Quantcast
Channel: Farpas Blogue
Viewing all 53143 articles
Browse latest View live

Manuel Grave ganha no Parlamento Europeu o honroso prémio de "Melhor Jovem Agricultor"

$
0
0

O prémio “Melhor Jovem Agricultor Europeu” de 2018 foi hoje atribuído, no Parlamento Europeu, ao projecto do português Manuel Maria Costa Grave, com um investimento para instalação de amendoal superintensivo numa exploração com cerca de 70 hectares, na zona de Portel.
Ex-cavaleiro olímpico, Manuel Graveé filho de Carlos Grave, antigo cavaleiro olímpico também e ex-cabo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
Este prémio foi atribuído no âmbito do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, do Parlamento Europeu, numa organização dos eurodeputados Nuno Melo e Esther Herranz, com o apoio do PPE e de 23 eurodeputados embaixadores, um de cada Estado Membro, com a co-organização da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e da ASAJA, organização de agricultores espanhola.
Manuel Maria Graveé um exemplo de uma nova geração de empresários agrícolas. Tem mestrado em Engenharia Agronómica e fez o seu percurso profissional em empresas de referência ligadas à produção. Mais recentemente apoiou a instalação de produções de frutos secos.
O investimento envolve a instalação de um amendoal com uma densidade de 2.469 árvores por hectare, com as variedades Soleta e Lauranne, ajustadas ao modelo superintensivo. Este projeto tem na sua génese uma grande preocupação ao nível ambiental e na gestão dos recursos hídricos. Este investimento deverá originar diversos postos de trabalho na região e criação de valor para o setor.

Foto D.R.



Francisco Palha é um dos homenageados no Baile da Jaqueta na Golegã

$
0
0


O cavaleiro Francisco Palha será este ano um dos homenageados no afamado Baile da Jaqueta que terá lugar no dia 9 de Novembro na Quinta dos Álamos, na Golegã e que é um dos pontos altos da tradicional Feira do Cavalo.

Foto Frederico Henriques/@Campo Pequeno


"Juanito" eleito melhor novilheiro da Feira de Huelva

$
0
0

O diestro português João Silva "Juanito" - o nosso futuro matador - foi distinguido com os prémios do "El Corte Inglés" e do jornal "Diário de Huelva" como melhor novilheiro da última Feira Taurina de Huelva, que se realizou no mês de Agosto.

Foto D.R.

As primeiras datas de Diego Ventura na temporada de regresso ao México

$
0
0

Diego Ventura ruma já na próxima semana ao México, onde volta a fazer temporada nos seus 20 anosa de alternativa, seis anos depois da sua primeira campanha naquele país. A primeira corrida será no dia 2 de Novembro em San Luis Potosí, num cartel monstro em que vai alternar com Enrique Ponce e os diestros locais Fermín Rivera e Sérgio Flores.
No dia 9 actuará em San Juan de Guanajuato, onde reparte cartel com o matador Alejandro Amaya, um dos principais impulsionadores deste seu regresso ao México, a 18 toureia em Tijuana e a 30 em Querétaro.
No dia 1 de Janeiro actua em Mérida e a 17 de Fevereiro em Pachuca. Ventura terá uma campanha de catorze corridas, incluindo a participação na Temporada Grande da Plaza México.
O toureiro terá o seu quartel-general na finca de Francisco Funtanet, em Tequisquiapan, no estado de Querétaro. Funtaneté também um dos principais impulsionadores desta campanha mexicana de Ventura, juntamente com o MaestroEnrique Fraga e o matador Alejandro Amaya.

Foto Maria Mil-Homens


Maestro Moura e Ana Batista homenageados na Golegã no Baile da Jaqueta

$
0
0


O MaestroJoão Moura e Ana Batista vão ser homenageados no Baile da Jaqueta que se realiza a 9 de Novembro, como manda a tradição, na Quinta dos Álamos, na Feira da Golegã.
Francisco Palha, como anteriormente noticiámos, será também um dos toureiros homenageados nesse importante evento social que todos os anos marca a Feira do Cavalo.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus

Ontem, 5ª feira: 18.816 leram o "Farpas"!

