Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Browsing All 34186 Browse Latest View Live
Mark channel Not-Safe-For-Work? cancel confirm NSFW Votes: (0 votes)
Are you the publisher? Claim or contact us about this channel.
0

Évora, dia 11: o regresso de João Moura em homenagem a Mestre Núncio

Este fim-de-semana: Vila Franca em festa no Colete Encarnado

50ª Corrida TV: amanhã no Campo Pequeno

Ontem, 4ª feira: 8.101 leram o "Farpas"

0
0
Visualizações de páginas de hoje
613
Visualizações de página de ontem
8 101
Visualizações de páginas no último mês
277 448
Histórico total de visualizações de páginas
8 710 775

Bombeiros e Toureiros unidos em corrida de toiros no dia 19 nas Caldas

0
0




A corrida de toiros do próximo dia 19 nas Caldas da Rainha foi oficialmente apresentada na segunda-feira numa conferência de imprensa que contou com as presenças do empresário Paulo Pessoa de Carvalho, da cavaleira Ana Batista (foto ao lado), uma das participantes no espectáculo e dos presidente e comandante dos Bombeiros Voluntários locais, respectivamente Abílio Camacho e José António, a favor dos quais reverte parte da receita do espectáculo. Presente, ainda, Óscar Carvalho em repersentação dos Forcados Amadores das Caldas.

O cartel da corrida, recordamos, é composto pelos cavaleiros Ana Batista e João Salgueiro da Costa e pela rejoneadora francesa Lea Vicens, que faz aqui a sua estreia em Portugal. Pegam os forcados de Vila Franca e Caldas e lidam-se toiros das ganadarias Pinto Barreiros e São Torcato.

De realçar a comparação que foi feita dos bombeiros com os toureiros e com os forcados. Na verdade, os soldados da paz enfrentam os seus medos de uma forma corajosa e irredutível, são pessoas que não viram as costas ao perigo e estão sempre prontas a intervir! Estas qualidades humanas características dos grandes, são também elas essenciais a quem pisa uma arena, pois sem a valentia e coragem não se é toureiro ou forcado, assim como sem valentia e coragem não se é bombeiro!

O presidente dos Bombeiros das Caldasfalou da sua actividade, evocou  as maiores carências da instituição e salientou que iniciativas destas "só podem trazer benefício aos bombeiros e motivação aos Soldados da Paz pelo reconhecimento que lhes é prestado, independentemente da vertente financeira que também tanta falta lhes faz".

O empresário Paulo Pessoa de Carvalhorelembrou que no intervalo desta corrida, na noite do próximo dia 19 na praça das Caldas, será anunciado o valor da receita e entregue aos Bombeiros.

Fotos D.R.

Levesinho confirma: alterações no cartel de Agosto em Coruche

0
0


O empresário Ricardo Levesinho (foto ao lado) confirma ao "Farpas" que, ao contrário do que estava projectado e chegara a ser anunciado, o cavaleiro João Salgueiro da Costa (foto de cima) não vai receber a alternativa na corrida do próximo dia 17 de Agosto em Coruche.
"Foi entendido pelo João que deveria aguardar por outro momento", explica Levesinho, afirmando que "nós compreendemos e aceitámos a sua decisão, pois o que queremos é que o João Salgueiro da Costa sinta que está no momento ideal".
E disse mais:
"Continuo a acreditar no seu valor e o respeito que tenho por ele e o gosto de o ver ajudar o futuro da tauromaquia levou-me a facilmente entender a sua avaliação em relação ao que estava previsto".
O cartel que a "Tauroleve" projectava para 17 de Agosto em Coruche era composto por António Telles, João Salgueiro (que regressava nesta corrida para dar a alternativa ao filho, depois da inesperada decisão de suspender a temporada), Manuel Telles Bastos e Salgueiro da Costa.
Já esta semana, o site "touro e ouro" adiantava que o elenco pode agora ser formado por António Telles, Manuel Telles Bastos e João Telles. O empresário Ricardo Levesinho afirma que sobre o novo cartel "só nos vamos debruçar na próxima segunda-feira", depois de passada a corrida do Colete Encarnado que a empresa promove no próximo domingo em Vila Franca.

