. E acrescenta:


"Além disso, os ganadeiros desempenham um papel importantíssimo enquanto gestores ambientais e nos serviços aos ecossistemas prestados. Em Portugal existem 70 mil hectares dedicados à ganadaria brava, áreas de elevada importância ambiental, com forte impacto na preservação da biodiversidade, na mitigação das alterações climáticas e combate à desertificação dos solos, aspecto que são da maior importância nas políticas europeias e que devem ser valorizados".


Importa recordar que em relação à tauromaquia, a Comissão Europeia refere que de acordo com o artigo 13º do Tratado de Lisboa, a "Constituição Europeia", as tradições culturais e património de cada país são competência dos estados membros e não da União Europeia.


Sobre este tema, Hélder Milheiro, secretário-geral da Federação Portuguesa de Tauromaquia afirma: “A aprovação desta emenda não garante a sua implementação, pois ainda terá de ser consensuada com a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, e como sempre sucedeu nas ocasiões anteriores, acabam recusadas por falta de validade legal”. Ao que acrescenta: “esta manobra já ocorreu outras vezes no Parlamento Europeu e nunca foi bem sucedida por violar o direito europeu”.


Foto M. Alvarenga


Amanhã na Azambuja: Diogo Peseiro enfrenta um toiro de 5 anos da ganadaria Mata-o-Demo

$
0
0

Pouco vulgar em arenas nacionais e muito menos em festivais taurinos, mas bem significativo do querer de um toureiro que se pretende afirmar e segue a passos de herói para a alternativa de matador de toiros: o jovem novilheiro Diogo Peseiro vai amanhã lidar na praça da Azambuja um toiro de cinco anos da prestigiada ganadaria Mata-o-Demo, que este ano triunfou na Moita - informa o seu apoderado Maurício do Vale.

Peseiro integra o cartel do festival taurino que amanhã se realiza na Azambuja, com início às 15h30, a favor do fundo de assistência dos forcados Amadores da Azambuja. Reparte cartel com o também novilheiro João Diogo Fera e com os cavaleiros Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e a praticante Mara Pimenta, pegando em solitário o Grupo de Azambuja, capitaneado por Nuno Matos, na comemoração do seu 53º aniversário.

Lidam-se toiros das ganadarias Passanha, Paulo CaetanoAntónio Lampreia e Mata-o-Demo e estão em disputa dois troféus, um para a melhor lide a cavalo e outro para a melhor faena.

Fotos D.R.


Novilhada popular: futuras estrelas das arenas amanhã na Moita

$
0
0

A emblemática praça de toiros "Daniel do Nascimento", na Moita, encerra amanhã, domingo, as comemorações do seu 70º aniversário, depois de em Setembro ter sido palco da sua tradicional - e triunfal - Feira Taurina.

Sob a gestão do dinâmico empresário Ricardo Levesinho - muito justamente reconduzido pela Sociedade Moitense de Tauromaquia nessa missão - a praça de toiros da Moitaé amanhã palco de uma novilhada popular de oportunidade aos novos valores que, a par do festival que também amanhã se efectua na Azambuja, encerra a temporada da pandemia em Portugal.

Esta novilhada, que esteve programada para a Feira de Setembro e não se realizou por chuva, tem cartel formado pelos cavaleiros Diogo Oliveira (que presta provas para praticante) e João Dias (amador) e pelos novilheiros praticantes Paula Santos (da Escola de Toureio da Moita), Yeray Gomez (Escola de Toureio de Badajoz), Filipe Martinho (Escola de Toureio da Moita) e Duarte Silva (Escola de Toureio de Vila Franca), actuando ainda, na lide a duo de um eral, os bezerristas Carlos Apolinário e João Mateus. As pegas estão a cargo dos forcados Amadores do Aposento da Moita, capitaneados por Leonardo Mathias, que nesta temporada celebraram o 45º aniversário da sua fundação.

Lidam-se sete novilhos das ganadarias Palha, Branco Núncio, Engº Jorge de Carvalho, Canas VigourouxFalé Filipe, Mata-o-Demo e Calejo Pires.

A receita deste festejo reverte a favor da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, uma das mais importantes do país, da qual sairam já várias estrelas do toureio a pé - entre as quais os matadores Luis Vital "Procuna", Sérgio dos Santos "Parrita" (hoje bandarilheiro) e Joaquim Ribeiro "Cuqui", bem como os bandarilheiros e ex-novilheiros Nuno Manuel "Velásquez" e João Prates "Belmonte", entre outros.


Regalito "O Faraó": lembrando um romântico da Festa

$
0
0


Miguel Alvarenga - Não tão bem como o João Cortesão, o meu saudoso amigo José Zuquete ou o Fernando Guarany, entre muitos outros, mas ainda cheguei a conhecer o popular Regalito Flores Cabeça, que nos cartazes se anunciava como "El Faraó" e que foi, mais que um cavaleiro amador, um aficionado romântico da Festa.

