Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 48884 articles
Browse latest View live

Valores Humanos: David Mora premiado ontem em Madrid

$
0
0

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O matador de toiros espanhol David Mora recebeu ontem em Madrid, em cerimónia que decorreu no Teatro Muñoz Seca (sede da Aula de Tauromaquia "Ángel Luis Bienvenida") o IX Prémio "António Bienvenida" aos Valores Humanos - que lhe foi instituído pelo Círculo Taurino de Amigos da Dinastia Bienvenida.
Fernando Claramunt, presidente da instituição, louvou os méritos do toureiro madrileno (que este ano se estreou no Campo Pequeno, em Lisboa, depois de já haver triunfado em Vila Franca), baseando-se nas suas demonstradas qualidades humanas que o ajudaram a cimentar toda uma carreira e a alcançar o triunfo profissional que enriquece o escalafón e honra a Tauromaquia. O prémio distinguiu ainda o acto protagonizado este ano por David Mora ao encerrar-se com seis toiros, em corrida solidária em Aranjuez, a favor do bandarilheiro Vicente Yanguez "El Chano", vítima de gravíssima colhida que o atirou para uma cadeira de rodas.

Foto Muriel/elredondeltaurino.blogspot.com


Article 3

Espanha: último espectáculo do ano dia 30 em Marbelha

$
0
0

A empresa da praça de toiros de Marbelha anuncia para o próximo dia 30 aquele que será o último espectáculo da temporada na vizinha Espanha: uma novilhada sem picadores com um mano-a-mano entre os jovens Manuel Ponce e Alejandro Conquero, que enfrentarão quatro novilhos da ganadaria "Los Palácios", actuando como toureiro suplenteManuel Peña.

México: cartéis internacionais em Moroleón

$
0
0


Os empresários José Manuel Herrerías e Pablo Álvarez anunciaram os três cartéis que compõem a próxima Feira Taurina de Moroleón, no México e que terão lugar nos dias 15 e 16 de Janeiro e 4 de Fevereiro do próximo ano.
Na primeira corrida actuam o matador francês Sebastián Castella e os mexicanos Octavio García "El Payo" e Diego Silveti, com toiros ainda por designar.
No dia 16 de Janeiro, frente a toiros de Barralva, actuarão o espanhol Alejandro Talavante e os mexicanos Arturo Saldívar e Mário Aguilar.
Por fim, no dia 4 de Fevereiro, apresenta-se Pablo Hermoso de Mendoza (foto de cima) ao lado dos matadores mexicanos Alejandro Amaya e José Maurício, com toiros também ainda não designados.

Fotos D.R.

"Faenas da Mente": um colóquio diferente no dia 21 em Vila Franca

$
0
0


Toureiros, desportistas de elite e um conceituado psicólogo vão falar sobre a influência da mente no sucesso ou insucesso das suas carreiras - um colóquio diferente, promovido pelo dinâmico Clube Taurino Vilafranquense, no próximo dia 21 (sexta-feira) no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.
Moderados por Maurício do Vale, teremos os testemunhos do matador Vitor Mendes, do cavaleiro Paulo Jorge Santos, do bandarilheiro João José e do forcado Ricardo Castela (cabo dos Amadores de V. Franca), dos antigos futebolistas Fernando Peres e Virgílio e do psicólogo Dr. Miguel Sampaio, irmão do antigo presidente da República e grande aficionado, Dr. Jorge Sampaio.
A não perder!



Ontem, 4ª feira: 7.548 visitas

$
0
0
Visualizações de páginas de hoje
2 078
Visualizações de página de ontem
7 548
Visualizações de páginas no último mês
190 254
Histórico total de visualizações de páginas
4 568 179

Moura fala das dívidas ao Fisco: "Não sou nenhum fugitivo!"

$
0
0


"Não sou nenhum fugitivo e irei saldar as minhas dívidas tal como tenho feito nos anos anteriores. Não fui daqueles que roubaram o país. Nos últimos anos paguei mais de 300 mil euros às Finanças" - primeiras declarações do Maestro João Moura sobre o caso que nas últimas semanas saíu para a ribalta, em declarações exclusivas à edição desta semana da revista "Flash".
As dívidas resultam sobretudo da empresa "Verónicas & Piruetas", de que é sócio gerente e enquanto empresário em nome individual. O cavaleiro acrescenta que "esta situação surgiu em virtude da conjuntura e da crise instalada. Infelizmente, nos dias de hoje, rara será a casa que não tem dívidas às Finanças".
João Moura ressalva ainda que trouxe para Portugal todo o dinheiro que ganhou ao longo da sua carreira em Espanha e nas Américas. "Como português que sou, sempre trouxe o dinheiro para o meu país. Também aí, ajudando a nossa economia", lembra.
Posta de parte, garante o Maestro Moura, está a venda de qualquer propriedade para a regularização do valor em dívida às Finanças. "Não será necessário", assegura o toureiro, adiantando que já se prontificou a negociar para regularizar o pagamento o mais rapidamente possível junto da administração fiscal.