Fotos João Costa Pereira, Emílio de Jesus e M. Alvarenga



As ÚLTIMAS da Festa Brava

0
0

JOÃO MOURA Reaparição em Évora dia 11
Depois de ter estado anunciado em vários cartéis no último mês e de ter sido sempre substituído, por se encontrar ainda em recuperação do acidente sofrido em Maio na sua quinta em Monforte, o Maestro João Moura vai mesmo reaparecer na corrida do próximo dia 11 em Évora, onde se presta homenagem à memória de Mestre João Núncio. Seis dias depois, a 17, estará no Campo Pequeno para dar alternativa ao filho Miguel.

CAMPO PEQUENOCorridas todas as semanas em Julho
A partir desta noite, com a realização da Corrida TV, a praça do Campo Pequeno terá corridas todas as quintas-feiras, nomeadamente nos dias 10 (mista, com os cavaleiros Telles Bastos e Manuel Lupi e o matador espanhol António Ferrera), 17 (alternativa de Miguel Moura num confronto das dinastias Moura e Bastinhas) e 24 (o regresso de Ventura). Em Agosto, haverá corridas a 7, 21 e 28 e em Setembro a 4 (Pablo Hermoso de volta). A temporada termina a 2 de Outubro com a já tradiconal corrida de gala à antiga portuguesa televisionada, também, pela RTP.

ZÉ ANDRÉ Estranho comunicado enviado do mail do presidente da APET
O popular Zé André, representante de várias ganadarias e conhecido pelo homem do boné branco (na foto, ao lado do seu antigo amigo João Moura...) fez esta semana chegar à comunicação social um estranho e sucinto comunicado em que faz específica referência ao pretenso veto dos toureiros (que ainda ninguém percebeu muito bem se existe mesmo ou se foi só fumaça...) à ganadaria de Sommer d'Andrade, por si representada, afirmando que o mesmo significou, para si, "mais um licor  Beirão"... De seguida, comunica que vai lanchar com os organizadores de uma tourada em Monforte, mas esclarece que não irá negociar toiros nenhuns com eles... Poucos deram à estampa o comunicado de Zé André e quase ninguém o percebeu... Mais estranho, ainda, o facto de o mesmo ter chegado ao pessoal dos sites enviado do e-mail de Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos...


MARIA CAETANO COUCEIRO De novo Campeã Nacional de Dressage
A cavaleira Maria Caetano Couceiro sagrou-se no domingo passado, pela terceira vez, Campeã Nacional de Dressage (sénior e pela segunda vez com o cavalo "Xiripiti") no Campeonato Nacional que decorreu em Ponte de Lima, integrado na Feira do Cavalo. Campeã em título, Maria Caetano Couceiro começou a dar os primeiros passos rumo à vitória logo na sexta-feira, quando venceu o Grande Prémio com 70,620%. No Grande Prémio Especial de sábado repetiu a vitória com 68,039% e no domingo, no Grande Prémio Kur, dançou para mais uma medalha de ouro, refere a revista "Equitação" na sua edição digital. Avaliada no Freestyle com 72.325%, Maria terminou com uma média final de 70,328%, que a fez subir uma vez mais e pela terceira vez ao posto mais alto do pódio do Campeonato Nacional.

JOSÉ MARIA CORTES Fotobiografia lançada hoje no Campo Pequeno
Francisco Romeiras e Miguel Soares apresentam esta tarde na arena do Campo Pequeno a fotobiografia do saudoso José Maria Cortes, cabo dos Forcados de Montemor, assassinado há um ano durante uma rixa em Alcácer do Sal. Profusamente ilustrado ao longo das suas 150 páginas, no formado 32x25 cm, impresso em papel couché e em edição de capa dura, o livro "José Maria Cortes - Um Forcado para a História" dá-nos a conhecer, através de fotografia, testemunhos e texto, o Homem e o Forcado, imortal na memória na História da Tauromaquia Portuguesa.