Era natural de Moura e filho de Marcelino Cabeça, o Rei dos Ciganos, respeitado negociante de cavalos na sua terra.

Chegou a tourear no Campo Pequeno e em muitas outras praças nos anos 60 e ainda nos 70. Pode não ter feito grande história como toureiro, mas fê-la pela forma apaixonada e intensa com que vivia e dava largas à sua desmedida aficion.

Era frequentador assíduo das muitas tertúlias tauromáquicas que tinham por palco o velho Hotel Príncipe, outrora o grande santuário dos toureiros em Lisboa.

Um dia chegou até a desafiar Mestre Batista e José João Zoio para com ele medirem forças...

Foi uma figura no seu tempo. Isso foi. Uma figura respeitada, a que todos achavam graça. E que levava a sério o sonho de um dia brilhar nas arenas. Chegou a ser apoderado pelo lembrado António Silva, o taurino que lançou toureiros como o "Muleta Negra", Fernando Guarany e Paco Duarte e que um dia convenceu Manuel Valente, o "Espontâneo do Zip-Zip", a saltar à arena do Campo Pequeno quando toureava "Paquirri".

Regalito morreu prematuramente num acidente de automóvel há uns anos. E deixou saudades. Apeteceu-me lembrá-lo hoje. E homenagear a sua memória. 

Fotos D.R.


O célebre panfleto em que desafiava Batista e Zoio

Recorte de uma publicação dos anos 60

Desinfeções Anti-Vírus - Serviço 24h em todo o país - ligue 915 063 500 ou 969 079 297

Covid-19: 21 mortos e mais 3.669 infectados

$
0
0

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 3.669 novos casos de covid-19 e mais 21 mortes. No total, desde o início da pandemia, morreram 2.297 pessoas e 116.109 foram infectadas

O boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de mais 1.686 casos activos do novo coronavírus, num total de 45.970 infecções activas. Nas últimas 24 horas, 1.962 recuperaram da covid-19. Desde o início da pandemia, mais de 67 mil pessoas (67.842) ultrapassaram o vírus da SARS-Cov-2.


Há mais 37 pessoas internadas este sábado - no total, 1.455 pessoas infectadas estão hospitalizadas em Portugal. Nos Cuidados Intensivos, estão agora mais 23 doentes, o que faz subir o número para 221 internados nestas unidades.


O Norte volta a bater o recorde diário no número de infectados: são mais 2.212 pessoas com o novo coronavírus. Como já tinha sido avançado por alguns especialistas, esta semana, a região ultrapassou pela primeira vez as duas mil infeções diárias. Na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia, ontem, a ministra da Saúde informou que o Norte tinha "mapas de risco a funcionar" para "avaliar a situação epidemiológica".


No número de contágios, segue-se Lisboa e Vale do Tejo com 1.027 infecções, o Centro com 273, o Alentejo com 96 e o Algarve com 54. Na Madeira há mais três casos positivos e nos Açores mais quatro infecções registadas.


Fonte: "Jornal de Notícias"/DGS


Não se esqueça!

António Lúcio em franca recuperação

$
0
0

O nosso companheiro de crítica taurina António Lúcio, internado há dois dias no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, onde lhe foi diagnosticado um enfarte do miocárdio, já está num quarto particular e em franca recuperação, como ele mesmo acabou de informar na sua página da rede social Facebook:

"E agora, já instalado num magnífico quarto do HBA, resta aguardar por mais exames e o veredicto do dr. Duarte Espregueira, por sinal o médico que tão bem tratou o meu pai. Não o conseguindo fazer a cada um individualmente, o meu reconhecimento e gratidão a todos quantos me ligaram ou deixaram mensagens de encorajamento e as suas orações. Obrigado a todos".


Desejos de rápido restabelecimento! Força, António!


Foto D.R./António Lúcio/Facebook



Um "casão" em Badajoz para ver Ferrera com 6 toiros

$
0
0

A Monumental de Badajoz esgotou a sua lotação permitida na corrida desta tarde, que ainda está a decorrer, única da atípica temporada que ali teve lugar, em que o matador António Ferrera se encerra com seis toiros da ganadaria Zalduendo.

Foto mundotoro.com


João Ferreira em Badajoz: Orgulho Nacional!

$
0
0

O bandarilheiro português João Ferreira em grande estilo, como sempre, a evidenciar a sua arte, o seu poderio e o seu domínio no tércio de bandarilhas, em que é rei, esta tarde em Badajoz, onde integra a quadrilha do matador António Ferrera na sua encerrona de praça cheia!

Orgulho Nacional!

Fotos D.R./Sónia Batista/Facebook



Ontem, sábado: 6.999 leram o "Farpas"

$
0
0

 

Visualizações de páginas de hoje

3 254
Visualizações 
de página de ontem
6 999
Visualizações de páginas 
no último mês
405 342


Histórico total 
de visualizações 
de páginas
30 350 370


Viewing all 48910 articles
Browse latest View live




Latest Images