$
0
0

Visualizações de páginas de hoje
344
Visualizações de página de ontem
18 816
Visualizações de páginas no último mês
402 372
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 568 838

Diogo Peseiro já está em Santarém para actuar domingo na Monumental "Celestino Graça"

$
0
0


O novilheiro Diogo Peseiro já está em Santarém, vindo expressamente de Salamanca, onde está a viver, para tourear no próximo domingo na Monumental "Celestino Graça" na corrida de despedida do bandarilheiro Pedro Gonçalves (na foto, com o jovem novilheiro e o apoderado Maurício do Vale).
Antes da corrida e se o tempo o permitir, Diogo Peseiro participará numa tenta. Depois, informa Maurício, regressará a Salamanca para continuar "a sua difícil caminhada em Espanha, com o objectivo de tomar a alternativa de matador de toiros".
Brevemente, adianta o apoderado, Diogo Peseiro divulgará novidades de especial significado.

Foto Ricardo Relvas/Arquivo

Grupo de Montemor pega na Plaza México na corrida de estreia da ganadaria de Enrique Fraga

$
0
0
O glorioso Grupo de Forcados Amadores de Montemor actua a 30 de Dezembro
na Monumental do México
Enrique Fraga e sua Mulher, Cláudia. O antigo matador e rejoneador, grande
amigo dos portugueses e que aqui deu os primeiros passos na Escola de Coruche
dos irmãos Badajoz, faz a estreia da sua ganadaria na Monumental do México
a 30 de Dezembro, na corrida de rejoneio em que vão actuar os Forcados
Amadores de Montemor
Toureiros e empresa ontem, no acto de apresentação dos primeiros elencos da
Temporada Grande na Monumental Plaza México

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor pegará na Monumental do México a 30 de Dezembro na corrida em que Enrique Fraga fará o debute da sua ganadaria na maior praça do mundo. A empresa da Plaza México apresentou ontem os cartéis da primeira parte da Temporada Grande

Os Amadores de Montemor estiveram ontem representados no acto de apresentação da primeira parte da Temporada Grande na Plaza México pelo seu antigo elemento Pedro Caixinha, actual treinador de futebol do Cruz Azul do México.
O grupo de forcados comandado por António Vacas de Carvalho fará a sua estreia na Monumental Plaza México na corrida de rejoneio de 30 de Dezembro (e não 31, como antes fora anunciado), um festejo que marca a estreia da ganadaria de Enrique Fraga naquela importante praça. Antigo matador de toiros e também rejoneador, Fragaé uma figura bem conhecida dos portugueses pelos muitos laços de amizade que o ligam ao nosso país, desde que aqui deu os primeiros passos na Escola de Toureio de Coruche dos irmãos Badajoz. Um homem que muito tem feito pelo toureio português no México. Na sua finca está neste momento o cavaleiro António d'Almeida e também foi ele, juntamente com Francisco Funtanet e o matador Alejandro Amaya, o grande impulsionador e promotor do regresso ao México, nesta temporada, de Diego Ventura.
A primeira metade da Temporada Grande está composta por dez corridas de toiros e uma Corrida Guadalupana e foi ontem apresentada por Mário Zulaica num acto que contou com a presença de alguns dos toureiros contratados, entre os quais Andrés Roca Rey.
Diego Ventura, Enrique Ponce (ambos integram o cartel da corrida de abertura), Andy Cartagena, Morante de la Puebla, Diego Urdiales, António Ferrera e Juan José Padilla (que fará a sua despedida a 16 de Dezembro) são alguns dos toureiros espanhóis presentes nesta primeira parte da Temporada Grande, assim como o francês Sebastián Castella e as principais figuras do toureio mexicano.
Eis os cartéis:

- Domingo, 11 de Novembro - Diego Ventura, Enrique Ponce, Octavio García "El Payo" e Luis David (toiros de Villacarmela e Barralva)
- Domingo, 18 - Ignacio Garibay, Sebastián Castella e Diego Silveti (La Estancia)
- Domingo, 25 - Andy Cartagena, Arturo Macias e Leo Valadez (Reyes Huerta e Arturo Gilio)
- Domingo, 2 de Dezembro - Diego Urdiales, Octavio García "El Payo" e Sérgio Flores (Xayay)
- Domingo, 9 - Jerónimo, António Ferrera e Juan Pablo Sánchez (Santa Bárbara)
- 4ª feira, 12 - Corrida Guadalupana - Morante de la Puebla, Joselito Adame, Sérgio Flores e Andrés Roca Rey (várias ganadarias por designar)
- Domingo, 16 - Juan José Padilla (despedida), Artuto Saldivar e Fermín Espinosa "Armillita" (Boquilla del Carmen)
- Domingo, 23 - Alfredo Ríos "El Conde", Uriel Moreno "El Zapata" e José Luis Angelino (Barralva)
- Domingo, 30 - Corrida de Rejoneio - Jorge Hernández Gárate, Emiliano Gamero e Andrés Rozo, Forcados Mazatlecos e Amadores de Montemor (Enrique Fraga)
- Domingo, 6 de Janeiro - Fabián Barba, Ernesto Javier "Calita" e Diego Sánchez (Rancho Seco)
- Domingo, 13 - Frederico Pizarro, Fermín Rivera e Gerardo Adame (Sam Mateo)

Fotos Maria Mil-Homens, D.R. e @Plaza México



Nuno Santana hoje no programa "Rádio Olé"

$
0
0


Na edição de hoje do programa "Rádio Olé", de Luis Gamito, na Rádio Diana de Évora, vai estar Nuno Santana (foto), cabo dos valorosos Forcados Amadores de Alcochete, para fazer o balanço da temporada brilhante do seu grupo e dar conta das expectativas e responsabilidades de fechar a época no próximo dia 28 na última corrida do ano, em Évora, competindo com os Amadores de Évora frente a toiros da consagrada ganadaria Passanha Sobral.
O programa vai para o ar a partir das 17 horas e pode ser ouvido no 94.1 fm ou aqui na internet em www.dianafm.com

Foto Maria Mil-Homens


Rui Salvador encerra temporada do regresso à ribalta no dia 28 em Évora

$
0
0


Rui Salvador voltou este ano em força à ribalta e foi um dos veteranos mais destacados da temporada. De novo em alta e com triunfos memoráveis conquistados, entre outras praças, nas arenas da Figueira da Foz, de Tomar e do Campo Pequeno, Rui Salvador encerra a sua memorável temporada como cabeça de cartaz da última corrida do ano no próximo dia 28 em Évora, um espectáculo de beneficência a favor da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito (cartaz ao lado).
O consagrado toureiro de Tomar deu-nos conta das suas expectativas para esta última actuação da temporada:
"Este ano fui particularmente feliz na grande maioria das minhas actuações. Espero que em Évora, no próximo dia 28, a última corrida deste ano, seja o coroar desta temporada que muito me entusiasmou".
Frente a toiros da prestigiada ganadaria Passanha Sobral, de encaste Cebada Gago, Rui Salvador encabeça um variado e aliciante elenco de cavaleiros com estilos para todos os gostos, constituído por Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, António Maria Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates e pelos grupos de forcados Amadores de Évora e Amadores de Alcochete, capitaneados respectivamente por João Pedro Oliveira e Nuno Santana.

Fotos D.R./@Rui Salvador/Facebook e Frederico Henriques/@Campo Pequeno



Joaquín Moreno festejou meio século da vida com animada festa no "Volapié"

$
0
0
A Drª Paula Resende quando oferecia a Joaquín Moreno o cartaz de uma corrida
no Campo Pequeno nos anos 80, acompanhada por seu marido, Rui Oliveira e
por dois dos directores da empresa, Rui Bento (Tauromaquia) e Manuel Jacinto
(Área Comercial). Só não ficou na foto o "terceiro Mosqueteiro" da equipa, Vasco
Cornélio (Eventos e Concertos), que neste momento ainda não tinha chegado
ao "Volapié", tão atarefado que andava com a montagem do Mercado de Vinhos
(que abre hoje). Em baixo, Joaquín Moreno com o conceituado aficionado
vilafranquense João Miguel Perdigão