Fotos Henrique de Carvalho Dias e D.R.

Alter: almoço de Natal dos alunos do Clube Taurino

$
0
0


Alguns dos jovens alunos do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão estiveram reunidos para o seu almoço convívio.

Assim, foi com elevado espírito de amizade e partilha que o jovem grupo reuniu com o responsável do Clube Taurino, professor Marco Gomes,  para conviverem e fazerem um balanço das muitas actividades que têm desenvolvido, especialmente a vertente social. O Clube Taurino continua ligado ao seu lema "aqui nascem aficionados" e vai desenvolver mais actividades de cariz taurino já no 2º período lectivo.


Foto D.R./cortesia Marco Gomes


Amanhã: mostra de livros taurinos em Arruda dos Vinhos

Rouxinol reforça quadra com "Damasco" da Coudelaria das Salgadas

$
0
0
Uma verdadeira estampa: o "Damasco", agora adquirido por Luis Rouxinol
(na foto de cima, com Vitor Batalha)
Vitor Batalha (à esquerda), o proprietário da Sociedade das Salgadas,
em Junho deste ano na Sociedade Hípica (Lisboa), durante o Festival Internacional
do Puro Sangue Lusitano
, com José Birrento (o criador do famoso cavalo "Ícaro")
e Pablo Hermoso de Mendoza
A Coudelaria da Sociedade das Salgadas está sediada
na mítica Quinta da Torre, na Ota


O CampeãoLuis Rouxinol acaba de reforçar a sua quadra com a compra do cavalo "Damasco", com o ferro da Sociedade Agrícola das Salgadas SA, a prestigiada Coudelaria de Vitor Duarte Batalha - o toureiro acredita que se trata de um futuro craque já para apresentar na temporada de 2013.
O "Damasco" tem 5 anos, pelagem ruça, é filho do cavalo "Suspiro" e da égua "Xara" e foi medalhado em Cascais em 2010.
A Coudelaria da Sociedade das Salgadas, sediada na Quinta da Torre, na Ota (Alenquer), outrora propriedade da Família Cunha e Carmo, nasceu do sonho do seu proprietário, Vitor Batalha, em ser criador de cavalos Lusitanos, paixão que se tornou realidade depois de adquirir produtos dos famosos cavalos "Urânio", "Novilheiro" e "Trinco".
Na mítica Quinta da Torre começou a nascer uma eguada apoiada numa base criteriosa de selecção e apuramento, que resultou num modelo dentro dos padrões da raça Lusitana, onde se destaca o principal objectivo do criador: a funcionalidade e a beleza.
Com alguns importantes troféus já conquistados nos últimos três anos, considera Vitor Batalha que "a nossa Coudelaria reúne aptidões sustentáveis para muitos sucessos".

Fotos D.R. e Emílio de Jesus

Homenageado em Beja: Varela Crujo morreu há 25 anos

$
0
0
José Varela Crujo no ano da colhida que o deixou em coma,
durante uma entrevista ao "Correio da Manhã"
Momento da dramática colhida de Varela Crujo no Campo Pequeno
em 11 de Agosto de 1983, captado pelo repórter Henrique de Carvalho Dias
e, em baixo, o saudoso cavaleiro fotografado por Miguel Alvarenga
durante uma entrevista para o jornal "O Diabo", um ano antes da sua colhida fatal


Cumprem-se no próximo dia 25 de Dezembro vinte e cinco anos sobre a morte do cavaleiro José Francisco Varela Crujo, ocorrida quatro anos depois da grave colhida que sofreu na arena do Campo Pequeno, na noite de 11 de Agosto de 1983, quando lidava um toiro da ganadaria de Pontes Dias numa corrida mista em que tinha por alternantes, a cavalo, o veterano José Maldonado Cortes e, a pé, Mário Coelho e Pepe Câmara.
Varela Crujo sofreu graves lesões cerebrais de que jamais recuperou. No fim-de-semana anterior ao acidente, sofrera igualmente uma aparatosa queda em França. O cavaleiro, ao tempo com 27 anos (nasceu a 23 de Outubro de 1956), manteve-se durante quatro anos em estado de coma vigil, alternando estadias no Hospital de Beja com permanências em casa, acabando por falecer no Dia de Natal do ano de 1987, com 31 anos de idade.
Valoroso cavaleiro amador dos tempos de João Moura, Brito Paes (pai), Brito Limpo e tantos mais, José Varela Crujo recebeu a alternativa no Campo Pequeno em 10 de Abril de 1977 (Domingo de Páscoa), apadrinhado por Mestre David Ribeiro Telles, com toiros da ganadaria de Ortigão Costa. Viveu os momentos mais altos da sua carreira nos anos de 1981 e 82, em arenas nacionais e também em Espanha e França.
Para assinalar o 25º aniversário da sua morte, noticia hoje o site "sol e sombra", um grupo de aficionados de Beja (Círculo Taurino Alentejano) manda rezar no próximo dia 23 de Dezembro (domingo), pelas 12 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo uma missa em memória de Varela Crujo, antecedida, às 11 horas, de uma romagem ao seu mausoléu no cemitério daquela cidade alentejana.