ENTRADASE vão quinze corridas!
Vai realizar-se no próximo dia 25 de Julho (22 horas) em Entradas (Castro Verde) a tradicional corrida de toiros das festas de Santiago, que este ano atinge a sua 15ª edição consecutiva. O cartel é formado pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol e Brito Paes e pelos grupos de forcados de S. Manços, Cascais e Beja, que disputarão um troféu para a melhor pega. Lidam-se toiros das ganadarias Pinto Barreiros (3) e São Torcato (3). A organização, como em anos anteriores, é da Rádio Castrense.

QUINTA DA MARINHA Acto de vandalismo fere vários cavalos
O Centro Equestre de Cascais, na Quinta da Marinha, foi alvo de um acto de vandalismo que provocou ferimentos graves em muitos animais. De acordo com a notícia divulgada ontem pela SIC Notícias, terá sido um grupo de jovens que durante a madrugada soltou 18 animais de escolas de equitação, provocando a desorientação dos cavalos, muitos dos quais ficaram feridos com gravidade. "Luculus Des Hayettes", que no sábado consagrou Sydney Rous como vice-campeão de Juvenis na Sociedade Hípica Portuguesa (Lisboa) e que tinha sido campeão de Pré-Juvenis em 2013, foi o cavalo mais afectado pelo acto de vandalismo, sofrendo uma lesão profunda que o impede de andar, podendo não voltar a competir. Já foi apresentada queixa na PSP de Cascais.

Fotos Hugo Teixeira e D.R.



6ª Gala do Fado (Rádio Campanário) este sábado em Vila Viçosa

Prótoiro apela: mandem mensagens ao Provedor da RTP!

0
0

"A Festa precisa da colaboração de todos e para fortalecer a decisão da RTP transmitir corridas de toiros é muito importante que todos os aficionados dêem a sua contribuição" - afirma esta manhã em comunicado a Federação Prótoiro.
Em dia de realização no Campo Pequeno (logo à noite) da 50ª Corrida RTP, a Prótoiro apela aos aficionados para que entrem no endereço http://bit.ly/19WKHeE (basta clicar aqui) e "em 30 segundos enviem uma mensagem ao Provedor da RTP dando os seus parabens pelas transmissões de corridas".
"É fundamental que todos enviem a sua mensagem, porque juntos somos mais fortes" - apela a Prótoiro.


50ª Corrida TV hoje no Campo Pequeno!

Corpo na Basílica da Estrela: funeral de Paixão esta tarde em Benfica

0
0

O corpo do antigo bandarilheiro Domingos Paixão está desde ontem em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde esta tarde pelas 15 horas será celebrada missa, seguindo depois o funeral, às 16 horas, para o cemitério de Benfica, onde ficará sepultado.
Domingos Paixão Candeias tinha 70 anos. Membro do Conselho Fiscal do Fundo de Assistência dos Toureiros, já retirado das arenas há vários anos, faleceu esta terça-feira no Hospital de Egas Moniz, após ter sido submetido a uma terceira operação à cabeça.

Foto D.R.

Fotobiografia de Cortes lançada esta tarde na praça do Campo Pequeno

0
0

Foto forcadoamador.blogspot.com

1ª Corrida TV esgotou o Campo Pequeno há 51 anos

0
0
Os quatro cavaleiros da 1ª Corrida TV: Manuel Conde, João Núncio, Alfredo Conde
e José Mestre Batista. Os forcados eram, como na corrida desta noite, os de
Montemor e Lisboa (à direita, na foto, Nuno Salvação Barreto)
Alfredo Conde tomou a alternativa na 1ª Corrida TV. Na foto, dando a volta
O programa da 1ª Corrida TV no Campo Pequeno
Pega de cernelha a um toiro de Joaquim Grave executada por José Jorge Pereira,
o conhecido Zeca Pereira, e Fernando Varela, na 1ª Corrida TV no Campo Pequeno.
Ambos integravam o Grupo de Forcados de Lisboa, comandado
pelo histórico Nuno Salvação Barreto