Joaquín Moreno, o simpático sevilhano proprietário do mais taurino dos bares da praça de toiros do Campo Pequeno, o famoso "Volapié", reuniu ontem à noite uma legião de amigos à sua volta num animadíssimo jantar comemorativo do seu 50º aniversário.
Na ocasião, a administradora da empresa da primeira praça de toiros do país, Drª Paula Mattamouros Resende, que esteve acompanhada por seu marido, o jornalista Rui Oliveira e pelos "Três Mosqueteiros" da equipa - os directores Rui Bento, Manuel Jacinto e Vasco Cornélio - ofereceu a Moreno um cartaz de uma antiga corrida em Lisboa (anos 80) em que actuaram os cavaleiros Luis Miguel da Veiga e João Palha Ribeiro Telles, os matadores Mário Coelho e "El Soro" e os Forcados Lusitanos.
Durante toda a noite, comeu-se. bebeu-se, cantou-se e a afamada paella "à Joaquín Moreno" fez as delícias de todos os convidados.

Fotos Natália Braz/Facebook

Mercado de Vinhos: de hoje a domingo no Campo Pequeno

Nuno Casquinha a caminho de Santarém depois de ter fechado com chave de ouro a sua temporada peruana

$
0
0

O matador vilafranquense Nuno Casquinha sagrou-se ontem máximo triunfador da corrrida realizada na praça peruana de Santa Cruz de Andamarca, conquistando o troféu Escapulário de Ouro naquela que foi a sua última participação na temporada do Peru, onde protagonizou uma brilhante e triunfal campanha.
Depois de ter assim fechado com chave de ouro a sua temporada peruana, Nuno Casquinha regressa a Portugal para no domingo tourear na Monumental de Santarém na corrida de despedida do bandarilheiro Pedro Gonçalves, que integrou a sua quadrilha em todas as corridas em que participou este ano no seu país.

Foto D.R.


Ana Rita e Forcados de Riachos na última corrida do ano em Espanha

$
0
0


A cavaleira Ana Rita, esta semana galardoada em Espanha como melhor rejoneadora da temporada em Valência, e os Forcados Amadores de Riachos (fotos de cima) integram o cartel da última corrida de toiros da temporada espanhola (ao lado) que no próximo dia 3 de Novembro se vai realizar em Albox, na província de Almeria, inserida no programa de recuperação de povoações em que a tauromaquia corre perigo de extinção. A última corrida efectuada nesta localidade foi há quinze anos.
A cavaleira e os forcados portugueses repartem cartel com os matadores de toiros Júlio Benítez "El Cordobés" e Filiberto. Lidam-se a cavalo dois toiros de Los Palácios e a pé quatro de Soto de la Fuente.

Fotos D.R./@Ana Rita e Carlos Silva


Hoje e amanhã: a festa já começou em Vila Boim!


Domingo: todos a Santarém!

Hoje: um Colóquio a não perder na Azambuja

Amadores de Montemor estreiam-se na Plaza México, onde em anos anteriores já pegaram históricos elementos do grupo

$
0
0
A histórica formação dos Forcados de Portugal, comandados por Simão Malta.
que no ano de 1970 foram o primeiro Grupo de Forcados a pegar no México e
que integravam maioritariamente elementos do Grupo de Montemor, mas também
dos de Lisboa e Évora. Da esquerda para a direita: Armando Félix, Manuel Augusto
Ramalho, Francisco Chaveiro, António Maltez, João Arnoso, Simão Comenda,
o bandarilheiro Ludovino Bacatum (também fardado), o cabo do grupo, Simão
Malta, que foi o cabo fundador dos Amadores de Montemor e João Cortes,
também um ex-cabo do Grupo de Montemor. Nessa digressão pegaram 16 toiros
em pontas nas oito corridas em que participaram no México
Francisco Araújo "Fazé", que integrava os Amadores Lusitanos, fez em 1981 uma
peha histórica na Monumental do México. Na foto, dando a volta à arena com o
cavaleiro mexicano Gerardo Trueba
António Graça (antigo cabo dos Amadores de Tomar) com Fernando Hilário, cabo
dos Lusitanos, na Plaza México em 1979
Os Forcados Amadores Lusitanos na sua última digressão ao México em 1981,
aqui na Monumental de Aguascalientes com Miguel Alvarenga e João Mascarenhas
e o histórico matador de toiros Gregório García. Em baixo, Fernando Hilário,
antigo forcado do Grupo de Montemor, na Plaza México, quando era cabo do
Grupo de Forcados Lusitanos