Fotos "CM", Henrique de Carvalho Dias e M. Alvarenga

Emotivo adeus de António Barrera ontem no México

$
0
0


Praça praticamente cheia ontem em León, no México, para a corrida de despedida do matador sevilhano António Barrera - que agora passará a fazer parte do novo grupo de apoderados de Morante de la Puebla.
Foi o próprio Morante quem cortou a coleta a Barrera, na presença da filha do toureiro (fotos de cima e ao lado).
Lidaram-se toiros de Begoña, bem apresentados e de jogo desigual e o cartel era formado por "El Zotoluco" (silêncio e divisão de opiniões), Morante de la Puebla (divisão de opiniões e silêncio), António Barrera (palmas e volta à arena no segundo) e Juan Pablo Sánchez (ovação e duas orelhas).
No início da corrida, Barrera foi homenageado pelo Centro Taurino de León pela sua trajectória nas arenas - que ontem chegou ao fim. O toureiro sevilhano contou, na hora da despedida, com a presença de Juan José Padilla, que também se encontra no México a cumprir temporada (foto de cima).

Fotos Emílio Méndez/suertematador.com

"El Juli" não toureia em Madrid, "o resto são especulações"

$
0
0

Roberto Domínguez, antigo matador e apoderado de "El Juli", confirmou ao site da revista "Aplausos" que o diestro não actuará em Madrid na próxima temporada, tal como aconteceu nesta, porque a oferta da empresa "era igual"à deste ano. Quanto a Valência, Sevilha e Olivença (onde se diz que iniciará a sua época no mês de Março), Domínguez garante que há todas as possibilidades de pisar essas praças, ao contrário das primeiras notícias adiantadas ontem por vários sites espanhóis e que davam o mês de Julho como ponto de partida para a campanha de Julián López no próximo ano, não toureando antes.
"Que não vai a Madrid é certo, o resto são especulações", assegura o apoderado, adiantando mesmo que existem neste momento conversações com as empresas das referidas praças.

Foto D.R.

Article 0

"Eventauro" e Esaú Fernández desligam-se

$
0
0


Exclusivo "Farpas" - A empresa espanhola "Eventauro", de Cipriano Hebrero e seus filhos Alberto e David, deu hoje por findo o apoderamento do matador de toiros Esaú Fernández (foto ao lado).
O influente grupo empresarial do país vizinho, que apodera o cavaleiro português João Moura Jr., deverá anunciar nas próximas horas e tal como o "Farpas" anunciou em primeiríssima mão, a sua nova união ao matador de toiros Pedro Gutiérrez "El Capea".

Fotos D.R.


Concerto de Ano Novo da Filarmónica da Nazaré

"Bomba" desactivada...

$
0
0


Uma primeiríssima Figura do nosso toureio a cavalo estava ontem prestes a enveredar pela moda e a assinar uma "Exclusiva" com uma importante empresa...
Em cima da hora e alegando que já tinha compromissos assumidos com alguns empresários para a temporada de 2013, aos quais não podia falhar, recuou... e a "bomba" que estava para estoirar... foi a tempo e horas desactivada sem ser preciso recorrer à Brigada de Minas e Armadilhas...
O caso ainda vai dar que hablar...

Fotos D.R.

Ontem, 5ª feira: 6.964 visitas

$
0
0
Visualizações de páginas de hoje
3 061
Visualizações de página de ontem
6 964
Visualizações de páginas no último mês
190 766
Histórico total de visualizações de páginas
4 576 126

Emboladores Pinheiro festejam Natal em Bucelas

$
0
0

O famoso grupo de emboladores dos Irmãos Pinheiro, um dos mais antigos do país, festejou o Natal no Restaurante "A Tasquinha & Companhia", em Bucelas, durante um animado jantar que reuniu alguns amigos e também várias figuras da Festa, entre as quais o cavaleiro local David Oliveira e sua Família, os apoderados Carlos Calado, Rui Taveira e Armando Jorge Teixeira, bem como os antigos bandarilheiros António Garçoa, Francisco Farinha e António Carvalho, entre outros.

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com

Rei morto, rei posto: Esaú Fernández já tem novo apoderado

$
0
0

Menos de 24 horas depois de se ter separado da empresa "Eventauro", o matador de toiros Esaú Fernández anunciou o seu novo "manager": será o taurino Hipólito Sánchez (à esquerda). Foi rei morto, rei posto!

Foto mundotoro.com

Viewing all 48884 articles
Browse latest View live




Latest Images