Hoje à noite na praça de toiros do Campo Pequeno comemora-se, com a pompa e circunstância que a efeméride merece e justifica, o 50º aniversário da Corrida TV - que é, mais concretamente, o 51º, uma vez que a primeira (de que aqui recordamos alguns momentos e o cartaz) foi em 25 de Julho de 1963, há 51 anos. Acontece que o facto de em 1975 não se ter realizado a tradicional corrida da RTP, faz com que a de hoje seja a 50ª edição da mais antiga corrida de toiros do nosso calendário anual.
Os toiros da 1ª Corrida TV, tais como os de hoje, pertenceram à prestigiada ganadaria de Grave e os grupos de forcados que pegaram foram precisamente os que esta noite voltam a estar na arena lisboeta: os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa, ao tempo comandados, respectivamente, por Joaquim José Capoulas e Nuno Salvação Barreto.
O cartel era composto pelos cavaleiros João Branco Núncio, Manuel Conde, Mestre Batista e Alfredo Conde, que tomou nessa noite a alternativa - todos eles, infelizmente, já falecidos.
A Corrida TV foi, na altura, uma iniciativa do então empresário da praça de toiros do Campo Pequeno, o saudoso Manuel dos Santos e da RTP, sobretudo do jornalista João Moreira de Almeida, grande aficionado. Ao longo dos últimos 50 anos, vários outros nomes estiveram ligados à organização da Corrida TV, entre os quais os de Dinis Escudeiro, António Louro, Maurício Vale, Ana Freixo e Manuel Gonçalves.

Fotos D.R./Arquivo


Os toiros Grave para esta noite no Campo Pequeno

0
0


Vão ser sorteados (ordem de saída) a partir das 17 horas seis dos sete imponentes toiros da ganadaria Murteira Grave - verdadeiras estampas - que esta noite, a partir das 22 horas, sairão à arena do Campo Pequeno para ser lidados na 50ª Corrida TV pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e João Maria Branco e pegados pelos forcados dos grupos de Montemor e de Lisboa.
Os toiros, fotografados há momentos nos currais da primeira praça do país, têm um trapio extraordinários e pesos acima dos 500 quilos. A empresa acaba de divulgar o"Bilhete de Identidade" dos exemplares da histórica ganadaria:
"Uruguai", nº 51, preto, nascido em Agosto de 2009, com 574 quilos; "Cantador", nº 24, preto, Setembro de 2009, 512 quilos; "Bandoleiro", nº 17, Agosto de 2009, 578 quilos; "Parasita", nº 64, preto mulato bragado meano, Setembro de 2009, 530 quilos; "Mamoto", nº 5, preto, Dezembro de 2009, 580 quilos; "Gadelha", nº 26, preto, Setembro de 2009, 590 quilos; e o "Tabaquero", nº 136, Janeiro de 2009, com 582 quilos.
Pelas 17h30, na arena do Campo Pequeno, vai ser apresentado o livro de Miguel Soares e Francisco Romeiras"José Maria Cortes - Um Forcado para a História".