"A expectativa é a maior e a promessa passa por dignificar a imagem do Forcado Amador, com a noção de que somos uma Bandeira Nacional a representar o País além fronteiras. Os pergaminhos são extensos e tudo faremos por estar da única forma que sabemos, à Grupo de Montemor, com vantagens e com verdade!" - lê-se hoje na página web do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, depois de ontem, como aqui noticiámos, terem sido oficialmente apresentados os primeiros cartéis da Temporada Grande na Monumental Plaza México, participando o grupo comandado por António Vacas de Carvalho na corrida de rejoneio de 30 de Dezembro para pegar, repartindo cartel com os Forcados Mazatlecos, toiros da ganadaria de Enrique Fraga, que faz a estreia na maior praça do mundo.
Esta não é a primeira vez que forcados do grupo de Montemor pisam a arena da Plaza México, mas em 79 anos de existência do grupo, é, sim, a primeira vez que ele se apresenta oficialmente nesta mítica arena.
No ano de 1970 actuou pela primeira vez no México um Grupo de Forcados, que se anunciava como Forcados de Portugal e eram comandados pelo saudoso Simão Malta, precisamente o cabo fundador dos Amadores de Montemor.
"O grupo era composto maioritariamente por elementos do Grupo de Montemor, sendo eles: Simão Comenda, João Cortes, Francisco Chaveiro, Armando Félix e Manuel Augusto Ramalho. O Grupo de Forcados Amadores de Évora também esteve representado, por intermédio de António Maltez e Francisco Caldeira, bem como os Amadores de Lisboa através de João D’ Orey Pinheiro (Arnoso). O saudoso bandarilheiro João Ludovino Bacatum também se fardou de Forcado e, com o capote nas mãos, colocava os toiros para as pegas", recorda o GFA de Montemor, hoje, no seu site oficial.
João D'Orey Pinheiro (Arnoso), já falecido, foi nesse ano, a 1 de Fevereiro em Guadalajara, o primeiro forcado a pegar um toiro no México.
O primeiro grupo de forcados português a actuar na Monumental do México foi um outro comandado pelo saudoso João Nunes Patinhas (cabo fundador dos Amadores de Évora), em Março de 1976.
Em 1979, actuou na Monumental do México outro grupo de forcados nacional, os Amadores Lusitanos, sob o comando de Fernando Hilário, também ele antigo elemento do Grupo de Montemor. Os Forcados Lusitanos voltariam a pegar na maior praça do mundo no ano de 1981. O último grupo a pegar na Plaza México foi, no ano passado, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, comandado por Nuno Santana.
Além deste compromisso já confirmado na Plaza México a 30 de Dezembro, os Amadores de Montemor anunciam hoje no seu site que estão por fechar outros que serão noticiados através dos meios oficiais do grupo aquando da sua oficialização.

Fotos D.R./Arquivo



Tourada de Gala na RTP bateu todos os recordes de audiência

$
0
0

A corrida de Gala transmitida no dia 11 de Outubro da praça do Campo Pequeno pela RTP, foi a terceira transmissão de touradas no canal público em 2018 e teve uma vez mais um excelente resultado de audiências, com um share de 16.2% e um rating de 5.3%, os resultados mais altos dos últimos anos.
A média consolidada de espectadores situou-se perto dos 530 mil, sendo a corrida com a melhor audiência média na RTP desde a Corrida de Gala de 2013. Como já é habitual a corrida liderou audiências em vários segmentos horários.
Com uma duração de cerca de 3 horas foi uma das estrelas de audiências do dia na RTP, sendo o terceiro programa mais visto do dia, só perdendo para o jogo da selecção e para o Telejornal.
Num ano de praças cheias, também as corridas transmitidas pela RTP e TVI continuam a mostrar excelentes audiências. O Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, não quis indicar o número de corridas a transmitir no próximo ano mas referiu que as touradas são serviço público e que a sua presença na RTPé obrigatória.

Dados GFK/CAEM - Foto Emílio de Jesus

Ontem, 6ª feira: 11.331 leram o "Farpas"!

$
0
0


Visualizações de páginas de hoje
135
Visualizações de página de ontem
11 331
Visualizações de páginas no último mês
403 051
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
22 579 960
Viewing all 53143 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>