Fotos D.R./cortesia Soc. Campo Pequeno

Hoje no Campo Pequeno: 50ª Corrida TV

Campo Pequeno; lançada há momentos a fotobiografia de José Maria Cortes

0
0
Na mesa, da esquerda para a direita: António Vacas de Carvalho, actual cabo dos
Forcados de Montemor; os autores do livro, Miguel Soares e Francisco Romeiras;
Rodrigo Corrêa de Sá (no uso da palavra), o cabo que antecedeu José M. Cortes;
e José Fernando Potier, também antigo forcado do Grupo de Montemor e presidente
da Associação Nacional de Grupos de Forcados
Aspecto da cerimónia de lançamento do livro na arena do Campo Pequeno
Rui Bento há momentos no lançamento do livro sobre José Maria Cortes,
com Francisco Borges, antiga glória dos Amadores de Montemor (sentado)
e sua Mulher
Há 51 anos, na 1ª Corrida TV (Julho de 1963), Rui Souto Barreiros integrava o
Grupo de Montemor e pegou à segunda tentativa o terceiro toiro da noite, da
ganadaria de Joaquim Grave, fotografado esta tarde com o programa da corrida.
Não perca amanhã, aqui no "Farpas", o relato de Rui Souto Barreiros das
seis pegas dessa memorável corrida, já lá vai meio século. Na foto de baixo,
Pedro Reinhardt, antigo forcado de Vila Franca e que esta noite é o director
de corrida no Campo Pequeno, com o filho Tomás, Rui Souto Barreiros
e José Jorge Pereira (o primeiro, do grupo de Montemor e o segundo, do
grupo de Lisboa, ambos vedetas da 1ª Corrida TV) com Ana de Alvarenga, há
momentos, à porta do Campo Pequeno


Decorreu esta tarde na arena do Campo Pequeno o lançamento do livro "José Maria Cortes - Um Forcado para a História", de Miguel Soares e Francisco Romeiras (fotos), uma fotobiografia do antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor, assassinado há um ano em Alcácer do Sal durante uma rixa durante a Feira Pimel.
Muitos forcados, antigos e actuais - entre os quais alguns dos que integravam há 50 anos os grupos de Montemor e Lisboa na 1ª Corrida TV - presentes neste acto, a que não faltaram também os Pais e a viúva do saudoso forcado.
Não perca amanhã, aqui no "Farpas", todas as fotos!

Fotos M. Alvarenga

M.P. pede 14 anos de prisão para assassino de José Maria Cortes

0
0

Realizou-se hoje no Tribunal de Alcácer do Sal a última sessão do julgamento de Sandro Pato (20 anos), acusado pelo Ministério Público do homicídio de José Maria Cortes, antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor, assassinado há um ano com uma facada no coração durante uma rixa no recinto da Feira Pimel, na qual ficou também ferido o forcado Francisco Borges (filho), igualmente esfaqueado, mas sem a mesma gravidade do seu cabo, graças a Deus.
Hoje foram feitas as alegações finais por parte da acusação e da defesa. O Ministério Público pediu para o arguido uma pena de prisão de 14 anos.
Na foto ao lado, os Pais de José Maria Cortes, João e Ana Maria Cortes, há momentos, na cerimónia de apresentação do livro/fotobiografia do filho, na arena da praça de toiros do Campo Pequeno - onde às 22h10 terá início a 50ª Corrida TV.

Foto M. Alvarenga


Ontem, 5ª feira: 8.732 visitas; hoje: já 3.558. A caminho dos 9 MILHÕES!

0
0


Visualizações de páginas de hoje
3 558
Visualizações de página de ontem
8 732
Visualizações de páginas no último mês
280 009
Histórico total de visualizações de páginas
8 722 452

Fim-de-semana é em Vila Franca: toiros no Colete Encarnado!

José Garrido: única orelha ontem em Sevilha

0
0
Viveu-se ontem este "ambientazo" na real Maestranza de Sevilha
Ovação especial para os dois novilheiros antes do início do festejo. Em baixo, José
Garrido com a única orelha concedida ontem em Sevilha

Quase cheia ontem a Real Maestranza de Sevilha para assistir ao mano-a-mano dos novilheiros Borja Jiménez e José Garrido (triunfador no Campo Pequeno na novilhada de dia 19 de Junho), depois de ambos terem saído em ombros pela Porta do Príncipe um mês antes.
O ambiente era enorme, mas os novilhos de Fuente Ymbro não colaboraram, à excepção do último, bravo, que proporcionou a Garrido o corte da única orelha.
Borja Jiménez foi silenciado nos três do seu lote; Garrido foi aplaudido nos dois primeiros e cortou uma orelha ao último.

Fotos González Arjona/aplausos.es

Browsing All 34186 Browse Latest View Live